04 outubro 2014

2º Domingo de Lucas

PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
_____________________________________________________________________
Brasília, 05 de outubro de 2014
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2º Domingo de Lucas



Matinas
Tropário:
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a Ti.
Glória ao Pai +, ao Filho e ao Espírito Santo,
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a Ti.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Tu, que por nossa salvação, nasceste de uma virgem e padeceste a crucificação, ó boníssimo por Tua morte, despojaste a morte, Tu que é Deus, nos revelaste a ressurreição, não desprezes aqueles que a Tua mão criou. Manifesta a Tua misericórdia, ó amigo do homem; aceita as preces daqueles que deste a Luz e salva os desesperados, ó nosso Salvador.

Katisma:
Ó vida de todos, ressuscitaste os mortos. Um anjo resplandecente dizia às santas mulheres, "cessai de chorar, levai, a boa nova aos Apóstolos, canta\ e c\ama\ Cristo Senhor ressuscitou! Ele se dignou salvar o gênero humano, porque é Deus."
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Na verdade ressuscitaste do túmulo e deste as santas mulheres a ordem de anunciar aos Apóstolos a tua ressurreição, predita pelas Escrituras. E Pedro correndo chega ao sepulcro; ele. vê a luz no túmulo e se enche de temor, mas ele percebe no chão o lençol sem teu corpo divino e ele exclama com fé: Glória a ti, ó Cristo Deus, nosso salvador, que salvas todos os homens. Tu és o esplendor da glória do Pai.
Agora sempre e pelos séculos dos séculos Amém.

Theotokion:
Nós cantamos a ti, porta do céu
Nós cantamos a ti, arca da aliança
Nós cantamos a ti, santa montanha
Nós cantamos a ti, nuvem luminosa
Tu , o grande tesouro do universo resgataste Eva. Por ti veio a salvação e o antigo pecado foi remido. Por, isto, nós te imploramos: ora por nós a teu filho; e teu Deus para que conceda o perdão dos pecados daqueles que adoram, piedosamente teu santo nascimento.

Ypakoí:
Paradas no túmulo do Doador de Vida, as portadoras de aromas procuravam o Mestre imortal entre os mortos; e ao receberem a boa nova de alegria do Anjo, elas anunciaram aos Apóstolos que Cristo havia ressuscitado, concedendo grande misericórdia para o mundo.

Antífona:
Desde a minha juventude o inimigo me prova, pelos prazeres ele me seduz; mas, colocando minha esperança e Ti, Senhor, eu o rejeito. Que os inimigos de Sião se tornem como o feno antes mesmo de ser arrancado, porque o Cristo cortará seus pescoços com a foice dos tormentos.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pelo Espírito Santo, todo o ser vive, porque Ele é a Luz da Luz, o grande Deus.

Prokimenon:
O Senhor vosso Deus, reinará para sempre, ó Sião, de geração em geração. (2 vezes).

Stichos:
Ó minha alma, louvai o Senhor (repete a primeira).

Evangelho                                                                              Lc 24, 36-53
Evangelho de Nosso Senhor Jesus + Cristo, segundo o Evangelista São Lucas.

Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco! Perturbados e espantados, pensaram estar vendo um espírito. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que essas dúvidas nos vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés, sou eu mesmo; apalpai e vede: um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que tenho. E, dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Mas, vacilando eles ainda e estando transportados de alegria, perguntou: Tendes aqui alguma coisa para comer? Então ofereceram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele tomou e comeu à vista deles. Depois lhes disse: Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos profetas e nos Salmos. Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras, dizendo: Assim é que está escrito, e assim era necessário que Cristo padecesse, mas que ressurgisse dos mortos ao terceiro dia. E que em seu nome se pregasse a penitência e a remissão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas de tudo isso. Eu vos mandarei o Prometido de meu Pai; entretanto, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto. Depois os levou para Betânia e, levantando as mãos, os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu. Depois de o terem adorado, voltaram para Jerusalém com grande júbilo. E permaneciam no templo, louvando e bendizendo a Deus.
Destruístes com a Tua Cruz a morte, abristes ao ladrão o paraíso, transformaste o luto das mirróforas e ordenaste, aos Teus Apóstolos pregarem que Tu ressuscitaste, ó Cristo Deus, dando ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai +, ao Filho e ao Espírito Santo,
Destruístes com a Tua Cruz a morte, abristes ao ladrão o paraíso, transformaste o luto das mirróforas e ordenaste, aos Teus Apóstolos pregarem que Tu ressuscitaste, ó Cristo Deus, dando ao mundo a grande misericórdia.
Divina Liturgia
Anunciação - Modo 4
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”.

Tropário da Ressurreição - 8º tom:
Descestes das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a TI.

Kondakion – 8º tom:
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Tendo ressuscitado do túmulo deste a vida aos mortos e levantaste Adão; Eva se regozija com a tua Ressurreição, e exultam de alegria os confins da terra, ó Misericordioso!

Theotokion – 8º tom:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Tu, que pela nossa salvação nasceste da Sempre Virgem Maria, sofreste a crucifixão, ó Misericordioso, com a morte, venceste a morte como Deus, revelando a Ressurreição. Não abandones a nós, criaturas de tuas mãos, mostra a tua bondade pela humanidade, atende as preces da tua Mãe que ora por nós, ó Misericordioso, Salva, ó Salvador, nosso povo desolado!

Prokimenon:
Fazei votos ao Senhor nosso Deus e cumpri-os;  todos os que o cercam tragam oferendas.
Deus é conhecido na Judéia,  grande é o seu nome em Israel.

Epístola                                                   2Cor. 6, 16-18; 7, 1
Leitura da 2ª Epistola de São Paulo aos Coríntios.

Como conciliar o templo de Deus e os ídolos? Porque somos o templo de Deus vivo, como o próprio Deus disse: Eu habitarei e andarei entre eles, e serei o seu Deus e eles serão o meu povo (Lv 26,11s). Portanto, saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor. Não toqueis no que é impuro, e vos receberei. Serei para vós um Pai e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor todo-poderoso (Is 52,11; Jr 31,9). Depositários de tais promessas, caríssimos, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, realizando plenamente nossa santificação no temor de Deus. 

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Vinde, exultemos no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentemo-nos diante d'Ele com ação de graças, aclamemo-Lo com hinos de louvor!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho                                                        Lc. 6, 31-36
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus: «O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles. Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores. Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus. Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
Sinaxe

O Evangelho que Lucas nos apresenta é uma continuação do Sermão da Montanha e nos convida a uma reflexão sobre o amor, o perdão, a magnanimidade e a oração. Jesus manda-nos bendizer aqueles que nos amaldiçoam, orar pelos que nos injuriam, praticar o bem sem esperar nada em troca, ser compassivos como Deus é compassivo, perdoar a todos, ser generosos sem cálculos ou tramas.
A virtude da magnanimidade, muito relacionada com a da fortaleza, consiste na disposição de acometer coisas grandes em nome da generosidade e do desprendimento. Quem se dispõe a viver assim traça o caminho da santidade.
O magnânimo propõe-se a ideais altos e não recua ante os obstáculos, às críticas ou aos desprezos. Não se deixa intimidar pelas murmurações ou pelo respeito humano; segue porque sua natureza o faz persistente em direção à perfeição. O magnânimo sente uma força que o faz sair de si mesmo em beneficio do próximo. Em sua pessoa não paira a mesquinhez e, para ele, não basta dar e oferecer; ele se dá e se oferece. É uma entrega pessoal às causas nobres. Jesus Cristo entregou-se a si mesmo, sofreu a morte de Cruz, por amor aos homens. Ele se oferece e é oferecido pelo Pai por amor.
A grandeza de alma demonstra-se também pela disposição em perdoar o que quer que seja. Não é próprio do cristão guardar rancores em seu coração, agravos, recordações que nos fazem sofrer; o que nos deveria ser próprio é a disposição permanente ao perdão.
Assim como Deus está sempre pronto a perdoar a todos e a tudo, a nossa capacidade de perdoar não deve também ter limites, nem pelo número de vezes, nem pelo grau da ofensa. - “Se, pois Jesus nos manda amar nossos inimigos, a quem nos dá como modelo? O próprio Deus”. (S. Agostinho de Hipona)
O Senhor nos deu o exemplo. Perdoou na Cruz àqueles que lhe faziam padecer tanto. Em plena agonia no madeiro, no sofrimento beirando ao insuportável, Ele pede ao Pai por aqueles que o aniquilam: - “Pai Perdoa-lhes; eles não sabem,o que fazem”. (Lc 23,34)
Os pedidos que o Senhor nos faz através do Evangelho são possíveis de serem observados na medida de nossa magnanimidade. O Senhor não nos sobrecarregaria com fardos pesados se não nos tivesse provido antes das condições para carregá-los. Para isso, no entanto, é necessário cultivarmos um íntimo relacionamento com Jesus pela oração frequente. Desta maneira amaremos também aqueles que não nos amam, faremos o bem aqueles que nos fazem o mal, emprestaremos (quiçá, daremos) sem esperar a devolução.
Portanto, a primeira atitude a que somos chamados é a de rezar pelos nossos inimigos. Isto não é fácil. Exige de nós disciplina na oração.

«Compreenderemos o quanto Deus nos ama quando doarmos os que nos ofendem; sentiremos o amor divino em nossa existência quando amarmos os nossos inimigos. Quanto mais estivermos próximos de Deus pela oração menos inimigos teremos, pois já o veremos como irmãos.»
(Santo Irineu)

De fato a oração nos transporta para uma realidade divina; a oração nos possibilita levar para o âmago de nosso coração não apenas aqueles que nos rodeiam distribuindo afeto e empatia, mas também aqueles que se aproximam de nós com aspereza, rudeza, inimizade, discórdia e apatia. Isto é possível quando estamos dispostos a fazer de nossos inimigos, parte de nós mesmos: nossos irmãos.

«Então, sim, ao amares teu inimigo, estás a amar um irmão. É esse o motivo por que o amor            ao inimigo é a perfeição da caridade, já que a caridade perfeita consiste no amor aos irmãos. Ama e fazes o que quiseres; se te calas, cala-te por amor; se falas em tom alto, fala por amor; se corrigires alguém, faze por amor. Pois é preciso amar o homem e não o seu erro. O homem é obra de Deus, o erro é obra do homem. Ama a obra de Deus e purifica as obras do homem. Se existe o inimigo é porque existe o erro. Retira o erro e em vez de enxergares um inimigo, contemplarás um irmão.»
Santo Agostinho, Bispo de Hipona.

Rezar por nossos inimigos revela a disposição para a reconciliação. Quando elevamos nossos inimigos ao coração de Deus pela oração, será impossível continuar a nutrir maus sentimentos por eles. Pois Deus tudo transforma. A oração transforma o inimigo em “alguém próximo ao coração de Deus”. Tal proximidade nos fará pessoas propensas a um novo relacionamento. Provavelmente não existe nenhuma oração tão poderosa como a oração pelos inimigos. Mas também é a mais difícil pois é exigente. Alguns santos consideram a oração feita pelos inimigos o principal critério de santidade.
Amar os nossos inimigos nos faz próximos da Cruz e da comunhão com o Crucificado. Esta intimidade com o Senhor que sofreu, mas se fez vencedor, abre os olhos de nosso coração para que reconheçamos que em nosso “inimigo” está, na verdade, um irmão que também é amado por Deus. Nem sempre aqueles que julgamos ser nossos inimigos são inimigos de Deus. Constatamos isto quando o Senhor nos chama a atenção dizendo que Deus faz chover e brilhar o sol sobre os justos e sobre os injustos. Não o sol e a chuva apenas terrenos, mas também o “Sol da justiça”, que é o próprio Jesus Cristo.
O amor e o perdão se fazem par quando desejamos viver o Evangelho de forma autêntica, buscando incansavelmente caminhar na santidade dos filhos de Deus: “Sede santos como vosso Pai é Santo”.

«Amar nossos inimigos é o desejo que Tu revelastes, ó Amor Misericordioso do Pai. Pedirias semelhante coisa a nós, se não pudéssemos alcançar ? Estarei eu compreendendo em meu intimo tal          desejo? Ou equivocado estou em meus conceitos sobre o amor e a inimizade? O que é o amor ? Quem são meus inimigos? Teria entre os filhos do Altíssimo alguém que pudesse ser realmente inimigo? Se todos somos filhos do Amor, como podemos gerar inimizade entre nós ? Que meus sentimentos em relação aos meus irmãos, aqueles que não são dignos de serem oferecidos no Altar sejam modificados por tua Graça, ó Soberano Celestial. Elevo minha alma a Ti, Criador de todas as coisas, para transformá-la em espaço onde possa acolher aqueles que não me são caros. Rezo por eles, Senhor, e por mim. Que sejamos irmãos antes de tudo para que consigamos enxergar a face do mesmo Pai e sermos dignos do Amor.»
Abade Moisés (XXV Discurso)

Biografia:
Storniolo, Ivo - «Como Ler o Evangelho de Lucas» - Ed. Paulus - SP
HAMMANN, A. «Os Padres da Igreja» – Ed Paulinas – SP
«Orações dos Primeiros Cristãos» – Ed. Paulinas – SP



Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendo Ecônomo Padre Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por email.


Apoio

 - Rodrigo Marques – Membro do Coro da nossa Igreja

 - Folheto da Comunidade Ortodoxa de São Pedro e São Paulo
 Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://comunidadeortodoxa.simplesite.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário