Terça-feira, 25 de fevereiro
SÃO TARÁSIOS, ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA (†806).
Onomástico de S. Em.ª Revma. Dom Tarasios
« Terça-feira da abstinência de laticínios »
« Terça-feira da abstinência de laticínios »
(LITURGIA: Jud. 1, 1-10; e Lc. 22, 39-42, 45-71; 23, 1)*
Tarásio tinha muito prestígio na corte, tanto pelo seu saber como pelas virtudes cristãs. Apesar do luxo e da vida desregrada da nobreza, conseguia se manter ligado aos padrões cristãos de uma existência voltada para a caridade e fé. Assim, por intervenção da imperatriz Irene, que era muito devota, foi nomeado patriarca de Constantinopla.
Mas, para aceitar, Tarásio impôs suas condições. Ele queria combater firmemente a heresia iconoclasta, que já motivara vários sínodos da Igreja e fora repudiada em todos. A discussão girava em torno das imagens sagradas das igrejas. Os rebeldes consideravam sua existência como idolatria e queriam seu fim nos templos. Porém, Tarásio, assim como o Papa Adriano I e todos os doutores e bispos da Igreja, defendia o culto e a veneração nas igrejas.
Tarásio foi um dos que exigiu um concílio, o 7º Concílio Ecumênico (Niceia, 787), para esclarecer o impasse, de modo que as imagens pudessem permanecer. Com esse seu trabalho de conscientização, a heresia foi banida em definitivo das discussões da Igreja.
7º Concílio Ecumênico (Niceia, 787), presidido pelo Patriarca Tarasios. |
Tarásio morreu aos setenta e seis anos, no ano 806 e foi sepultado no "Santuário de Todos os Mártires" do convento por ele fundado em Bósforo, estreito que separa a Europa da Ásia.
Dom TARASIOS: Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires,
Primaz e Exarca da América do Sul
Dom TARASIOS é filho de Peter e Angela Anton. Nascido em 1956, na cidade de "Gary", no estado da Indiana (Estados Unidos), foi batizado como Panaguiotis e foi criado em San Antonio, no Texas, onde foi um membro ativo da Igreja Sta. Sophia (do Patriarcado Ecumênico).Tarasios, que fala fala inglês, grego, espanhol, italiano e francês, estudou na (i) Faculdade Teológica Grega Ortodoxa da Santa Cruz (Hellenic College - Holy Cross Greek Orthodox School of Theology), na cidade de Brookline, em Massachusetts; (ii) na Universidade da Trindade, na cidade de San Antonio, no Texas; (iii) na Universidade de Notre Dame, na Indiana (EUA); (iv) no Pontifício Instituto Oriental, em Roma; e (v) na Escola de Paleografia do Vaticano.
Tarasios foi o primeiro americano de descendência grega a servir no Patriarcado Ecumênico. Em 30/12/1990, foi ordenado diácono por Bartolomeu I (que a época era o Metropolita da Calcedônia).
No Phanar, Tarasios galgou na ordem do Diaconato até chegar a arquidiácono. Entre suas principais responsabilidades estava a correspondência em inglês do Patriarca e do Secretário-Chefe do Santo Sínodo, as relações com as delegações estrangeiras e com o corpo diplomático de Istambul, além de projetos especiais, principalmente simpósios sobre o meio ambiente e seminários patrocinados por Bartolomeu I.
Suas obrigações também incluíam certas funções na administração da Arquidiocese de Constantinopla e a supervisão da Catedral Patriarcal São Jorge (sede do Patriarcado Ecumênico), dos diáconos e cantores do Patriarcado e da Arquidiocese, além de acompanhar o Patriarca em eventos religiosos e em suas visitas oficiais e privadas, locais e internacionais, bem como representá-lo em delegações e reuniões.
Ele também supervisionou a primeira edição em inglês de um livro sobre a Catedral Patriarcal e outros lugares sagrados da Igreja da Igreja Ortodoxa em Istambul.
Por recomendação de Bartolomeu I, em 08/05/2001, por votação unânime do Santo e Sacro Sínodo, Tarasios foi eleito Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul, sucedendo o Metropolita Gennadios Krisoulakis, que serviu em Buenos Aires durante muitos anos.
Em 27/05/2001, em uma liturgia a céu aberto em Prokopi, na Capadócia, Tarasios foi ordenado presbítero pelas mãos do Patriarca Bartolomeu I. E em 03/06/2001, foi consagrado ao Episcopado na Catedral Patriarcal São Jorge.
Enfim, em 14/07/2001, dom Tarasios foi entronizado como Arcebispo Metropolitano na Catedral Dormição da Mãe de Deus, em Buenos Aires.
Κανόνα πίστεως, καὶ εἰκόνα πραότητος, ἐγκρατείας διδάσκαλον, ἀνέδειξε σε τῇ ποίμνῃ σου, ἡ τῶν πραγμάτων ἀλήθεια· διὰ τοῦτο ἐκτήσω τῇ ταπεινώσει τὰ ὑψηλά, τῇ πτωχείᾳ τὰ πλούσια. Πάτερ Ἱεράρχα Ταράσιε, πρέσβευε Χριστῷ τῷ θεῷ, σωθῆναι τὰς ψυχὰς ἡμῶν.
|
A verdade das tuas obras, tornou-se regra de fé para o teu rebanho, modelo de doçura e mestre de temperança. Pela tua humildade obtiveste ainda a exaltação e, pela tua pobreza, a riqueza. Intercede, pois, a Cristo nosso Deus, ó nosso Pai e Hierarca Tarasios, pela salvação de nossas almas!
|
Guardai-vos dos falsos mestres, já condenados pelas tradições bíblicas
(Jud. 1, 1-10)
(Jud. 1, 1-10)
Caríssimos, desejando vivamente escrever-vos acerca de nossa comum salvação, senti a necessidade de fazê-lo exortando a combaterdes pela fé, que uma vez para sempre foi dada aos santos. Porque dissimuladamente se introduziram alguns homens, já desde tempos antigos, destinados a esta condenação, ímpios que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam nosso único soberano e Senhor, Jesus Cristo.
Embora saibais tudo, quero, não obstante, lembrar-vos uma vez por todas que o Senhor, depois de salvar o povo do Egito, fez perecer, a seguir, os incrédulos. Os anjos que não guardaram sua dignidade e abandonaram seu domicílio, ele os guardou presos com cadeias eternas nas trevas para o julgamento do grande dia. Da mesma forma Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas, que, como elas, cometeram imoralidades, correndo atrás dos vícios contra a natureza, servem como advertência, agora que sofrem a pena de um fogo eterno.
Assim também eles num louco desvario mancham o próprio corpo, menosprezam a soberania de Deus e blasfemam dos seres angélicos. O arcanjo Miguel, quando discutia com o diabo, disputando-lhe o corpo de Moisés, não se atreveu a proferir um juízo de blasfêmia mas disse: Repreenda-te o Senhor. Estes, no entanto, blasfemam de tudo que ignoram. E se corrompem mesmo naquilo que, à maneira de animais irracionais, só conhecem de modo instintivo.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS **
No Getsêmani. Prisão do Messias. Negação de Pedro.
O salvador escarnecido. O Messias diante do Sanedrim.
(Lc. 22, 39-42, 45-71; 23, 1)
O salvador escarnecido. O Messias diante do Sanedrim.
(Lc. 22, 39-42, 45-71; 23, 1)
Jerusalém: Vista a partir do Monte das Oliveiras |
Levantando-se da oração, veio até os discípulos e os encontrou adormecidos pela tristeza, e lhes disse: “Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai para não cairdes em tentação”.
Jesus ainda estava falando, quando chegou um bando, precedido por um dos Doze, chamado Judas. Ele se aproximou de Jesus para beijá-lo. Jesus lhe disse: “Judas, com um beijo entregas o Filho do homem?” Os que estavam com ele, vendo o que ia suceder, disseram-lhe: “Senhor, vamos atacá-los à espada?” E um deles feriu o escravo do Sumo Sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Tomando a palavra, Jesus disse: “Deixai, basta!” E, tocando-lhe a orelha, o curou. Jesus, então, falou aos sumos sacerdotes, aos oficiais do Templo e aos anciãos que tinham vindo contra Ele: “Saístes com espadas e cacetes como se eu fosse um ladrão? Estive convosco todos os dias no Templo e não me prendestes, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas”.
Igreja Sta. Maria Madalena (Patriarcado de Moscou), no Monte das Oliveiras, em Jerusalém. |
Os homens que estavam guardando a Jesus, zombavam Dele e O maltratavam. Vendavam-Lhe os olhos e perguntavam: “Adivinha, quem foi que Te bateu?” E proferiam muitas outras injúrias contra Ele.
Pela manhã , reuniu-se o conselho dos anciãos do povo, os sumos sacerdotes e os escribas, e o levaram ao Sinédrio, o tribunal deles. E diziam: “Se és o Cristo, dize-nos”. Ele respondeu-lhes: “Se eu vos disser, não me acreditareis, e se vos perguntar, não me respondereis. Mas, de agora em diante, o Filho do homem estará sentado à direita do poder de Deus ”. Então todos disseram: “Logo, és tu o Filho de Deus?” Jesus respondeu-lhes: “Vós é que estais dizendo que eu sou”. Disseram eles: “Que necessidade temos de mais testemunhas? Nós mesmos ouvimos de sua boca!”
Toda a assembléia levantou-se e levaram Jesus a Pilatos.
__________________
Jud. 1, 1-10:
- Cap. 1, V. 1. Judas é o apóstolo também chamado Tadeu para não se confundir com Judas Escariotes.
- V. 4. Estes falsos mestres não são cristãos genuínos: "entraram furtivamente" ["dissimuladamente se introduziram"]. Sua vinda ao seio da Igreja já foi predita, mas com a advertência de sua solene condenação "destinados para este juízo" ["a esta condenação"]. Enquanto de um lado propagam a "graça de nosso Deus", i.e., o Evangelho, transformando a liberdade evangélica em libertinagem; por outro, "negam" a Jesus Cristo, i.e., o seu domínio e sabedoria. "Nosso único"... em oposição aos falsos mestres, não ao Pai e ao espírito Santo.
- VV. 5-11. Prova pela Bíblia os castigos que os aguardam.
- V. 6. Os anjos rebeldes foram lançados no inferno onde ainda estão.
- V. 9. Esta disputa pertence á tradição judaica. Como em 2Pdr. 2, 11, o arcanjo Miguel não injuriou o diabo, mas entregou sua condenação a Deus: "Mande-te [repreenda-te] o Senhor".
- V. 10. "Porém estes..." acentua o contraste entre a atitude de Miguel e a destes falsos mestres.
Mons. José Castro Pinto. Notas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 224.
** A leitura do Evangelho designada pelo Typikon para 25-fev-2014 é a referente à "Terça-feira da abstinência de laticínios" (da 3ª Semana do Triódion). Mas, em geral, a leitura do Santo Evangelho designada para um santo arcebispo é a 2ª parte da Parábola do Bom Pastor (Jo. 10, 9-16): Disse o Senhor: "Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. Assim age porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem , assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Possuo ainda outras ovelhas que não são deste curral. É preciso que eu as conduza; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor."
Nenhum comentário:
Postar um comentário