18 maio 2013

Domingo das Santas Miróforas (19/05/2013)

DOMINGO DAS SANTAS MIRÓFORAS 
2º Domingo após a Santa Páscoa
(Epístola: At. 6: 1-7 | Evangelho: Mc. 15: 43-47; 16: 1-8)
Não era comum, naquele tempo, um sentenciado ganhar um sepulcro. Geralmente após a morte indigna de um condenado à cruz, o corpo era deixado pendurado à vista de todos, para que os abutres o devorassem, segundo as leis romanas. Mas pelas leis de Israel um sentenciado deveria ganhar, pelo menos, uma sepultura em uma cova comum. Também é imperioso lembrar que o dia seguinte sempre tinha seu início após o pôr do sol daquele mesmo dia, respeitando as tradições judaicas. A Páscoa Judaica aproximava-se, e não era nada agradável ver um judeu suspenso numa cruz em dia de Festa. Essas duas situações fizeram com que Jesus ganhasse um túmulo novo, graças à interferência e ao apelo de José de Arimatéia e Nicodemus (Jo. 19: 38).

Também era costume, após a morte de um judeu, ungir com óleos aromáticos diversas partes do corpo, numa tentativa de abrandar o cheiro da corrupção corporal trazidos pela morte. A este serviço estavam sempre incumbidas as miróforas (mulheres portadoras de aromas) e que tivessem um parentesco muito próximo para executar tais funções. São a elas que o Calendário Litúrgico Bizantino presta hoje homenagens, atribuindo-lhes orações e cantos próprios, neste 2º. Domingo depois da Páscoa, sem que haja algo correspondente na Liturgia Ocidental. Afinal, foi por meio delas que o anúncio da Ressurreição fez-se notícia e por isso ganham uma honrosa referência na Liturgia.
Também, repetidas vezes lembra a Liturgia do desvelo solícito das mulheres que saem de suas casas para terminar os rituais do sepultamento feito às pressas no dia anterior, conforme o Kondakion:
Ó Cristo Deus, quando saudaste as Miróforas,
puseste fim à lamentação de Eva, a primeira Mãe,
e ordenaste-lhes de anunciar a teus apóstolos
que o Salvador ressuscitou do túmulo.
Este desvelo faz destas mulheres as primeiras testemunhas da Ressurreição e, por isso mesmo, ganham os epítetos de “Apóstolas dos apóstolos”e “Mensageiras da Boa-Nova”. Os quatro Evangelistas narram o episódio, mas, Marcos e Lucas fazem questão de nomeá-las: Maria Madalena, Salomé, Joana, Marta e Maria (irmãs de Lázaro) e Maria, mãe de Tiago (Mc. 15:40 e Lc. 24:10). Se aqueles aromas eram destinados Àquele que tinha morrido, já não tinham mais utilidade, pois do sepulcro vazio brotava o suave perfume da vida.
Por: Pe. Pavlos Tamanini
Igreja São Nicolau (Florianópolis/SC)

Boletim n. 16, 19.05.2013: 
Domingo das Santas Miróforas (Download)


PARA REFLETIR
v A alegria da Ressurreição.
v A Ressurreição de Cristo no coração de cada um de nós.
v A Ressurreição de Cristo em nossos lares.

PENSAMENTO
† São Gregório do Sinai
“A fé, como oração ativa, é uma graça. A oração, quando estabelecida pelo amor que emana do poder do Espírito Santo, evidencia a verdadeira fé: a fé que revela a vida de Jesus. Se não temos certeza de que é esta a fé que temos, isso significa que nossa fé está sem vida. Na verdade, não devemos nos denominar de “fiéis” se nossa fé é meramente teórica e não é regrada pelo Espírito Santo ou pela prática dos mandamentos. Assim, a fé deve ser evidenciada pela observância dos mandamentos em tudo o que fazemos.” 
(Philokalia, Vol. 4, pp. 240-241).

Nenhum comentário:

Postar um comentário