29 março 2013

1º Domingo da Quaresma: Domingo da Ortodoxia (24/03/2013)


DOMINGO DA ORTODOXIA
Κυριακή της Ορθοδοξίας
1º Domingo da Quaresma
(Epístola: Hb. 11: 24-26, 32-40 | Evangelho: Jo. 1: 43-51)

No 1º Domingo da Quaresma, a Igreja Ortodoxa comemora o Triunfo da Ortodoxia. E todos os anos temos de valorizar e compreender não apenas o significado histórico desta comemoração, mas também o que isso representa para nossas vidas. Primeiramente, devemos lembrar que o Triunfo da Ortodoxia não é o triunfo dos Ortodoxos sobre outros povos, outras religiões. É o triunfo da Verdade Divina nos corações daqueles que pertencem à Igreja Ortodoxa e que proclamam a verdade revelada por Deus em sua integridade e autenticidade.


Boletim n. 7, 24.03.2013: (Download)



Sinódico do 
7º Concílio Ecumênico (787 d.C)
Como os Profetas predisseram, como os Apóstolos ensinaram, como foi transmitido para a Igreja, como os Doutores eclesiásticos dogmatizaram, como a Ecumeni convergiu a Verdade Cristã, como a graça resplandeceu, como o engano afastou-se, como Cristo recompensou, 
É assim que nós acreditamos, assim que nós falamos, assim que nós pregamos sobre Cristo, o nosso Deus verdadeiro é assim. Honramos os seus Santos,
Com palavras, com obras escritas, com símbolos, com sacrifícios, nas igrejas e nos ícones. 
Como déspota e nosso Deus adoramos Cristo e Nele prostramo-nos e como seus fiéis servidores honramos os seus Santos e lhes dedicamos a adoração merecida.
Essa é a fé dos Apóstolos, essa é a fé dos Ortodoxos e essa é a fé que sustentou a Ecumeni. 
Para todos os devotos pregadores, que lutaram em prol da honra e da glória da verdade Cristã Ortodoxa junto com os encômios, abraços fraternos e sentimentos afetuosos, dedicamos as nossas preces para que seja eterna a memória de todos os verdadeiros Reis, Santos, Patriarcas, Doutores Eclesiásticos, Mártires e Confessores, que combateram em primeira linha em favor da verdade Cristã Ortodoxa.
Que suas memórias sejam eternas! (3).

Συνοδικόν τῆς Ἁγίας καί 
Οἰκουμενικῆς Ζ΄ Συνόδου
1º Domingo da Quaresma OrtodoxaOἱ Προφῆται ὡς εἶδον, οἱ Ἀπόστολοι ὡς ἐδίδαξαν, ἡ Ἐκκλησία ὡς παρέλαβεν, οἱ Διδάσκαλοι ὡς ἐδογμάτισαν, ἡ Οἰκουμένη ὡς συμπεφώνηκεν, ἡ χάρις ὡς ἔλαμψεν, ἡ ἀλήθεια ὡς ἀποδέδεικται, τὸ ψεῦδος ὡς ἀπελήλαται, ἡ σοφία ὡς ἐπαρρησιάσατο, ὁ Χριστὸς ὡς ἑβράβευσεν,
Oὕτω φρονοῦμεν, οὕτω λαλοῦμεν, οὕτω κηρύσσομεν Χριστόν τὸν ἀληθινὸν Θεὸν ἡμῶν, καὶ τοὺς Αὐτοῦ Ἁγίους, 
Eν λόγοις τιμῶντες, ἐν συγγραφαῖς, ἐν νοήμασιν, ἐν θυσίαις, ἐν Ναοῖς, ἐν Εἰκονίσμασι.
Τὸν μὲν ὡς Θεὸν καὶ Δεσπότην προσκυνοῦντες καὶ σέβοντες, τοὺς δὲ διὸ τὸν κοινὸν Δεσπότην ὡς Αὐτοῦ γνησίους θεράποντας τιμῶντες καὶ τὴν κατὰ σχέσιν προσκύνησιν ἀπονέμονες. 
Aὕτη ἡ πίστις τῶν Ἀποστόλων, αὕτη ἡ πίστις τῶν Πατέρων, αὕτη ἡ πίστις τῶν Ὀρθοδόξων, αὕτη ἡ πίστις τὴν Οἰκουμένην ἐστήριξεν.
Eπὶ τούτοις τοὺς τῆς εὐσεβείας Κήρυκας ἀδελφικῶς τε καὶ πατροποθήτως εἰς δόξαν καὶ τιμὴν τῆς εὐσεβείας, ὑπὲρ ἧς ἀγωνίσαντο, ἀνευφημοῦμεν καὶ λέγομεν· Τῶν τῆς Ὀρθοδοξίας προμάχων εὐσεβῶν Βασιλέων, ἁγιωτάτων Πατριαρχῶν, Ἀρχιερέων, Διδασκάλων, Μαρτύρων, Ὁμολογητῶν, Αἰωνία ἡ μνήμη.
Aἰωνία ἡ μνήμη αὐτῶν (3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário