22 julho 2016

«5º Domingo de Mateus»


PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
_______________________________________________________________________________
Brasília, 24 de julho de 2016.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

«5º Domingo de Mateus»

(5º depois de Pentecostes - Modo 4)

Memória de Santa Cristina, Megalomártir de Tiro († c. 220).
 



MATINAS

Apolitikion (Tropário) Modo 4 - (4º tom):
As discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande misericórdia.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo,

As discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
O mistério, oculto desde os séculos e desconhecido pelos anjos; por ti foi manifesto, oh Mãe de Deus, aos seres terrenos, porque Deus se encarnou em uma união verdadeira; voluntariamente aceitou a cruz por nós e nela se levantou o primeiro criado e salvou da morte nossas almas.

Katisma Modo 4 - (4º tom):
Katisma:
As Mirróforas vieram a entrada do sepulcro, mas não puderam suportar os esplendores do anjo, assustadas disseram: É verdade que foi roubado quem abriu o Paraíso ao ladrão, o que ressuscitou levantando-se quem anunciou sua Ressurreição antes de sua paixão? Em verdade, Cristo Deus ressuscitou concedendo a ressurreição e a vida a aqueles que se encontravam do Hades!
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.

Oh Salvador, por Tua própria vontade, suportar a Crucificação, os mortais te puseram em um sepulcro novo, a Ti que fixaste com a Tua palavra os continentes! Por isso, a morte foi encarcerada e vencida; e todos os que estavam no Hades, na hora de Tua vivificadora ressurreição exclamaram: Verdadeiramente Cristo ressuscitou outorgando a vida e permanecendo por todos os séculos!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
José, teu prometido e Custódio ao ver tua inefável concepção sem semente, quedou surpreendido, oh Mãe de Deus. Em seu interior pensou consigo mesmo na chuva que cai sobre a erva seca e na sarça que arde sem se consumir. E deu testemunho diante dos sacerdotes, dizendo: “A Virgem à luz e permanece Virgem”.

Katisma:
Oh Cristo nosso Salvador, porque és Imortal ressuscitaste do sepulcro. Com Tua Ressurreição ressuscitaste contigo o mundo, e com Teu poder aniquilaste a força da morte, e anunciaste a todos Tua Ressurreição. Por isso Te glorificamos, oh único misericordioso e amante da humanidade!
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.

Gabriel desceu do alto com vestes brancas. E dirigindo-se à pedra donde se encontrava a Pedra da Vida, clamou as chorosas mulheres, dizendo: Deixai de chorar e vinde fortalecidas e gozosas, porque aquele a quem buscais com lágrimas, em verdade ressuscitou. E proclamou aos Apóstolos: O Senhor ressuscitou!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Puríssima, todos os coros se assombraram ante o mistério de teu parto, ao ver como repousou em ti, como menino o que sustenta tudo em suas mãos; Aquele que existiu antes de todos os séculos tomou principio no seu tempo; E como aquele que alimenta com toda sua bondade a todo ser que respira, se alimenta com leite. Por isso tem louvaram e te louvam, por ser em verdade a Mãe de Deus.

Ypakoí Modo 4 - (4º tom):
Obediência:
As Mirróforas se adiantaram os Apóstolos e anunciaram os acontecimentos da ressurreição milagrosa, oh Cristo, dizendo que tu ressuscitaste como Deus dando ao mundo a grande misericórdia.

Anabtmo:
Antífona:
Desde minha juventude muitos são os sofrimentos que me perseguem; porém Tu, Salvador meu, protege-me e salva-me, oh quem odiai a Sion, como a palha no fogo sereis consumidos.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Pelo o Espírito Santo toda alma vive, se purifica, e brilhando eleva-se até a Trindade Única, mística e pura.

Antífona:
Senhor, a Ti clamo com fervor desde o fundo de minha alma que me escutem teus divinos ouvidos.
Os que depositaram sua esperança em Deus estão sobre todas as penas.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Espírito Santo faz transbordar os rios da graça e seus arroios refrescam toda a criação com a vida vivificadora.

Antífona:
Oh Verbo, que meu coração se eleve a Ti; que as atrações do mundo não me incline para a vida terena.
Cada um de nós tem muito amor a sua Mãe; e com maior razão devemos querer o Senhor como mais fervor.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Como o Espírito Santo está a riqueza da sabedoria e a visão divina, porque por seu meio o Verbo anuncia todos os mandamentos do Pai.

Prokimenon:
Levanta-te, oh Deus, venha em nossa ajuda e resgata-nos por teu nome. (2 vezes).

Stichos:
Oh Deus, com nossos ouvidos temos escutado.
Levanta-te, oh Deus, venha em nossa ajuda e resgata-nos por teu nome.

Kondakion Modo 4 - (4º tom):
Meu Salvador e meu libertador, saiu do sepulcro desligou e ressuscitou todos os habitantes da terra, Ele o boníssimo, Ele o nosso Deus.
Ele destruiu as portas do inferno. O Senhor de todas as coisas ressuscitou ao terceiro dia.

Ikós:
Cristo doador da vida, ressuscitou dos mortos, depois de três dias, deixou seu túmulo e em sua força, “ Ele quebrou as portas da morte condenou o inferno destruindo a morte e libertando Adão e Eva.
Habitantes da terra, celebremo-Lo e rendemos-lhes graças; clamemos, sem cessar seu louvor.
Três dias sepultado, Ele ressuscitou porque Ele é o único forte, o único Deus, o único Senhor.

Evangelho:                                                                                                             Lc 24, 13-35
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:

Naquele tempo, Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso. E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.

Exapostilário 5º:
Cristo que és o caminho e a vida, depois de sua ressurreição dentre os mortos, acompanhaste a Lucas e Cléofas, que o reconheceram em Emaús ao partir o pão, e cujos corações arderam quando lhes falou no caminho, explicando-lhes tudo que está escrito sobre seu sofrimento. Exclamemos com eles: Em verdade o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão Pedro.

Theotokion 5º:
Oh Criador meu, louvo Tua piedade incontenivel. Tu que te rebaixaste para vestir a natureza humana, e sendo Deus, aceitaste por mim, encarnaste na donzela pura de Deus, desceste ao Hades e quiseste salvar-me pela intercessão de Tua Mãe, oh Senhor, todo piedade.

Laudes - Modo 4 - (4º tom):
Tudo que respira louve ao Senhor! Louvai o Senhor do Céu, louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o todos os seus exércitos! A ti pertence l louvor o Deus!

1 Esta glória será para todos os Justos.
Oh, Senhor Todo-poderoso, glorificamos Tua Ressurreição e a Ti que suportaste a crucificação e a morte, e que ressuscitaste dentre os mortos.

2 Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Oh Cristo, tu que nos libertaste com Tua crucificação da primeira maldição, com Tua morte acabaste com a rebeldia do mal que domina nossa natureza, e com Tua Ressurreição encheste a todos de alegria. Por isso Te exclamamos: Senhor que ressuscitaste dentre os mortos, glória a Ti!


3 Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Oh Cristo Salvador, que ressuscitaste dentre os mortos, guia-nos com Tua Cruz até Tua Verdade, e salva-nos das redes do inimigo, estende Teu braço e levanta a nós os caídos com pecados, pela intercessão de Teus Santos, oh Senhor, amante da humanidade.

4 Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Verbo único de Deus, vieste à Terra sem separar-te do regaço do Pai; por Teu amor a humanidade, te fizeste homem sem mudança suportando a crucificação e a morte do corpo, Tu, que em Tua divina natureza não sente dor; e ressuscitaste dentre os mortos agraciaste o gênero humano com a imortalidade, porque és o único Todo-poderoso.

5 Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Oh Salvador, Tu nos concedeste a imortalidade quando recebeste a morte em seu corpo e habitaste o sepulcro para livrar-nos do Hades ressuscitando-nos contigo; sofreste como homem, porém ressuscitaste como Deus. Por isso exclamamos: Glória à Ti, o Doador da Vida, Senhor, único Amante da humanidade!

6 Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Oh Salvador, quando foi semeado Tua Cruz, no Gólgota, as pedras se fenderam; e quando foste colocado no sepulcro, como morto, os guardiões do Hades se aterrorizaram, porque acabaste com a força da morte; e com Tua ressurreição agraciaste os mortos com a incorrupção. Oh Senhor, Doador da Vida, glória à Ti.

7 Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Oh Cristo, as mulheres desejaram ver Tua ressurreição, Maria Madalena porém se adiantou e encontrou a pedra removida do sepulcro e o Anjo sentado dizendo: “Porque buscais o vivo entre os mortos?” Ressuscitou como Deus para salvar a toda criação.

8 Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Dizei judeus, onde está Jesus que acreditastes que estavam vigiando? Onde está o que colocaram no sepulcro selando a pedra? Dá-nos o morte, oh renegados da vida. Dá-nos o sepultado ou então crede no ressuscitado. Se calais a ressurreição do Senhor, aqui estão as pedras que a anunciaram, em especial a pedra removida do sepulcro. Quão grande és Tu piedade e que grande é o mistério que dispuseste? Oh Salvador nosso, glória à Ti.

Eothinon 5º:
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ó Cristo, como é admirável a Tua justiça e Teu arbítrio. Ao conceder a Pedro o entendimento de Tua ressurreição, pelo simples olhar do Teu Santo Sudário!
Porém, acompanhando e conversando com Lucas e Cleófas não deixaste que eles Te reconhecessem; por isso eles menosprezaram-Te, considerando-Te o único, estando em Jerusalém, que não sabia o que tinha acontecido. Mas, de acordo com o entendimento deles, lhes explicaste tudo o que foi dito pelos Profetas sobre Ti!
Ao partires o pão, se lhes abriram os olhos e Te reconheceram, pois estavam aflitos para isso. Voltaram, porém, para Jerusalém, onde se achavam reunidos os discípulos e anunciaram claramente a Tua ressurreição. É confiando nela, ó Senhor, que nós Te pedimos: tem piedade de nós.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Apolitikion (Tropário):
Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.

Divina Liturgia
Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Apolitikion (Tropário) da Ressurreição - Modo 4 - (4º tom):
As discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande misericórdia.

Kondakion Modo 4 - (4º tom):
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
O Salvador e Redentor meu, sendo Deus, rompeu as portas do Hades, libertando de suas cadeias os habitantes da terra, e, sendo Soberano, ressuscitou ao terceiro dia.

Theotokion Modo 4 - (4º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
O mistério eternamente oculto e dos anjos desconhecido, através de ti, ó Mãe de Deus, encarnando-se, apareceu na terra, voluntariamente aceitou a Cruz, e com ela ressuscitou o primeiro criado, e salvou da morte as nossas almas.

Hino à Mãe de Deus:
Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokimenon:
Tu és bendito Senhor, Deus de nossos pais e teu nome é louvado e glorificado pelos séculos.
Pois és justo em todas as coisas que nos fizeste tuas obras são verdadeiras e retos os teus caminhos.

Epístola:                                                                                                                      Rm 1, 1-10
Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo aos Romanos:

Irmãos, o desejo do meu coração e a súplica que dirijo a Deus por eles são para que se salvem. Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discernimento. Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque Cristo é o fim da lei, para justificar todo aquele que crê. Ora, Moisés escreve da justiça que vem da lei: O homem que a praticar viverá por ela (Lv 18,5). Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? Isto é, para trazer do alto o Cristo; ou: Quem descerá ao abismo? Isto é, para fazer voltar Cristo dentre os mortos. Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração (Dt 30,14). Essa é a palavra da fé, que pregamos. Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Cinge a tua espada, com majestade e esplendor, cavalga vitorioso, pela causa da verdade e da justiça.

Aleluia, aleluia, aleluia!
Amaste a justiça e detestaste a iniquidade, por isso Deus te ungiu com o óleo da alegria.

Aleluia, aleluia, aleluia!


Evangelho:                                                                                                                    Mt 8,28-9,1
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, no outro lado do lago, na terra dos gadarenos, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram ao encontro de Jesus. Eram tão furiosos que pessoa alguma ousava passar por ali. Eis que se puseram a gritar: Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? Havia, não longe dali uma grande manada de porcos que pastava. Os demônios imploraram a Jesus: Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos. Ide, disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas. Os guardas fugiram e foram contar na cidade o que se tinha passado e o sucedido com os endemoniados. Então a população saiu ao encontro de Jesus. Quando o viu, suplicou-lhe que deixasse aquela região. Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade.

Kinonikon:
Na luz da glória de tua face caminharemos, Senhor, pelos séculos.
Aleluia, aleluia, aleluia!
 Extraído do site ecclesia.com.br

SINAXE

Pe. Paulo A. Tamanini

Após acalmar a tempestade, o Senhor e seus apóstolos chegaram à cidade de Gadara (Mt 8,28), no território de Gerasa (Mc 5,1), que estava sob o domínio do Império Grego, a leste da Palestina, aproximadamente 57 km de Amã, para lá, realizar mais um milagre: a expulsão de demônios. Os habitantes de Gadara, ou seja, os gadarenos, eram muito supersticiosos, idólatras e preferiam viver isolados da sociedade. Este povo acreditava, segundo a concepção da época, que os maus espíritos eram associados a tudo o que podia contaminar e contagiar, como por exemplo, as doenças de lepra e também com animais que devorassem de maneira voraz as suas presas, como por exemplo, os porcos, javalis etc.

Ao entrar na cidade e percebendo a presença de Jesus, dois endemoniados saíram de seus esconderijos e foram ao encontro do Senhor para reclamar a sua adiantada presença naquele lugar (Mt 8,28). Além de sentirem a presença do Senhor, reconheceram-no e o confessaram Filho de Deus, o Messias. São Tiago nos escreve: “Também os demônios creem em Jesus e tremem de medo”. (Tg 2,19)

Não basta apenas acreditarmos em Deus, mas é preciso reconhecer sua presença amorosa em nossa vida e nossa história, como o eterno Criador e sustentador de tudo o que existe.

Engana-se quem pensa que os que causam o mal não creem em Deus. São muitos os exemplos de males terríveis cometidos contra indivíduos e grupos em seu nome, espalhando a dor, sofrimento e a morte. Este modo de praticar a é distorcido e doentio, mas ainda assim, Deus não é ignorado. Se até mesmo os demônios acreditam na existência de Deus e se a nossa se resume apenas nesta "certeza" de sua "existência", então nos enganamos a nós mesmos.

Jesus com sua presença e ação, desterrou o poder do maligno, libertando dois homens de demônios transferindo-os para uma manada de porcos que, em seguida, precipitaram-se no abismo. O porco é considerado pelos judeus e maometanos um animal impuro que merece todo o desprezo por causa de sua voracidade e de seu hábito de fuçar na imundície; é também símbolo de baixeza e embrutecimento.

Este exorcismo, narrado pelo Evangelista São Mateus, permite dupla constatação: a) o Ser humano não é esconderijo de demônios, mas templo do Espírito Santo de Deus. A vinda do Senhor ao mundo restaurou a dignidade própria da criatura humana. Por isso, aos demônios, restou habitar naquele que era considerado símbolo da impureza e baixeza. b) o solo sagrado, igualmente, não podia suportar as patas do animal que carregava o maligno. A manada estava em terra sagrada e, diante do Filho de Deus, não restou alternativa senão precipitar-se abismo abaixo. Um convite, portanto, a redescobrirmos os lugares sagrados onde vivemos: em casa, no local de trabalho, de lazer, de oração. Aliás, como cristãos, nossa presença deveria ser uma presença sempre transformadora nos ambientes por onde transitamos, pois somos templos vivos de Deus.

Em outras passagens do Evangelho, o povo se alegrava com os milagres que o Senhor realizava. Neste episódio, porém, observamos o contrário: Jesus é expulso de pelos que presenciaram a cena. O Evangelista São Lucas aponta a causa do convite para que Jesus se retirasse como sendo "econômica": os porcos se jogaram no abismo e isto era sinal de prejuízo para seus donos. Algumas pessoas temendo mais perdas com a presença de Jesus tomaram a decisão de expulsá-lo. Marcos em seu Evangelho conclui que os habitantes preferiram permanecer idólatras, cultivando suas práticas pagãs a converter-se. O importante é que aqueles que antes estavam possessos recuperaram a sua dignidade humana e não mais precisavam habitar as grutas ou cavernas, mas podiam voltar a conviver com seus semelhantes.

De fato, onde não houver um mínimo de sensibilidade, de compaixão com os sofrimentos de nossos irmãos mais desafortunados, onde não houver grandeza para alegrar-se com os êxitos e alegria do outro, Deus não pode habitar plenamente. Sua presença se faz na partilha, seja de bens materiais ou dos bons sentimentos humanos, dons da Misericórdia e da bondade do Pai Celestial.

Extraído do site ecclesia.com.br


24 de Julho: Santa Cristina, Mártir




Santa Cristina era a filha de um governante da cidade de Tira. Seus pais eram pagãos, mas pela providência de Deus, foi chamada com um nome que indicava o seu futuro cristão. Não havia naquela cidade, entre todas as jovens, uma mais bela e graciosa do que ela. Seu pai, desejando preservar sua virgindade, construiu uma habitação exclusivamente para ela e, pondo ali alguns ídolos, ordenou que ela os venerasse. Vivendo na solidão, Cristina contemplava o céu estrelado e, como Santa Bárbara, concluiu que devia haver um único Criador de todas as coisas. Deus lhe providenciou que conhecesse alguns cristãos que a ensinaram sobre a fé cristã. Cristina passou então a crer em Nosso Senhor Jesus Cristo, destruindo, com grande indignação, todos os ídolos que estavam em sua casa. Por causa disso, por ordem de seu pai, foi submetida a diferentes formas de tortura: foi espancada impiedosamente, teve seu corpo cortado com lâminas afiadas, foi queimada com fogo e depois jogada em uma cova com serpentes venenosas etc. Finalmente, os carrascos transpassaram com lanças e espadas o seu corpo, e assim foi como o Santa mártir Cristina sofreu por amor a Cristo no ano 300.

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Extraído do site ecclesia.com.br


Santa Cristina, mártir cristã, séc. IV

Os registros gregos mostram como sua terra natal Tiro, na Fenícia, hoje conhecida como Tunísia, enquanto os latinos citam Bolsena, na Toscana, Itália. Estes relatos do antigo povo cristão contam que o pai de Cristina, Urbano, era pagão e um oficial do Império, que ao saber da conversão da filha, queria obrigá-la a renunciar ao Cristianismo. Por isso, decidiu trancar a filha numa torre na companhia das doze servas pagãs. Para mostrar que não abdicava da fé em Cristo, Cristina despedaçou as estátuas dos deuses pagãos existentes na torre e jogou janela abaixo as joias que as adornavam, para que os pobres pudessem aproveitá-las. Quando tomou conhecimento do feito, Urbano mandou chicoteá-la e prendê-la num cárcere. Nem assim conseguiu a rendição da filha e, por isso, a entregou aos juízes.

Cristina foi torturada terrivelmente e depois lançada numa cela, onde três anjos celestes limparam e curaram as suas feridas. Como solução final, o governante pagão mandou que lhe amarrassem uma pedra ao pescoço e a jogassem num lago. Novamente anjos intervieram: sustentaram a pedra que ficou boiando na superfície da água e levaram a jovem até a margem do lago.

As torturas continuaram: Cristina foi novamente flagelada, depois amarrada a uma grade de ferro quente e colocada numa fornalha superaquecida, mordida por cobras venenosas e teve os seios cortados, antes de finalmente ser morta com duas lanças transpassando seu corpo.

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Extraído do site ecclesia.com.br



20 de Julho: Santo Elias, Profeta


O profeta Elias nasceu em Tisbé, sudeste da Terra Santa, e foi contemporâneo do rei Acab e da rainha Jezebel. Morreu depois deles, julgando-se que ainda vivia no ano 850 antes de Cristo. Era da Tribo dos Levitas, da geração de Aarão. Algum tempo antes de seu nascimento, o reino Hebreu se dividiu em duas partes: o Reino Judeu e o Israelita. O primeiro ficou com as Tribos de Judas e Benjamim, sendo a sua capital, a cidade de Jerusalém. Ocupava a região do meio-oriente, da Terra Santa. O reino de Israel estava na região setentrional e ficou com as outras 10 tribos, sendo sua capital a cidade de Samaria.

Nos tempos do Profeta Elias, o povo hebreu que habitava o reino de Israel começou a se distanciar da sua fé e a venerar os ídolos pagãos, como Baal entre outros mais. Durante o reinado do rei israelita Ajab (877-854 antes de Cristo), Elias se viu chamado a servir a Deus como seu Profeta, convertendo-se num fervoroso defensor da verdadeira fé.

Assim, o Profeta Elias buscou convencer o ímpio rei Ajab a renegar os ídolos e aderir ao verdadeiro Deus, mas o rei não quis ouvi-lo. O profeta então predisse que, durante três anos, Israel não veria nem a chuva nem o orvalho, e que a seca e a fome se abateriam sobre Israel. Retirou-se depois para um lugar afastados nas proximidades de um riacho e, neste lugar, era alimentado por um corvo. Ao cabo de um ano, o arroio secou e Elias se dirigiu a Serepta de Sidón, ao norte da Terra Santa lá se estabelecendo na casa de uma pobre viúva. Mesmo carecendo de alimentos, com sua última porção de azeite e farinha preparou-lhe uma refeição. Depois disso, graças às orações que o Profeta dirigiu a Deus, nunca mais faltaram na casa da pobre viúva a farinha e o azeite e, por muito tempo, pode alimentar seu filho e seu hóspede. Quando a viúva de adoeceu repentinamente e faleceu, o Profeta a trouxe de volta à vida (3Reis 17).

No reino de Israel, o principal local de adoração de Baal era o Monte Carmelo. Ao final de três anos e meio do início da grande seca, o Profeta Elias reuniu ali o rei Ajab, seus sacerdotes e o povo e disse-lhes: «Até quando ficareis mancando nas duas pernas? Se o Senhor é Deus, sigam a Ele, e se é Baal, então sigam Baal! Então, para que todos soubessem quem é o verdadeiro Deus, Elias propôs erguer dois altares, um para cada um deles, e que o novilho sacrificado fosse posto sobre eles, mas que o fogo não fosse aceso. Invocaria então, cada qual, seu Deus, para que enviasse do céu o fogo para acender as lenhas. O Deus invocado no altar em que o fogo fosse aceso seria adorado como Deus Verdadeiro. E todos concordaram com a proposta do Profeta. Primeiro, os sacerdotes de Baal invocaram seu deus, pedindo que lhes mandasse o fogo. Gritavam e dançavam em torno do altar durante um dia inteiro. Elias debochava deles dizendo que seu deus estava dormindo, e que deveriam gritar ainda mais forte. Ao anoitecer, Elias mandou que se reunissem todos diante de seu altar. Seguindo suas orientações, cavaram em torno do altar um buraco e encheram de água, molhando completamente a lenha a lenha preparada para o fogo. Assim foi feito para que ninguém tivesse qualquer dúvida do que aconteceria. Logo, o Profeta começou a rezar: «Escuta-me, Senhor, e faze que este povo também saiba que só Tu és o único Deus em Israel, e que eu sou teu servo». E desceu do céu um fogo, queimando toda lenha, as pedras do altar e o pó em torno do altar, fazendo evaporar toda a água que estavam na vala aberta em torno do altar. Ao presenciar o que acontecera, o povo aterrorizado caiu de joelhos e exclamavam: «O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! Depois, capturaram todos os sacerdotes de Baal e os mataram, pois que, durante tantos anos, foram por eles induzidos ao engano. Pressionado pelo que havia acontecido, o rei Ajab e seu povo começaram a descer do monte. Então o céu se cobriu de nuvens e a chuva voltou, a primeira chuva depois de três anos de seca. Assim, muitos israelitas se converteram a Deus.

Depois deste acontecimento, Jezebel, a esposa de Ajab, começou a perseguir o Profeta que teve de esconder-se no deserto e, finalmente, chegou ao monte Horeb, próximo do Sinai. Neste lugar Elias teve uma visão; primeiro sentiu uma brisa suave, e logo viu Deus que lhe ordenou que ungisse Eliseu, que o sucederia como profeta (3Rs 19). Sua vida, como Profeta, teve um fim extraordinário: foi transportado ao céu numa carruagem de fogo (4Rs 2,11) na presença do profeta Eliseu que recebeu a capa do Profeta Elias com a qual realizou seu primeiro milagre. E, Elias, como o seu ancestral Henoc, foi conduzido em vida, alma e corpo, para o céu (Gn 5,24). Diz-se que, tanto o profeta Elias como Henoc retornarão à terra antes do final do mundo, para acusar o anti-Cristo, e serão martirizados em suas mãos.
Elias, com seus grandes feitos, ajudou no estabelecimento da verdadeira fé, junto ao povo Israelita, destruindo a idolatria e preparando, portanto, a vinda de nosso Salvador ao mundo. A sua fervorosa defesa da fé, a sua absoluta obediência à vontade de Deus, a pureza e castidade de sua vida, a dedicação à oração e a contemplação dos mistérios divinos, são qualidades que distinguem este grande Profeta. Na Sagrada Escritura o profeta Elias aparece como o homem que caminha sempre na presença de Deus. O seu lema era «ardo de zelo pelo Senhor Deus dos exércitos». Seus contemporâneos o chamavam «O homem de Deus». «Então surgiu um profeta como um fogo cujas palavras era um forno aceso» (Ecl 48,1).

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Extraído do site ecclesia.com.br

22 de Julho: Santa Maria Madalena, Igual-aos-Apóstolos


 Santa Maria Madalena, portadora de mirra, [Mirróforas] nasceu na cidade de Magdala, às margens do Lago de Genesaré [Mar da Galileia], ao norte da Terra Santa. Desde a sua juventude era vítima de possessões que lhe causavam sofrimentos. Pela misericórdia divina, Maria teve um encontro com o Senhor, quando, pregando o evangelho, ele visitou sua cidade. Jesus se compadeceu dela e expulsou sete demônios que a atormentavam, propiciando-lhe, assim, uma cura tanto física como espiritual. Daquele momento em diante, Maria se converteu numa discípula do Divino Mestre, servindo-lhe, juntamente com outras virtuosas mulheres.

Quando Jesus foi levado ante Pilatos, sendo por todos injuriado, os discípulos vacilaram e fugiram; Maria, porém, não abandonou o Senhor; esteve junto à Cruz, ao lado de sua puríssima Mãe e do Apóstolo São João, o Discípulo Amado; foi ela quem acompanhou o corpo do Salvador quando era trasladado para o sepulcro no jardim de José de Arimatéia, ungindo ali o corpo com o preciso mírron e as substâncias aromáticas, sendo, por isso chamada de Portadora de Mirra [Mirróforas]. O sepultamento de Jesus foi realizado às pressas, já que era sexta-feira e, em poucas horas, ao anoitecer, deveria ter início a celebração da Páscoa judaica.

No dia seguinte, depois da Páscoa, primeira hora da manhã de Domingo, quando ainda estava escuro, Maria foi a primeira a chegar ao sepulcro para terminar o rito do sepultamento do corpo do Salvador. Ainda no caminho, pensava sobre como iria mover a pedra à entrada do túmulo, porque era muito pesada. Chegando, viu que a pedra já estava retirada. Voltou apressada aos apóstolos e contou a Pedro e a João o que tinha visto. Os apóstolos foram correndo à sepultura e, ao chegar, encontrando apenas os véus com os quais o corpo de Jesus tinha sido envolvido, foram-se de lá. Maria chegou depois dos apóstolos e, entrando no lugar onde estava a tumba, começou a chorar. Viu então dois jovens vestidos de branco e, um deles, lhe dirigiu a palavra perguntando: «Mulher, por que choras?» Maria respondeu: «Levaram meu Senhor, e não sei onde o puseram.» Tendo dito isto, virou-se e viu Jesus, mas não o reconheceu. Pensando ser o jardineiro, disse-lhe: «Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me, onde o puseste?» Jesus lhe disse: «Maria!» E ela reconheceu aquela voz familiar, e viu que o Senhor tinha ressuscitado. Num ímpeto de alegria, prostrou-se aos seus pés.

Nesse mesmo dia, pela terceira vez, Maria foi digna de ver o Salvador Ressuscitado quando, junto às outras mulheres portadoras de aroma [Mirróforas], voltou à sepultura. Contou logo aos apóstolos sobre as aparições do Salvador, mas não lhe deram crédito.

Maria, testemunha da vida e dos milagres realizados pelo Salvador, percorreu numerosos países anunciando o Evangelho. Diz-se que, estando em Roma, foi ao Palácio do Imperador Tibério. Durante a audiência que este lhe concedeu, falou-lhe de Jesus Cristo, dos seus ensinamentos, de sua morte e ressurreição. O imperador duvidou da ressurreição e pediu-lhe algumas evidências. Maria então, tomando um ovo cozido que estava sobre uma mesa, entregou ao imperador, dizendo-lhe: «Cristo ressuscitou!» Enquanto pronunciava estas palavras, o ovo de cor branca que estava nas mãos do imperador, tornou-se vermelho bem vivo. [Este acontecimento está muito bem representado na parede oriental do altar da bela igreja de Santa Maria Madalena, localizada no Jardim do Getsêmani, e que foi construída pelo imperador russo Alexandre III, no ano de 1886. A santa se encontra vestida humildemente de branco, ao estilo apostólico, diante do imperador Tibério, que está cercado de guarda-costas. Em sua mão estendida ela segura um ovo vermelho]. No dia de sua comemoração, no Jardim Getsêmani, depois da Divina Liturgia, os peregrinos costumam trocar ovos vermelho pascais, dizendo uns aos outros: «Cristo ressuscitou!»

Depois de Roma, Santa Maria Madalena foi a Éfeso, e lá ajudou o Apóstolo São João, o Teólogo, na pregação do Evangelho. As circunstâncias de sua morte são desconhecidas.

SÍNTESE HAGIOGRÁFICA: Maria Madalena é uma personagem feminina do Novo Testamento. Provavelmente natural de Magdala (daí o nome Madalena), foi uma das «piedosas mulheres» que acompanhavam Jesus, que a havia libertado de sete demônios. Assistiu à crucifixão e à deposição de Cristo e foi testemunha da Ressurreição do Mestre. Tradicionalmente é identificada com a anônima «pecadora arrependida» de que fala Lucas, aquela que perfumou os pés de Jesus, banhou-os com suas lágrimas e enxugou-os com os próprios cabelos; a sua figura representa, para a cristandade, o símbolo da penitente. A Igreja romana, seguindo são Gregório Magno, além de a identificar com a «pecadora», também a confunde frequentemente com Maria de Betânia, irmã de Lázaro, e celebra as três Marias com uma única festa. A Igreja grega, ao contrário, seguindo Orígenes, distingue as três figuras, celebrando três festas diferentes.

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Extraído do site ecclesia.com.br


 

Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendíssimo Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 10h às 10h30
Liturgia Dominical das 10h30 às 12h



Nenhum comentário:

Postar um comentário