07 fevereiro 2016

16º Domingo de Lucas


PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
_____________________________________________________________________
Brasília, 07 de fevereiro de 2016.
______________________________________________________________________________________________________________________________

16º Domingo de Lucas
(36º depois de Pentecostes - Modo 3)

Comemoração de São Lucas, eremita († 953)




Matinas

Tropário – Modo 3 - (3º tom):
Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram, nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram, nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Nós Te cantamos, virgem Mãe de Deus, pois permitiste a salvação de nosso povo. O Senhor, nosso Deus, Teu filho segundo a carne que recebeu de Ti, sofreu a paixão sobre a cruz e nos libertou da corrupção, por que ele é amigo do homem.

Katisma – Modo 3 - (3º tom):
1ª Katisma:
Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que dormem, primogênito da a criação e criador de tudo; ele mesmo renovou a natureza do nosso gênero corrupto. Oh morte, jamais voltarás a dominar, porque o Senhor de todos exterminou e dissolveu seu poder.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Senhor, tu provaste a morte com o corpo, porém com tua ressureição a aniquilaste, concedeste a vitória ao homem e deste o triunfo sobre a maldição. Oh apoio e defensor de nossa vida, glória a Ti.

Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Quando Gabriel se maravilhou de tua fulgurante virgindade e do brilho da tua pureza te saudou dizendo: Oh Mãe de Deus! Que louvores devidos te oferecerei e como te chamarei? Estou surpreendido e atônito; mas como me foi ordenado exclamo: Alegra-te oh cheia de graça.

2ª Katisma:
Senhor, quando o Hades contemplou Tua Divindade imutável e Tua paixão voluntaria, se estremeceu em seu seio e chorou clamando: Temos a este Corpo incorruptível; o Invisível me combate misteriosamente, e aquele eu estão debaixo de meu poder proclamam: Glória Tua Ressureição, oh Cristo!
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espirito Santo.

Nós os fieis falamos Teologicamente sofre o mistério de Tua Crucificação e inefável Ressureição; porque tanto a morte como o Hades, hoje foram derrotados e o gênero humano se revestiu de incorrupção; por isso, agradecemos, exclamamos: Glória a Tua Ressurreição, oh Cristo!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Mãe de Deus, em tuas entranhas, coube misteriosamente o Incontível, o Consubstancial com o Pai e o Espirito Santo. E com teu parto temos aprendido no mundo a louvar a obra inconfundível da Santa Trindade, por isso, agradecidos, exclamamos: Alegra-te oh cheia de graça!

Ypakoí – Modo 3 - (3º tom):
Obediência:
O belo anjo com doces palavras disse as Mirróforas: “Por quê buscais o vivo no sepulcro? Ele ressuscitou e esvaziou os sepulcros! O imutável mudou a morte. Dizei ao Senhor: Quão maravilhosas são tuas obras porque salvaste a humanidade!”

Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Verbo, Tu salvastes a Sion do exilio na Babilônia; assim livra-nos dos sofrimentos da vida.
Os que semeiam com lágrimas divinas, colherão com alegria as espigas da vida eterna.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Do Espirito Santo desce todo o bem porque ilumina com o Pai e o Filho toda a criação.

2ª Antífona:
Se o Senhor não construísse a casa da virtude, em vão nos casaríamos. Se Ele protege nossas almas, nada poderá dominar nossa cidade.


Os Santos são a recompensa do fruto do ventre e, no Espírito, continuam sendo filhos para Ti, oh Cristo, e Tu para eles, Pai.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pelo Espírito Santo se tem visto toda Santidade e sabedoria, porque ele é o criador de tudo por isso o adoramos, porque é Deus como o Pai e o Verbo.

3ª Antífona:
Os que temem a Deus são bem aventurados, porque seguem os caminhos de seus mandamentos e comem o fruto da vida eterna.
Alegra-te, oh chefe dos pastores, quando vires os filhos de teus filhos ao redor de tua mesa oferecendo-te boas obras.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Toda riqueza de honra é do Espírito Santo. Dele é a graça e a vida para toda a criação, por isso se louva juntamente com o Pai e o Verbo.

Prokimenon:
Dizei aos povos: “O Senhor é o rei” Ele fixou o universo inamovível. (2 vezes).

Stichos:
Cantai ao Senhor um cântico novo.
Dizei aos povos: “O Senhor é o rei” Ele fixou o universo inamovível.

Kondakion – Modo 3 - (3º tom):
Ó Deus de misericórdia, ergueste-Te hoje do túmulo e nos livraste das portas da morte. Neste dia Adão se alegra, Eva se rejubila; os Patriarcas e os Profetas não cessam de cantar o divino poder da Tua grandeza.

Ikós:
Neste dia, as profundezas do abismo do inferno tremeram diante da unidade da Trindade. A Terra estremeceu; os guardas das portas infernais permaneceram terrificados ao vê-Lo. E toda a criação se rejubilou cantando com os Profetas um cântico de vitória a Ti, nosso Deus libertador, que destruístes as forças da morte. Possamos clamar de alegria e bradar a Adão e seus filhos: O madeiro da cruz te fez entrar no paraíso, saí fiéis à frente da ressurreição.




Evangelho:                                                                                         Mc 16, 9-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Marcos.

Naquele tempo, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados à mesa, e lançou lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Exapostilário – 3º:
Cristo ressuscitou. Ninguém pode duvidar porque apareceu à Maria; depois se deixou ver pelos que iam pescar, se manifestou aos onze, à quem enviou à batizar, e subiu aos céus de onde desceu provando seus ensinamentos com muitos milagres.

Theotokion – 3º
Oh Sol, que hoje saíste resplandecente do sepulcro como um noivo de sua câmara nupcial, Tu esvaziaste o inferno e venceste a morte. Pela intercessão da Mãe de Deus, envia-nos Tua luz para que ilumine nossos corações e nossas almas. Luz que nos guia a todos para seguir Teus mandamentos nos caminhos da paz.



Laudes - Modo 3 - (3º tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Vinde de todos os povos e conhecei a força do terrível mistério, porque Cristo nosso Salvador, o Verbo eterno, foi crucificado por nós e sepultado por sua vontade, ressuscitou dentre os mortos salvando a todos; prosternemo-nos diante d Ele.

2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Oh Senhor, os guardas publicaram e anunciaram todos os teus milagres, porém o sinédrio da maldade encheu suas mãos com o suborno crendo que assim esconderiam Tua ressureição, a que todo mundo louva. Tem piedade de nós.

3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Toda a criação se encheu de alegria quando recebeu o anúncio de Tua ressureição. Maria Madalena chegou a Teu sepulcro e encontrou o anjo sentado sobre a pedra com vestes luminosas, dizendo: “Porque buscai o vivo entre os mortos? Ele não está aqui, porém ressuscitou como havia predito e as precederá na Galileia”.

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Senhor, amante da humanidade, com Tua luz vemos a luz. E porque ressuscitaste dentre os mortos dando a salvação ao gênero humano, te louva toda criação, oh único isento de pecado.

5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Senhor, as Mirróforas te ofereceram as lágrimas como louvores matutinos, levando à Teu sepulcro mirra de bom aroma e correndo para ungir Teu corpo limpo do mal. E o anjo, sentado sobre a pedra, lhes anunciou dizendo: “Porque buscais o vivo entre os mortos? Pisoteou a morte e ressuscitou como Deus, outorgando à todos a grande misericórdia”.

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
O Anjo resplandecente sobre Teu sepulcro Doador da Vida, disse às Mirróforas; “O Salvador esvaziou os sepulcros e acabou com o Hades, ressuscitando ao terceiro dia porque é o único Deus Todo-poderoso”.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Maria Madalena, no primeiro dia da semana foi buscar-Te no sepulcro e, não
O encontraste chorou com suspiros dizendo: Pobre de mim, Salvador meu, como foste roubado, oh Rei de todos? Dois dos Anjos, cheios de vida lhes disseram dentro do sepulcro: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Choro porque levaram o meu Senhor do sepulcro e não sei onde o puseram.” E ao voltar seu resto Te viu e exclamou: Senhor meu e Deus meu, glória a Ti.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Os Hebreus selaram o sepulcro sobre a Vida, mas o ladrão abriu o paraíso com sua língua quando clamou dizendo: Oh Tu que foste crucificado por mim e comigo, colocado sobre o Madeiro da Vida e te manifestaste sentado sobre o Trono junto com o Pai, Tu que és, oh Cristo e Deus nosso o dono da grande misericórdia.

Eothinon – 3º:
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Quando Maria Madalena anunciou a boa nova da Ressurreição dentre os mortos do Salvador e Seu aparecimento, os discípulos, não acreditando, foram censurados por sua dureza de coração. Mas eles foram enviados para pregar, armados com sinais e milagres. E Tu, ó Senhor, foste elevado para Teu pai, a Arqui-Luz, enquanto eles pregavam o Verbo em todos os lugares, e demonstrando com milagres. Por isso nós, iluminados por eles, glorificamos Tua Ressurreição dentre os mortos, ó Senhor Que amas a humanidade.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Hoje é a salvação do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do túmulo, dando-nos origem a uma nova vida, porque anulou a morte com a Sua morte e nos concedeu a misericórdia de obter essa grande vitória.



Divina Liturgia

Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Tropário da Ressurreição – Modo 3 - (3º tom):
Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram, nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.

Kondakion – Modo 3 - (3º tom):
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Hoje te levantaste da tumba, ó Compassivo, e nos conduziste para fora das portas da morte, Hoje Adão dança e Eva se regozija e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar o divino poder de tua autoridade.

Theotokion – Modo 3 - (3º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Tu, que te preocupavas com a salvação do gênero humano a ti cantamos, Virgem Mãe de Deus! Teu Filho e nosso Deus, com o puríssimo corpo recebido de ti, padecendo os sofrimentos da cruz livrou-nos da iniquidade, Ele, o amigo dos seres humanos.

Prokimenon:
Cantai salmos ao nosso Deus, cantai; cantai salmos ao nosso Rei, cantai!
Nações, aplaudi todas com as mãos, clamai a Deus com vozes alegres.

Epístola:                                                                                 2 Cor 6, 1-10
Leitura da Segunda Epístola do Apostolo São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, nós, cooperando com ele, também vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão; {porque diz: No tempo aceitável te escutei e no dia da salvação te socorri; eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação}; não dando nós nenhum motivo de escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. Antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança, em aflições, em necessidades, em angústias, em açoites, em prisões, em tumultos, em trabalhos, em vigílias, em jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça à direita e à esquerda, por honra e por desonra, por má fama e por boa fama; como enganadores, porém verdadeiros; como desconhecidos, porém bem conhecidos; como quem morre, e eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; como entristecidos, mas sempre nos alegrando; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, mas possuindo tudo.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Junto de Ti, Senhor, me refugiei; não seja eu confundido para sempre. Por tua justiça, livra-me.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Sê para mim um Deus protetor e uma casa de refúgio para me salvar.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho:                                                                             Mt 25, 14-30
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, o Senhor disse esta parábola: «Um homem que ia viajar para estrangeiro chamou seus servos lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois e ao terceiro um, cada qual de acordo com sua capacidade. Em seguida viajou. O servo que havia recebido cinco talentos logo, trabalhou com eles e lucrou outros cinco. Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas aquele que havia recebido um saiu, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Depois de muito tempo, o senhor voltou e foi ajustar contas com os servos. Aquele que havia recebido cinco talentos entregou-lhe mais cinco, dizendo: Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei. O senhor lhe disse: Parabéns, servo bom e fiel! Como te mostraste fiei na administração de tão pouco eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor! Chegou também o que havia recebido dois talentos e disse Senhor, tu me entregaste dois talentos Aqui estão mais dois que lucrei, O senhor lhe disse: Parabéns, servo bom e fiei. Como te mostraste fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da alegria do teu senhor Por fim, chegou aquele que havia recebido um talento, e disse: Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantaste e ajuntas onde não semeaste. Por isso fiquei com medo e escondi o teu talento no chão. Aqui tens o que te pertence. O senhor lhe respondeu: Servo mau e preguiçoso. Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ajunto onde não semeei? Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence. Em seguida. o senhor ordenou: Tirai dele o talento e dai àquele que tem dez! Pois a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundância, mas daquele que não tem, até o que tem lhe será tirado. E quanto a este servo inútil, jogai-o fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes.» Tendo dito isto exclamou: «Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!»

Kinonikón:
Louvai o Senhor nos céus louvai-O nas alturas!
Aleluia, aleluia, aleluia!



SINAXE

Pe. Paulo A. Tamanini

Durante nossa existência, a cada dia, recebemos de Deus talentos para administrarmos segundo nossa capacidade. Ainda crianças, recebemos o Batismo, a Crisma e a Eucaristia, sacramentos da iniciação cristã. Há quem prefira deixar escondidos estes talentos, por motivos tão diversos. Há quem trabalhe esses talentos fazendo prosperar e multiplicar esses dons, pondo-os à serviço da Igreja viva, dos irmãos, principalmente os mais necessitados.

Como na parábola, a cada um é dado os dons segundo a sua capacidade. Esses dons devem ser compreendidos à luz da fé e à luz da disposição em servir. É preciso que estejamos atentos ao tempo oportuno para nos dispormos à entrega, ao oferecimento pelo outro. Os dons nos foram dados, mas não somos proprietários destes dons. O Único senhor é Deus e a Ele devemos devolver estes dons, não como recebemos simplesmente, mas transformados. Para isso a luta é necessária, o combate à indolência, à preguiça, ao comodismo devem conduzir nosso espírito aos desafios. Um cristão consciente de sua condição filial divina, é alguém que está pronto para os grandes desafios; é alguém que se põe a frente, que ocupa os lugares de vanguarda, abrindo trincheiras no meio dos obstáculos. São Paulo escreve a Timóteo a este respeito: “Suporta os trabalho a ti confiados como bom soldado de Cristo. Nenhum atleta será coroado se não tiver bem competido. É preciso que o lavrador trabalhe com afinco se quiser boa colheita” (2Tm 2,4-6).

Conforme nossa capacidade em administrar os dons, Deus vai nos dispondo outros. É imperioso, no entanto, frisar que quanto mais forem o número de dons a nós confiados, tanto maior nos será exigido bons resultados. Os primeiros talentos, se bem trabalhados, nos fazem aptos a receberem outros. A alguns é dado o dom da profecia, a outros, o dom da cura, a outros o dom das línguas, a outros o dom da pregação, a outros o dom de saber escutar, a outros o dom da misericórdia. Mas quais sejam esses dons, todos devem ter como base a caridade. Sem ela de nada valem os dons; sem ela nos anulamos e aniquilamos a graça depositada em nós. ( 1Cor 12). “Acima de tudo revesti-vos da caridade que é vinculo da perfeição” (Cl 3,14).

Por isso não devemos nos vangloriar pelos dons que temos recebido; não devemos ser alvos dos holofotes, pois quem sempre deve ser manifestado é Cristo e não nós . Somos meros instrumentos nas mãos de Deus e, se na sua misericórdia e bondade infinitas, nos confiou dons diversos e expressivos é para que manifestemos a Sua gloria. Não devemos cobiçar as glórias vãs, nos provocando inveja, separações, divisões. Os talentos não nos foram distribuídos para este fim. (Gl 5).

Outrossim, não nos deve assolar a tristeza ou a melancolia quando percebemos que não somos possuidores de vários dons e talentos para administrar. Pois o “Senhor é justo e seus julgamentos são corretos; com justiça e verdade Ele ordena tudo o que existe” (Sl 118). E também; «O Espírito distribui seus dons a quem ele quer e como quer.»

Extraído do site ecclesia.com.br

07 de Fevereiro: São Lucas, eremita († 953)

 


São Lucas nasceu no verão do ano 896. Seus pais, Estevão e Efrosina, eram naturais de Egina, mudando-se logo depois para Foquita, na Tessália. Lucas era o terceiro de sete irmãos. Foi um menino piedoso e obediente e, desde muito cedo, recebeu o encargo de cuidar das ovelhas e cultivar o campo. Ainda criança, deixava de comer para alimentar os famintos e, algumas vezes, chegou a tirar suas próprias roupas para vestir os mendigos. Em época de semear os campos, espalhava boa parte das sementes nas terras dos pobres. Era notório que Deus abençoava a colheita de seu pai com a abundância. Depois da morte de Estevão, seu pai, Lucas deixou seu trabalho nos campos e, por algum tempo, dedicou-se à contemplação. Sentia-se chamado à vida religiosa e, numa certa ocasião, partiu de Tessália em busca de um monastério onde pudesse viver. No entanto, foi capturado por soldados que o confundiram com um escravo fugitivo. Tendo sido interrogado, disse que era um servo de Cristo e que havia empreendido aquela viagem por devoção. Mas os soldados não deram crédito às suas palavras e o levaram para a prisão, tratando-o com muita crueldade. Passado algum tempo, descobriram sua verdadeira identidade e o puseram em liberdade. Ao retornar para a sua casa, porém, foi recebido com escárnios e chacotas por sua fracassada fuga. Mesmo que conservasse sua decisão de consagrar-se a Deus, seus parentes não queriam deixá-lo ir. Uns monges que estavam à caminho da Terra Santa, vindos de Roma, tendo recebido hospitalidade de Eufrosina, conseguiram convencê-la a deixar seu filho acompanhá-los até Atenas. Lucas entrou então para um monastério, mas não permitiram que permanecesse muito tempo. Certo dia, o superior lhe chamou, dando-lhe a entender que sua mãe lhe havia aparecido numa visão e que precisava muito dele, recomendando-lhe então que fosse ao seu encontro. Assim, pois, Lucas voltou para casa e foi recebido com surpresa e alegria. Passados 4 meses, Eufrosina se convenceu de que seu filho era verdadeiramente vocacionado à vida religiosa, e já não se opôs a que seguisse seu caminho. Lucas então construiu uma eremitério perto de Corinto onde passou a viver. Tinha apenas 18 anos de idade, e já levava uma vida de incrível austeridade; passava noites inteiras em oração privando-se quase por completo do sono. Mesmo assim, mostrava-se alegre e caridoso, ainda que, freqüentemente, precisasse enfrentar com muita força as tentações. Foi abundantemente agraciado por Deus, e por suas orações de intercessão operavam-se verdadeiros milagres, tanto antes como depois de sua morte. Foi um dos primeiros santos de quem se conta que foi visto se elevando do chão enquanto orava. A cela de São Lucas foi transformada num oratório depois de sua morte, e a chamaram “Soteno o Sterion (lugar de curas).

Tradução e publicação neste site
com permissão de: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. Pavlos
Extraído do site ecclesia.com.br


02 de fevereiro: Festa da Apresentação do Senhor

  


 
Quarenta dias após o nascimento, completados os dias da purificação de Maria, conforme prescrito nas Leis de Israel, o Menino Jesus foi apresentado no Templo para ser consagrado a Deus, manifestando a abertura de seu coração à vontade de Deus e à cultura do seu povo. A apresentação do Primogênito equivale a um ato de consagração ao Senhor acompanhado da oferta sacrificial de um par de rolas ou de pombinhos, a oferenda dos pobres.
«Maria, a Virgem Mãe, a primeira a ser verdadeiramente o Templo Santíssimo de Deus vivo, aquela que é toda pura e toda santa, sem necessidade cumpriu o ritual da purificação, levou o Primogênito de Deus ao templo para realizar o que foi prometido a Simeão» (São Basílio).
A Festa da Purificação e da Apresentação do Senhor no Templo é também conhecida como a «Festa da Candelária», devido à procissão de velas que é realizada neste dia, principalmente na Igreja de Jerusalém e nas de tradição eslava. Este rito das velas tem origem nas palavras de Simeão referindo-se ao Menino, «Luz que brilhará sobre todas as nações, e glória do teu povo, Israel» […]

Tradução e publicação neste site
com permissão de: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. Pavlos
Extraído do site ecclesia.com.br

Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendo Ecônomo Padre Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José

Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Folheto da Comunidade Ortodoxa de São Pedro e São Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://comunidadeortodoxaspsp.blogspot.com.br/


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 10h às 10h30
Liturgia Dominical das 10h30 às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário