20 fevereiro 2014

Domingo do Juízo Final (23/02/2014)

DOMINGO DO JUÍZO FINAL *
São Policarpo, bispo de Esmirna, hieromártir (†167)
(MATINAS: Mc. 16, 1-8 LITURGIA: 1Cor. 8, 8-13; 9, 1-2 e Mt. 25, 31-46)*
Domingo da Abstinência de Carne
O Juízo Final
O grande julgamento! O Juízo Final! Neste dia, o Juiz virá sobre as nuvens, rodeado por uma incontável multidão de seres celestes. Trombetas soarão em todos os confins da terra e os mortos se levantarão. Os regimentos dos ressuscitados tomarão seus devidos lugares, próximos do trono do Juiz, já pressentindo o veredicto que soará em seus ouvidos, pois os atos de cada um estarão escritos em suas próprias frontes, e suas aparências corresponderão aos seus atos e condutas morais. E num instante, se dará a separação daqueles à Sua direita e daqueles à Sua esquerda.
Enfim, tudo fora determinado. Um profundo silêncio pairará sobre a terra. E em seguida, o decisivo veredicto do juiz será ouvido. Para alguns: “Vinde”; para outros: “Afastai-vos”. Mas estes derradeiros dirão: “Tem piedade de nós, Senhor, tem piedade de nós! Que a Tua misericórdia, Senhor, esteja sobre nós!”. Mas então já será tarde demais para suplicar.
Por isso, hoje mesmo devemos nos preocupar em lavar essas marcas negativas que estão ​​escritas em nossa natureza. Ou então, estarmos prontos para derramar rios de lágrimas no dia do julgamento, a fim de lavar a nós mesmos; mas isso não seria nada bom.
Derramemos nossas lágrimas hoje! Se não forem rios de lágrimas, que sejam riachos; se não forem riachos, que sejam ao menos gotas. Mas se não conseguirmos nem isso; tornemo-nos, então, contritos de coração, e confessemos nossos pecados ao Senhor, implorando-lhe para perdoá-los, e prometendo não mais O ofender, não mais violar Seus mandamentos. Sejamos, portanto, zelosos no fiel cumprimento desta promessa. Amém.
____________
* O Domingo do Juízo Final também é chamado de "Domingo da Abstinência de Carne". Segundo a prescrição da Igreja, este é o último dia que se é permitido comer carne e seus derivados antes do jejum quaresmal. Produtos lácteos são permitidos em todos os dias desta semana, inclusive quarta-feira e sexta-feira.
* S. Teófano, o Recluso, 
"Pensamentos para cada dia do ano".

Boletim n. 58, 23.02.2014:
Domingo do Juízo Final (Download)
AVISOS
Entre os dias 24 e 28 de fevereiro, o clero da Arquidiocese Arquidiocese Grega Ortodoxa de Buenos Aires e América do Sul estará reunido em Buenos Aires para o Retiro Espiritual 2014. Nesses dias, nosso pároco, Econômo Pe. Emanuel SOFOULIS, se ausentará de Brasília para participar desse encontro em Buenos Aires junto como o clero arquidiocesano. 
Bartolomeu I e Tarasios
Ndia 25 de fevereiro, a Igreja celebra a memória de São Tarásios, Arcebispo de Constantinopla (730-806). Nesse dia, toda nossa Arquidiocese celebrará o onomástico de S. Em.ª Revma. Dom Tarasios, nosso Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul, entronizado em 14/07/2001.
Ndia 28 de fevereiro, S.S. Bartlomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla, completa 74 anos. [Bartolomeu I nasceu na ilha de Imvros, em 29/02/1940, e foi entronizado Patriarca em 02/11/1991].

« Que nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo inspire 
sempre nossos amados pastores e que o manto da
 Mãe de Deus os cubra de bençãos. » 


PENSAMENTO
São João Crisóstomo | Άγιος Ιωάννης ο Χρυσόστομος (347 - 407).
« Não nos irritemos com os outros, ferindo assim a nós mesmos, e tornando nossa alma fraca. Porque a ira não procede da maldade de nossos próximos, mas sim de nossa fraqueza. (...) Por isso eu rogo, deixemos essa mentalidade infantil, e levantemos as mãos para o Céu. Porque, na verdade, Cristo quer que sejamos homens, homens perfeitos. A respeito disso, Paulo também nos prescreveu: "Irmãos, não sejais crianças no modo de julgar", disse ele, "na malícia, sim, sede crianças" (1Cor. 14, 20). Sejamos, portanto, crianças na malícia, e sendo inocentes, fujamos da maldade, e lancemos mão da virtude, para que possamos atingir a vida eterna, pela graça e amor de nosso Senhor Jesus Cristo, a Quem pertence o poder e a glória, pelos séculos dos séculos. Amém. »
In: Homilia LXXIX sobre o Evangelho de S. Mateus.
Tom da semana: 2º Tom
(Ἦχος β΄ – ωθινόν Β΄)
† MATINAS
2º Eothinon (ωθινόν Β΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
A Ressurreição de Jesus Cristo
(Mc. 16, 1-8)
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. De manhã cedo, no primeiro dia depois do sábado, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. Diziam entre si: “Quem nos vai remover a pedra da entrada do túmulo?” Mas, quando olharam, viram a pedra removida; e era uma pedra muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem sentado à direita, vestido de branco, e se assustaram. Ele lhes falou: “Não vos assusteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar em que o puseram. Mas ide dizer aos discípulos e a Pedro que ele irá à frente de vós para a Galileia. Lá o vereis como ele vos disse”. Perplexas, elas saíram do sepulcro e fugiram apavoradas. E não disseram nada a ninguém, pois estavam com medo.

† DIVINA LITURGIA
Καί τρόπων μέτοχος, καί θρόνων διάδοχος, τῶν Ἀποστόλων γενόμενος, τήν πρᾶξιν εὗρες θεόπνευστε, εἰς θεωρίας ἐπίβασιν· διά τοῦτο τόν λόγον τῆς ἀληθείας ὀρθοτομῶν, καί τῇ πίστει ἐνήθλησας μέχρις αἵματος, Ἱερομάρτυς Πολύκαρπε· πρέσβευε Χριστῷ τῷ Θεῷ, σωθῆναι τάς ψυχάς ἡμῶν.
Escolhendo a maneira de vida dos Apóstolos, os sucedeste em seu trono. Pela prática da virtude encontraste o caminho da divina contemplação, ó inspirado por Deus. Após ensinar, sem erro, a Palavra da Verdade, defendeste a Fé até o derramamento do próprio sangue, ó Santo Mártir Policarpo. Intercede a Cristo Deus, pela salvação de nossas almas.
Kondákion do Juízo Final (1º Tom)
(8º Domingo antes da Páscoa)
Ὅταν ἔλθῃς ὁ Θεός, ἐπὶ γῆς μετὰ δόξης, καὶ τρέμωσι τὰ σύμπαντα, ποταμὸς δὲ τοῦ πυρὸς πρὸ τοῦ Βήματος ἕλκῃ, καὶ βίβλοι ἀνοίγωνται, καὶ τὰ κρυπτὰ δημοσιεύωνται, τότε ῥῦσαί με, ἐκ τοῦ πυρὸς τοῦ ἀσβέστου, καὶ ἀξίωσον, ἐκ δεξιῶν σου μὲ στῆναι, Κριτὰ δικαιότατε.
Ó Deus, quando vieres em tua glória sobre a terra e todos ficarem tremendo e o rio de fogo estiver correndo diante do tribunal; os livros estiverem abertos e o que estava oculto tornar-se público; então, ó Justo Juiz, livra-me do fogo que não se apaga e torna-me digno de ser colocado à tua direita.
PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS
Carnes sacrificadas aos ídolos
(1Cor. 8, 8-13; 9, 1-2)
São Policarpo
Irmãos, não é uma comida que nos torna agradáveis a Deus. Se não a comemos, nada temos a perder, ou se a comemos nada a ganhar. Mas cuidai de que essa vossa faculdade não seja tropeço para os fracos. Porque, se alguém te vir, a ti, que tens conhecimento, sentado à mesa de um santuário de ídolos, na fraqueza de sua consciência não se julgará induzido a comer as carnes sacrificadas aos ídolos? Então, por causa do teu conhecimento perecerá o irmão fraco por quem Cristo morreu. E, assim, pecando contra os irmãos e ferindo-lhes a consciência fraca, pecais contra Cristo. Pelo que, se a comida vai escandalizar meu irmão, nunca jamais comerei carne, para não fazê-lo pecar.
   Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus Nosso Senhor? Não sois vós minha obra no Senhor? Se para outros não sou apóstolo, ao menos para vós o sou, pois sois o selo do meu apostolado no Senhor.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
O Juízo Final
(Mt. 25, 31-46)
Domingo da Abstinência de carne
O Juízo Final
Disse o Senhor:  quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os seus anjos, então se assentará no seu trono glorioso. Em sua presença, todas as nações se reunirão e Ele vai separar uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos, à esquerda. E o rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, abençoados por meu Pai! Herdai o Reino preparado para vós desde a criação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, fui peregrino e me acolhestes, estive nu e me vestistes, enfermo e me visitastes, estava na cadeia e viestes ver-me’. 
   E os justos perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te alimentamos, com sede e te demos de beber? Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? Quando foi que te vimos enfermo ou na cadeia e te fomos visitar?’ E o rei dirá: ‘Eu vos garanto: todas as vezes que fizestes isso a um desses meus irmãos menores, a mim o fizestes’.
   Depois dirá aos da esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque eu tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, fui peregrino e não me destes abrigo; estive nu e não me vestistes, enfermo e na cadeia e não me visitastes’. 
   E eles perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos faminto ou sedento, peregrino ou enfermo ou na cadeia e não te servimos?’ E ele lhes responderá: ‘Eu vos garanto: quando deixastes de fazer isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes’. E estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos, para a vida eterna.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 23-fev-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário