12 dezembro 2013

11º Domingo de Lucas (15/12/2013)

11º DOMINGO DE LUCAS
Santo Eleutério | Άγιος Ελευθέριος 
(MATINAS: Mc. 16, 9-20 | LITURGIA: 2Tm. 1, 8-18 e Lc. 14, 16-24)* 
O grande banquete
O dono da festa fez questão de enviar duas vezes o convite para seu banquete para ter a certeza de que seus convidados o haviam recebido. Dois convites foram enviados para cada convidado: o primeiro foi para dizer que aquela pessoa estava convidada para a festa; o segundo, no dia do banquete, para anunciar que tudo estava pronto: “Vinde! Já está tudo preparado.”
[Em Mateus a mesma parábola aparece em Mt. 22, 1-14, onde lemos o duplo convite: “Enviou os escravos para chamar os convidados à festa, mas eles não quiseram vir. Mandou novamente outros escravos, ordenando-lhes: ‘Dizei aos convidados: o banquete já está pronto’...”].
Vinde!” O Evangelho é tanto um mandamento quanto uma oferta; tanto uma intimação quanto um presente. O Evangelho é um convite para que compartilhemos a incrível e grande alegria do reino de Deus.
Vinde!” Deus está a tua espera! Ele está pronto para os pobres, os aleijados, os cegos... Ele está pronto para aqueles que passaram a vida nas estradas, para os andarilhos e errantes desta vida. Ele convida a todos: “Vinde! Já está tudo preparado.”
Como um pastor que está à procura da ovelha perdida; como alguém que se ajoelha para procurar uma moeda perdida; como um pai espera o regresso à sua casa do filho perdido; assim também é Deus Que sempre está nos procurando, nos chamando e nos convidando.
Vinde! Já está tudo preparado.” Vem tu que buscas um sentido para a vida. Vem tu que tens fome e sede de justiça. Vem tu que andas sob o peso do pecado e da culpa. Vem tu que tens ansiedade e medo. Vem tu que choras. Vem tu que buscas a paz e a realização... Vinde todos, pois “a mesa é farta; saciai-vos à vontade; o vitelo é gordo; que ninguém se retire com fome... Participem todos do banquete da fé. Recebam todos a riqueza da graça. Que ninguém chore por causa de seus pecados, porque o perdão jorrou do túmulo. Que ninguém tema a morte, porque a morte do Salvador nos libertou a todos.” (Sermão Pascal de S. João Crisóstomo).
Pe. Anthony M. CONIARIS
Prof. emérito da Holy Cross Greek Orthodox 
School of Theology, em Brookline, MA (EUA).
Tradução livre do livro: "Gems from the Sunday and Feasts Gospels"

Boletim n. 47, 15.12.2013:
11º Domingo de Lucas (Download)

PENSAMENTO
 São Teófano, o recluso  | Όσιος Θεοφάνης ο Έγκλειστος (1815 – 1894)
"É verdade que se pode saber o objetivo final do homem: Comunhão com Deus. E pode-se descrever o caminho para isso: Fé, andar de acordo com os mandamentos, com a ajuda da graça divina. Precisa-se somente dizer em adição: Aqui está o caminho; comece a andar!"

The path to salvation. St.Herman press, 1997, 
p. 7.
Tom da semana: 8º Tom
(Ἦχος πλ. δ΄ – Ἑωθινόν Γ΄)
† MATINAS
3º Eothinon (ωθινόν Γ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
Aparições à Maria Madalena e aos discípulos e Ascensão do Senhor
(Mc. 16, 9-20)
Naquele tempo, tendo Jesus ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Foi ela que deu a notícia aos que tinham vivido com Ele, mas que estavam de luto e choravam. Quando ouviram dizer que Jesus estava vivo e tinha sido visto por ela, não acreditaram. Mais tarde, Jesus apareceu de outra forma a dois discípulos que se dirigiam para o interior. Eles também voltaram e deram a notícia aos outros, mas nem mesmo neles acreditaram. 
Por fim apareceu aos Onze, quando estavam à mesa. Repreendeu-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não terem acreditado nos que o tinham visto ressuscitado dos mortos. E lhes disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. Mas quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão os que crerem são estes: em meu nome expulsarão demônios, falarão línguas novas, pegarão serpentes e, se beberem veneno, não lhes fará mal. Imporão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados”. 
Depois de lhes falar, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a Palavra com os sinais que a acompanhavam. Amém.
† DIVINA LITURGIA
Tropário de Santo Eleutério hieromártir (4º Tom)
Ἱερέων ποδηρει κατακοσμούμενος, καὶ αἱμάτων τοὶς ῥείθροις ἐπισταζόμενος, τῶ Δεσπότη σου Χριστῷ μάκαρ ἀνέδραμες, Ἐλευθέριε σοφέ, καθαιρέτα τοῦ Σατάν, διὸ μὴ παύση πρεσβεύων, ὑπὲρ τῶν πίστει τιμώντων, τὴν μακαρίαν σου ἄθλησιν.
Ornado com os paramentos pontificais e banhado nos jorros do teu sangue, subiste a Cristo, teu Mestre, Bem-aventurado Santo Eleutério, triunfando sobre Satanás; não cesses, entretanto, de orar pelos fiéis que veneram a tua santa memória.

SEGUNDA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO
Intrepidez sacerdotal
(2Tm. 1, 8-18)
Santo Eleutério
Timóteo, meu filho, não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção a nossas obras mas em virtude de seu desígnio e de sua graça. Esta nos foi dada em Cristo Jesus desde toda eternidade e agora nos foi manifestada pela aparição de nosso Salvador, Cristo Jesus, que aniquilou a morte e fez resplandecer a vida e a incorrupção por meio do Evangelho, do qual me tornei pregador, apóstolo e doutor. É este também o motivo por que estou sofrendo a presente provação. Mas não me queixo. Sei em quem pus minha confiança e estou certo de que é bastante poderoso para guardar meu depósito até aquele dia. Mantém o modelo das palavras salutares que de mim recebeste, inspiradas na fé e na caridade em Cristo Jesus. Guarda o depósito precioso pela virtude do Espírito Santo, que habita em nós.
   Já sabes como me viraram as costas todos os da Ásia, entre eles Fígelo e Hermógenes. O Senhor conceda sua misericórdia à família de Onesíforo, porque muitas vezes me socorreu e não se envergonhou de minhas algemas. Pelo contrário, quando veio a Roma, procurou-me com solicitude até me encontrar. O Senhor lhe conceda a graça de obter misericórdia junto ao Senhor naquele dia. Sabes melhor do que ninguém, quantos bons serviços prestou ele em Éfeso.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Parábola da grande ceia
(Lc. 14, 16-24; Mt. 22, 14)
Disse o Senhor esta parábola: “Um homem deu um grande banquete e convidou muita gente. Na hora do banquete, enviou o seu escravo para dizer aos convidados: ‘Vinde! Já está tudo preparado’. Todos sem exceção começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um sítio e preciso ir vê-lo. Peço-te que me desculpes’. Outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois e tenho de experimentá-las. Peço que me desculpes’. Outro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. O escravo voltou e comunicou tudo ao seu senhor. Furioso, o dono da casa disse ao escravo: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade e traze aqui os pobres, aleijados, cegos e coxos’. O escravo lhe disse: ‘Senhor, foi feito o que mandaste e ainda há lugar’. O senhor falou para o escravo: ‘Sai pelos caminhos e atalhos e faze as pessoas entrar, para que minha casa fique cheia’. Pois eu vos digo: Nenhum daqueles homens, que tinham sido convidados, provará do meu banquete”. Porque muitos são os chamados e poucos os escolhidos.
__________________
2Tm. 1, 8-18:
  1. Cap. 1, V. 9: o fato de que nossa vocação à fé é gratuita, é doutrina frequente em S. Paulo.   
      Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
      Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 192.

      * Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 15-dez-2013. 

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário