13 dezembro 2014

Domingo dos Ancestrais do Senhor

PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Qd. 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
_____________________________________________________________________
Brasília, 14 de dezembro de 2014
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11º Domingo de Lucas

Domingo dos Ancestrais do Senhor

Santos Tirso, Léucio, Calinico, Apolônio, Ariano e Filêmon, mártires
(† séc. III)


Matinas

Tropário:
Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitastes os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: ó Cristo Deus, autor da vida, glória a ti!
Glória ao Pai +, ao Filho e ao Espírito Santo,
Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitastes os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: ó Cristo Deus, autor da vida, glória a ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Mãe de Deus, Teu mistério é glorioso, Teu mistério está acima de todo entendimento, Tua pureza permanece selada e Tua virgindade intacta, Tu que Te fizeste conhecer como verdadeira Mãe, tendo dado à luz ao verdadeiro Deus. Intercedei por nós a Deus para salvar nossas almas.

Katisma:
Verdadeiramente, o nobre José desprega Teu puríssimo corpo do madeiro, envolve-o em pano de linho puríssimo e com aromas, Te deposita em um sepulcro novo. Mas, ao terceiro dia, Senhor, ressuscitaste para dar ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai +, ao Filho e ao Espírito Santo,
O anjo apareceu no túmulo e disse para as santas mulheres: "os perfumes são bons para os mortos, mas Cristo mostrou ser estranho a toda corrupção. Ide e clamai: "O Senhor ressuscitou para dar ao mundo a grande misericórdia."
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Virgem Mãe de Deus tu estás acima de toda a glória, e nós cantamos: pela cruz de teu Filho, o inferno foi abatido, a morte foi destruída pela morte, e nós, os mortos, ressuscitados para a vida, restituindo-nos a bem-aventurança primeira do paraíso.

Ypakoí:
Depois da Paixão, quando as portadoras de aromas foram para o túmulo para ungir Teu Corpo, ó Cristo nosso Deus, elas viram anjos no sepulcro e ficaram assustadas, pois elas ouviram eles dizer que o Senhor havia ressuscitado concedendo ao mundo grande misericórdia.


Antífona:
Se o Senhor não estivesse estado conosco, quem poderia subsistir? Quem estaria ao abrigo do inimigo, do homicida? Não abandona, ó Senhor, o Teu servo aos seus dentes: como leões, eis que meus inimigos se lançaram contra mim.
Glória ao Pai +, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Ao Espírito Santo a honra, como ao princípio de toda a vida. Como ao Deus que dá vigor a todas as criaturas e as conserva no Pai e no Filho.

Prokimenon:
Levanta-Te, Senhor meu Deus, dá as Tuas ordens. A assembleia dos povos Te circundará. (2 vezes).

Stichos:
Senhor, meu Deus, em Ti coloquei a minha esperança, salva-me (repete a primeira).

Evangelho                                                                              Lc 24, 13-35
Evangelho de Nosso Senhor Jesus + Cristo, segundo o Evangelista São Lucas.

Nesse mesmo dia, dois discípulos caminhavam para uma aldeia chamada Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram. Perguntou-lhes, então: De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes? Um deles, chamado Cléofas, respondeu-lhe: És tu acaso o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que nela aconteceu estes dias? Perguntou-lhes ele: Que foi? Disseram: A respeito de Jesus de Nazaré... Era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo. Os nossos sumos sacerdotes e os nossos magistrados o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que fosse ele quem havia de restaurar Israel e agora, além de tudo isto, é hoje o terceiro dia que essas coisas sucederam. É verdade que algumas mulheres dentre nós nos alarmaram. Elas foram ao sepulcro, antes do nascer do sol; e não tendo achado o seu corpo, voltaram, dizendo que tiveram uma visão de anjos, os quais asseguravam que está vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram. Jesus lhes disse: Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória? E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras. Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. Mas eles forçaram-no a parar: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles. Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapareceu. Diziam então um para o outro: Não se nos abrasava o coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? Levantaram-se na mesma hora e voltaram a Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam. Todos diziam: O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão.

Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.


Divina Liturgia


Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”.

Tropário da Ressurreição – 2º tom:
Quando desceste até a morte, Tu que És a vida imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da Tua divindade. E quando ressuscitastes os mortos do fundo da terra, todas as potestades celeste exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a Ti.

Tropário da Festa:
Pela fé justificaste os Antepassados e por eles desposaste a Igreja que é dos gentios. Os santos se ufanam da glória, porque da sua semente nasceu o fruto glorioso o que te gerou sem semente. Pelas suas orações, ó Cristo Deus, salva as nossas almas!

Kondakion – 2º tom:
Glória ao Pai +, ao Filho e ao Espírito Santo.
Tu te levantaste da tumba, ó Salvador onipotente, e o inferno, vendo esta maravilha, estremeceu de medo, e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. Adão e toda a Criação se alegram contigo, e o mundo, ó Salvador meu, te louva para sempre.

Theotokion – 2º tom:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Teus méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus, na pureza selada, preservaste a tua virgindade, verdadeiramente mãe, és reconhecida que deste à luz o verdadeiro Deus roga a Ele que salve as nossas almas!

Kondakion da Festa:
Ó três vezes bem-aventurados, não adoraste ídolo feito pela mão do homem, mas, escudando-vos na essência indescritível permaneceste de pé no meio de um fogo insuportável e clamastes a Deus dizendo: «Vem ó Compassivo, apressa-te em nos auxiliar, Tu que és bondoso e podes tudo o que queres!»

Kondakion da Vigília de Natal:
Hoje a Virgem vem à gruta para dar à luz, de modo inefável, o Verbo que existiu antes dos séculos. Rejubila-te, ó terra, ao ouvir esta boa nova, e glorifica com os Anjos e os pastores, aquele que quis se fazer criança. Ele, o Deus anterior aos séculos.

Prokimenon:
O Senhor é a minha força e o meu louvor e tornou-se a minha salvação.
O Senhor castigou-me duramente, mas, à morte, não me entregou.

Epístola                                                                                              Col 3, 4-11
Leitura da Epistola do Apóstolo São Paulo aos Colossenses.

Irmãos, quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
O Senhor te ouça no dia da tribulação;
te proteja o nome do Deus de Jacó!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Salva, Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho                                                                              Lc 14, 16-24
Evangelho de Nosso Senhor Jesus + Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:

Naquele tempo, o Senhor disse esta parábola: Alguém deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. Na hora do banquete, mandou seu servo dizer aos convidados: Vinde! Tudo está pronto. Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse; comprei um campo e preciso ir vê-lo. Peço que me desculpes. Um outro disse: comprei cinco juntas de boi e vou experimentá-las. Peço que me desculpes. Um terceiro disse: acabo de me casar e, por isso não posso ir. O servo voltou e contou tudo a seu Senhor. Então o dono da casa ficou irritado e disse: Sai depressa pelas ruas e praças da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos. O servo disse: Senhor, o que mandaste fazer foi feito e ainda há lugar. O Senhor disse ao servo: sai pelas estradas e pelos cercados e faze com que as pessoas venham aqui para que minha casa fique cheia. Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete. Com efeito muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.

Nota:
No domingo entre 11 e 17 de dezembro comemora-se a memória dos antepassados de Cristo Jesus, segundo a carne, e de todos os justos do Antigo Testamento que têm relação com o Salvador, desde Adão até a Virgem Maria .


SINAXE


Nesta parábola de hoje, Jesus dá aos críticos e inimigos de sua conduta, a razão de sua predileção pelos pobres e marginalizados de seu tempo. O Reino de Deus é comparado ao banquete que um rei celebra por ocasião das bodas de seu filho. Para esta festa são convidadas pessoas importantes que fazem parte do primeiro escalão da sociedade. Por razões diversas se escusam de comparecer e tomar parte na festa, menosprezando um convite tão seletivo. O rei então, estende seu convite a todos que por ali passam ocasionalmente. Assim, a sala onde se realiza a festa, em pouco tempo, fica ocupada pelos que pertencem às classes mais inferior da sociedade: pobres, aleijados, coxos, viúvas, desempregados, entre outros. O anfitrião entra na sala e apresenta seu Filho aos que ali se encontram.

Deus é este Anfitrião que chama a todos para participar das bodas de seu Filho com a natureza humana, iniciada com a sua Encarnação e consumada com a sua Ressurreição. É Ele o Rei que apresenta ao mundo o seu Filho Unigênito, o Esposo da Nova Aliança, o Esposo da Igreja anunciado pelos Profetas mas, rejeitado pelos "primeiros convidados". O convite à salvação assume, nesta analogia, uma fisionomia nova, a nupcial: o rei é Deus; o banquete é a Salvação que seu Filho, Deus feito homem, nos trouxe; os servos são os Profetas e os Apóstolos; os convidados que rejeitaram o convite são aqueles que, não acolhendo a mensagem do Reino, crucifixaram o Senhor. Finalmente, os que foram arrebanhados para a festa, nas ruas e encruzilhadas, são todos os destinatários da Boa-Nova, os pobres, os marginalizados, os rejeitados etc.

O Reino de Deus se abre a todos, bons e maus, pecadores e santos, gentios e pagãos, puros e impuros. O banquete de bodas é, portanto, o sinal do amor gratuito de Deus ao homem. Os que rejeitam este convite fecham-se ao amor misericordioso de Deus. É a atitude dos que pensam não necessitar da salvação.

O banquete está pronto. Encarnou-se o Filho de Deus e se oferece em sacrifício perpetuamente, em cada celebração litúrgica, pela salvação da humanidade. Eis porque Deus continua renovando o seu convite: “Ide pelas encruzilhadas dos caminhos e a todos que encontrardes, convidai-os para as bodas”. A sala da festa está cheia: bons e maus ali se encontram. É a imagem da Igreja aberta a todos.

A Eucaristia é o grande sinal do banquete do Reino que antecipa o eterno festim messiânico. Somos felizes, pois somos convidados para as bodas do Cordeiro. (cf Ap.19,9) Agora, pertencemos à Nova Jerusalém, a Jerusalém celeste.

Lamentavelmente, muitos ainda são os que continuam a recusar tal convite com as justificativas mais diversas. E, recusar o convite divino é fechar-se à Graça, é escusar-se de participar do banquete do amor e da fraternidade. O banquete não é exclusivo, mas é para todos os irmãos e, por isso, é festa.

São João Crisóstomo, na sua Homilia da noite da santa Ressurreição, presenteia-nos com uma das mais belas formulações do convite para o banquete celestial:

«[...] Entrai, pois, todos no gozo de nosso Senhor; primeiros e últimos recebei a recompensa; ricos e pobres, alegrai-vos juntos; justos e pecadores, honrai este dia; vós que jejuastes e vós que não jejuastes, regozijai-vos uns com os outros; a mesa é farta, saciai-vos à vontade; o vitelo é gordo, que ninguém se retire com fome; tomai todos parte no banquete da fé; participai todos da abundância da graça; que ninguém se queixe de fome, porque o reino universal foi proclamado; que ninguém chore por causa de seus pecados, porque o perdão jorrou do túmulo; que ninguém tema a morte, porque a morte do Salvador nos libertou a todos».

Hoje é um dia feliz para nós que escutamos o convite que brota deste Evangelho. Deus nos chama a todos para a festa de seu Filho. Vamos à Igreja com os irmãos celebrar a vitória da Cruz sobre a morte. Acolhamos ao convite do Rei que nos chama a tomar lugar no banquete de seu Filho. Vinde, exultemos de alegria no Senhor!

BIBLIOGRAFIA:
KONINGS, J. Espírito e Mensagem da Liturgia. Vozes. Petrópolis
CARVAJAL, F. F. Falar com Deus. Quadrante. São Paulo





Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendo Ecônomo Padre Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por email.


Apoio

 - Rodrigo Marques – Membro do Coro da nossa Igreja

 - Folheto da Comunidade Ortodoxa de São Pedro e São Paulo
 Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://comunidadeortodoxa.simplesite.com.br/






Nenhum comentário:

Postar um comentário