05 março 2016

Domingo do Juízo Final ou «da Carne»


PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
_____________________________________________________________________
Brasília, 06 de março de 2016.
______________________________________________________________________________________________________________________________

Domingo do Juízo Final ou «da Carne»

(8º antes da Páscoa - Modo Grave)

Memória dos Santos Quarenta e dois Mártires de Amorion na Frígia († 848)




Matinas


Tropário – Modo Grave - (7º tom):
Destruístes com a Tua Cruz a morte, abristes ao ladrão o paraíso, transformaste o luto das mirróforas e ordenaste, aos Teus Apóstolos pregarem que Tu ressuscitaste, ó Cristo Deus, dando ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

Destruístes com a Tua Cruz a morte, abristes ao ladrão o paraíso, transformaste o luto das mirróforas e ordenaste, aos Teus Apóstolos pregarem que Tu ressuscitaste, ó Cristo Deus, dando ao mundo a grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Virgem gloriosa, tesouro de nossa ressurreição, arrancai dos abismos do pecado aqueles que colocam a sua esperança em Ti, pois salvaste os pecadores subjugados às suas faltas, Tu que destes nascimento à nossa salvação, Tu que permanecestes virgem no parto, durante o parto e após o parto.

Katisma – Modo Grave - (7º tom):
1ª Katisma:
A vida foi posta no sepulcro e o selo sobre a pedra. Os soldados custodiaram a Cristo como ao rei que dorme; os anjos o glorificaram como rei imortal; e as mulheres proclamaram dizendo: “Ressuscitou o Senhor dando ao mundo grande misericórdia!”
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Oh Cristo Deus, derrotaste a morte com a Tua sepultura de três dias, e Ressuscitaste, com Tua vivificadora Ressureição, o homem corrompido. Glória a Ti, oh Único amante da humanidade.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Oh Virgem Mãe de Deus, intercede sem cessar ante Cristo Deus, quem por nós foi crucificado e ressuscitou destruindo o poder da morte para salvar nossas almas.

2ª Katisma:
Estando selado o sepulcro ressurgiste resplandecente, oh Vida! E estando as portas cerradas vieste a teus Discípulos, oh Cristo Deus, ressureição de todos, e com eles nos renovaste o Espírito reto conforme a grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espirito Santo.

As mulheres correram a teu sepulcro levando aromas mesclados com lágrimas; e ao ver os soldados vigiando, oh Rei de todos, disseram entre si: “Quem removerá a pedra?” Mas o grande enviado Ressuscitou, pisoteando a morte. Onipotente Senhor, glória a Ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Alegra-te, oh Virgem Mãe de Deus cheia de graça, porto e intercessora do gênero humano, porque em ti encarnou o Salvador do mundo, sendo tu única Mãe e Virgem. Intercede a Cristo nosso Deus, para que conceda a paz ao mundo, oh Bendita e para sempre glorificada.

Ypakoí – Modo Grave- (7º tom):
Obediência:
Tu que tomaste nossa imagem e semelhança e que suportaste a crucificação em seu corpo, salva-me com Tua ressureição, oh Cristo Deus, porque és amante da humanidade.

Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Salvador, Tu que salvaste a Sion do engano durante o exílio, salva-me da escravidão das paixões e reviva-me.
O semeador, que em sua semeadura padece e derrama lágrimas, colherá a alegria vivificante que sempre alimenta.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Espírito Santo é a fonte dos tesouros divinos, porque dele é a sabedoria, o respeito e o entendimento. Para Ele o louvor, a glória, a força e toda honra.

2ª Antífona:
Se o Senhor não construísse a casa da alma, em vão nos cansaríamos porque sem ele jamais se realizará o dito feito.
Os Santos são a recompensa do fruto do ventre, e amadurecem em quanto o Espírito os move a crer na adoção paternal.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Pelo Espírito Santo se deu existência a toda criação, porque ele tem o senhorio desde sempre. Ele é a Luz inacessível, Deus é vida de todos.

3ª Antífona:
Os que temem ao Senhor são sempre bem-aventurados, pois encontraram o caminho da vida e a glória eterna.

O Chefe dos pastores, quando viu os filhos de seus filhos como plantas ao redor de Sua mesa, alegrou-se, regozijou-se e ofereceu-os à Cristo.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

O Espírito Santo é a fonte dos dons, a riqueza da glória, e o fundamento dos grandes mandamentos; por isso é adorado juntamente com o Pai e o Filho na glória.

Prokimenon:
Levanta-te, Senhor e Deus meu, estende Tua mão!
Não Te esqueça de Teus pobres para sempre! (2 vezes).

Stichos:
Te confesso, Senhor, como todo o meu coração.
Levanta-te, Senhor e Deus meu, estende Tua mão! Não Te esqueça de Teus para sempre!

Kondakion – Modo Grave - (7º tom):
O império da morte não pode mais reter os homens, porque o Cristo para quebrar e destruir seu poder.
O inferno está acorrentado, o coro dos profetas se rejubila. Dizei aos fiéis: Eis o Salvador, saí à frente da ressurreição.

Ikós:
Neste dia, as profundezas do abismo do inferno tremeram diante da Unidade da Trindade.
A terra estremeceu, os guardas das portas infernais permaneceram terrificados ao vê-lo.
E toda a criação se rejubilou, cantando com os profetas um cântico de vitória a Ti, nosso Deus libertador, que destruíste as forças da morte.
Possamos clamar de alegria e bradar a Adão e seus filhos: O madeiro da cruz te fez entrar no paraíso, saí fiéis à frente da ressurreição.


Evangelho:                                                                                         Jo 20, 1-10
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São João.

Naquele tempo, No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!" Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho. Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu. (Eles ainda não haviam compreendido que, conforme a Escritura, era necessário que Jesus ressuscitasse dos mortos). Os discípulos voltaram para casa

Exapostilário – 7º:
Quando Maria disse: “Levaram meu Deus”, correram ao túmulo Simão Pedro e outro discípulo, que Jesus amava, e encontraram dentro apenas o Sudário e turbante ao lado. Eles esperaram até que viram o Senhor.

Theotokion – 7º:
Tu fizeste coisas grandes e excepcionalmente estranhas para mim, ó misericordiosíssimo Cristo. Pois ininteligivelmente Tu nasceste duma Virgem Donzela e aceitaste a Cruz e suportaste a morte, ressuscitando em glória para fazer nossa natureza livre da morte. Glória a Tua glória, ó Cristo, glória a teu poder.

Laudes - Modo Grave - (7º tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Cristo ressuscitou dentre os mortos rompendo as cadeias da morte. Anuncia, oh Terra, a grande alegria, e louvem, oh céus, a glória de Deus.
2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Vimos a ressurreição de Cristo, prosternemo-nos ante o Santo Senhor Jesus, Ele o único isento de pecado.

3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Não sejamos tíbios em prosternamo-nos ante a ressurreição de Cristo, porque nos salvou de nossos pecados. Santo é o Senhor Jesus que nos mostrou Sua ressurreição.

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Com que recompensaremos o Senhor por tudo que nos tem dado? Porque Deus, por nós, convivem com os humanos, e por nossa natureza corrupta o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Ele é o Benfeitor dos ingratos e Salvador dos cativos. Sol da justiça para os que estão nas trevas. Ele impassível sobre a Cruz. A luz no Hades, a Vida na morte, e a ressurreição para os caídos. Por isso clamamos: oh Deus nosso, glória a Ti.

5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Senhor, destruíste as portas do Hades e, com Teu poder, acabaste com a força da morte. Com Tua divina e gloriosa ressurreição levantaste os mortos, que estavam na obscuridade desde o princípio, porque és Rei de todos, Deus Todo-poderoso.

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Vinde, alegramo-nos com o Senhor e regozijemo-nos com Sua ressurreição, porque com Ele ressuscitou os mortos livrando-os das cadeias do Hades, e com Deus outorgou ao mundo a Vida eterna e a grande misericórdia.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
O Anjo brilhante, sentado sobre a pedra, anunciou às Mirróforas: “O Senhor ressuscitou como havia predito, dando ao mundo a grande misericórdia. Anunciai aos Seus Discípulos que Ele os precederá na Galileia”.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Oh judeus transgressores, porque recusaste a Pedra Angular? Esta é a Pedra que Deus pôs em Sion, que fez brotar a água da pedra e que fez brotar do seu lado a imortalidade. Esta é a pedra que foi cortada da montanha virginal, sem a vontade do homem. O Filho do Homem veio sobre as nuvens do céu, como disse Daniel na antiguidade, e seu reino é eterno.

Eothinon – 7º:
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Maria, ficaste com a razão perturbada pela obscuridade da aurora pois, perto do túmulo, ficaste perguntando: “Aonde colocaram Jesus?”; mas os discípulos, que também correram ao Sepulcro, como já estavam orientados sobre a ressurreição, ao olhar o Sudário e o turbante, se lembraram do que estava escrito nos livros a respeito do Senhor. 21 Por isso, por intermédio deles, alicerçamos a nossa fé em Ti, ó Cristo doador da vida e, juntamente com eles, nós Te louvamos.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Hoje é a salvação do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do túmulo, dando-nos origem a uma nova vida, porque anulou a morte com a Sua morte e nos concedeu a misericórdia de obter essa grande vitória.



Divina Liturgia


Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Tropário da Ressurreição – Modo Grave - (7º tom):
Destruístes com a Tua Cruz a morte, abristes ao ladrão o paraíso, transformaste o luto das mirróforas e ordenaste, aos Teus Apóstolos pregarem que Tu ressuscitaste, ó Cristo Deus, dando ao mundo a grande misericórdia.

Kondakion – Modo Grave - (7º tom):
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

O domínio da morte já não pode submeter o homem pois Cristo, descendo, aboliu e destruiu o seu poder, o Hades está vencido, e os profetas se alegram, clamando em uníssono: "O Salvador apareceu àqueles que têm fé! Corram, fiéis, para a Ressurreição!"

Theotokion – Modo Grave - (7º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Como templo da nossa ressurreição, ó Toda-gloriosa retira do túmulo e da desolação aqueles que esperam em ti, tu nos salvaste da escravidão do pecado, gerando a nossa Salvação, permanecendo sempre virgem.

Kondakion Próprio – Modo 1:
Quando vieres em glória sobre a terra, ó Deus, toda a Criação tremerá e um rio de fogo fluirá diante do tribunal; os livros serão abertos e os segredos dos corações serão descobertos, então, ó Justo Juiz, livra-me do fogo que não se apaga e torna-me digno de ser colocado à tua direita.

Prokimenon:
O Senhor dará poder a seu povo O Senhor abençoará seu povo com a paz.
Oferecei ao Senhor, ó filhos de Deus, oferecei ao Senhor tenros cordeiros.

Epístola:                                                                                 1Cor 8, 8-9, 2
Leitura da Primeira Epístola do Apostolo São Paulo a Coríntios:

Irmãos, não é uma comida que nos torna agradáveis a Deus. Se não a comemos, nada temos a perder, ou se a comemos nada a ganhar. Mas cuidai de que essa vossa faculdade não seja tropeço para os fracos. Porque, se alguém te vir, a ti, que tens conhecimento, sentado à mesa de um santuário de ídolos, na fraqueza de sua consciência não se julgará induzido a comer as carnes sacrificadas aos ídolos? Então, por causa do teu conhecimento perecerá o irmão fraco por quem Cristo morreu. E, assim, pecando contra os irmãos e ferindo-lhes a consciência fraca, pecais contra Cristo. Pelo que, se a comida vai escandalizar meu irmão, nunca jamais comerei carne, para não fazê-lo pecar. Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus Nosso Senhor? Não sois vós minha obra no Senhor? Se para outros não sou apóstolo, ao menos para vós o sou, pois sois o selo do meu apostolado no Senhor.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

É bom exaltar o Senhor e cantar louvores ao teu Nome, ó Altíssimo (Sl 92, 1).
Aleluia, aleluia, aleluia!

Proclamar pela manhã o teu amor e a tua fidelidade pela noite (Sl 91, 2).
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho:                                                                             Mt 25, 31-46
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, o Senhor disse: «Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso. Todas as nações da terra serão reunidas diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à sua esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Recebei em herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo. Pois, eu estava com fome, e me destes de comer: estava com sede. E me destes de beber eu era estrangeiro, e me recebestes em casa; estava nu e me vestistes; doente e cuidaste de mim, na prisão e foste me visitar então os justos me perguntarão: Senhor quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede, e te demos de beber? Quando foi que te vimos como estrangeiro, e recebemos em casa, sem roupa, e vestimos? Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar? Então o Rei lhes responderá: Em verdade vos digo todas as vezes que fizestes isso a um destes pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes! Depois, o Rei dirá a que estiverem à sua esquerda: Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno preparado para o diabo e para os seus anjos. Pois eu estava com fome, e não me destes de comer; com sede, e não me destes de beber; eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; nu, e não me vestistes; doente e na prisão, e não foste me visitar. E estes responderão: Senhor quando foi que te vimos com fome ou sede, estrangeiro ou nu, doente ou preso e não te servimos. Então, o Rei lhe responderá: Em verdade, vos digo. Todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequenos, foi a mim que o deixaste de fazer! E estes irão para o castigo eterno enquanto os justos irão para a vida eterna»


SINAXE

Pe. Paulo A. Tamanini

«A Quaresma e o Amor»

«Em verdade vos digo: tudo o que fizeste a
um destes meus pequeninos a Mim o fizeste»

Neste Terceiro Domingo do Triódion, nossa Igreja comemora o Dia do Juízo, ou seja, a Segunda Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Comemorar é fazer presente na Igreja o evento que se recorda. A leitura do Evangelho de hoje nos recorda o Dia do Juízo Final e põe ênfase na medida pela qual seremos julgados. Na maioria dos ícones do Juízo Final, vemos sobre a mesa uma balança que pesará nossas obras, junto à Bíblia Sagrada. Hoje a Igreja abre as Escrituras Sagradas para ler esta passagem do Último Juízo. E o que escutamos está claro: seremos julgados segundo a medida de nossa misericórdia, isto é, de nosso amor.

A palavra amor é, muitas vezes, manipulada ou mal-entendida. A passagem bíblica destaca as palavras de Nosso Senhor Jesus quando diz: "Tudo quanto fizestes a um destes pequeninos..." A palavra amor, não tem um significado abstrato, mas de ação concreta. As palavras da Sagrada Escritura nos separam entre ovelhas e cabritos segundo nossas obras de amor. A medida é, pois, fazer ou não fazer as obras de amor.

É um erro comum limitar o amor ao afeto, tão somente, à emoção ou, muitas vezes até, a muito menos do que isso, à palavras e opiniões. Este último tipo de «amor» é muito comum nos dias atuais, está em todas as partes e é muito barato. A obra de amor, no entanto, está livre de tudo isto. Podemos até ter sentimentos de ódio para com alguma pessoa, porém, se agimos com ela com delicadeza e amor, acabamos por transformar nosso ódio. Por outro lado, podemos ter em nosso interior o mais delicado sentimento para com alguém, até sentir-nos emocionalmente dependentes desta pessoa e, ainda assim, não lhe oferecer nenhuma obra de amor.

Amor significa, sem dúvida alguma, ceder aos demais o primeiro lugar. O egoísmo é exatamente o contrário disto. É tomar para mim o primeiro lugar e pôr os demais para os últimos lugares. Que eu ame a alguém não quer dizer que eu tenha sentimentos especiais para com esta pessoa, mas que quero e desejo dar a ela o primeiro lugar, amá-la mais do que a mim mesmo e desejar o bem a ela antes mesmo que a mim. Esta é a verdadeira obra do amor, o critério pelo qual seremos classificados e separados.

Na passagem do Evangelho de hoje, tanto as ovelhas como os cabritos escutaram as mesmas palavras do Senhor e passaram pelas mesmas situações existenciais: pobreza, cárcere, fome, sede etc.. O raro é que ambos os grupos se dirigem a Deus com as mesmas palavras: «Oh, Senhor ...». O que distingue um grupo do outro, no entanto, é o que fizeram ou deixaram de fazer, se cuidaram ou não de seus irmãos. De fato, o Evangelho quer dizer com «amor» as «obras do amor», posto que não podemos amar a Deus se não servimos os irmãos, sobretudo os mais necessitados. Ofereça a Deus uma obra de amor! Deus, que está nos céus não necessita de nada! Manifestamos nosso amor verdadeiro na medida em que oferecemos nossas obras de amor por Ele. Deus acolhe nosso amor se nos colocamos à serviço daqueles que Ele ama e por quem morreu e ressuscitou, ou seja, os nossos irmãos. Por isso, disse São João, o Apóstolo e Evangelista: «Quem diz que ama a Deus e não ama (serve) o seu irmão é um mentiroso».

O que nos proíbe de fazer as obras do amor? Por que não podemos dar de comer ao faminto? Somos tão ambiciosos que, mesmo as sobras de alimentos que podiam matar a fome de um faminto, queremos conservar para nós mesmos? Por que não dar de beber ao que tem sede? Será que precisamos armazenar a água, quando podíamos compartilhar com quem dela necessita mais do que nós? Por que não podemos vestir ao que está desnudo e acolher ao que está desamparado? Acaso nossas preocupações são exclusivamente com o que nós mesmos vestimos e com o mundo da moda que nos escraviza, nos leva à vaidade e nos impede de pensar nos demais? Por que não visitamos os que estão prisioneiros? Será que pensamos que o amor a compaixão que sentimos por eles nos desincumbem de visitá-los? A nós nos bastam os cuidados mundanos de cada dia, a preocupação em atender nossos próprios interesses pessoais e, não tem lugar em nós o cuidar dos que necessitam de nosso amor? Por que?

São muitas as perguntas que o Evangelho de hoje nos põe e, a realidade da vida as repete constantemente. A resposta é sempre a mesma: vivemos para as obras de amor ou fechados em nós mesmos a fazer as obras do egoísmo?

Na obra «Cem Ditos Sobre o Amor» de São Máximo, o Confessor, seremos surpreendidos ao ver que ele define o amor como o estado de não-paixão. A paixão destrói o amor. As paixões são o amor-próprio, amor por si mesmo, a autossatisfação dos interesses e desejos próprios etc. Tudo isto nos impede de fazer as obras do amor e nos encaminha para junto dos «cabritos».

A Quaresma vem com um apelo à abstinência, a abandonar nosso egoísmo, purificando o homem velho e transformando-o em Homem o Novo. É uma mudança de direção, é arrependimento.

Vemos assim como a Quaresma vai de mão com as obras de misericórdia, as quais se manifestam de diferentes formas. Foi instituída para que possamos aprender a amar; é instrumento que nutre em nós o sentimento de sacrifício e reconhecimento do direito do outro, acolhimento de sua existência no amor. O objetivo da Quaresma é nos fazer ver os demais com nossos próprios olhos, não ignorando sua maravilhosa presença; é o retorno ao paraíso real. O homem egoísta define o paraíso em base a seus interesses egoístas. A Quaresma, no entanto, nos leva a reconhecer que o serviço aos irmãos é a vida do verdadeiro paraíso.

Nesta Quaresma, deixemos para trás todos os nossos maus desejos, abstendo-nos dos interesses que nos levam à perdição e aprendendo as obras do amor, libertando-nos assim da tirania das paixões e dos desejos.

Que esta Quaresma nos conduza ao verdadeiro Amor e nos ensine as «obras do Amor»! Amém.

FONTE:
Sermões do Arcebispo Paulo Yazigi, Metropolita de Alepo (Síria)

Extraído do site ecclesia.com.br


06 de Março: Santos Quarenta e dois Mártires de Amorion na Frígia († 848)


Amórion é uma cidade na Frísia que no século VI foi um importante centro militar do Império Bizantino na Ásia Central. Relata a tradição que no ano de 838, a cidade foi dominada pelo califa Mutasim e que, neste período, 70 mil cidadãos foram capturados e assassinados. Entre eles estavam 42 pessoas, membros de famílias nobres, e que
seguiam carreira militar. Foram transferidos para Bagdá onde foram aprisionados em cárceres escuros e úmidos; não tinham água nem pão. Nestas condições, passaram os dias, desejando que seu fim estivesse mais próximo possível. Num certo dia, tiraram os prisioneiros do cárcere e os levaram à presença do califa. O califa então lhes prometeu restaurar suas posições na sociedade de na carreira militar, na condição de que se convertessem ao Islamismo. Responderam que tal coisa era impossível, mesmo em sonho. O califa então ordenou que fossem cruelmente executados e imediatamente. O martírio desses 42 cristãos ratifica o que nos ensina o apóstolo Paulo: os que lutam pela pátria e pela fé, são duplamente fortes e somam-se a grande família dos santos de Deus.

Tradução e publicação neste site
com permissão de: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. Pavlos

Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendo Ecônomo Padre Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José

Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Folheto da Comunidade Ortodoxa de São Pedro e São Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://comunidadeortodoxaspsp.blogspot.com.br/


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 10h às 10h30
Liturgia Dominical das 10h30 às 12h


Nenhum comentário:

Postar um comentário