07 fevereiro 2014

16º Domingo de Lucas (09/02/2014)

16º DOMINGO DE LUCAS: O FARISEU E O PUBLICANO
Início do Triódion
São Nicéforo de Antioquia, mártir (? - 257)
(MATINAS: Jo. 21, 14-25 LITURGIA: 2Tm. 3, 10-15 e Lc. 18, 10-14)*
Neste domingo, 09 de fevereiro, há 10 semanas da grande festa da Ressurreição de Cristo, a Igreja inicia o Tempo do Triódion (Τριδιον), que é o ponto de partida do ciclo da Grande Quaresma. A palavra Triódion vem de “três odes”, referindo-se à mudança que ocorre em certa parte dos cantos litúrgicos deste período. Este também é o nome dado a um de nossos livros litúrgicos que é usado nestas dez semanas que precedem a Santa Páscoa.
O tempo litúrgico da Grande Quaresma nos convida ao arrependimento, à confissão dos pecados, à penitência e à conversão, para que, purificados, possamos participar da vida nova em Cristo que celebramos na Páscoa.
A primeira leitura do Evangelho deste período é a “Parábola do Fariseu e do Publicano” (Lc. 18, 10-14). Nesta passagem, Cristo nos dá uma lição sobre a humildade: o fariseu, em toda sua soberba, mais se envaidecia perante Deus, orgulhando-se de seus feitos, do que rezava. E assim se julgava merecedor de todas as bênçãos de Deus. Já o publicano, um cobrador de impostos, julgado pecador pelo povo de Israel, sequer se atrevia a erguer seus olhos para o céu. Ele rezava com verdadeiro arrependimento de seus pecados, sem exaltar qualquer de seus feitos.
O fariseu praticava os mandamentos apenas corporalmente para que fosse visto e reconhecido pelos outros. O publicano, por outro lado, tomado pelo Espírito da vida, agia e falava de coração. E em seu arrependimento e humildade, foi o publicano, e não o fariseu, quem recebeu as bênçãos do Senhor.
Ora, em nossa fé cristã, jamais podemos “presumir ter o direito de sermos ouvidos, em verdade devemos rezar como se fossemos indignos de qualquer atenção; permitindo-nos apenas o atrevimento necessário para abrir a boca e elevar nossas preces a Deus, sabendo da infinita condescendência do Senhor para conosco, pobres que somos” (S. Teófano. Pensamentos para cada dia do ano).
O grande erro do fariseu, e daqueles que agem como tal, não é fazer aquilo que deve ser feito segundo os mandamentos de Deus, mas sim apresentar seus atos como algo excepcional, como se por isso fossem maiores que os outros.
Enfim, neste início do ciclo quaresmal, reflitamos um pouco sobre nossas condutas para com nossos próximos, tendo em mente uma frase de S. João Clímaco: “Se a soberba, de anjos, fez demônios, também a humildade, de demônios, pode fazer anjos” (A Escada... 25º Degrau: a humildade, p. 166).
 S.K.
Boletim n. 56, 09.02.2014:
16º Domingo de Lucas (Download)

OFÍCIO MEMORIAL | ΜΝΗΜΌΣΥΝΟ
Após a Divina Liturgia deste domingo, realizar-se-á o Ofício Memorial (Μνημόσυνο) pela passagem do 9º dia de falecimento do Rev. Pe. Constantino SOFOULIS, de Montevidéu, que adormeceu no Senhor em 29.02.2014.
† Sua memória seja eterna!
Μνημόσυνο
Ofício Memorial para o Pe. Constantino
(Brasília, 09.02.2014)
PENSAMENTO
 São Nicetas Stétatos | ῾Ο ὅσιος Νικήτας Στηθᾶτος (c. 1.005 – c. 1.090).

« Não são apenas os pensamentos carregados de paixão que mancham o coração e contaminam a alma. Vangloriar-se dos sucessos, encher-se de orgulho das virtudes, envaidecer-se da sabedoria e conhecimento espiritual, e criticar aqueles que são ociosos e negligentes... tudo isso tem o mesmo efeito, como está claro na parábola do fariseu e do publicano. »

Prática das virtudes. In: Philokalia, V. IV, p. 91


Tom da semana: 8º Tom
(Ἦχος πλ. δ΄ – ωθινόν ΙΑ΄)
† MATINAS
11º Eothinon (ωθινόν ΙΑ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Pedro é constituído Pastor. A sorte do Discípulo Amado.
(Jo. 21, 14-25)
Naquele tempo, Jesus apareceu aos discípulos, depois de ressuscitado dos mortos. Quando acabaram de comer, Jesus disse a Simão Pedro: “Simão filho de João, tu me amas mais do que estes?” Ele respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. Jesus perguntou pela segunda vez: “Simão filho de João, tu me amas?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta as minhas ovelhas”. Pela terceira vez Jesus perguntou: “Simão filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste por lhe ter perguntado três vezes ‘tu me amas?’ e respondeu: “Senhor, tu sabes tudo, sabes que eu te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade eu te digo: quando eras jovem, tu te vestias para ir aonde querias. Quando envelheceres, estenderás as mãos, e será outro que as amarrará e te levará para onde não queres”. Disse isso para indicar com que morte Simão haveria de glorificar a Deus. Dito isto, acrescentou: “Segue-me”.
Pedro voltou-se e viu atrás de si o discípulo a quem Jesus amava, aquele que na ceia tinha estado ao lado de Jesus e lhe tinha perguntado: “Senhor, quem é que te vai entregar?” Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, e este? Que será dele?” Jesus respondeu: “O que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu”.
Por isso espalhou-se entre os irmãos o boato de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não havia dito: “Não morrerá”, e sim: “O que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha?” Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu. E sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se fossem escritas uma por uma, penso que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que se deveriam escrever. Amém. 
† DIVINA LITURGIA
Tropário dos Santos Mártires: São Nicéforo de Antioquia (4º Tom)
Άγιος Νικηφόρος
Ο Μάρτυς σου Κύριε, έν τή αθλήσει αυτού, τό στέφος εκομίσατο τής αφθαρσίας, εκ σού τού Θεού ημών, έχων γάρ τήν ισχύν σου, τούς τυράννους καθείλεν, έθραυσε καί δαιμόνων, τά ανίσχυρα θράση, αυτού ταίς ικεσίαις Χριστέ, σώσον τάς ψυχάς ημών.
O Teu Mártir, ó Senhor, pelo seu combate, recebeu de Ti, nosso Deus imortal, a coroa incorruptível. Com a Tua força ele venceu os tiranos e destruiu a própria ousadia impotente dos demônios. Pela sua súplica, salva as nossas almas, ó Cristo nosso Deus!
Kondákion do Fariseu e do Publicano (4º Tom)
Φαρισαίου φύγωμεν ὑψηγορίαν, καὶ Τελώνου μάθωμεν, τὸ ταπεινὸν ἐν στεναγμοῖς, πρὸς τὸν Σωτῆρα κραυγάζοντες· Ἵλαθι μόνε ἡμῖν εὐδιάλλακτε.
Fujamos da soberba do fariseu e aprendamos a humildade do publicano, manifestada pelo seu arrependimento, clamando ao Salvador: Perdoa-nos! Tu que és o Único Misericordioso!
SEGUNDA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO
A Tradição
(2Tm. 3, 10-15)
S. Nicéforo
Timóteo, meu filho, tu seguiste de perto meus ensinamentos, minha conduta, meu ideal, minha fé, minha longanimidade, minha caridade, minha perseverança, as minhas perseguições e aflições, que tive de suportar em Antioquia, em Icônio, em Listra onde tantas perseguições sofri, das quais o Senhor me livrou. Assim sofrerão perseguições todos os que aspiram a viver piedosos em Cristo Jesus. Os homens maus e sedutores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece fiel ao que aprendeste e que é tua convicção, considerando de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que podem instruir-te para a salvação pela fé em Cristo Jesus.


EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Parábola do fariseu e do publicano
(Lc. 18, 10-14)
Disse o Senhor esta parábola: Dois homens subiram ao Templo para orar; um era fariseu, o outro, um cobrador de impostos. O fariseu rezava, de pé, desta maneira: ‘Ó meu Deus, eu te agradeço por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos, adúlteros, nem mesmo como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana, pago o dízimo de tudo que possuo’. Mas o cobrador de impostos, parado à distância, nem se atrevia a levantar os olhos para o céu. Batia no peito, dizendo: ‘Ó meu Deus, tem piedade de mim, pecador!’ Eu vos digo: Este voltou justificado para casa e não aquele. Porque todo aquele que se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”.
__________________
Jo. 21, 14-25:
  1. Cap. 21, V. 18. Profecia sobre o gênero de martírio que Pedro haveria de enfrentar: a crucificação.
  2. VV. 22-23. "eu quero..."o texto em grego é mais claro: "Se eu quiser que ele fique assim até que eu venha (i.e. até o fim do mundo) que tens tu com isso?". Jesus recusa responder a essa pergunta de curiosidade, afirmando seu poder sobre o destino de cada um e ao qual nos devemos confrontar.
  3. VV. 24-25. Estes versículos poderiam ser atribuídos a algum discípulo ou discípulos do Evangelista, mas bem podem ser do próprio João que, após ter acrescentado este apêndice, quer colocar em seus escritos um ponto final, desta vez definitivo, pois se quisesse escrever tudo sobre Jesus não acabaria mais, o que expressa pela "hipérbole nem o mundo inteiro poderia conter", justificando-se assim de suas omissões.   
2Tm. 3, 10-15:
    1. Cap. 3, V. 10. Temos aqui uma espécie de testamento espiritual de S. Paulo para Timóteo sei discípulo predileto.
    2. V. 14. "De quem": a pureza da fonte das tradições é importante. Refere-se aqui S. Paulo à mãe e avó de Timóteo (I, 5) e a si mesmo (v. 10).
    Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
    Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 99 e 193.
    * Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 9-fev-2014.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário