08 fevereiro 2014

17º Domingo de Lucas (16/02/2014)

17º DOMINGO DE LUCAS: O FILHO PRÓDIGO
Santos Panfílios e companheiros, mártires de Cesareia (†309)
(MATINAS: Mt. 28, 16-20 LITURGIA: 1Cor. 6, 12-20 e Lc. 15, 11-32)*
Este domingo é chamado de o “Domingo do Filho Pródigo”, esta que é provavelmente uma das parábolas mais conhecidas da Bíblia. 
  Nessa passagem, talvez podemos encontrar muito de nós mesmos! A parábola do filho pródigo fala sobre a paz e satisfação na casa do Pai celeste; sobre a insensata partida da guarda Pai em busca de uma liberdade desenfreada; sobre a riqueza que se recebe apesar da desobediência; sobre a imprudência; e sobre o consequente empobrecimento. Mas, em seguida, também fala sobre a recuperação da consciência e da decisão de regressar ao Pai misericordiosíssimo, que recebe o filho com amor e o coloca ao seu lado. 
   Eis a grande lição do Evangelho deste domingo: o infinito e acolhedor amor de Deus para com os pecadores que a Ele regressam. Ora, todas as pessoas têm a oportunidade de um novo começo em Cristo. Todos aqueles que se afastaram de Deus podem retornar a Ele, pois os braços do Pai estão sempre abertos e prontos para receber o filho.
   E, mesmo sendo zeloso, “se tu cometeres um pecado, e as pessoas virem teu pecado e te julgarem, e se ainda te rejeitarem como um maltrapilho neste mundo, tua fé protegerá tua dignidade e te dirá: ‘Cristo morreu na cruz pelos pecadores’” (S. Nikolaj Velimirović. The struggle for faith, p. 8). Ora, em verdade todos nós somos pecadores. Mas para nos beneficiarmos da infinita misericórdia de Deus e experimentarmos seu grande amor é preciso que nos aproximamos de Deus. E é entrando e regressando em sua Santa Igreja, com a mesma humildade do filho pródigo, que somos amparados pelo seu amor. 
   Sejamos humildes, portanto, para reconhecer nossos pecados. Sejamos humildes diante do Pai, diante de nossos sacerdotes, diante de nossos pais... pois é neles estão fundados o amor e a vida.      
* S.K.
Boletim n. 57, 16.02.2014:
17º Domingo de Lucas (Download)
PENSAMENTO
 São João Clímaco | Άγιος Ιωάννης της Κλίμακος (523-606).
São João Clímaco
« A Caridade e tranquilidade, e o espírito e adoção de filhos de Deus, só nos nomes se distinguem; porque assim como a luz, o fogo e a chama concorrem em uma mesma obra, assim também o fazem estas três virtudes. Segundo a medida ou falta da divina luz, assim tem a alma o temor de deus, porque aquele que de todo está sem gênero algum de temor, está cheio de Caridade, ou está morto em sua alma. Verdade é que da perfeita Caridade nasce o verdadeiro e santo temor de Deus, o qual também acrescenta o mesmo amor de Deus, de onde nasce. »

A Escada da Divina Ascensão. 
30º Degrau: a fé, a esperança e a caridade, p. 322.

