24 junho 2016

«1º Domingo de Mateus» Comemoração de Todos os Santos




PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
             __________________________________________________________________________
Brasília, 26 de junho de 2016.
                         _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

(1º depois de Pentecostes - Modo 4 Plagal)

Memória de São João, Bispo de Gótia, na Criméia

 
MATINAS

Tropário – Modo Plagal 4 - (8º tom):
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a Ti.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo,

Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a Ti.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Tu, que por nossa salvação, nasceste de uma virgem e padeceste a crucificação, ó boníssimo por Tua morte, despojaste a morte, Tu que é Deus, nos revelaste a ressurreição, não desprezes aqueles que a Tua mão criou. Manifesta a Tua misericórdia, ó amigo do homem; aceita as preces daqueles que deste a Luz e salva os desesperados, ó nosso Salvador.

Katisma – Modo Plagal 4 - (8º tom):
1ª Katisma:
Oh Vida de todos! Ressuscitaste dentre os mortos. O Anjo resplandecente se dirigiu às mulheres, dizendo: “Deixai de chorar e anunciai aos Apóstolos louvando e proclamando que ressuscitou Cristo, o Senhor, que se alegrou como Deus em salvar o gênero humano!”
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.

Verdadeiramente ressuscitou do sepulcro e ordenaste as piedosas mulheres que anunciassem aos Apóstolos a Ressurreição, como está escrito. Pedro correu ao sepulcro e ao ver a Luz na tumba, se estremeceu e viu o sudário, o qual era impossível que vê-lo na obscuridade. Creu e correu exclamando: “Glória a Ti, Cristo Deus Salvador nosso, porque nos salvou, sendo Tu em verdade o reflexo do Pai!”
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Louvemos a quem é a Arca e a Porta celestial; a Montanha Santíssima e a Nuvem luminosa; a escada celeste e o Paraiso flante; a Salvadora de Eva e Mulher única do universo; porque por seu meio se chegou a cabo a salvação de todo mundo dos pecados de outrora. Por isso nos dirigimos a ela rogando-lhe: Intercede ante teu filho e teu Deus, para que nos conceda o perdão dos pecados nossos que nos prosternamos com boa fé ante teu Santíssimo parto.

2ª Katisma:
Oh Salvador, os homens selaram Teu sepulcro e o anjo retirou a pedra da porta da tumba; as mulheres viram tua ressureição dentre os mortos evangelizando a Teus discípulos em Sión, oh Vida de todos, e desataste as cadeias da morte, Senhor Glória a ti.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espirito Santo.

Quando as mulheres chegaram ao sepulcro com os aromas do enterro, escutaram desde o sepulcro uma voz angelical que dizia: Deixai as lágrimas e recebei a alegria em vez de tristeza clamando e bradando que Cristo é Senhor ressuscitado e se alegrou como Deus em salvar o gênero humano!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh cheia de graça, todo universo se alegra em ti, os coros angelicais e o gênero humano, oh Templo Santíssimo e Paraíso falante; Orgulho da Virgindade que de ti foi engendrado o Deus, que se fez menino e é nosso Deus antes dos séculos. Ele fez de seu seio trono, e tornou teu ventre mais amplo que os céus. Por isso, cheia de graça, todas as gerações contigo se alegram e te glorificam.

Ypakoí – Modo Plagal 4 - (8º tom):
Obediência:
As Mirróforas chegaram ao sepulcro do Doador da Vida buscando o Imortal entre os mortos. Receberam o anuncio do Anjo, e anunciaram os Apóstolos que o Senhor Havia ressuscitado dando ao mundo a grande misericórdia.

Anabtmo:
1ª Antífona:
Desde a minha juventude o inimigo me está provando e com seus atrativos me está queimando; porém eu, apoiado em Ti o vencerei.

Os que odeiam a Sion será como o pasto antes de ser seco, porque Cristo com a foice do sofrimento cortará seus pescoços.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Pelo Espírito Santo todos vivem. Ele é Luz de Luz, Grande Deus; por isso o louvamos com o Pai e o Verbo.

2ª Antífona:
Que se cubra meu coração humilde com teu temor, para que não ensoberbeça e depois lhe humildes, oh Todo Piedoso.

Quem se apoia no Senhor não terá temor quando Ele julgar a todos com o fogo dos sofrimentos.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Pelo Espírito Santo, tudo é divinizado vê e fala do futuro e faz milagres celestiais, porque canta há um só Deus, Trino e Uno, pois a Divindade sendo Três Luzes está unificada em um só Senhorio.

Prokimenon:
O Senhor vosso Deus, reinará para sempre, ó Sião, de geração em geração. (2 vezes).

Stichos:
Ó minha alma, louvai o Senhor.
O Senhor vosso Deus, reinará para sempre, ó Sião, de geração em geração.

Kondakion – Modo 4 Plagal-(8º tom):
Tu Te elevaste do túmulo e ressuscitaste dos mortos, elevaste Adão, Eva se rejubila em Tua ressurreição e as extremidades do mundo celebram teu despertar de entre os mortos, ó misericordiosissimo.

Ikós:
Despojaste os palácios dos infernos e ressuscitaste dos mortos, ó pacientíssimo, vieste ao encontro das mirróforas e em lugar, da tristeza lhes trouxeste a alegria.
Aos apóstolos manifestaste os sinais de tua vitória, ó meu Salvador, que dás a vida, e iluminaste a criação, ó amigo do homem.
Eis porque o universo se rejubila pelo teu despertar de entre os mortos, ó misericordiosíssimo.
 
Evangelho:                                                                           Mt 28,16-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus † Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Exapostilário – 1º:
Nos unimos com fé aos discípulos no Monte da Galiléia para ver a Cristo dizendo: Recebi o poder sobre os terrestres e os celestes. Aprendamos com ele nos ensina a batizar a todas as nações em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, prometendo estar presente até o fim dos tempos.

Theotokion – 1º:
Oh Virgem Mãe de Deus, te alegraste com os discípulos, porque viste a Cristo ressuscitado ao terceiro dia como havia predito, aparecendo a eles, ensinando e ordenando batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para que creiamos em sua ressurreição e te glorifiquemos, oh donzela.

Laudes - Modo Plagal 4 - (8º tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Senhor, Tu que te submeteste ao juízo, para ser julgado por Pilatos, não deixaste o Trono donde estás sentado junto ao Pai, ressuscitaste dentre os mortos livrando o mundo da escravidão, porque és Piedoso e Amante da humanidade.

2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Senhor, se os judeus te puseram no sepulcro com morto, os saldados te fizeram guarda como um rei adormecido. Como a um tesouro de vida te selaram; porem ressuscitaste dando a imortalidade à nossas almas.
 
3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Senhor, nos deste Tua Cruz como arma contra o inimigo, que se atemoriza e treme diante dela não podendo resistir frente sua força, porque ressuscitou os mortos acabando com a morte. Por isso nos prosternamos ante Tua Sepultura e Ressureição.

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Senhor, o Anjo que clamou em Tua ressurreição aos guardiões atemorizou, e as mulheres lhes disse: “Porque buscais ao vivo entre os mortos? Ressuscitou com Deus dando a Vida ao mundo.”

5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Sofreste sobre a Cruz, oh impassível em Tua divindade, e aceitaste a sepultura de três dias para livrar-nos da escravidão do inimigo, e dando-nos a Vida com Tua Ressureição, oh Cristo amante da humanidade.

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Oh Cristo, me prosterno ante Tua Ressureição do sepulcro glorificando e louvando; e com a qual nos libertaste das cadeias do Hades, pois como Deus concedeste ao mundo a Vida Eterna e a grande misericórdia.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Os transgressores da lei vigiaram Teu sepulcro que continha a vida, junto com os guardas que o selaram. Porém com Tu és um Deus imortal ressuscitaste Onipotente ao terceiro dia.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Senhor, quando transpassaste as portas do Hades, as destruíste, e o cativo exclamou dizendo: “Quem é este que não se julga debaixo da terra, senão aquele que transformou o cárcere da morte em uma tenda? Este que recebeu morto e atemorizou como Deus?” Oh Salvador Todo-poderoso, tem piedade de nós.

Eothinon – 1º:
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
Para os discípulos que foram ao Monte que Ele designara, o Senhor se fez presente, antes de se desprender das coisas terrenas; ao verem O adoraram, entenderam toda autoridade de que o Senhor estava investido, receberam a missão de anunciar a Sua ressurreição dentre os mortos e Sua ascensão ao céu.
Receberam a promessa da presença divina entre eles, como Salvador de nossas almas, até a consumação dos séculos.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Tropário:
Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste Tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.
 
Divina Liturgia

Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Issodikon:
Levanta-te, Senhor, com tua potência; cantaremos e celebraremos o teu poder. Salva-nos, ó Paráclito cheio de bondade, a nós que a Ti salmodiamos: aleluia!

Tropário da Ressurreição – Modo 4 Plagal-(8º tom):
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a Ti.

Apolitikion (Tropário) de Todos os Santos – Modo 4:
Revestida, como de púrpura e de linho fino, do sangue de todos aqueles que, no mundo inteiro, foram tuas testemunhas, tua Igreja, por eles, te clama: mostra ao teu povo a tua compaixão; concede a paz à nossa pátria e tem misericórdia das nossas almas”.

Kondakion – Modo 4 Plagal - (8º tom):
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
Tendo ressuscitado do túmulo deste a vida aos mortos e levantaste Adão; Eva se regozija com a tua Ressurreição, e exultam de alegria os confins da terra, ó Misericordioso!

Theotokion – Modo 4 Plagal - (8º tom):
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Tu, que pela nossa salvação nasceste da Virgem, sofreste a crucifixão, ó Misericordioso, e com a morte venceste a morte, como Deus, revelando a Ressurreição; não abandones a nós, criaturas de tuas mãos!
Mostra a tua bondade pela humanidade, atende as preces da tua Mãe, que roga por nós, ó Misericordioso, e salva, ó Salvador, nosso povo desolado!

Kondakion de Todos os Santos:
Senhor, Autor da Criação, o universo te oferece os Mártires revestidos de
Deus como primícias da natureza. Pelas suas súplicas e em consideração à Mãe de Deus, guarda a tua Igreja sempre em paz, ó Bondoso!

Prokimenon:
Fazei votos ao Senhor nosso Deus e cumpri-os; todos os que o cercam tragam oferendas.
Deus é conhecido na Judéia, grande é o seu nome em Israel.

Epístola:                                                                                Hb 11,33-12,2
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo aos Hebreus:

Irmãos, pela fé os santos venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. Portanto, nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
 
Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Vinde, regozijemo-nos no Senhor, cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, e celebremo-lo com salmos!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho:                                                    Mt 10,32-33; 37-38; 19,27-30
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus: «Quem der testemunho de mim diante dos homens, também eu darei testemunho dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus. Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho mais que a mim, não é digno de mim. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim». Pedro então, tomando a palavra, disse-lhe: «Eis que deixamos tudo para te seguir. Que haverá então para nós?» Respondeu Jesus: «Em verdade vos declaro: no dia da renovação do mundo, quando o Filho do Homem estiver sentado no trono da glória, vós, que me haveis seguido, estareis sentados em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que por minha causa deixar irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos, terras ou casa receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna. Muitos dos primeiros serão os últimos e muitos dos últimos serão os primeiros».

Kinonikón:
Exultai, ó justos, no Senhor; aos retos convém o louvor.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Extraído do site ecclesia.com.br


SINAXE
Sinaxe
Pe. Paulo A. Tamanini

«Ágios o Theós, Ágios Ischirós, Ágios Athánatos...»

Os escritores sagrados, já no Gênesis referiam-se a Deus como o «Santo», palavra que tinha a conotação de «Sagrado». Deus é o «Outro», tão transcendente e tão longínquo que o homem não poderia ter acesso; somente referir-se a Ele com tremor e temor.(Gn 15,12).
O Povo Israelita por ter um Deus que era conhecido como o «Outro», isto é, separado (por ser tão especial e incognoscível), arvorava-se o direito de se identificar como «raça eleita», «povo escolhido», «nação santa», diferente de todos os outros na sua maneira de ser, agir e comportar, cultuando sua Divindade... e tudo isto era muito explicito em seus rituais religiosos, condutas sociais e na vida cotidiana em geral. A religião estava tão impregnada nas suas práticas que, o pertencer à raça eleita deveria ser mesmo ostentado. Não demorou muito para se cair em extremos absurdos onde a santidade cedeu lugar à hipocrisia, ao «farisaísmo».
Jesus condenou tais comportamentos e o apóstolo Pedro ressaltou muitas vezes que o imprescindível é a «pureza de coração», capaz de fazer de nós participantes da vida de Deus (1Pd 1,14-16). As leis são importantes na medida que conduzem o homem à maturidade e liberdade dos Filhos de Deus. Se são nefastas a vida humana, não podem ser boas.
Assim, cremos que a santidade nos é comunicada por Deus e isto se realiza na pessoa do Filho, Jesus Cristo, de maneira plena, assim como em todos aqueles que viveram e vivem de acordo com os seus santos preceitos. Somos todos vocacionados à santidade, chamados a «ser santos como o Pai é Santo».
Jesus Cristo, o «Senhor», por meio dos sacramentos, transmite a toda Igreja a sua santidade. Os sacramentos são os instrumentos da santidade e da salvação, que trazem ao homem a vida de Deus (cf Mt 13,24-30;). Esta certeza era tão viva nos primeiros séculos da Igreja que não hesitavam em chamar a si mesmos «santos» (2Cor 11,12;), e à Igreja a «Comunhão dos Santos».
Esta expressão, que encontramos no Credo, tem sua manifestação na «Divina Liturgia da Igreja Ortodoxa (São João Crisóstomo) na Liturgia Eucarística onde «os santos» são convidados a participarem das «coisas santas».

«As coisas Santas aos Santos!»

E, professando a unidade e santidade de Deus na pessoa do Filho, Jesus Cristo, o Senhor, respondemos:

«Um só é Santo, Um só é Senhor, Jesus Cristo, na Glória de Deus Pai. Amém.

A santidade manifesta-se, pois, como uma participação na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja nos dispõe, especialmente através do sacramento da Eucaristia, onde o Santo nos dá a sua Santidade por amor, e nós nos tornamos santos por filiação.
A santidade não é o fruto do esforço humano, portanto, que procura alcançar a Deus com suas próprias forças, e mesmo por heroísmo; ela é Dom do amor de Deus ao homem e resposta deste à misericordiosa e paternal iniciativa divina. Tanto é que, o modo como estão organizadas as festas no Calendário Litúrgico Bizantino, onde a Festa de todos os Santos é celebrada no domingo depois de Pentecostes, ou seja, a Descida do Espírito Santo, quer significar que toda a santidade é obra do Espírito Santíssimo de Deus. A festa de Todos os Santos encerra o Tempo Litúrgico Pascal no calendário da Igreja do Oriente.

«Tudo o que está encoberto será descoberto»
«Sermão para o Domingo de todos os Santos»

Do alto do céu, Deus oferece a todos os homens as riquezas da sua graça. Ele próprio é a fonte da salvação e da luz de onde emana eternamente a misericórdia e a bondade. Mas nem todos os homens tiram proveito da sua força e da sua graça pelo exercício perfeito da virtude e a realização das suas maravilhas; só o fazem aqueles que puseram as suas realizações em prática e que provaram por atos o seu apego a Deus, aqueles que se afastaram completamente do mal, que aderem firmemente aos mandamentos de Deus e que fixam o seu olhar espiritual em Cristo, Sol de justiça (Mal 3,20).
Do alto do céu, Cristo oferece aos que combatem o socorro do seu braço, e exorta-os com estas palavras do Evangelho: “Quem se declarar por mim diante dos homens, eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus”. Enquanto servidor de Deus, cada um de entre os santos se declara por Cristo nesta vida passageira e diante dos homens mortais; fazem-no por um curto espaço de tempo e na presença de um pequeno número de homens. Enquanto que nosso Senhor Jesus Cristo... se declara por nós no mundo da eternidade, diante de Deus seu Pai, rodeado dos anjos e dos arcanjos e de todas as forças do céu, na presença de todos os homens, depois de Adão até ao fim dos séculos. Porque todos ressuscitarão e serão julgados no tribunal de Cristo. Então, na presença de todos e à vista de todos, ele fará conhecer, glorificará e coroará aqueles que lhe provaram a sua fé até ao fim.
São Gregório Palamás (1296-1359)

«Com todos os Santos»
«Sermão 2 para a festa de Todos os Santos»

O primeiro desejo que a recordação dos Santos excita ou aumenta em nós é o de gozar da sua amável companhia, de merecermos ser concidadãos e comensais dos espíritos bem-aventurados, de sermos integrados na assembleia dos Patriarcas, na falange dos Profetas, no senado dos Apóstolos, no inumerável exército dos Mártires, na comunidade dos Confessores, nos coros das Virgens; enfim, de nos reunirmos e nos alegrarmos na comunhão de todos os Santos… Aguarda-nos, irmãos, aquela Igreja dos primogênitos e nós ficamos insensíveis! Desejam os Santos a nossa companhia e nós pouco nos importamos! Esperam-nos os justos e nós parecemos indiferentes.
Despertemos, finalmente, irmãos! Ressuscitemos com Cristo, procuremos as coisas do alto, saboreemos as coisas do alto. Desejemos os que nos desejam, corramos para os que nos aguardam, preparemo-nos com as aspirações da nossa alma para entrar na presença daqueles que nos esperam!
Na nossa comunidade deste mundo, não há segurança nem repouso algum; e, no entanto, é já aqui que é bom e agradável viver os irmãos em harmonia (Sl 132)! Se pelo simples fato de partilhamos com os irmãos que têm conosco um só coração e uma só alma em Deus, tudo se torna suportável, quanto mais doce, quanto mais feliz será a união em que já não haverá qualquer desconfiança, qualquer ocasião de desacordo, e em que a caridade perfeita nos unirá a todos numa aliança indissolúvel! Então, assim como o Pai e o Filho são um, também nós seremos um n’Eles.
Não devemos apenas desejar a companhia dos Santos, mas também a sua felicidade, ambicionando com fervorosa diligência a glória daqueles por cuja presença suspiramos. Na verdade, esta ambição não é perniciosa, nem o desejo de tal glória é de modo algum perigoso, porque dizemos efetivamente: “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao vosso Nome dai glória!” (Sl 113, 9).

São Bernardo (1092-1153)

Extraído do site ecclesia.com.br



26 de Junho: São João, bispo de Goths

 
São João é venerado nas igrejas do Oriente, mais que no Ocidente, devido à sua corajosa oposição aos iconoclastas. Era natural da região norte do Mar Negro, que compreendia a Criméia, e seu avô era um legionário armênio. Em 761, o então Bispo de Goths, uma importante cidade da região, aderiu à iconoclastia para ficar bem aos olhos do Imperador Constantino Coprônimo, que apoiava estas idéias e se dispunha a abolir as santas imagens. A adesão do bispo ao movimento iconoclasta foi recompensada com uma promoção ao posto mais elevado de Heraclea. Seus diocesanos, porém, mais ortodoxos que seu bispo, passaram a ignorá-lo como tal e, para o seu lugar, elegeram o bispo João. As autoridades aprovaram a eleição, mas os moradores de Goths tiveram de esperar pelo retorno do novo bispo que se encontrava em Jerusalém onde passou por três anos. Ao assumir a Sede, ele escreveu uma defesa da veneração que se dispensava às imagens e relíquias sagradas, bem como, sobre a prática de invocar aos santos. Seus argumentos estavam apoiados em citações dos Antigo e Novo Testamentos e nos ensinamentos dos Santos Padres.

Sob a regência da Imperatriz Irene, foi suspensa a proibição contra as imagens sagradas e o bispo João pode então ir a Constantinopla para assistir ao Sínodo convocado por São Tarásios. Também esteve no segundo Concílio de Nicéia, no ano 787, no qual a veneração às imagens sagradas foi considerada como parte da doutrina ortodoxa. Ao retornar para a sua diocese, o trabalho do bispo João foi interrompido pela súbita invasão do «khazars». Após a denúncia de um traidor, o prelado foi capturado e levado prisioneiro para o acampamento do inimigo guerreiro. Não obstante, escapou com relativa facilidade, encontrando refúgio em Amastris, cidade da Ásia Menor, onde foi hóspede do bispo local, lá permanecendo os últimos quatro anos da sua vida. Ao ser informado de que o chefe dos invasores «khazars» havia morrido na cidade subjugada, voltou-se para os seus amigos e lhes disse: «Eu também vou deixar este mundo em quarenta dias, e colocarei diante de Deus a minha causa contra o guerreiro que nos subjugou». A primeira parte de sua profecia se cumpriu à letra: quarenta dias depois, expirou tranquilamente. Seu corpo foi levado para o seu país de origem, pelo bispo Jorge de Amastris, e depositado no monastério de Partenite na Criméia.
Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Natividade do Glorioso Profeta e Precursor São João Batista, 24 de Junho



Neste dia 24 de junho, os cristãos do Oriente e do Ocidente celebram o nascimento de São João Batista. Também coincide, nas duas tradições, a data em que se celebra o seu martírio em 29 de agosto. No Oriente bizantino, porém, as comemorações do grande Profeta e Precursor são sem dúvida mais numerosas. Com relação ao nascimento, os calendários bizantinos assinalam, no dia 23 de setembro, a data da concepção do “glorioso Profeta, Precursor João, o que batizou Jesus no Jordão”. Antigamente também os martirológios latinos registravam essa comemoração em 24 de setembro; porém a partir do século XV foi abolida. Na tradição oriental é comum iconografar São João Batista na forma de um Anjo. Com efeito “era mais que um homem”, como diz o evangelho, e a palavra “mensageiro” em grego aggeloV coincide com nossa tradução”. Sendo um dos santos mais venerados no Oriente bizantino, é compreensível que muitas sejam as formas de representá-lo em ícones: encontramo-lo representado sozinho, ou em episódios da sua vida, especialmente o da sua decapitação. João é filho de Zacarias que, por causa de sua pouca fé, tornou-se mudo, e de Isabel, aquela que era estéril. O nascimento de João Batista anuncia a chegada dos tempos messiânicos, nos quais a esterilidade se tornará fecundidade e o mutismo, exuberância profética.

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Extraído do site ecclesia.com.br


 

Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendíssimo Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 10h às 10h30
Liturgia Dominical das 10h30 às 12h



Nenhum comentário:

Postar um comentário