21 fevereiro 2014

São Tarásios (25/02/2014)

Terça-feira, 25 de fevereiro
SÃO TARÁSIOS, ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA (†806).
Onomástico de S. Em.ª Revma. Dom Tarasios
« Terça-feira da abstinência de laticínios »
(LITURGIA: Jud. 1, 1-10e Lc. 22, 39-42, 45-71; 23, 1)* 
menino Tarásios nasceu em 730, em Constantinopla, então capital do Império Romano e era filho do prefeito dessa cidade. Cresceu recebendo educação cristã, recheada por vasta cultura literária. Ao se formar, foi nomeado chanceler pelo imperador Constantino VI. 
   Tarásio tinha muito prestígio na corte, tanto pelo seu saber como pelas virtudes cristãs. Apesar do luxo e da vida desregrada da nobreza, conseguia se manter ligado aos padrões cristãos de uma existência voltada para a caridade e fé. Assim, por intervenção da imperatriz Irene, que era muito devota, foi nomeado patriarca de Constantinopla.
Mas, para aceitar, Tarásio impôs suas condições. Ele queria combater firmemente a heresia iconoclasta, que já motivara vários sínodos da Igreja e fora repudiada em todos. A discussão girava em torno das imagens sagradas das igrejas. Os rebeldes consideravam sua existência como idolatria e queriam seu fim nos templos. Porém, Tarásio, assim como o Papa Adriano I e todos os doutores e bispos da Igreja, defendia o culto e a veneração nas igrejas. 
   Tarásio foi um dos que exigiu um concílio, o 7º Concílio Ecumênico (Niceia, 787), para esclarecer o impasse, de modo que as imagens pudessem permanecer. Com esse seu trabalho de conscientização, a heresia foi banida em definitivo das discussões da Igreja. 
Niceia, 787
7º Concílio Ecumênico (Niceia, 787), 
presidido pelo Patriarca Tarasios.

   O trabalho de Tarásio não se resumiu só a esta grande obra. Fundou um mosteiro e abriu um hospital e vários abrigos para os pobres, que ele recebia à sua mesa como convidados, servindo ele próprio um por um. Fazia questão de dar exemplo e suas atitudes diárias eram todas condizentes com o que pregava, com relação à integridade da fé e a pureza dos costumes. Por exemplo, quando o imperador pretendia tornar oficial uma relação fora do casamento que tinha com uma cortesã, Tarásio se opôs firmemente, sendo ameaçado de morte por Constantino VI, que pretendia conseguir da Igreja o divórcio. Entretanto, este patriarca tinha o Papa e todos os bispos do Oriente e do Ocidente a seu lado. O imperador acabou morrendo antes de transformar a ameaça em condenação real. Assim, pôde dirigir seu rebanho em paz, por muitos anos, da forma como gostava, com mão suave, firme e segura. 
   Tarásio morreu aos setenta e seis anos, no ano 806 e foi sepultado no "Santuário de Todos os Mártires" do convento por ele fundado em Bósforo, estreito que separa a Europa da Ásia.
Dom TARASIOS: Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, 
Primaz e Exarca da América do Sul 
Dom TARASIOS é filho de Peter e Angela Anton. Nascido em 1956, na cidade de "Gary", no estado da Indiana (Estados Unidos), foi batizado como Panaguiotis e foi criado em San Antonio, no Texas, onde foi um membro ativo da Igreja Sta. Sophia (do Patriarcado Ecumênico).
   Tarasios, que fala  fala inglês, grego, espanhol, italiano e francês, estudou na (i) Faculdade Teológica Grega Ortodoxa da Santa Cruz (Hellenic College - Holy Cross Greek Orthodox School of Theology), na cidade de Brookline, em Massachusetts; (ii) na Universidade da Trindade, na cidade de San Antonio, no Texas; (iii) na Universidade de Notre Dame, na Indiana (EUA); (iv) no Pontifício Instituto Oriental, em Roma; e (v) na Escola de Paleografia do Vaticano. 
   Tarasios foi o primeiro americano de descendência grega a servir no Patriarcado Ecumênico. Em 30/12/1990, foi ordenado diácono por Bartolomeu I (que a época era o Metropolita da Calcedônia). 
   No Phanar, Tarasios galgou na ordem do Diaconato até chegar a arquidiácono. Entre suas principais responsabilidades estava a correspondência em inglês do Patriarca e do Secretário-Chefe do Santo Sínodo, as relações com as delegações estrangeiras e com o corpo diplomático de Istambul, além de projetos especiais, principalmente simpósios sobre o meio ambiente e seminários patrocinados por Bartolomeu I.
   Suas obrigações também incluíam certas funções na administração da Arquidiocese de Constantinopla e a supervisão da Catedral Patriarcal São Jorge (sede do Patriarcado Ecumênico), dos diáconos e cantores do Patriarcado e da Arquidiocese, além de acompanhar o Patriarca em eventos religiosos e em suas visitas oficiais e privadas, locais e internacionais, bem como representá-lo em delegações e reuniões.
   Ele também supervisionou a primeira edição em inglês de um livro sobre a Catedral Patriarcal e outros lugares sagrados da Igreja da Igreja Ortodoxa em Istambul. 
   Por recomendação de Bartolomeu I, em 08/05/2001, por votação unânime do Santo e Sacro Sínodo, Tarasios foi eleito Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul, sucedendo o Metropolita Gennadios Krisoulakis, que serviu em Buenos Aires durante muitos anos.
   Em 27/05/2001, em uma liturgia a céu aberto em Prokopi, na Capadócia, Tarasios foi ordenado presbítero pelas mãos do Patriarca Bartolomeu I. E em 03/06/2001, foi consagrado ao Episcopado na Catedral Patriarcal São Jorge. 
   Enfim, em 14/07/2001, dom Tarasios foi entronizado como Arcebispo Metropolitano na Catedral Dormição da Mãe de Deus, em Buenos Aires.  
Fonte: Orthodox Observer, jun-2001, p. 8 
(tradução livre com adaptações).
« Que nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo inspire 
sempre nosso amado pastor e que o manto da
 Mãe de Deus o cubra de bençãos. » 

Tom da semana: 2º Tom
† DIVINA LITURGIA
Κανόνα πίστεως, καὶ εἰκόνα πραότητος, ἐγκρατείας διδάσκαλον, ἀνέδειξε σε τῇ ποίμνῃ σου, ἡ τῶν πραγμάτων ἀλήθεια· διὰ τοῦτο ἐκτήσω τῇ ταπεινώσει τὰ ὑψηλά, τῇ πτωχείᾳ τὰ πλούσια. Πάτερ Ἱεράρχα Ταράσιε, πρέσβευε Χριστῷ τῷ θεῷ, σωθῆναι τὰς ψυχὰς ἡμῶν.
A verdade das tuas obras, tornou-se regra de fé para o teu rebanho, modelo de doçura e mestre de temperança. Pela tua humildade obtiveste ainda a exaltação e, pela tua pobreza, a riqueza. Intercede, pois, a Cristo nosso Deus, ó nosso Pai e Hierarca Tarasios, pela salvação de nossas almas!
EPÍSTOLA UNIVERSAL DE SÃO JUDAS APÓSTOLO
Guardai-vos dos falsos mestres, já condenados pelas tradições bíblicas
(Jud. 1, 1-10)
Judas, servo de Jesus Cristo, irmão de Tiago, aos eleitos amados em Deus Pai e conservados por Jesus Cristo: a misericórdia, a paz e o amor vos sejam dados copiosamente. 
   Caríssimos, desejando vivamente escrever-vos acerca de nossa comum salvação, senti a necessidade de fazê-lo exortando a combaterdes pela fé, que uma vez para sempre foi dada aos santos. Porque dissimuladamente se introduziram alguns homens, já desde tempos antigos, destinados a esta condenação, ímpios que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus e negam nosso único soberano e Senhor, Jesus Cristo. 
   Embora saibais tudo, quero, não obstante, lembrar-vos uma vez por todas que o Senhor, depois de salvar o povo do Egito, fez perecer, a seguir, os incrédulos. Os anjos que não guardaram sua dignidade e abandonaram seu domicílio, ele os guardou presos com cadeias eternas nas trevas para o julgamento do grande dia. Da mesma forma Sodoma e Gomorra e as cidades vizinhas, que, como elas, cometeram imoralidades, correndo atrás dos vícios contra a natureza, servem como advertência, agora que sofrem a pena de um fogo eterno. 
   Assim também eles num louco desvario mancham o próprio corpo, menosprezam a soberania de Deus e blasfemam dos seres angélicos. O arcanjo Miguel, quando discutia com o diabo, disputando-lhe o corpo de Moisés, não se atreveu a proferir um juízo de blasfêmia mas disse: Repreenda-te o Senhor. Estes, no entanto, blasfemam de tudo que ignoram. E se corrompem mesmo naquilo que, à maneira de animais irracionais, só conhecem de modo instintivo.   
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS **
No Getsêmani.  Prisão do Messias. Negação de Pedro. 
O salvador escarnecido. O Messias diante do Sanedrim.
(Lc. 22, 39-42, 45-71; 23, 1)

Jerusalém
Jerusalém: Vista a partir do Monte das Oliveiras
Naquele tempo, ao sair, Jesus dirigiu-se, como de costume, para o monte das Oliveiras, e os discípulos também o seguiram. Ao chegar ali, disse-lhes Jesus: “Orai para não cairdes em tentação”. Afastou-se à distância do arremesso de uma pedra, pôs-se de joelhos e orava, dizendo: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade mas a tua”.
   Levantando-se da oração, veio até os discípulos e os encontrou adormecidos pela tristeza, e lhes disse: “Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai para não cairdes em tentação”. 
   Jesus ainda estava falando, quando chegou um bando, precedido por um dos Doze, chamado Judas. Ele se aproximou de Jesus para beijá-lo. Jesus lhe disse: “Judas, com um beijo entregas o Filho do homem?” Os que estavam com ele, vendo o que ia suceder, disseram-lhe: “Senhor, vamos atacá-los à espada?” E um deles feriu o escravo do Sumo Sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. Tomando a palavra, Jesus disse: “Deixai, basta!” E, tocando-lhe a orelha, o curou. Jesus, então, falou aos sumos sacerdotes, aos oficiais do Templo e aos anciãos que tinham vindo contra Ele: “Saístes com espadas e cacetes como se eu fosse um ladrão? Estive convosco todos os dias no Templo e não me prendestes, mas esta é a vossa hora e o poder das trevas”. 
Igreja Russa
Igreja Sta. Maria Madalena (Patriarcado de Moscou),
no Monte das Oliveiras, em Jerusalém.
   Eles prenderam Jesus e levaram-no para a casa do Sumo Sacerdote. Pedro o seguia de longe. Acenderam um fogo no meio do pátio e sentaram-se ao redor. Pedro veio sentar-se com eles. Uma criada, vendo-o sentado junto ao fogo, fitou os olhos nele e disse: “Este homem também estava com Ele”. Mas Pedro negou: “Eu nem O conheço, mulher”. Pouco depois, outro o viu e disse: “Tu também és um deles”. Pedro respondeu: “Moço, não sou”. Passada quase uma hora, outro começou a insistir, dizendo: “De fato, este também estava com ele, pois é galileu”. Pedro, porém, disse: “Moço, não sei o que estás dizendo”. Nisso, enquanto Pedro ainda falava, o galo cantou. Voltando-se, o Senhor olhou para Pedro, e este se lembrou das palavras de Jesus, quando lhe disse: “Antes que hoje o galo cante, tu me terás negado três vezes”. E, saindo para fora, Pedro chorou amargamente.
   Os homens que estavam guardando a Jesus, zombavam Dele e O maltratavam. Vendavam-Lhe os olhos e perguntavam: “Adivinha, quem foi que Te bateu?” E proferiam muitas outras injúrias contra Ele. 
   Pela manhã , reuniu-se o conselho dos anciãos do povo, os sumos sacerdotes e os escribas, e o levaram ao Sinédrio, o tribunal deles. E diziam: “Se és o Cristo, dize-nos”. Ele respondeu-lhes: “Se eu vos disser, não me acreditareis, e se vos perguntar, não me respondereis. Mas, de agora em diante, o Filho do homem estará sentado à direita do poder de Deus ”. Então todos disseram: “Logo, és tu o Filho de Deus?” Jesus respondeu-lhes: “Vós é que estais dizendo que eu sou”. Disseram eles: “Que necessidade temos de mais testemunhas? Nós mesmos ouvimos de sua boca!
   Toda a assembléia levantou-se e levaram Jesus a Pilatos.
__________________
 Jud. 1, 1-10
  1. Cap. 1, V. 1. Judas é o apóstolo também chamado Tadeu para não se confundir com Judas Escariotes.
  2. V. 4. Estes falsos mestres não são cristãos genuínos: "entraram furtivamente" ["dissimuladamente se introduziram"]. Sua vinda ao seio da Igreja já foi predita, mas com a advertência de sua solene condenação "destinados para este juízo" ["a esta condenação"]. Enquanto de um lado propagam a "graça de nosso Deus", i.e., o Evangelho, transformando a liberdade evangélica em libertinagem; por outro, "negam" a Jesus Cristo, i.e., o seu domínio e sabedoria. "Nosso único"... em oposição aos falsos mestres, não ao Pai e ao espírito Santo.  
  3. VV. 5-11. Prova pela Bíblia os castigos que os aguardam.
  4. V. 6. Os anjos rebeldes foram lançados no inferno onde ainda estão.
  5. V. 9. Esta disputa pertence á tradição judaica. Como em 2Pdr. 2, 11, o arcanjo Miguel não injuriou o diabo, mas entregou sua condenação a Deus: "Mande-te [repreenda-te] o Senhor".
  6. V. 10. "Porém estes..." acentua o contraste entre a atitude de Miguel e a destes falsos mestres.
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 224.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 25-fev-2014. 
** A leitura do Evangelho designada pelo Typikon para 25-fev-2014 é a referente à "Terça-feira da abstinência de laticínios" (da 3ª Semana do Triódion). Mas, em geral, a leitura do Santo Evangelho designada para um santo arcebispo é a 2ª parte da Parábola do Bom Pastor (Jo. 10, 9-16): Disse o Senhor: "Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, quando vê o lobo chegar, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e dispersa as ovelhas. Assim age porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem , assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Possuo ainda outras ovelhas que não são deste curral. É preciso que eu as conduza; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor."

Nenhum comentário:

Postar um comentário