Tom da semana: 1º Tom
(Ἦχος α΄ – ωθινόν Α΄)
† MATINAS
1º Eothinon (ωθινόν A ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Aparição aos onze apóstolos | A missão universal
(Mt. 28, 16-20)
Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Então Jesus se aproximou e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”. Amém.
† DIVINA LITURGIA
Kondákion do Filho Pródigo (3º Tom)
Τῆς πατρῴας, δόξης σου, ἀποσκιρτήσας ἀφρόνως, ἐν κακοῖς ἐσκόρπισα, ὅν μοι παρέδωκας πλοῦτον· ὅθεν σοι τὴν τοῦ Ἀσώτου, φωνὴν κραυγάζω· Ἥμαρτον ἐνώπιόν σου Πάτερ οἰκτίρμον, δέξαι με μετανοοῦντα, καὶ ποίησόν με, ὡς ἕνα τῶν μισθίων σου.
Abandonei com insensatez a glória paterna e dissipei nos vícios a riqueza que me havias dado. Eis que clamo a ti, como o filho pródigo: “Pequei contra ti, Pai Misericordioso! Aceita-me, arrependido, e trata-me como a um de teus empregados.”
PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS
Malícia do vício impuro
(1Cor. 6, 12-20)
Irmãos, tudo me é lícito, mas nem tudo convém. Tudo me é lícito, mas não me deixarei dominar por coisa alguma. Os manjares são para o ventre, e o ventre para os manjares; porém Deus destruirá um e outros. O corpo não é para a prostituição, mas sim para o Senhor, e o Senhor para o corpo; e Deus, que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo poder. 
   Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? E então vou tomar os membros de Cristo para fazê-los membros de uma prostituta? Jamais! Ou não sabeis que quem se achega a uma prostituta faz-se um só corpo com ela? Porque serão dois , diz ele, nunca só carne. Mas aquele que se achega ao Senhor faz-se um só espírito. Fugi da prostituição. Qualquer pecado que um homem cometer fica fora do seu corpo; mas o que se entrega à prostituição peca contra seu próprio corpo. Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós, que recebestes de Deus, e que, portanto, vós não vos pertenceis? Fostes comprados e pagos. Glorificai, pois, a Deus em vosso corpo.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Parábola do filho pródigo
(Lc. 15, 11-32)
Disse o Senhor esta parábola: Um homem tinha dois filhos. O mais jovem disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. Depois de alguns dias, o filho mais jovem juntou tudo e partiu para uma terra distante. Lá dissipou os seus bens numa vida desregrada. Depois de gastar tudo, houve grande fome naquela terra e ele começou a passar necessidade. Ele foi pôr-se ao serviço de um dos cidadãos daquela terra, que o mandou para os seus campos cuidar dos porcos. Desejava encher o estômago com o que os porcos comiam, mas ninguém lho dava. Caindo em si, disse: ‘Quantos empregados do meu pai têm pão em abundância, e eu aqui morro de fome! Vou partir em busca de meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como um dos teus empregados’. Então se levantou e voltou para a casa do pai. Ainda longe, o pai o viu e ficou comovido. Correu-lhe ao encontro e o abraçou, cobrindo-o de beijos. O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não sou digno de ser chamado teu filho’. Mas o pai falou para os escravos: ‘Trazei depressa e vesti nele a túnica mais preciosa, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei um bezerro bem gordo e matai-o. Vamos comer e nos alegrar, porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa. 
   O filho mais velho estava no campo. Ao voltar, quando se aproximava da casa, ouviu a música e as danças. Chamando um dos criados, perguntou do que se tratava. O criado respondeu: ‘Teu irmão voltou, e teu pai mandou matar o bezerro gordo porque o recuperou são e salvo’. Ele ficou indignado e não queria entrar. Então o pai saiu e insistiu que entrasse. 
   Mas ele respondeu ao pai: ‘Há tantos anos eu trabalho para ti, sem nunca desobedecer uma ordem tua, e nunca me deste sequer um cabrito para festejar com os meus amigos. E agora que voltou este teu filho, que devorou tua fortuna com prostitutas, matas para ele o bezerro gordo’. O pai lhe explicou: ‘Filho, tu estás sempre comigo e tudo o que é meu é teu. Mas era preciso fazer festa e alegrar-se, porque este teu irmão estava morto e voltou à vida; tinha-se perdido e foi encontrado”.
_______________
Mt. 28, 16-20:
  1. Cap. 28, VV. 18-20: Jesus, falando como Homem-Deus, confia aos apóstolos e seus sucessores , i.e., à Igreja por Ele fundada, a missão de levar a Redenção a todos os homens, sem exceção. Diz explicitamente que isto será feito mediante o ensino e a administração dos sacramentos. Assegura-se também a assistência em missão tão árdua.   
1Cor. 6, 12-20:
  1. Cap. 6, V. 12: Modo proverbial de dizer que nem tudo que é lícito é oportuno.
  2. V. 16: Gen. 2, 24.  
    Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
    Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 96-97, 146.
    * Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 16-fev-2014.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário