DOMINGO DAS SANTAS MIRÓFORAS
3º Domingo da Páscoa
3º Domingo da Páscoa
(MATINAS: Lc. 24, 1-12 | LITURGIA: At. 6, 1-7 e Mc. 15, 43-47; 16, 1-8)*
Como
São Paulo, clamamos: “Quem me livrará
deste corpo de morte?” (Rm. 7,24). Assim pensamos nas enormes pedras que
estão em nosso caminho: os arrependimentos pela forma como agimos no passado; as
incertezas que nos afligem neste momento; os medos que estão em nossos corações
a respeito de acontecimentos que estão por vir... e diante disso clamamos: Quem me livrará?
Pensando
em nossas imperfeições; em nossa incapacidade de atender as obrigações que a
vida nos impõe; em nossa fraqueza diante das tentações, nós clamamos: Onde eu posso encontrar forças? Quem me livrará?
Pensando
em nossos pecados; no bem que deixamos de fazer; nas pessoas que exploramos, ferimos
e afligimos com o sentimento de culpa, nós clamamos: Quem me livrará?
Pensando
na morte, o grande e último inimigo da humanidade; no túmulo, no nosso túmulo;
e na pedra que um dia o selará, nós clamamos: Quem vai remover a pedra? Quem me livrará deste corpo de morte?
Muitas são
as pedras que bloqueiam o caminho para a vida e para a felicidade. Há a pedra
do pecado; a pedra da morte... Esta que é a derradeira pedra, a pedra da
extinção. No entanto, foi exatamente esta pedra que foi removida do túmulo de
Jesus. Enfim, a morte nunca é o fim da história.
Ao remover a pedra do
túmulo, Deus removeu a maior pedra de todas. Ele conquistou a vitória final sobre
o pecado e sobre a morte. Todas as pedras que estão no nosso caminho hoje são
apenas pedaços e fragmentos daquele grande bloco de pedra, que sendo o maior de
todos os obstáculos, já foi revolvido.
* Pe. Anthony M. CONIARIS.
Prof. emérito da Holy Cross Greek Orthodox.
School of Theology, em Brookline, MA (EUA).
Tradução livre do livro: "Gems from the Sunday and Feasts Gospels"
Fonte (com adaptações): Arquidiocese da América (EUA)
Prof. emérito da Holy Cross Greek Orthodox.
Tradução livre do livro: "Gems from the Sunday and Feasts Gospels"
Boletim n. 68, 04.05.2014:
Domingo das Miróforas (Download)
__________________
* No 3º Domingo da Páscoa, a Igreja celebra a memória das Santas Mulheres Miróforas, que são as mulheres que seguiram o Senhor, juntamente com sua Santíssima Mãe, durante suas pregações e durante o tempo da paixão salvífica.
Elas são assim chamadas porque algumas delas – "Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé" (Mc. 16,1), ou "Maria Madalena e a outra Maria" (Mt. 28,1), ou "Maria Madalena" (Jo. 20,1), ou simplesmente as "mulheres" (Lc. 24,1) – foram ao sepulcro no domingo da Ressurreição levando aromas (mirra) para ungir o corpo de Jesus.
Dentre aquelas cujos nomes são conhecidos estão: em primeiro lugar, a Santíssima Virgem Maria – que em Mt. 27,56 e Mc. 15,40 é chamada de "a mãe de Tiago e de José" (estes são os filhos de José de um casamento anterior, e ela era, portanto, sua madrasta) –, Maria Madalena (comemorada em 22/07); Maria, mulher de Cléofas; Joana, mulher de Cuza, um serviçal de Herodes Antipas (Lc. 8,3); Salomé, a mãe dos filhos de Zebedeu; Maria e Marta, as irmãs de Lázaro; e Susana (Lc. 8,3). Quanto aos nomes das demais mulheres, os Evangelistas se mantiveram em silêncio (cf. Mt. 27,55-56; 28,1-10; Mc. 15,40-41; Lc. 8,1-3; 23,55-24,11; 22-24; Jo. 19,25; 20,11-18; At. 1,14).
Juntamente com elas, celebramos ainda os secretos discípulos do Senhor: José de Arimateia e Nicodemos que sepultaram Jesus (Jo. 19,38-42).
Fonte (com adaptações): Arquidiocese da América (EUA)
Tom da semana: 2º Tom
Evangelho das Matinas: 4º
No primeiro dia da semana, de manhã muito cedo, as mulheres vieram ao túmulo trazer os perfumes que tinham preparado. Encontraram a pedra do túmulo removida e, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Ficaram sem saber o que fazer. Nisso, dois homens vestidos de roupas brilhantes apareceram diante delas. Como ficassem aterrorizadas e baixassem os olhos para o chão, eles disseram: “Por que procurais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou! Lembrai-vos do que vos falou, quando estava ainda na Galileia: O Filho do homem deveria ser entregue ao poder de pecadores e ser crucificado, mas ressuscitaria ao terceiro dia”. Então elas se lembraram das palavras de Jesus.
Evangelho das Matinas: 4º
† MATINAS
4º Evangelho das Matinas
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
A ressurreição de Jesus Cristo
(Lc. 24, 1-12)
Voltando do túmulo, comunicaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam. Contaram estas coisas aos apóstolos, mas suas palavras lhes pareciam tolice. Por isso não acreditaram nelas. Entretanto, Pedro se levantou e correu ao túmulo. Inclinando-se para olhar, só viu os lençóis e voltou para casa admirado do que tinha ocorrido.
† DIVINA LITURGIA
Tropário (2º Tom)
Ὅτε κατῆλθες πρὸς τὸν θάνατον, ἡ ζωὴ ἡ ἀθάνατος, τότε τὸν ᾍδην ἐνέκρωσας, τῇ ἀστραπῇ τῆς Θεότητος· ὅτε δὲ καὶ τοὺς τεθνεῶτας ἐκ τῶν καταχθονίων ἀνέστησας, πᾶσαι αἱ Δυνάμεις τῶν ἐπουρανίων ἐκραύγαζον· Ζωοδότα Χριστὲ ὁ Θεὸς ἡμῶν, δόξα σοι.
Ὁ εὐσχήμων Ἰωσήφ, ἀπὸ τοῦ ξύλου καθελὼν τὸ ἄχραντόν σου Σῶμα, σινδόνι καθαρᾷ, εἱλήσας καὶ ἀρώμασιν, ἐν μνήματι καινῷ κηδεύσας ἀπέθετο. Ταῖς Μυροφόροις Γυναιξί, παρὰ τὸ μνῆμα ἐπιστάς, ὁ Ἄγγελος ἐβόα· Τὰ μύρα τοῖς θνητοῖς ὑπάρχει ἁρμόδια, Χριστὸς δὲ διαφθορᾶς ἐδείχθη ἀλλότριος. |
Quando desceste até à morte, Tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram ó Cristo Deus, autor da vida, glória a ti!
O nobre José, tirando do madeiro o teu puríssimo corpo, envelveu-o num lençol de linho branco; e embalsamando-o com aromas, sepultou-o num túmulo novo. O anjo apareceu no sepulcro e disse às mulheres portadoras de aromas: os aromas são bons para os mortais, mas Cristo manifestou-se sem corrupção. |
Kondákion da Páscoa (8º Tom)
Εἰ καὶ ἐν τάφῳ κατῆλθες ἀθάνατε, ἀλλὰ τοῦ ᾍδου καθεῖλες τὴν δύναμιν, καὶ ἀνέστης ὡς νικητής, Χριστὲ ὁ Θεός, γυναιξὶ Μυροφόροις φθεγξάμενος. Χαίρετε, καὶ τοῖς σοῖς Ἀποστόλοις εἰρήνην δωρούμενος ὁ τοῖς πεσοῦσι παρέχων ἀνάστασιν.
|
Desceste ao túmulo, ó Imortal, destruístes o poder do inferno e ressurgiste vitorioso, ó Cristo Deus, dizendo às Miróforas: "Alegrai-vos!" Dá a paz a teus apóstolos, tu que ressuscitas os que estão decaídos.
|
A instituição dos diáconos.
(At. 6, 1-7)A proposta foi bem recebida por toda a assembléia. Escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
Apresentaram-nos aos apóstolos e estes, orando, impuseram-lhes as mãos. E a palavra de Deus se difundia e aumentava de maneira extraordinária o número dos discípulos em Jerusalém. Também grande multidão de sacerdotes aderia à fé.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
O sepultamento; O Sepulcro vazio.
(Mc. 15, 43-47; 16, 1-8)
(Mc. 15, 43-47; 16, 1-8)
O sepulcro vazio. Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. De manhã cedo, no primeiro dia depois do sábado, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. Diziam entre si: “Quem nos vai remover a pedra da entrada do túmulo?” Mas, quando olharam, viram a pedra removida; e era uma pedra muito grande.
Entrando no túmulo, viram um jovem sentado à direita, vestido de branco, e se assustaram. Ele lhes falou: “Não vos assusteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar em que o puseram. Mas ide dizer aos discípulos e a Pedro que ele irá à frente de vós para a Galileia. Lá o vereis como ele vos disse”.
Perplexas, elas saíram do sepulcro e fugiram apavoradas. E não disseram nada a ninguém, pois estavam com medo.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικὸν τῆς Μεγάλης τοῦ Χριστοῦ ᾽Εκκλησίας): Typikon 4-mai-2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário