26 abril 2014

Domingo de São Tomé (27/04/2014)

DOMINGO DE SÃO TOMÉ
2º Domingo da Páscoa
São Simeão, um dos 70 apóstolos ( 107)
(MATINAS: Mt. 28, 16-20 LITURGIA: At. 5, 12-20 e Jo. 20, 19-31)*
O mundo à nossa volta está cheio de sinais de Deus! Cada pôr do sol, cada alvorada, cada árvore, cada flor, cada rio, cada estrela que bilha nesse céu cravejado de diamantes que envolve esse nosso maravilhoso mundo, é um sinal do nosso Criador.
   A Bíblia nos diz: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento apregoa a obra de suas mãos” (Sl. 19,2). Aquele que vê o sol radiante que alastra em todo o céu seus raios dourados e púrpuros, e mesmo assim não consegue enxergar o sinal do seu Criador, é como se fosse um par de óculos sem um par de olhos.
   Mas Deus não nos fez ou faz seguir o caminho até Ele por meio desses sinais. É que Ele se revelou a nós através da sua Palavra. O livro da natureza pode nos dizer que há um Deus, mas somente o Livro de Deus pode nos dizer quem Ele é e o que Ele fez por nós através de Jesus Cristo, Seu Filho.
   Os sinais do nascer e do por do sol podem nos dizer que Deus é algo. Mas somente os sinais dos cravos nas mãos de nosso Salvador podem nos dizer que Deus é AMOR.
   Jesus apareceu aos discípulos, e especialmente Tomé, e lhes mostrou as chagas em Suas mãos e o lado: chagas que demonstraram a prova de seu amor; chagas que triunfaram sobre a morte para nos salvar; chagas que expressam uma palavra compreensiva de compaixão por todas as nossas feridas; chagas que podem ser reabertas através de nossos pecados, mas que esperançosamente podem sarar mais uma vez através de nosso sincero e honesto arrependimento.
   Às vezes somos um pouco duros em relação à atitude de Tomé. Mas, na verdade, ele é nosso porta-voz. Cercados por feridas (chagas, ofensas, males), nós também dizemos: “Se eu não vir nas mãos os sinais dos cravos, e não puser o dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não acreditarei.” Vendo as chagas, assim como Tomé, devemos dizer: “Meu Senhor e meu Deus!
Pe. Anthony M. CONIARIS. 
Prof. emérito da Holy Cross Greek Orthodox. 
School of Theology, em Brookline, MA (EUA). 
Tradução livre do livro: "Gems from the Sunday and Feasts Gospels"

Boletim n. 67, 27.04.2014:
Domingo de S. Tomé (Download)
PENSAMENTO
 São Marcos, o Ascético | Άγιος Μάρκος ο Ασκητής (Séc. V)
« Todos os que são batizados na Ortodoxia misticamente receberam a plenitude da graça, mas somente se tornam conscientes desta graça na medida em que observam ativamente os mandamentos. Se cumprirmos os mandamentos de Cristo conscientemente, nós estaremos espiritualmente revigorados na medida em que sofremos em nossos corações. Mas todas as coisas acontecem no tempo devido. Reze persistentemente, e então você nunca fará nada sem que tenha a ajuda de Deus. »

Sobre aqueles que pensam..., 

in: Philokalia, Vol. I, p. 133.
Tom da semana: Tom próprio
Evangelho das Matinas: 1º
† MATINAS
1º Evangelho das Matinas
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Aparição aos onze apóstolos | A missão universal
(Mt. 28, 16-20)
Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Então Jesus se aproximou e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”. Amém.
† DIVINA LITURGIA
Tropário de São Tomé (7º Tom/Grave)
Ἐσφραγισμένου τοῦ μνήματος ἡ ζωὴ ἐκ τάφου ἀνέτειλας Χριστὲ ὁ Θεός, καὶ τῶν θυρῶν κεκλεισμένων, τοῖς Μαθηταῖς ἐπέστης ἡ πάντων ἀνάστασις, πνεῦμα εὐθὲς δι' αὐτῶν ἐγκαινίζων ἡμῖν, κατὰ τὸ μέγα σου ἔλεος.
Do sepulcro selado ressurgiste, ó Vida; e as portas estando fechadas, entraste no meio dos discípulos, ó Cristo Deus, ressurreição de todos, e renovaste em nós, por seu intermédio, o espírito de retidão, segundo tua grande misericórdia.
Kondákion da Páscoa (8º Tom)
Εἰ καὶ ἐν τάφῳ κατῆλθες, ἀθάνατε, ἀλλὰ τοῦ ᾅδου καθεῖλες τὴν δύναμιν· καὶ ἀνέ‐ στης ὡς νικητής, Χριστὲ ὁ Θεός, γυναιξὶ μυροφόροις φθεγξάμενος· Χαίρετε, καὶ τοῖς σοῖς ἀποστόλοις εἰρήνην δωρούμενος, ὁ τοῖς πεσοῦσι παρέχων ἀνάστασιν.
Tendo descido ao túmulo, ó Imortal, Tu destruíste o poderio dos infernos e levantaste-te como vencedor, ó Cristo Deus, Tu, que disseste às mulheres miróforas: rejubilai! E aos apóstolos, dás a paz, Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.
LIVRO DOS ATOS DOS APÓSTOLOS
Milagres e perseguição dos apóstolos. 
(At. 5, 12-20)
Naqueles dias,  muitos eram os sinais e prodígios que se realizavam entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Estavam todos de comum acordo no Pórtico de Salomão. Ninguém dos outros ousava unir-se a eles, mas o povo os tinha em grande estima. Aumentava cada vez mais a multidão de homens e mulheres que acreditavam no Senhor, até o ponto de trazerem para as ruas os doentes, colocando-os nos leitos e em macas para que, chegando Pedro, ao menos sua sombra os cobrisse. Também das cidades vizinhas de Jerusalém afluía muita gente, trazendo os enfermos e os atormentados de espíritos impuros, e todos ficavam curados. 
Perseguição dos apóstolos. Levantaram-se o Sumo Sacerdote e todos os seus partidários, isto é, a seita dos saduceus, cheios de inveja e prenderam os apóstolos, metendo-os na cadeia pública. Mas um anjo do Senhor abriu de noite as portas do cárcere e, conduzindo-os para fora, disse-lhes: "Ide apresentar-vos no Templo e falai ao povo explicando tudo o que se refere a esta maneira de viver."
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Aparição aos discípulos; Jesus e S. Tomé
(Jo. 20, 19-31)
Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando trancadas as portas do lugar onde estavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus chegou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. Após essas palavras, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados serão perdoados. A quem não perdoardes os pecados não serão perdoados”. 
Jesus e Tomé. Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor”. Mas ele respondeu: “Se eu não vir nas mãos os sinais dos cravos, e não puser o dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não acreditarei”. 
   Oito dias depois, os discípulos estavam outra vez no mesmo lugar, e Tomé com eles. Jesus entrou com as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe aqui o dedo e olha minhas mãos, estende a mão e põe no meu lado, e não sejas incrédulo, mas homem de fé”. Tomé respondeu-lhe: “Meu Senhor e meu Deus”. Jesus lhe disse: “Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não viram e creram”. 
A finalidade do Evangelho. Jesus ainda fez muitos outros sinais na presença dos discípulos, mas não foram escritos neste livro. Estes porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 27-abr-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário