20 junho 2015

3º Domingo de Mateus


PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
_____________________________________________________________________
Brasília, 21 de junho de 2015.
______________________________________________________________________________________________________________________________


3º Domingo de Mateus


(3º depois de Pentecostes - Modo 2)


Memória de São Juliano, Mártir de Tarso, na Cilícia († 305-311)



Matinas

Tropário:
Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a ti!
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Mãe de Deus, Teu mistério é glorioso, Teu mistério está acima de todo entendimento, Tua pureza permanece selada e Tua virgindade intacta, Tu que Te fizeste conhecer como verdadeira Mãe, tendo dado à luz ao verdadeiro Deus. Intercedei por nós a Deus para salvar nossas almas.

Katisma:
Verdadeiramente, o nobre José desprega Teu puríssimo corpo do madeiro, envolve-o em pano de linho puríssimo e com aromas, Te deposita em um sepulcro novo. Mas, ao terceiro dia, Senhor, ressuscitaste para dar ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

O anjo apareceu no túmulo e disse para as santas mulheres: "os perfumes são bons para os mortos, mas Cristo mostrou ser estranho a toda corrupção. Ide e clamai: "O Senhor ressuscitou para dar ao mundo a grande misericórdia."
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Virgem Mãe de Deus tu estás acima de toda a glória, e nós cantamos: pela cruz de teu Filho, o inferno foi abatido, a morte foi destruída pela morte, e nós, os mortos, ressuscitados para a vida, restituindo-nos a bem-aventurança primeira do paraíso.



Ypakoí:
Depois da Paixão, quando as portadoras de aromas foram para o túmulo para ungir Teu Corpo, ó Cristo nosso Deus, elas viram anjos no sepulcro e ficaram assustadas, pois elas ouviram eles dizer que o Senhor havia ressuscitado concedendo ao mundo grande misericórdia.

Antífona:
Se o Senhor não estivesse estado conosco, quem poderia subsistir? Quem estaria ao abrigo do inimigo, do homicida? Não abandona, ó Senhor, o Teu servo aos seus dentes: como leões, eis que meus inimigos se lançaram contra mim.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Ao Espírito Santo a honra, como ao princípio de toda a vida. Como ao Deus que vigor a todas as criaturas e as conserva no Pai e no Filho.

Prokimenon:
Levanta-Te, Senhor meu Deus, as Tuas ordens. A assembleia dos povos Te circundará. (2 vezes).

Stichos:
Senhor, meu Deus, em Ti coloquei a minha esperança, salva-me (repete a primeira).

Evangelho:                                                                                         Mc 16, 9-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Marcos.

Naquele tempo, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios. E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando. E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram. E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo. E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram. Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.

Kondakion:
Ó Deus de misericórdia, ergueste-Te hoje do túmulo e nos livraste das portas da morte. Neste dia, Adão se alegra, Eva se rejubila, os patriarcas e os profetas não cessam de cantar o divino poder de Tua grandeza.

Ikós:
Neste dia, as profundezas do abismo do inferno tremeram diante unidade da trindade.
A terra estremeceu, os guardas das portas infernais permaneceram terrificados ao vê-lo.
E toda a criação se rejubilou cantando com os profetas um cântico de vitória a Ti, Nosso Deus libertador, que destruístes as forças da morte.
Possamos clamar de alegria e bradar a Adão e seus filhos: O madeiro da cruz te fez entrar no paraíso, saí fiéis a frente da ressurreição.

Exapostilário:
Cristo ressuscitou e disto ninguém deve duvidar pois Ele apareceu a Maria e aos que estavam pescando, depois a seus onze eleitos, quando estavam sentados à mesa; apareceu também para autorizar o batismo. Subiu aos céus e continuou confirmando a sua presença através de muitos sinais.

Theotokion:
Ó Sol, tendo levantado do túmulo hoje como um Noivo da câmara nupcial, tendo despojado o Inferno e derrubado a morte, pela intercessão daquela que Te deu à luz, Tu nos enviaste luz luz que iluminou nossos corações e nossas almas, luz que dirigiu a nós todos a andar nos caminhos de Teus comandos, e nas vias de paz.


Laudes:
Vinde todas as nações e aprendei a virtude do mistério insondável. O Verbo que existia desde o início, o Cristo nosso Salvador, foi crucificado por nós. Ele quis ser sepultado e ressuscitou dos mortos a fim de salvar todos o seres. Vinde e adoremo-Lo.

Todas a maravilhas, Senhor, foram contadas pelos guardas; mas o sinédrio de verdade encheu suas mão de dinheiro, a fim de ocultar a Sua ressurreição que o mundo glorifica. Senhor, tem piedade de nós.

Toda a criação se encheu de alegria, quando ela conheceu Tua ressurreição. Pois, Maria Madalena foi ao Teu túmulo e ela encontrou um anjo com vestes luminosas que lhe disse: “Porque procurais o vivo entre os mortos? Ele não está aqui, Ele ressuscitou, como havia pretendido, Ele sem pecado, tem piedade de nós!”.

Ó Senhor bondoso, na Tua Luz veremos a Luz porque ressuscitaste dos mortos e concede a salvação ao gênero humano. A Ti o único sem pecado, tem piedade de nós!

Como um hino matinal, as Santas mulheres Te trouxeram suas lágrimas. Elas correram ao Teu Sepulcro com as mãos repletas de perfume. Elas se apressaram para embalsamar Teu corpo sem mancha. Um anjo sentado sobre a pedra anunciou a elas a boa nova: “Porque procurai os vivos entre os mortos? Ele pisou com os pés a morte, e ressuscitou como Deus, a todos Ele a grande misericórdia”.

Sobre Teu túmulo, fonte de vida, um anjo estava sentado e disse às Santas mulheres: “O Libertador esvaziou os túmulos e despojou o inferno, ressuscitou ao terceiro dia, pois Ele é o Deus único e todo poderoso”.

Na manhã de sábado Maria Madalena Te procurava no túmulo. Ela não Te encontrou e, gemendo e chorando, bradava: “Valha-me ó meu Salvador, eles Te raptaram, Rei de todas as coisas”.
Mas do interior do sepulcro, dois anjos mensageiros da vida, clamavam: “Porque choras mulher?”
Eu choro, dizia ela, porque eles levaram meu Senhor e eu não sei para onde eles o conduziram. Mas, virando-se ela, Te viu e exclamou: “Meu Senhor e meu Deus, glória Ti!”.




Os hebreus haviam encerrado a Vida no túmulo; mas o bom ladrão abriu a boca para anunciar a alegria: “Aquele que foi crucificado comigo e por mim, suspenso amigo sobre o madeiro, me apareceu sobre o Seu Trono, sentado à direita do Pai”.
Ele é o Cristo, nosso Deus, e a Ele a grande misericórdia.

Eothinon:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Quando Maria Madalena anunciou a boa nova da Ressurreição dentre os mortos do Salvador e Seu aparecimento, os discípulos, não acreditando, foram censurados por sua dureza de coração. Mas eles foram enviados para pregar, armados com sinais e milagres. E Tu, ó Senhor, foste elevado para Teu pai, a Arqui-Luz, enquanto eles pregavam o Verbo em todos os lugares,e demonstrando com milagres. Por isso nós, iluminados por eles, glorificamos Tua Ressurreição dentre os mortos, ó Senhor Que amas a humanidade.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Euzina:
Os discípulos foram censurados faz-se a dureza de seus corações, por duvidar quando Maria Madalena lhes anunciou a Ressurreição do Salvador e Sua aparição; mas quando se fortaleceram com revelação dos milagres foram enviados à ensinar. E Tu Senhor, subiste ao Teu Pai origem da Luz, e eles te anunciaram em todo lugar, apoiando. Sua evangelização nos Teus feitos prodigiosos, Por isso nós, que fomos iluminados por ele, louvamos a tua ressureição dentre os mortos, oh amante da humanidade.

Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.






Divina Liturgia

Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Tropário da Ressurreição tom:
Quando desceste até a morte, Tu que És a vida imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da Tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celeste exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a Ti.

Kondakion tom:
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Tu te levantaste da tumba, ó Salvador onipotente, e o inferno, vendo esta maravilha, estremeceu de medo, e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. Adão e toda a Criação se alegram contigo, e o mundo, ó Salvador meu, te louva para sempre.

Theotokion tom:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Teus méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus, na pureza selada, preservaste a tua virgindade, verdadeiramente mãe, és reconhecida que deste à luz o verdadeiro Deus roga a Ele que salve as nossas almas!

Hino à Mãe de Deus:
Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokimenon:
O Senhor é minha força e meu vigor
Ele foi a minha salvação (Sl 118,14).
O Senhor severamente me castigou, mas não me entregou à morte (Sl 118, 18).



Epístola:                                                                                             Rm 5, 1-10
Leitura do Apostolo São Paulo aos Romanos:

Irmãos, justificados pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança de possuir um dia a glória de Deus. Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios. Em rigor, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer. Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Se, quando éramos ainda inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor te responda no dia do Perigo (Sl, 21).
Aleluia, aleluia, aleluia!

Salva Senhor o teu povo e abençoa a tua herança (Sl. 28, 9).
Aleluia, aleluia, aleluia!













Evangelho:                                                     Mt 6, 22-33
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus: «O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado. Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas! Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza. Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas? Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida? E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam. Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles. Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo».

Kinonikon:
Louvai o Senhor nos Céus, louvai-O nas alturas.
Aleluia, aleluia, aleluia!










Sinaxe


O Evangelho deste Domingo convida-nos a refletir sobre duas realidades: a primeira, acentua a impossibilidade de se servir a dois senhores; a segunda realça a atitude do cristão diante das preocupações e trabalhos da vida. Concluímos que o Reino de Deus não admite divisões e que, a opção pelo Reino, exige uma suprema e desprendida liberdade interior diante de tudo o mais. É um convite ao desprendimento.

«Não podeis estar a serviço de Deus e do dinheiro» Mt 6, 24. Mamonan, no original grego e aramaico significa não somente o dinheiro, mas toda espécie de «bens». Em algumas traduções aparece como sendo o deus do dinheiro, da cobiça, da avareza. Qualquer que seja a exegese do termo não se foge daquilo que o Senhor nos chama a atenção: nossos bens temporais devem ser vistos e aceitos como tais, isto é, contingentes, efêmeros, transitórios, passageiros. O que de fato são perenes e duradouros são os tesouros que «nem a traça nem a ferrugem corroem.»


O fato de possuirmos valores monetários ou similares não é condenável. Torna-se prejudicial, porém, quando nos deixamos possuir por eles. O avarento, o cobiçoso não possui, mas é possuído por seus bens e desejos. O apego é colidente com a caridade, com a doação e com a entrega.

É necessário que nossa relação com os bens materiais não se tornem obstáculos à relação filial que temos com nosso Deus e que eles sejam apenas e somente meios para melhor promover a dignidade humana e, jamais, fim em si mesmos.

Nosso tesouro é Deus e embora carreguemos este tesouro em vasos de argila, como revela-nos o Apóstolo Paulo, é preciso que haja plena confiança n'Ele e em sua Providência. Esta confiança é uma condição para que resistamos aos apelos consumistas e ao apego material em geral de nosso tempo e de nossa sociedade. A base da confiança do homem está na certeza da fidelidade de Deus.

Encontramos na Palavra de Deus exemplos tão contundentes de homens que se entregaram à sua Providência: «As suas palavras não passam» (Is 40,8), «Suas promessas serão mantidas» (Tb 14,4). «Deus não mente nem volta atrás» (Nm 23,19). «Seu desígnio divino, desígnio de amor, se realizará infalivelmente» (SI 32,11; Is 25,1). «O homem pode, portanto, confiar.» «Deus vela sobre o mundo (Gn 8,22), dando o sol e a chuva a todos, bons e maus» (Mt 5,45).

A fisionomia de Deus na Escritura Sagrada é a de um Pai que vela sobre seus filhos e provê suas necessidades: «Dais a todos o alimento a seu tempo» (SI 144,15; 103,27), tanto aos animais como aos homens.

Mas a providência de Deus se manifestou, sobretudo, na Historia da Salvação com a encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo, sua Vida, Morte e Ressurreição. A Igreja, sinal visível da sua Presença e Providência, nos ensina a confiar e a esperar.

«Não temais»
São João Crisóstomo (345-407),
da Homilia «A partida para o exílio»

Numerosas são as vagas e brame a tempestade, mas não tememos ser submersos: permanecemos firmes sobre a rocha. Mesmo que o mar se enfureça, não quebrará a rocha; mesmo que as vagas se levantem, não podem engolir a barca de Jesus. Dizei-me: que temeríamos nós? A morte? «Para mim, viver é Cristo e morrer, um lucro» (Fl 1, 21). O exílio? «Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe» (Sl 23, 1). A confiscação dos bens? «Nada trouxemos ao mundo e nada podemos levar dele» (1 Tm 6, 7). Não ligo ao que é temível neste mundo; rio-me dos seus bens. Não temo a pobreza, não desejo a riqueza. Não tenho medo da morte…

O Senhor é que me deu garantias. Fiar-me-ei nas minhas forças? Possuo o seu testamento: eis o meu ponto de apoio, a minha segurança, eis o meu porto tranquilo. Ainda que trema todo o universo, eu possuo este testamento e releio-o: é a minha fortaleza, a minha segurança. Qual o seu conteúdo? «Eis que Eu estou convosco todos os dias até ao fim do mundo» (Mt 28, 20).

Jesus Cristo está comigo, quem temerei? Assaltem-me as vagas e a cólera dos grandes: tudo isso não vale, sequer, o peso de uma teia de aranha.


Santo Juliano, Mártir Tarso



O pai de Juliano, idólatra, ocupava uma alta posição no Senado e sua mãe era cristã. Juliano amou tanto a cruz de Cristo que, aos 18 anos, diante do Pro cônsul Marciano, confessou corajosamente a sua fé em Cristo, sabendo que, por causa disso, poderia ser torturado. E assim foi. Tão logo São Juliano acabou de falar, o Pro cônsul, ordenou que ele fosse espancado e atirado numa cela. Depois disso, Marciano mandou que a mãe do santo fosse chamada e trazida para que visse o seu filho espancado e ferido e tentasse convencê-lo a abandonar a sua fé cristã. Pois, foi exatamente o contrário o que aconteceu: a mãe pediu-lhe para que se mantivesse firme em sua fé e, incentivando a que tudo suportasse por amor a Cristo, e se foi. Após alguns dias, Marciano novamente mandou que o santo fosse trazido à sua presença para verificar se havia mudado de opinião. Tendo recebido resposta negativa, ordenou imediatamente que Juliano fosse colocado dentro de um saco, com areia e serpentes venenosas, e jogado ao mar. E foi assim que São Juliano entregou a sua alma a Deus. «Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam». [Tg 1,12]
Tradução e publicação neste site
com permissão de Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André


Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendo Ecônomo Padre Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José

Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por email.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Folheto da Comunidade Ortodoxa de São Pedro e São Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://comunidadeortodoxaspsp.blogspot.com.br/


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 10h às 10h30
Liturgia Dominical das 10h30 às 12h


Nenhum comentário:

Postar um comentário