05 novembro 2015

7º Domingo de Lucas


PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
_____________________________________________________________________
Brasília, 08 de novembro de 2015.
______________________________________________________________________________________________________________________________

7º Domingo de Lucas

(23º depois de Pentecostes - Modo 2 Plagal)

Sinaxe dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel,
Rafael e todos os incorpóreos celestes.




Matinas


Tropário – Modo plagal 2 - (6º tom):
As potestades angélicas apareceram no Teu venerado Sepulcro, e os guardas ficaram como mortos, e Maria colocou--se junto do Sepulcro, procurando o Teu puríssimo Corpo. Entretanto, subjugaste o inferno, sem ser tentado por ele, e encontraste a Virgem, revelando a vida, Senhor, que ressuscitaste dos mortos, glória a Ti.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

As potestades angélicas apareceram no Teu venerado Sepulcro, e os guardas ficaram como mortos, e Maria colocou--se junto do Sepulcro, procurando o Teu puríssimo Corpo. Entretanto, subjugaste o inferno, sem ser tentado por ele, e encontraste a Virgem, revelando a vida, Senhor, que ressuscitaste dos mortos, glória a Ti.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Tu que chamaste Tua Mãe bendita e voluntariamente assumiste a paixão, brilhaste sobre a cruz para reencontrar Adão, dizendo aos Teus anjos: alegrai-vos comigo pois encontrei a dracma perdida. Ó nosso Deus, que com sabedoria ordenaste todas as coisas, glória a Ti.

Katisma – Modo plagal 2 - (6º tom):
1ª Katisma:
Depois que viu o sepulcro aberto e o Hades chorando, Maria exortou os Apóstolos escondidos, dizendo: Sai! Obreiros da vinha, e evangelizai com a Palavra da Ressureição, porque o Senhor Ressuscitou outorgando ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Senhor, Maria Madalena, de pé ante o sepulcro, chorava e clamava; E quando pensou que Tu eras o jardineiro, Te disse: “Donde escondeste a Vida Eterna? Donde colocaste a quem se senta sobre o trono dos Querubins?” Ao ver que os guardas que o vigiavam estavam como mortos de temor, exclamou dizendo: “Dá-me o meu Senhor! Ou exclamai comigo: Oh tu que foste contado entre os mortos e os ressuscitaste, glória a Ti Senhor!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Theotokion:
Oh Mãe de Deus, Gedeão prefigurou tua concepção, e David explicou teu nascimento porque o verbo desceu em tuas entranhas como a chuva sobre a erva ressequida. E, sem semente deste a Luz à Cristo nosso Deus, salvação do mundo, oh terra bendita e cheia de graça!

2ª Katisma:
A vida foi posta no sepulcro e o selo sobre a pedra. Os soldados custodiaram a Cristo como ao rei que dorme; E o Senhor Ressuscitou golpeando invisivelmente a seus inimigos.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espirito Santo.

Oh Senhor imortal Jonas prefigurou Teu sepulcro e Simeão explicou Tua Divina Ressurreição, porque desceste ao sepulcro como mortal, Tu que dissolveste as portas do Hades e ressuscitaste livre da corrupção para a salvação do mundo, porque és o Senhor, oh Cristo Deus nosso, quem iluminou aos que jaziam nas trevas!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Virgem Mãe de Deus, intercedes ante teu Filho Cristo Deus nosso, quem por sua própria vontade foi cravado na Cruz e ressuscitou dentre os mortos para salvar nossas almas.

Ypakoí – Modo plagal 2 - (6º tom):
Obediência:
Oh Cristo, com tua morte voluntária e vivificadora, destruíste as portas do Hades como Deus e, nos abriste o antigo paraíso. E quando ressuscitaste dos mortos, salvaste nossas almas do mal.

Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Verbo de Deus, elevo meus olhos até os céus. Tenha piedade de mim para que viva contigo.
Oh Verbo tenha piedade de nós os humildes e prepara-nos para Ti, como bons e escolhidos relicários.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
O Espirito Santo é a causa da salvação de todos, porque quando inspira o homem conforme a sua dignidade o eleva do terreno e o coloca nas alturas.


2ª Antífona:
Se o Senhor não estivesse conosco, ninguém poderia enfrentar o inimigo na batalha, pois dele surge os vencedores.
Oh Cristo que Tua direita me abrace, elevando-me e protegendo-me de todos os enganos.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pelo Espirito Santo falamos divinamente, dizendo: Tu és Deus e vida, amor, e Luz; Tu és bondade e reina pelos séculos.

3ª Antífona:
Me alegrei quando me disseram: Vamos à casa do Senhor oferecendo orações sem tibieza.
Na casa de Davi, surpreendentes maravilhas ocorrerem porque há um fogo ardente que consome toda mente mal.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Cada coisa viva é animada pelo Espírito Santo, que, com o Pai e o Verbo, é o início da vida.

Prokimenon:
Levanta-te, Senhor Deus meu, por que você reinais para sempre. (2 vezes).

Stichos:
Te confesso, Senhor, como todo o meu coração.
Levanta-te, Senhor meu e Deus meu, porque Tu reina pelos séculos.

Kondakion – Modo Plagal 2 - (6º tom):
De Tua direita, fonte de toda a vida, o doador da vida ressuscitou de todos os mortos do fundo das trevas.
O Cristo Deus deu a ressurreição ao gênero humano. Ele é o salvador, a ressurreição e a vida, Ele o Deus do universo.

Ikós:
Ó doador da vida, nós fiéis cantamos e adoramos Tua cruz e Tua sepultura.
Ó imortal, acorrentaste o inferno, ó Deus todo poderoso, ressuscitaste contigo todos os mortos e destruíste as portas do inferno.
Ó Senhor Deus, venceste o império da morte. Por isto os homens te glorificam com amor, a Ti, o ressuscitado que destruíste o poder do inimigo destruidor e elevaste todos os fiéis, libertando o mundo das setas da serpente e
da sedução do inimigo Tu o único todo poderoso.
Cantemos com piedade a Tua ressurreição, pela qual Tu nos salvaste, ó Deus do universo.

Evangelho                                                                              Mt 28, 16-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Mateus.

Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Exapostilário – 1º:
Nos unimos com fé aos discípulos no Monte da Galiléia para ver a Cristo dizendo: Recebi o poder sobre os terrestres e os celestes. Aprendamos com ele nos ensina a batizar a todas as nações em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, prometendo estar presente até o fim dos tempos.

Theotokion – 1º:
Oh Virgem Mãe de Deus, te alegraste com os discípulos, porque viste a Cristo ressuscitado ao terceiro dia como havia predito, aparecendo a eles, ensinando e ordenando batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para que creiamos em sua ressurreição e te glorifiquemos, oh donzela.

Laudes - Modo plagal 2 - (6º tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Senhor, Tua crucifixão é Vida e Ressureição por Teu povo, nela está nosso apoio. Te louvamos, oh Deus nosso Ressuscitado, tem piedade de nós.

2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Tua sepultura, oh Senhor, abriu o paraíso ao gênero humano; e nós, que fomos salvas da corrupção, Te louvamos. Oh Ressuscitado Deus nosso, tem piedade de nós!

3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Louvemos o Pai e o Espírito a Cristo ressuscitado dentre os mortos, a clamando-O: Tu és nossa Vida e Ressureição, tem piedade de nós.

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Cristo, quando ressuscitaste do sepulcro ao terceiro dia, como está escrito, levantaste contigo os nossos primeiros pais, por isso o gênero humano Te glorifica e louva Tua ressurreição.

5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Senhor, o mistério de Tua ressureição é grande e terrível porque saíste do sepulcro como o noivo do leito, pisoteando a morte com Tua morte para libertar Adão, o caído. Por isso, os Anjos no céu se alegram, e na terra, os humanos louvam Tua misericórdia, oh Amante da humanidade.

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Oh judeus transgressores da Lei, onde estão os selos e a prata distribuída aos soldados? O tesouro não foi roubado ressuscitou por ser onipotente.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Oh judeus como foram roubados, se vocês selaram o sepulcro, e puseram guardas e marcaram cm sinais? O Rei saiu com as portas fechadas, mostrem-no como morto o prosternem-se como todo nós diante dele cantando: Glória à Tua Cruz e à Tua ressureição.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Senhor, as Mirróforas foram ao sepulcro que recebera a vida, chorando e levando a mirra, ao buscar Teu puríssimo corpo para ungi-lo, falaram ao Anjo resplandecente sobre a pedra, que lhes disse: “Por que derramam lágrimas por Ele que derramou de seu lado a Vida ao mundo? Como buscam no sepulcro como morto ao Imortal? Bem melhor é que saiam depressa a anunciar com alegria à Seus Discípulos Sua gloriosa ressureição que cativou o mundo inteiro e coma qual nos iluminou o salvador.
Senhor concede-nos o perdão e a grande misericórdia.

Eothinon – 1º:
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Para os discípulos que foram ao Monte que Ele designara, o Senhor se fez
presente, antes de se desprender das coisas terrenas; ao verem O adoraram, entenderam toda autoridade de que o Senhor estava investido, receberam a missão de anunciar a Sua ressurreição dentre os mortos e Sua ascensão ao céu.
Receberam a promessa da presença divina entre eles, como Salvador de nossas almas, até a consumação dos séculos.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).
Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.


Divina Liturgia


Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Tropário da Ressurreição – Modo plagal 2 - (6º tom):
As potestades angélicas apareceram no Teu venerado Sepulcro, e os guardas ficaram como mortos, e Maria colocou--se junto do Sepulcro, procurando o Teu puríssimo Corpo. Entretanto, subjugaste o inferno, sem ser tentado por ele, e encontraste a Virgem, revelando a vida, Senhor, que ressuscitaste dos mortos, glória a Ti.

Kondakion – Modo plagal 2 - (6º tom):
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Levantando com sua vivificante mão todos os mortos dos vales tenebrosos, Cristo Deus, Doador da vida, quis conceder a Ressurreição ao gênero humano; pois Ele é o Salvador, a Ressurreição, a Vida e o Deus de todos.

Theotokion – Modo plagal 2 - (6º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Clamando com a tua bendita Mãe, voluntariamente, viste padecer, irradiando na cruz, desejaste encontrar Adão, dizendo aos anjos: Alegrem-se comigo, porque foi encontrado o dracma perdido, Deus nosso, que com sabedoria tudo consolidaste, glória a Ti!

Hino à Mãe de Deus:
Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokimenon:
Salva, Senhor o teu povo e abençoa a tua herança (Sl 28, 9).
Clamo a Ti, Senhor, meu rochedo presta ouvido aos meus rogos (Sl 28, 1).

Epístola                                                                                              Ef 2, 4-10
Leitura da Primeira Epístola do Apostolo São Paulo aos Efésios:

Irmãos, Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor Onipotente (Sl 91, 1).
Aleluia, aleluia, aleluia!
Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus no qual confio inteiramente (Sl 91, 2).
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho                                                                                          Lc 8, 41-56
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:

Naquele tempo, veio um homem chamado Jairo, um dos chefes da sinagoga e, caindo aos pés de Jesus, pediu-lhe que fosse à sua casa. Sua filha única de doze anos, estava nas últimas. Enquanto Jesus estava a caminho, a multidão o comprimia. Uma mulher que sofria hemorragias já por doze anos e gastara tudo o que possuía com médicos, sem que ninguém conseguisse curá-la, aproximou-se dele, por detrás, e tocou na barra de sua roupa. Instantaneamente a hemorragia estancou. Jesus, então perguntou: «Quem tocou em mim»? Enquanto todos negavam, Pedro disse: «Mestre, são as multidões que te cercam e te apertam». Jesus, porém, disse: «Alguém me tocou. Eu senti uma força saindo de mim». Vendo que tinha sido descoberta, a mulher, tremendo, jogou-se por terra aos pés dele. Diante de todos, explicou a razão por que o tinha tocado, e como tinha ficado curada instantaneamente. Jesus. então, lhe disse: «Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz»! Enquanto ainda estava falando, chegou alguém da casa do chefe da sinagoga dizendo: «Tua filha acaba de morrer. Não incomodes mais o mestre». Ouvindo isto, Jesus lhe disse: «Não tenhas medo. Somente crê, e ela será curada». Quando chegaram à casa, não deixou ninguém entrar com ele, a não ser Pedro, João, Tiago e o pai e a mãe da menina. Todos choravam e lamentavam. Mas Jesus disse: «Não choreis. Ela não está morta, mas dorme». Zombaram dele, pois sabiam que ela tinha morrido. Então ele pegou a menina pela mão e exclamou: «Menina levanta-te»! Ela voltou a respirar e imediatamente se levantou. Jesus mandou que lhe dessem de comer. Seus pais ficaram extasiados, mas Jesus lhe ordenou que não contassem a ninguém o que tinha acontecido.

NOTA: Este Evangelho do sétimo domingo é, em certos casos, lido antes do Evangelho do quinto domingo.


SINAXE

Mateus, Marcos e Lucas narram os milagres que se sucederam após a expulsão dos demônios na cidade de Gerasa. Aconteceram enquanto o Senhor retornava à Cafarnaum, seguido pela multidão. Jesus estava agora diante do poder da doença e da morte.
As duas beneficiadas são mulheres. Uma sofria de uma enfermidade incurável que a arruinava e a afastava do convívio da sociedade, porque sua doença era vista como sinal de impureza e contaminação e, por isso, uma ameaça à integridade. A outra, uma menina, filha única, que não resistiu a uma doença grave.
Ao chegar na cidade uma multidão o esperava, sobretudo os curiosos e cheios de fé. Também estava lá o chefe da Sinagoga, Jairo, que pedia ao Senhor o restabelecimento da saúde de uma filha que estava a ponto de morrer. Jesus chamou Pedro, Tiago e João que o acompanhassem para serem testemunhas daquilo que iria se realizar.
No caminho que conduzia à casa de Jairo, Jesus curou uma mulher que sofria durante muitos anos por hemorragia. Sofria física e espiritualmente em consequência do desprezo e preconceito dos outros: ela era vista como impura, amaldiçoada.
Chegando à casa de Jairo, o Senhor percebeu um alvoroço pois já choravam a morte da menina. Ao entrar disse a todos: “Para que este choro? A menina não morreu, mas dorme”. Diz o Evangelista que as pessoas zombavam d'Ele. Não compreendiam que para Deus, a verdadeira morte é o pecado que mata a vida divina na alma. Para quem crê, a morte terrena é como um sono do qual se acorda em Deus.
No Antigo Testamento, a concepção de morte, apresentada sobretudo em Gênesis, Salmos, Sabedoria, Provérbios, é uma concepção israelita: a morte constituía um mero fim. A pessoa humana era vista como um corpo que era animado pela alma que lhe dava vida. Quando uma pessoa morria, a alma que lhe dava vida desaparecia e a pessoa continuava a existir naquele corpo inanimado. Por isso Jesus dizia que o nosso Deus não é um Deus dos mortos, mas sim de vivos (Mt 22,32). A morte ideal, acreditavam os judeus, era aquela que vinha após longa vida, ou seja, obedecendo o ciclo natural das coisas. Quando alguém morria "antes da hora" parecia que se quebrava a normalidade e o falecido e sua família eram vistos como menos abençoados por Deus. É forte também o pensamento de que a morte existia como consequência do pecado dos primeiros pais, sendo preciso passar por ela para chegar até Deus. Quando uma jovem morria, como a filha de Jairo, acrescentava à família uma culpa enorme por consequência de uma grave falta cometida por algum de seus antepassados.
O Senhor disse: “não morreu a menina, apenas dorme”. Estava morta para os homens que não podiam despertá-la. Para Deus, a menina dormia porque a sua alma vivia submetida ao poder divino, e a carne descansava para a ressurreição.
No Novo Testamento, Paulo em suas cartas, afirma que de fato a morte é consequência e castigo do pecado, pois ela veio ao mundo por causa de um só homem que pecou (Rm 5,12). No entanto, continua ele, fomos resgatados da morte por Cristo, uma vez que em Adão todos morremos e fomos trazidos de volta à vida pelo Redentor (1Cor 15,22). Um segundo alicerce sobre o qual está baseado a concepção da morte é constituído pela afirmação de que Jesus superou a morte com sua própria morte. A morte foi o último inimigo que Cristo teve que superar (1Cor 15,25). Cristo despojou a morte de seu poder (2Tm 1,10); destruiu pela morte o dominador da morte, o diabo (Hb 2,14). A lei do Espírito da Vida em Cristo nos libertou da Lei do Pecado e da Morte (Rm 8,2). Cristo morreu e ressuscitou tornando-se Senhor dos mortos e dos vivos (Rm 14,9). Ressuscitado dos mortos, a morte não tem mais domínio sobre Ele.
O cristão experimenta a vitória de Jesus sobre a morte, pelos sacramentos. O cristão é batizado na morte de Jesus, pois somente nestas condições é que pode ressuscitar com Jesus para a nova vida. No sacramento do Batismo ele vive a morte e a ressurreição de Cristo quando submerge três vezes na pia batismal, renascendo para a vida nova em Cristo, recebendo assim a veste branca. Participar da morte de Cristo significa "tornar-se uma só coisa com Ele" (Rm 6,5). A fé em Cristo não priva o homem da morte física, mas lhe dá a certeza de que esta experiência não se resume ao fim, mas ao começo de uma nova vida.
São João Crisóstomo comenta este Evangelho dizendo: “As ressurreições feitas por Jesus são certamente fatos excepcionais; ocultam, todavia, a realidade maior que se dará no fim dos tempos para todos os homens, como professamos ao rezarmos o Credo: a ressurreição dos corpos. A filha de Jairo tempos depois morreu novamente, mas certamente depois experimentou a Ressurreição verdadeira em Deus”.

FONTE:
CARVAJAL, Francisco F. «Falar com Deus». São Paulo: Ed. Quadrante, 1991.
Bíblia do Peregrino. São Paulo: Editora Paulus.

08 de Novembro: Sinaxe dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel e todos os incorpóreos celestes.



O Arcanjo Miguel
É um dos anjos superiores e está intimamente relacionado com o destino da Igreja. As Escrituras Sagradas nos ensinam que, para além do mundo físico, há um mundo espiritual habitado por seres espirituais, bons e sábios, e que se chamam anjos. Em grego a palavra “anjo” significa Mensageiro. São assim denominados nas Escrituras Sagradas porque Deus, através deles, comunica sua vontade aos homens. Como é a vida dos anjos no mundo espiritual onde habitam, e em que consiste sua missão? Sabemos muito pouco e, ademais, não estamos em condições de compreende-lo. O mundo angelical é muito diferente do nosso mundo material, não se aplicando as noções de tempo e espaço no sentido como entendemos em nosso mundo, bem como, as outras condições existenciais. A prefixo «arc» em «arcanjo», usado para alguns anjos, denotam sua superioridade em relação aos demais seres angelicais. O nome Miguel, em hebraico, significa «Quem como Deus!» Sempre que nas Escrituras é dito sobre a aparição de anjos aos homens, só de alguns deles são mencionados seus nomes – possivelmente, porque tenham recebido missão especial de consolidar o Reino de Deus na Terra. Entre estes, os Arcanjos Miguel e Gabriel, mencionados nos livros canônicos da Escritura Sagrada, e também os dos arcanjos Rafael, Uriel, Sariel, Jerahmeel e Rachel, nos livros que não fazem parte do cânon das Escrituras. (Canon ou catálogo dos livros sagrados declarados autênticos pela Igreja no século V a. C. Os livros sagrados escritos posteriormente não entraram no cânone e, portanto, são chamados de «não-canônicos») Geralmente, o Arcanjo Gabriel aparece como mensageiro de grandes e alegres eventos relacionados ao povo de Deus (Dan 8,16-9,21, Lc 1,19-26). No livro de Tobias o Arcanjo Rafael diz de si mesmo: «Eu sou um dos sete anjos que elevam as orações dos santos e estão sempre de pé diante do Senhor». (Tb 12, 15). Daí a certeza de que lá no céu há sete arcanjos, um dos quais é o Arcanjo Miguel.
Nas Escrituras Sagradas o Arcanjo Miguel é mencionado como o «Príncipe dos espíritos celestiais». Ele aparece como um grande lutador contra o diabo e toda a iniquidade entre os homens. Daí o seu nome na Igreja de «Príncipe dos espíritos celestiais». Assim o Arcanjo Miguel se apresentou a Josué, como ajuda na conquista da Terra Prometida. Ele apareceu ao profeta Daniel durante a queda do reino da Babilônia, e quando teve início a implantação do reino do Messias. A Daniel lhe foi profetizado sobre a ajuda de Deus ao seu povo através do Arcanjo Miguel nas futuras perseguições no reinado do Anticristo. No livro do Apocalipse, o Arcanjo Miguel é apresentado como o grande defensor do povo de Deus contra o diabo e os outros anjos rebeldes. « E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele» Ap 12,7-9. O Apóstolo Judas faz menção ao Arcanjo Miguel como o adversário do diabo. (Jo.5: 13, Dan. Cap.10, 12:1; Ju. 9; Ap.12 :7-9, Lc.10: 18).
Alguns dos Pais da Igreja pensam que, segundo as Escrituras Sagradas, o Arcanjo Miguel participou noutros importantes acontecimentos na vida do povo de Deus, mas não mencionam precisamente quais foram. Por exemplo, identificam-no com a misteriosa coluna de fogo que seguia diante do povo hebreu durante a sua fuga do Egito, e que fez afogar o exército do Faraó e derrotar o grande exército assírio que cercava Jerusalém, no tempo do profeta Isaías. (Ex 33, 9; 14,26-28; 2 Reis 19,35).

Os Anjos de Guarda
Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz interior da palavra. São também guardiões das almas dos homens, sugerindo-lhes as diretivas Divinas; invisíveis testemunhas dos seus pensamentos mais escondidos e das suas ações boas ou más, claras ou ocultas, assistem os homens para o bem e para a salvação. São Gregório Magno diz, que quase cada página da Revelação escrita, atesta a existência dos Anjos. No Novo Testamento aparecem no Evangelho da infância, na narração das tentações do deserto e da consolação de Cristo no Getsemani. São testemunhas da Ressurreição, assistem a Igreja que nasce, ajudam os Apóstolos e transmitem a vontade Divina. Os Anjos preparam o juízo final e executarão a sentença, separando os bons dos maus e formarão uma coroa ao Cristo triunfante. Eles os Anjos, são mencionados mais de trezentas vezes no Antigo Testamento. Além de todas essas referências bíblicas, que por si só justificam o culto especial que os cristãos reservam aos anjos desde os primeiros tempos, é a natureza destes “espíritos puros” que estimula nossa admiração e nossa devoção.
Dizia Bozzuet : “Os Anjos oferecem a Deus as nossas esmolas, recolhem até os nossos desejos, fazem valer diante de Deus os nossos pensamentos… Sejamos felizes de ter amigos tão prestativos, intercessores tão fiéis, intérpretes tão caridosos.” Fundamentando a verdade de fé, a Igreja nos diz que cada cristão, desde o momento do batismo, é confiado ao seu próprio Anjo Custódio, que tem a incumbência de guardá-lo, guiá-lo no caminho do bem, inspirando bons sentimentos, proporcionando a livre escolha que tem como meta Deus, Supremo Bem.

Arcanjo São Miguel (II)
“Miguel” que significa: “Quem como Deus?” É o defensor do Povo de Deus no tempo de angústia. É o padroeiro da Igreja e aquele que acompanha as almas dos mortos até o céu.

Arcanjo São Gabriel
“Gabriel” – que significa “Deus é forte” ou “aquele que está na presença de Deus” – aparece no assim chamado evangelho da infância como mensageiro da Boa Nova do Reino de Deus, que já está presente na pessoa de Jesus de Nazaré, nascido de Maria. É ele quem anuncia o nascimento de João Baptista e de Jesus. Anuncia, portanto, o surgimento de uma nova era, um tempo de esperança e de salvação para todos os homens. É ele quem, pela primeira vez, profere aquelas palavras que todas as gerações hão de repetir para saudar e louvar a Virgem de Nazaré: “Ave, cheia de graça. O Senhor é contigo”.

Arcanjo São Rafael
“Rafael”- que quer dizer “medicina dos deuses” ou “Deus cura” – foi o companheiro de viagem de Tobias. É o anjo benfazejo que acompanha o jovem Tobias desde Nínive até à Média; quem o defende dos perigos e patrocina o seu casamento com Sara. É ele quem tira da cegueira o velho Tobias. É aquele que cura, que expulsa os demônios. São Rafael é o companheiro de viagem do homem, seu guia e seu protetor nas adversidades.

Tradução e publicação neste site
com permissão de: Ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Os Santos Anjos da Guarda
Os Anjos são antes de tudo os mediadores das mensagens da verdade Divina, iluminam o espírito com a luz interior da palavra. São também guardiões das almas dos homens, sugerindo-lhes as diretivas Divinas; invisíveis testemunhas dos seus pensamentos mais escondidos e das suas ações boas ou más, claras ou ocultas, assistem os homens para o bem e para a salvação. São Gregório Magno diz, que quase cada página da Revelação escrita, atesta a existência dos Anjos. No Novo Testamento aparecem no Evangelho da infância, na narração das tentações do deserto e da consolação de Cristo no Getsêmani. São testemunhas da Ressurreição, assistem a Igreja que nasce, ajudam os Apóstolos e transmitem a vontade Divina. Os Anjos preparam o juízo final e executarão a sentença, separando os bons dos maus e formarão uma coroa ao Cristo triunfante. Eles os Anjos, são mencionados mais de trezentas vezes no Antigo Testamento. Além de todas essas referências bíblicas, que por si só justificam o culto especial que os cristãos reservam aos anjos desde os primeiros tempos, é a natureza destes “espíritos puros” que estimula nossa admiração e nossa devoção.
Dizia Bozzuet : «Os Anjos oferecem a Deus as nossas esmolas, recolhem até os nossos desejos, fazem valer diante de Deus os nossos pensamentos… Sejamos felizes de ter amigos tão prestativos, intercessores tão fiéis, intérpretes tão caridosos». Fundamentando a verdade de fé, a Igreja nos diz que cada cristão, desde o momento do batismo, é confiado ao seu próprio Anjo, que tem a incumbência de guardá-lo, guiá-lo no caminho do bem, inspirando bons sentimentos, proporcionando a livre escolha que tem como meta Deus, Supremo Bem. No dia 8 de Novembro, data em que a Igreja Ortodoxa comemora a «Sinaxe dos Santos Arcanjos Miguel e Gabriel e todos os incorpóreos celestes», lembra ao mesmo tempo todos os coros angélicos: os Anjos, os arcanjos, os Tronos, as Dominações que adoram, as Potestades que tremem de respeito diante da Majestade Divina, os céus, as virtudes, os bem-aventurados serafins e os querubins.

Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendo Ecônomo Padre Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José

Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por email.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Folheto da Comunidade Ortodoxa de São Pedro e São Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://comunidadeortodoxaspsp.blogspot.com.br/


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 10h às 10h30
Liturgia Dominical das 10h30 às 12h


Nenhum comentário:

Postar um comentário