Destaques da 5ª edição da Anunciação Ortodoxa:
- João X de Antioquia visita o Phanar.
- Após 90 anos, a primeira liturgia na Igreja de Nigdi (na Capadócia).
- Visita pastoral: dom Tarasios em Brasilia.
- Dia Nacional da Rússia.
- Em 2012, a Igreja da Grécia gastou 106 milhões de Euros com caridade.
- Metropolita Hilarion (Rússia) se encontra com líderes da Conferência das Igrejas Europeias.
Anunciação Ortodoxa n. 5, 12.05 a 21.06.2013: (Download)
Notícias do Patriarcado Ecumênico
Fonte: Fanarion.blogspot.fr
<<10 de junho>>
Após 90 anos, a primeira liturgia na
Igreja de Nigdi (na Capadócia)
<<12 de maio>>
Visita pastoral:
dom Tarasios em Brasilia
O Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires e América do Sul, dom Tarasios, esteve em Brasília entre os dias 11 e 15 de maio passado para uma visita pastoral.
No Domingo de São Tomé (12.05), dom Tarasios e nosso pároco Ecônomo Emanuel Sofoulis concelebraram a Divina Liturgia. Estiveram presentes o Sr. Embaixador da Grécia, Dimitri Alexadrakis; a Sra. Embaixadora do Chipre, Martha Mavromatis, e o Sr. Presidente da Comunidade Grega de Brasília, Elias Grintzos; dentre diversos fiéis ortodoxos de Brasília.
No dia 13.05, dom Tarasios foi recebido pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner para comunicar a visita pastoral de S.S Patriarca Ecumênico Bartolomeu I ao Brasil, Argentina e Peru, em novembro de 2014, e programar desde já um encontro de Bartolomeu I com a CNBB.
Outras jurisdições ortodoxas
Na sessão de 04 de junho, o Santo Sínodo da Igreja da Grécia, recebeu a seguinte informação da Comissão Sinodal de Assistência Social e Caridade: “Em 2012, a Arquidiocese de Atenas e os outras dioceses a Igreja da Grécia gastaram € 106.073.864,17 para a manutenção e funcionamento de várias instituições eclesiásticas, assim como para diferentes ações sociais e de caridade.”
De fato, a Igreja da Grécia tem realizado um enorme trabalho social e de caridade para atender os menos favorecidos, o que é
realizado em cerca de 700 instituições da Arquidiocese de Atenas e de outras
dioceses. A Comissão também mencionou que as várias dioceses da Igreja da
Grécia distribuem diariamente cerca de 50.000 refeições aos necessitados, gregos
e estrangeiros. <<18 de junho>>
No dia 18 junho, o Metropolita Hilarion de Volokolamsk recebeu, no Departamento de Relações Eclesiásticas Exterio res do Patriarcado de Moscou, o Presidente da Conferência das Igrejas Europeias, o Metropolita Emmanuel da França (do Patriarcado Ecumênico) e o secretário-geral da organização, o pastor e professor Guy Liagre.
A reunião centrou-se nos problemas da ruptura da Igreja Russa com a Conferência das Igrejas Europeias, no em 2008. A direção da Conferência deseja que o Patriarcado de Moscou se torne novamente um membro ativo. Segundo o Metropolita Emmanuel, agora mais do que nunca o testemunho ortodoxo tornou-se essencial no contexto da problemática atual das relações inter-cristãs. Ele também observou que estas relações eram ainda mais complexas após certas igrejas protestantes ocidentais terem adotado várias práticas contrárias à moral cristã.
Hilarion enfatizou o fato de que a recusa em aceitar a Igreja Ortodoxa da Estônia (diocese semiautônoma do Patriarcado de Moscou) na Conferência foi o único impedimento para o retorno da Igreja Ortodoxa Russa para esse fórum inter-cristão. “Não podemos aceitar que uma igreja ortodoxa da Estônia seja recebida como membro da Conferência, enquanto outra é rejeitada por razões desconhecidas”, disse Hilarion. Emmanuel, por outro lado, argumentou que essa questão era complexa, e que os patriarcados de Moscou e de Constantinopla devem retomar os trabalhos para resolver a questão estoniana. Em resposta, Hilarionc disse que a questão deve ser resolvida pela Igreja Ortodoxa da Estônia (do Patriarcado de Moscou) e pela Igreja Ortodoxa Apostólica Estoniana (do Patriarcado Ecumênico), com a participação dos Patriarcas Bartolomeu e Cirillo, assim como do Estado da Estônia.
Fonte:Mospat.ru
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário