27 abril 2013

Anunciação Ortodoxa n. 3 (14 a 27.04.2013)


Destaques da 3ª edição da Anunciação Ortodoxa:

    Bartholomew Patriarch
  • Patriarca recebe o Secretário de Estado norte-americano.
  • Kerry pede a reabertura do Seminário de Halki. 
  • Ex-primeiro-ministro grego no Phanar. 
  • Hagia Sophia de Trabzon será convertida em mesquita.
  • Arcebispo de Santiago do Chile recebe Dom Tarasios.
  • Dom Iosif visita Florianópolis.
  • Pe. Emanuel na festa de comemoração dos 65 anos do Estado de Israel.
  • Acatiste à Mãe de Deus.
  • Brasília 53 anos! 
  • Arcebispo de Creta: "A situação econômica piorou enormemente!" 
  • Bispos de Alepo, na Síria, são sequestrados. 
Anunciação Ortodoxa n. 3, 14 a 27.04.2013: (Download)

Notícias do Patriarcado Ecumênico

<<21 de abril>>
Patriarca recebe John Kerry
Secretário de Estado norte-americano no Phanar
Na tarde do último domingo, 21 de abril, Sua Santidade Bartolomeu I recebeu no Phanar o Secretário de Estado norte-americano John Kerry, que nesta semana realizou uma visita oficial à Turquia.
Acompanharam a visita o Metropolita Evangelos de Nova Jersey (EUA), o Arquimandrita Bartolomeu e o diácono Nephon Tsimalis.
No encontro, que durou cerca de uma hora, foram tratados assuntos como as atividades em prol da ecologia e outras iniciativas do Patriarca Ecumênico. Sua Santidade rogou, ainda, pelo respeito e proteção dos direitos humanos.
Antes de sua partida, Kerry visitou ainda a Catedral Patriarcal São Jorge e acendeu uma vela junto com o Patriarca, que declarou ao representante norte-americano seu sentimento de honra e satisfação pela visita à Igreja Mãe da Ortodoxia.

<<21 de abril>>
Kerry pede a reabertura do Seminário de Halki
O Secretário de Estado norte-americano John Kerry pediu à Turquia, neste último domingo, a reabertura de uma importante escola teológica ortodoxa, fechada pelas autoridades turcas há mais de 40 anos. “Esperamos que o Seminário de Halki será reaberto”, disse Kerry durante uma conferência de imprensa em Constantinopla (Istambul) ao final de dois dias de discussões sobre a crise na Síria e o processo de paz no Oriente Médio. A conferência ocorreu antes do encontro de Kerry com o Patriarca Ecumênico.
Kerry disse ter discutido com o ministro turco das Relações Exteriores Ahmet Davutoglu a respeito da liberdade religiosa na Turquia, onde a população é majoritariamente muçulmana, e ainda a reabertura do Seminário de Halki.
O Seminário de Halki, localizado na ilha de Heybeliada, perto de Constantinopla (Istambul), no mar de Marmara, foi o principal centro de educação religiosa ortodoxa na Turquia durante mais de um século, antes de ser fechado pelas autoridades turcas em 1971 em virtude de uma lei que submeteu as universidades ao controle do Estado. Há anos, os Estados Unidos e a União Europeia têm postulado a reabertura do Seminário de Halki, fundado em 1844.
<<19 de abril>>
Ex-primeiro-ministro grego no Phanar
Ao meio-dia da sexta-feira, 19 de abril, Bartolomeu I recebeu no Phanar o ex-primeiro-ministro grego Constantino Mitsotakis (Κωνσταντίνος Μητσοτάκης).
 Mitsotakis é o presidente honorário do partido grego Nova Democracia.
Constantino Mitsotakis exerceu o cargo de Primeiro-Ministro entre os anos de 1990 e 1993.
                                                                                                                       Fonte: Fanarion.blogspot.fr


<<21 de abril>>
Hagia Sophia de Trabzon será convertida em mesquita
Em entrevista ao jornal turco Hürriyet, o mufti de Trabzon confirmou que “os trabalhos para a transformação da Igreja Hagia Sophia em um local de culto para os muçulmanos continuam em ritmo acelerado.” Respondendo à pergunta: “O que acontecerá com os afrescos cristãos?”, o mufti assegurou que “não vamos tocá-los, eles somente serão tampados por cortinas”. Hagia Sophia foi convertida em mesquita após decisão das autoridades de Trabzon, cidade localizada na costa do Mar Negro, no nordeste da Turquia.
A Igreja Santa Sofia de Trabzon é um monumento da arquitetura bizantina no qual afrescos e mosaicos originais foram preservados. A igreja foi construída entre 1238 e 1263 pelo imperador Manuel I. Em 1461, Mehmet II tomou posse de Trabzon e transformou a igreja em uma mesquita. Em 1964, o prédio foi convertido em museu, após uma restauração com o apoio da Universidade de Edimburgo entre os anos de 1958 e 1964.
Teme-se que esse caso sirva como precedente para a transformação de Hagia Sophia de Constantinopla, que atualmente é um museu, em mesquita. No entanto, neste caso adecisão não depende apenas de autoridades locais, como em Trabzon, mas sim do governo nacional turco.
Durante mais de um ano, o Patriarca Ecumênico manifestou sua oposição aos planos da Turquia, afirmando que “nós respeitamos todas as mesquitas e casas de oração, mas no caso de Hagia Sophia Trabzon não vemos uma necessidade. Somos a favor de que continue a funcionar como um museu.”

Notícias da Arquidiocese

<<15 de abril>>
Arcebispo de Santiago do Chile recebe dom Tarasios
EzzatiNa segunda-feira 15 de abril, o Arcebispo Católico de Santiago do Chile dom Ezzati recebeu em audiência o Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires Dom Tarasios.
O motivo dessa visita foi uma saudação protocolar, pois é a primeira vez que a visita de dom Tarasios ao Chile coincide com dom Ezzati como Arcebispo de Santiago e presidente da Conferência Episcopal.
Temos de nos conhecer, para seguir sendo bons amigos e colaboradores na obra da Igreja, que é salvar os homens, conduzindo-os para perto de Jesus Cristo”, disse dom Tarasios. “Na obra pastoral é fácil compartilhar, porque não estamos roubando ovelhas, não estamos fazendo propaganda, mas sim ajudando as pessoas a buscar a salvação”, completou.
Uma relação fluida e de colaboração é também a que o Exarca Ortodoxo compartilhou com o atual Papa Francisco. Dom Tarasios explicou que quando assumiu seu cargo em Buenos Aires não conhecia muita gente, assim se aproximou do então cardeal Jorge Mario Bergoglio, Arcebispo de Buenos Aires, para falar mais sobre as obras pastorais, seus problemas e a forma de solucioná-los. “Tratamos sobre temas da Igreja, como promover uma ajuda mútua e também de assuntos sociais, das pessoas que atacam a Igreja e como podemos defender a fé e os fiéis”, detalhou Tarasios. Hoje afirma que “não é que o Papa seja meu amigo, mas sim que elegeram meu amigo como Papa”, comenta sorrindo. Sobre seu trabalho colaborativo em Buenos Aires comenta: “[Bergoglio] me ajudou bastante, considerá-lo-ei sempre como um irmão mais velho”.
Outro motivo que levou dom Tarasios a visitar o monsenhor Ricardo Ezzati foram os preparativos para a visita de Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I ao Chile em novembro de 2014.


<<25 de abril>>
Dom Iosif visita Florianópolis
   Na tarde de 25 de abril de 2013, chegou a Florianópolis S. Excia. Rev. Dom Iosif L. Bosch, Bispo de Patara e Auxiliar da Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul, para sua primeira visita pastoral às comunidades ortodoxas gregas de Florianópolis e São José. Dom Iosif desembarcou no aeroporto Hercílio Luz de Florianópolis, tendo sido recepcionado pelo Presidente da Associação Helênica de Santa Catarina, Sr. Leonardo Spyrides Boabaid Zupan, e deverá permanecer na Grande Florianópolis até a próxima terça-feira, quando seguirá viagem para São Paulo.
   Durante sua visita, celebrará a Divina Liturgia do Sábado de Lázaro, na manhã de sábado, dia 27 de abril, na Igreja Ortodoxa Grega São João, o Teólogo, na cidade de São José e, no domingo, presidirá as Matinas e a Divina Liturgia do Domingo de Ramos na Igreja de São Nicolau em Florianópolis. No dia 29 de abril, visitará a Capela Bizantina dedicada a Santa Catarina de Alexandria e, às 19h00, celebrará o Ofício da Grande Segunda-Feira Santa, na Igreja São Nicolau. Retornará para São Paulo (SP), no dia 30 de abril.

Notícias da Paróquia

<<16 de abril>>
65 anos do Estado de Israel
Rafael EldadNa noite da terça-feira 16 de abril, a Embaixada de Israel em Brasília recebeu muitos convidados dentre autoridades civis, militares e políticas para comemorar os 65 anos de fundação do Estado de Israel.
Nosso pároco, Pe. Emanuel Sofoulis, também compareceu ao evento, oportunidade em cumprimentou o sr. Embaixador de Israel Rafael Eldad. 
Dentre os convidados das representações diplomáticas, estiveram presentes os embaixadores da Grécia, sr. Dimitri Alexandrakis, do Chipre, sra. Martha Mavromatis, e da Rússia, sr. Sergey Akopov.



<<19 de abril>>
Acatiste à Mãe de Deus
Na sexta-feira 19 de abril, às 17 horas, rezou-se na Igreja Anunciação da Mãe de Deus, em Brasília, todo o Acatiste à Mãe de Deus, em grego e em português.
Nosso pároco Pe. Emanuel Sofoulis entoou belamente o Hino Acatiste durante quase 2 horas.
Agradecemos as presenças da sra. Embaixadora do Chipre Martha Mavromatis, das senhoras Marina, Eugênia, Olga, Calioti, Salomith, do sr. Dimitri, do casal Christoforos e Efthimia, do sr. Theofanis e Stevan.




















<<21 de abril>>
Brasília 53 anos!
Estimados filhos em Cristo,
Celebramos no último dia 21 de abril os 53 anos de nossa querida Brasília, cidade que adotamos como nossa e que nos acolheu como seus filhos.
Somos responsáveis por esta cidade, aqui muitos de nós chegaram quando ela ainda não era, ainda seria. Com ruas de terra, poeira no ar e vida em nossos olhos e corações nos fizemos respeitáveis nesta cidade, fizemos história!
Somos hoje reconhecidos e justamente chamados de pioneiros nesta jovem e bela cidade. No ano de 2013 também celebramos os 48 anos de nossa paróquia, uma das mais antigas e tradicionais da capital. Também neste ano terei a felicidade de completar meus 30 anos como Reitor Paroquial de nossa comunidade.
Vivemos um tempo de mudanças e transformações. Aproveitemos este momento festivo e reflitamos sobre os rumos que nossa sociedade esta tomando, que futuro estamos construindo e que legado cristão estamos deixando para nossos filhos e netos.
Parabéns a todos os brasilienses, adotivos e nascidos, pelo aniversário de nossa querida e amada cidade.
Que Brasília seja eternamente testemunha de Nosso Deus e Salvador e que Sua Glória sempre brilhe na capital do Brasil.
Em XC,
Ecônomo Pe. Emanuel Sofoulis.

Outras jurisdições do Patriarcado Ecumênico
<<19 de abril>>
Arcebispo de Creta:

A situação econômica piorou enormemente!
Patriarcado Ecumênico
O Arcebispo de Creta, dom Irineu ( Κρήτης Ερηναος), descreveu em tons dramáticos a situação que predomina em Creta em decorrência da crise econômica que está esmagando a população. “A situação, no ano passado, piorou muito. Mais e mais pessoas vêm nos pedir ajuda”, disse dom Irineu, explicando que o número de pessoas que têm pedido ajuda ao departamento de caridade da Arquidiocese, que fornece alimentos e roupas, saltou de 800, no mês de dezembro, para 1334, ainda no meio deste mês (abril).
A situação toma dimensões dramáticas na medida em que o departamento de caridade da Arquidiocese tem recebido telefonemas de idosos que não têm dinheiro para comprar certos medicamentos, como por exemplo contra a hipertensão, correndo um risco quotidiano para suas vidas. A Arquidiocese atende cerca de 1.500 famílias, pagando diretamente seus medicamentos.
Um exemplo que tem sido bastante comentado é o de uma família com cinco crianças. O pai ligou para a Arquidiocese para pedir que retirássemos o medidor de energia de sua casa. Funcionários da Arquidiocese foram até lá, e após constatarem os fatos e terem confirmado o estado de miséria da família, providenciaram o pagamento da conta de energia elétrica.
Na agência de emprego da Arquidiocese, a situação é trágica! Atualmente, há 2.000 pessoas cadastradas a procura de emprego. Não são raras as famílias em que ninguém tem emprego. Também estão cadastrados muitos idosos que procuram emprego para complementar suas aposentadorias. Muitas pessoas se encontram em uma situação difícil, não podendo sequer garantir a alimentação diária.
O número de pessoas em estado de necessidade está aumentando a cada dia, em razão disso, pelo segundo ano consecutivo, a Arquidiocese de Creta está organizando um bazar beneficente para o dia 21 de abril. Os fiéis poderão doar alimentos, dinheiro, ou comprar produtos do bazar cuja renda será destinada ao fundo de caridade.
Fonte: Orthodoxie.com e Romfea


 Outras jurisdições ortodoxas

<<22 a 27 de abril>>
Bispos de Alepo, na Síria, são sequestrados
Boulos Yazigi
Metropolita de Alepo
O Arcebispo Boulos Yazigi, Metropolita do Patriarcado de Antioquia em Alepo, Síria (irmão do Patriarca de Antioquia João X), e o Arcebispo Youhanna Ibrahim da Igreja Siriana foram sequestrados por terroristas no subúrbio de Alepo, na segunda-feira 22 de abril, quando retornavam de Antakya, na Turquia. O diácono que estava dirigindo o automóvel, em que se encontravam os bispos, foi morto no ataque.
As notícias sobre a libertação ou não dos bispos ainda são muito contraditórias. Até o momento do fechamento desta edição, ainda não havia certeza quanto à situação dos bispos sequestrados.
No dia 25, o Patriarca de Antioquia João X visitou o Patriarca da Igreja Siriana Ignatios Zakka, em Beirute. Os dois patriarcas assinaram um comunicado conjunto em que exortaram pela libertação dos bispos sequestrados.
Youhanna Ibrahim
Bispo da Igreja Siriana
Sua Santidade o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I, logo que tomou conhecimento do caso, telefonou para João X de Antioquia para expressar seu profundo pesar e apoio incondicional. Como os sequestradores podem estar em território turco, Bartolomeu I também entrou em contato com o primeiro-ministro turco, pedindo assistência imediata para a identificação dos sequestradores e libertação dos bispos e, ainda telefonou para o primeiro-ministro grego Antónis Samarás, a fim de ter a maior ajuda possível para a libertação.

L’Orient le Jour (quinta-feira, 25 de abril)
Os dois bispos de Alepo sequestrados na Síria ainda continuam desaparecidos, após uma associação cristã ter anunciado a liberação e logo em seguida ter apresentado uma retratação.
Nós não temos novas informações. Não podemos dizer se eles foram libertados”, disse o Pe. Ghassan Ward, da Arquidiocese Ortodoxa de Alepo. “Nós não tivemos nenhum contato com eles.... Estamos muito tensos”, afirmou o Pe. Ward.
De outro lado, um porta-voz do Exército Sírio Livre, principal grupo de rebeldes que luta contra o regime de Bachar al’Assad, afirmou que sua organização “tem agido pela libertação dos dois bispos”. “Esperamos que eles sejam encontrados nas próximas horas”, acrescentou. “Eles não estão em nossas mãos. Nós condenamos este rapto e consideramos, em razão das pessoas que foram sequestradas, que a libertação é de interesse da revolução”, afirmou Louaï Moqdad, coordenador político e de imprensa do Exército Sírio Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário