03 maio 2014

Domingo das Miróforas (04/05/2014)

DOMINGO DAS SANTAS MIRÓFORAS
3º Domingo da Páscoa
(MATINAS: Lc. 24, 1-12 LITURGIA: At. 6, 1-7 e Mc. 15, 43-47; 16, 1-8)*
A grande pedra que lacrou o túmulo de Jesus nos impressiona, pois nós, também, nos deparamos com muitas pedras enormes em nossas vidas. Pedras que vedam nossas portas para o futuro; pedras do pecado, da doença, da tristeza, da solidão e, finalmente, da morte.
   Como São Paulo, clamamos: “Quem me livrará deste corpo de morte?” (Rm. 7,24). Assim pensamos nas enormes pedras que estão em nosso caminho: os arrependimentos pela forma como agimos no passado; as incertezas que nos afligem neste momento; os medos que estão em nossos corações a respeito de acontecimentos que estão por vir... e diante disso clamamos: Quem me livrará?
   Pensando em nossas imperfeições; em nossa incapacidade de atender as obrigações que a vida nos impõe; em nossa fraqueza diante das tentações, nós clamamos: Onde eu posso encontrar forças? Quem me livrará?
   Pensando em nossos pecados; no bem que deixamos de fazer; nas pessoas que exploramos, ferimos e afligimos com o sentimento de culpa, nós clamamos: Quem me livrará?
   Pensando na morte, o grande e último inimigo da humanidade; no túmulo, no nosso túmulo; e na pedra que um dia o selará, nós clamamos: Quem vai remover a pedra? Quem me livrará deste corpo de morte?
   Muitas são as pedras que bloqueiam o caminho para a vida e para a felicidade. Há a pedra do pecado; a pedra da morte... Esta que é a derradeira pedra, a pedra da extinção. No entanto, foi exatamente esta pedra que foi removida do túmulo de Jesus. Enfim, a morte nunca é o fim da história.
   Ao remover a pedra do túmulo, Deus removeu a maior pedra de todas. Ele conquistou a vitória final sobre o pecado e sobre a morte. Todas as pedras que estão no nosso caminho hoje são apenas pedaços e fragmentos daquele grande bloco de pedra, que sendo o maior de todos os obstáculos, já foi revolvido.
Pe. Anthony M. CONIARIS. 
Prof. emérito da Holy Cross Greek Orthodox. 
School of Theology, em Brookline, MA (EUA). 
Tradução livre do livro: "Gems from the Sunday and Feasts Gospels"


Boletim n. 68, 04.05.2014:
Domingo das Miróforas (Download)
__________________
No 3º Domingo da Páscoa, a Igreja celebra a memória das Santas Mulheres Miróforas, que são as mulheres que seguiram o Senhor, juntamente com sua Santíssima Mãe, durante suas pregações e durante o tempo da paixão salvífica
   Elas são assim chamadas porque algumas delas  "Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé" (Mc. 16,1), ou "Maria Madalena e a outra Maria" (Mt. 28,1), ou "Maria Madalena" (Jo. 20,1), ou simplesmente as "mulheres" (Lc. 24,1)  foram ao sepulcro no domingo da Ressurreição levando aromas (mirra) para ungir o corpo de Jesus.
   Dentre aquelas cujos nomes são conhecidos estão: em primeiro lugar, a Santíssima Virgem Maria – que em Mt. 27,56 e Mc. 15,40 é chamada de "a mãe de Tiago e de José" (estes são os filhos de José de um casamento anterior, e ela era, portanto, sua madrasta) –, Maria Madalena (comemorada em 22/07); Maria, mulher de CléofasJoana, mulher de Cuza, um serviçal de Herodes Antipas (Lc. 8,3); Salomé, a mãe dos filhos de Zebedeu; Maria e Marta, as irmãs de Lázaro; e Susana (Lc. 8,3). Quanto aos nomes das demais mulheres, os Evangelistas se mantiveram em silêncio (cf. Mt. 27,55-56; 28,1-10; Mc. 15,40-41; Lc. 8,1-3; 23,55-24,11; 22-24; Jo. 19,25; 20,11-18; At. 1,14).
   Juntamente com elas, celebramos ainda os secretos discípulos do Senhor: José de Arimateia e Nicodemos que sepultaram Jesus (Jo. 19,38-42).    

Fonte (com adaptações): Arquidiocese da América (EUA)
Tom da semana: 2º Tom
Evangelho das Matinas: 4º
† MATINAS
4º Evangelho das Matinas
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
A ressurreição de Jesus Cristo
(Lc. 24, 1-12)
No primeiro dia da semana, de manhã muito cedo, as mulheres vieram ao túmulo trazer os perfumes que tinham preparado. Encontraram a pedra do túmulo removida e, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Ficaram sem saber o que fazer. Nisso, dois homens vestidos de roupas brilhantes apareceram diante delas. Como ficassem aterrorizadas e baixassem os olhos para o chão, eles disseram: “Por que procurais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou! Lembrai-vos do que vos falou, quando estava ainda na Galileia: O Filho do homem deveria ser entregue ao poder de pecadores e ser crucificado, mas ressuscitaria ao terceiro dia”. Então elas se lembraram das palavras de Jesus.
   Voltando do túmulo, comunicaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam. Contaram estas coisas aos apóstolos, mas suas palavras lhes pareciam tolice. Por isso não acreditaram nelas. Entretanto, Pedro se levantou e correu ao túmulo. Inclinando-se para olhar, só viu os lençóis e voltou para casa admirado do que tinha ocorrido.
† DIVINA LITURGIA
Tropário (2º Tom)
Ὅτε κατῆλθες πρὸς τὸν θάνατον, ἡ ζωὴ ἡ ἀθάνατος, τότε τὸν ᾍδην ἐνέκρωσας, τῇ ἀστραπῇ τῆς Θεότητος· ὅτε δὲ καὶ τοὺς τεθνεῶτας ἐκ τῶν καταχθονίων ἀνέστησας, πᾶσαι αἱ Δυνάμεις τῶν ἐπουρανίων ἐκραύγαζον· Ζωοδότα Χριστὲ ὁ Θεὸς ἡμῶν, δόξα σοι. 

Ὁ εὐσχήμων Ἰωσήφ, ἀπὸ τοῦ ξύλου καθελὼν τὸ ἄχραντόν σου Σῶμα, σινδόνι καθαρᾷ, εἱλήσας καὶ ἀρώμασιν, ἐν μνήματι καινῷ κηδεύσας ἀπέθετο. 

Ταῖς Μυροφόροις Γυναιξί, παρὰ τὸ μνῆμα ἐπιστάς, ὁ Ἄγγελος ἐβόα· Τὰ μύρα τοῖς θνητοῖς ὑπάρχει ἁρμόδια, Χριστὸς δὲ διαφθορᾶς ἐδείχθη ἀλλότριος.
Quando desceste até à morte, Tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram ó Cristo Deus, autor da vida, glória a ti!

O nobre José, tirando do madeiro o teu puríssimo corpo, envelveu-o num lençol de linho branco; e embalsamando-o com aromas, sepultou-o num túmulo novo.

O anjo apareceu no sepulcro e disse às mulheres portadoras de aromas: os aromas são bons para os mortais, mas Cristo manifestou-se sem corrupção.
Kondákion da Páscoa (8º Tom)
Εἰ καὶ ἐν τάφῳ κατῆλθες ἀθάνατε, ἀλλὰ τοῦ ᾍδου καθεῖλες τὴν δύναμιν, καὶ ἀνέστης ὡς νικητής, Χριστὲ ὁ Θεός, γυναιξὶ Μυροφόροις φθεγξάμενος. Χαίρετε, καὶ τοῖς σοῖς Ἀποστόλοις εἰρήνην δωρούμενος ὁ τοῖς πεσοῦσι παρέχων ἀνάστασιν.
Desceste ao túmulo, ó Imortal, destruístes o poder do inferno e ressurgiste vitorioso, ó Cristo Deus, dizendo às Miróforas: "Alegrai-vos!" Dá a paz a teus apóstolos, tu que ressuscitas os que estão decaídos.
LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS
A instituição dos diáconos. 
(At. 6, 1-7)
Naqueles dias,  havendo crescido o número de discípulos, houve queixa dos fiéis que falavam grego contra os fiéis de língua hebraica, porque suas viúvas teriam sido esquecidas no serviço diário. Por isso, os Doze convocaram uma reunião dos discípulos e disseram: “Não é razoável que deixemos de pregar a palavra de Deus para servir às mesas. Escolhei, irmãos, dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais confiaremos este serviço. Pois nós devemos atender à oração e ao ministério da palavra”. 
   A proposta foi bem recebida por toda a assembléia. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
   Apresentaram-nos aos apóstolos e estes, orando, impuseram-lhes as mãos. E a palavra de Deus se difundia e aumentava de maneira extraordinária o número dos discípulos em Jerusalém. Também grande multidão de sacerdotes aderia à fé.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
O sepultamento; O Sepulcro vazio.
(Mc. 15, 43-47; 16, 1-8)
Naquele tempo, veio José de Arimateia, um membro ilustre do tribunal dos judeus que também esperava o reino de Deus. Ele entrou com coragem na casa de Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos ficou admirado de que Ele já houvesse morrido. Mandou chamar o oficial e perguntou se Jesus já estava morto. Informado pelo oficial, deu o cadáver a José. Depois de ter comprado um lençol de linho, José retirou o corpo da cruz, envolveu-o no lençol e o depositou num túmulo escavado na rocha. Em seguida, rolou uma pedra sobre a entrada. Maria Madalena e Maria, mãe de José, olhavam onde o estavam depositando.
O sepulcro vazio. Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. De manhã cedo, no primeiro dia depois do sábado, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. Diziam entre si: “Quem nos vai remover a pedra da entrada do túmulo?” Mas, quando olharam, viram a pedra removida; e era uma pedra muito grande. 
   Entrando no túmulo, viram um jovem sentado à direita, vestido de branco, e se assustaram. Ele lhes falou: “Não vos assusteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar em que o puseram. Mas ide dizer aos discípulos e a Pedro que ele irá à frente de vós para a Galileia. Lá o vereis como ele vos disse”. 
   Perplexas, elas saíram do sepulcro e fugiram apavoradas. E não disseram nada a ninguém, pois estavam com medo.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 4-mai-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário