19 abril 2013

5º Domingo da Quaresma (21/04/2013)

DOMINGO DA SANTA MARIA DO EGITO 
5º Domingo da Quaresma
(Epístola: Hb. 9: 11-14 | Evangelho: Mc. 10: 32-45) 
A vida de Santa Maria do Egito.
Exemplo de fé e arrependimento.
Esta é a última semana da Grande Quaresma, e daqui a sete dias já se inicia a Se­mana Santa. Nós cristãos devemos aproveitar estes últimos dias da Grande Quaresma para nos tornarmos pessoas melhores do que quando começamos este santo período de reflexão e arrependimento.
Como é da tradição da Igreja Ortodoxa, todos os anos, no 5º domingo da Grande Quaresma, celebramos a memória de Santa Maria do Egito, exemplo de fé e arrepen­dimento.
É o verdadeiro arrependimento que traz o perdão de Cristo. E o arrependimento também inclui o perdão aos nossos ofensores: é assim a oração que Cristo nos ensi­nou.
Perdão e arrependimento sempre ca­minham juntos com o amor e a caridade, sentimentos estes fundamentais para a vida cristã (1Cor. 16:14). Assim, nós cris­tãos, ao pesar nossas ações, devemos medi-las com a lei cristã do amor.
Lembremos que a alegria do amor de Cristo só é alcançada quando Seus ensinamentos e mandamentos são seguidos. Na 1ª Epístola, São João afirma: “e tudo o que Lhe pedirmos, d’Ele receberemos, porque guardamos os Seus mandamentos e fazemos o que é agradável a Seus olhos” (1Jo. 3:22).
A obediência aos ensinamentos e mandamentos de Cristo é de extrema importância  São Diadochos de Photiki disse: “É bem sabido que, dentre as virtudes da iniciação, a obediência é a princi­pal. Primeiramente ela substitui a mera presunção, e assim gera a humildade dentro de nós” (Philokalia, V1, p. 266).
É pelo Santo Evangelho que devemos nos orientar em nossa vida cristã. Como cristãos ortodoxos, devemos buscar nosso alimento espiritual na vida e ensinamentos de Cristo, dos Santos Apóstolos, e dos santos e mártires da Santa Igreja de Cristo.
A Grande Quaresma é tempo para nos concentrarmos nos cuidados da alma. Buscar a purificação da alma deve ser a principal preocupação durante a jornada quaresmal. Assim, faz-se necessário o verdadeiro arrependimento do pecado, a firme rejeição das práticas pecaminosas e, principalmente, o amor de Deus.
A Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo se aproximam no horizonte da Grande Semana Santa. Refletir profundamente sobre o amor e a humildade de Cristo é muito importante para os cristãos que buscam a renovação em Cristo Deus.
Pelo Evangelho de São Marcos (10: 32-45), tivemos hoje, nas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma eloquente lição de humildade e servidão. Como cristãos, devemos abraçar e tomar para nós o exemplo de Cristo: sejamos, portanto, mais humildes.
Aqueles que reconhecem e se arrependem de seus pecados não podem ser arrogantes. Na vida cristã, não há lugar para aqueles que se elevam com orgulho e arrogância sobre os outros.
Fazer bom uso de cada dia restante da Grande Quaresma é de suma importância. Nas palavras do Santo Apóstolo Paulo: “agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (2 Cor. 6:2).
Boletim n. 12, 21.04.2013: 
Domingo de Santa Maria do Egito (Download)


PARA REFLETIR
v  O duradouro valor do arrependimento.
v  O duradouro valor do perdão.
v  O duradouro valor do amor de Deus

PENSAMENTO
Diácono Marcos Oleynik
Igreja Trisagion da Santíssima Trindade (Pensilvânia, EUA).

"O amor é algo que nós fazemos. O amor é uma ação, não uma crença. O amor é maneira que vivemos, ou não vivemos. Se amamos a Deus, seguimos Seus mandamentos: e Ele nos disse para amar e nunca odiar. O amor é, sim, um mandamento; mas um mandamento que traz alegria a maioria de nós. Quando nos damos conta de que somos os filhos do amor de Deus, passamos a observar todos os Seus mandamentos com grande alegria."

Nenhum comentário:

Postar um comentário