15 julho 2017

«6º Domingo de Mateus» (6º depois de Pentecostes - Modo 1 Plagal)



PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
                         _____________________________________________________________________
Brasília, 16 de julho de 2017.
                                                 __________________________________________________________________________________________________________________________________________

«6º Domingo de Mateus»

(6º depois de Pentecostes - Modo 1 Plagal)



No domingo que cai entre 13 e 19 deste mês de julho, o calendário litúrgico ortodoxo comemora os santos Padres que se reuniram nos Sete Concílios Ecumênicos, ou seja: Primeiro: dos 318 Padres que se reuniam em Niceia, em 325, para condenar Ários que negou que o Filho de Deus é consubstancial ao Pai; os Padres deste Concílio também ordenaram que toda a Igreja celebrasse a Páscoa de acordo com o mesmo cálculo/calendário, seguido até os dias atuais pela Igreja Ortodoxa. Segundo: dos 150 Padres que se reuniram em Constantinopla, em 381, para condenar Macedônio, Patriarca de Constantinopla, que negava a divindade do Espírito Santo. Terceiro: dos 200 Padres que se reuniram em Éfeso, em 431, para condenar Nestório, patriarca de Constantinopla, que considerava Jesus Cristo um mero homem e não Deus encarnado. Quarto: do 630 Padres que se reuniram em Calcedônia, em 451, para condenar Eutyches, que ensinou que em Cristo, depois da Encarnação, havia apenas uma natureza, a divina; e Dióscoro, patriarca de Alexandria, que havia recebido Eutyches de volta à comunhão e deposto São Flaviano, Patriarca de Constantinopla, autor da excomunhão de Eutyches. Quinto: em 553, dos 165 Padres que se reuniram em Constantinopla pela segunda vez para condenar Orígenes e Teodoro de Mopsuéstia, mestre de Nestório. Sexto: em 680, dos 170 Padres que se reuniram em Constantinopla, pela terceira vez, para condenar a heresia Monotelita, que ensinou que há em Cristo uma só vontade, a divina. Sétimo: em 787, dos 350 Padres que se reuniram em Nicéia, pela segunda vez, para condenar a iconoclastia.

Santos Padres dos Sete Primeiros Concílios Ecumênicos

Memória de São Fausto, mártir


MATINAS

Apolitikion (Tropário) Modo plagal 1 - (5º tom):
Nós, fiéis, louvemos e adoremos o Verbo igualado ao Pai e ao Espírito na eternidade, que nasceu da Virgem para nossa salvação, pois se dignou subir corporalmente à Cruz, suportar a morte e ressuscitar os mortos com sua gloriosa Ressurreição.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo,

Nós, fiéis, louvemos e adoremos o Verbo igualado ao Pai e ao Espírito na eternidade, que nasceu da Virgem para nossa salvação, pois se dignou subir corporalmente à Cruz, suportar a morte e ressuscitar os mortos com sua gloriosa Ressurreição.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Alegra-Te! Porta invencível do Senhor.
Alegra-Te! Muralha de proteção dos que recorrem a Ti!
Alegra-Te! Porto sereno que não conheceu as núpcias. Ó Tu, que deste à luz segundo a carne ao Teu criador e Teu Deus, não cessai de interceder por aqueles que glorificam e veneram o Senhor que nasceu de Ti.

Katisma Modo plagal 1 - (5º tom):
Katisma:
Laudamos a honorável Cruz do Senhor e com cânticos honramos Sua Santa sepultura, glorificando Sua Divina Ressurreição, porque como Deus ressuscitou os mortos dos sepulcros, e aniquilou a força da morte e o poder iluminando os que jaziam no Hades.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.

Senhor, de chamaram morto, e Tu deste morte a morte. Foste posto em um sepulcro, e Tu esvaziaste os sepulcros. Sobre a terra, os soldados vigiavam Teu sepulcro; E embaixo ressuscitavas aqueles que estavam mortos há séculos. Oh Senhor Onipotente e Inconcebível, glória a Ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Alegra-te, oh montanha santa pela qual o Senhor passou! Alegra-te, oh sarça ardente inconsumível! Alegra-te, oh única ponte do mundo até Deus por onde se transladam os mortos à 1ª vida eterna! Alegra-te, oh Pura Imaculada quem deu à luz ao Salvador do mundo sem matrimonio!

Katisma:
Senhor, depois de Tua Ressurreição ao terceiro dia e a prosternação dos discípulos, Pedro clamou a Ti: As mulheres foram valentes, mas eu covarde e temeroso; O ladrão reconheceu Tua divindade, mas eu te neguei. Pobre de mim! Será possível que volte a me chamar discípulo, e me faças pescador no fundo? Deus meu, recebe-me arrependido e salva-me.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espirito Santo.

Oh Piedoso Senhor, os transgressores da Lei te cravaram entre os criminosos, transpassaram o Teu lado com a lança, a Ti que abriste as portas do Hades, aceitando a sepultura e ressuscitando no terceiro dia. As mulheres correram e ver-Te e anunciaram aos Apóstolos Tua Ressurreição. Oh Altíssimo Salvador, glorificado por anjos, Senhor Bendito, glória a Ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Noiva que não conheceste esposo, Louvadíssima Virgem, tu mudaste a tristeza de Eva em gozo. E nós os fiéis prosternando-nos te louvamos já que tu nos resgatastes da escravidão de primeira maldição. Intercede sem cessar por nossa salvação, oh Santíssima.

Ypakoí Modo plagal 1 - (5º tom):
Obediência:
As mentes das Mirróforas se turbaram ante a visão angelical e suas almas se iluminaram com a ressurreição e a anunciaram aos Apóstolos dizendo que Deus ressuscitou dando ao mundo a grande misericórdia.

Anabtmo:
Antífona:
Salvador meu, te canto como o rei Davi em seus sofrimentos: salva minha alma do engano e das más línguas.
A vida dos Eremitas é bem aventurada, porque com amor divino sempre se eleva.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Com o Espirito Santo se protege toda criação visível e invisível, porque é Onipotente e porque, sem dúvidas és um da Santa Trindade.

Antífona:
Vem, oh alma, vamos subir a montanha, donde chega a ajuda.
Oh Cristo que Tua direita me abrace, elevando-me e protegendo-me de todos os enganos.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pelo Espirito Santo falamos divinamente, dizendo: Tu és Deus e vida, amor e Luz; Tu és bondade e reina pelos séculos.

Antífona:
Me alegrei quando me disseram: Vamos à casa do Senhor oferecendo orações sem tibieza.
Na casa de Davi, surpreendentes maravilhas ocorrerem porque há um fogo ardente que consome toda mente mal.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Cada coisa viva é animada pelo Espírito Santo, que, com o Pai e o Verbo, é o início da vida.

Prokimenon:
Levanta-te, Senhor Deus meu, por que você reina para sempre. (2 vezes).

Stichos:
Te confesso, Senhor, como todo o meu coração.
Levanta-te, Senhor meu e Deus meu, porque Tu reinas pelos séculos.

Kondakion Modo plagal 1 - (5º tom):
Ó meu Salvador, desceste ao inferno e lá quebraste as portas, porque és todo poderoso.
Ressuscitaste contigo os mortos, porque és o Criador; destruíste o aguilhão da morte e Adão ficou livre do sofrimento, ó amigo do homem.
Nós também Te clamamos: "Senhor, salva-nos".

Ikós:
Tendo entendido as palavras do anjo, as santas mulheres cessaram as suas lamentações, cheias de alegria e de temor diante da ressurreição; e eis que o Cristo se aproximou delas e disse:
"Alegrai-vos! Tende confiança, eu venci o mundo e livrei os cativos”.
“Apressai-vos, pois, para ir dizer aos discípulos que eu vos precederei na Galiléia, para lá pregar".
Nós também clamamos: Senhor, salva-nos!

Evangelho:                                                                                       Lc 24,36-53
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:

Naquele tempo, o mesmo Jesus se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois, um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; o que ele tomou, e comeu diante deles. E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos. Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, e em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. E destas coisas sois vós testemunhas. E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as suas mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a Deus. Amém.

Exapostilário 6º:
Ó Salvador, quando ressuscitaste do túmulo Te mostraste aos Teus discípulos como homem comum, pois comeste com eles e os ensinaste o batismo da penitência, logo subiste ao Teu Pai celestial, prometendo enviar-lhes o Consolador; ó divino Senhor encarnado, glória a Ti.

Theotokion 6º:
Ó Santa Virgem, o Deus de todos nos tomou o corpo humano do Teu puro sangue, e assim renovou a nossa corrupta natureza, conservando-Te da mesma forma como era antes do Seu nascimento. Por isso todos nós Te louvamos com fé e clamamos: “Alegra-Te, ó Senhora do mundo!”.

Laudes - Modo plagal 1 - (5º tom):
Tudo que respira louve ao Senhor! Louvai o Senhor do Céu, louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o todos os seus exércitos! A ti pertence l louvor o Deus!
1 Esta glória será para todos os Justos.
Oh Senhor, embora o sepulcro estivesse selado saíste dele como nasceste da Virgem; Teus Anjos incorpóreos não sabiam como assumiste um corpo, assim também os saldados que te vigiavam não se deram conta quando ressuscitaste, porque estas duas coisas são impossíveis para os questionadores; mais estes milagres foram revelados aos que se prosternam com ante o mistério. Presenteia-os aos que louvam a alegria e a grande misericórdia.

2 Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Oh Senhor, Tu liberaste os aprisionados temporais, rompeste as cadeias e ressuscitaste do sepulcro deixando na mirra os lençóis, testemunhas de Tua verdadeira sepultura de três dias e Te adiantaste até a Galiléia. Oh Tu que estiveste em uma cova, grande é Tua misericórdia! Oh Salvador inalcançável, tem piedade de nós.

3 Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Oh Cristo que sofreste, as mulheres correram até o Teu sepulcro para ver-Te e quando chegaram encontraram um Anjo sentado sobre a pedra removida, quem com temor exclamou dizendo: “Ide, anunciai aos discípulos que Ele ressuscitou dentre os mortos, Ele o Salvador das almas.

4 Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Senhor Salvador, entraste onde teus Discípulos ali se encontravam estando as portas cerradas, assim como saíste do sepulcro estando selado, mostrando-lhes as chagas do Teu corpo que aceitaste por Tua infinita paciência. Oh Tu que és da descendência de Davi, que padeceste as dores com paciência livrando o mundo como filho de Deus grande é Tua misericórdia! Oh salvador inalcançável, tem piedade de nós.

5 Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Oh Senhor, Rei dos séculos e criador de tudo, que aceitaste a crucifixão e a se-
pultura em seu corpo por todos nós para libertar-nos do Hades, Tu és nosso Deus e não conhecemos a outro.

6 Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Oh Senhor Deus, quem pode falar de Teus milagres e publicá-los? Ou quem pode narrar Teus mistérios? Tu que Te fizeste homem por nós por tua própria vontade, mostrando Tua onipotência. Com Tua Cruz abriste o paraíso ao ladrão; com Tua sepultura acabaste com as cadeias do inferno, e com Tua ressureição enriqueceste toda a criação. Oh Piedoso, glória a Ti!

7 Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
As Mirróforas foram ao Teu sepulcro de madrugada desejando ungir-Te com a mirra, oh Deus e Verbo imortal. E quando o Anjo lhes anunciou a boa nova voltaram com alegria para anuncia-la aos Apóstolos dizendo-lhes que ressuscitaste, oh Vida de todos dando ao mundo o perdão e a grande misericórdia.

8 Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Os guardas que vigiavam o sepulcro que continha Deus, disseram aos judeus: “Que insensatos!” Fizeram todo o possível para conter à Aquele que é incontenivel, em vão se cansaram tratando de ocultar a ressureição do crucificado, mostrando-a com maior claridade. Oh Sinédrio de más intenções, porque confabularam o que é impossível de se ocultar? O melhor é escutarmos e aceitar com o acontecido, porque o Anjo resplandecente com o relâmpago desceu do céu e removeu a pedra, e de medo caímos como mortos. Ele disse às Mirróforas com firme convicção: “Não veem os guardas como mortos, os selos partidos e o Hades vazio? Por quê querem encontrar entre os mortos o vivo, o que acabou com o domínio do Hades e arrancou a espinha da morte? Ide sem demora e anunciai aos Apóstolos a ressureição, e clamem sem temor: Em verdade ressuscitou o Senhor da grande misericórdia!

Eothinon 6º:
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ó Cristo, és a verdadeira paz divina para os homens. Concede a Teus discípulos, após a Tua ressurreição, a Tua paz, mostrando-Te aos atemorizados que pensavam estarem vendo um espírito, as Tuas mãos e o Teu lado; continuando em dúvida, ao comer com eles, lhes lembraste as Tuas palavras, lhes abriste a capacidade de entender os livros sagrados e a promessa divina. Abençoando-os, subiste aos céus. Nós, como eles, Te adoramos, ó Senhor da glória.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Apolitikion (Tropário):
Hoje se realizou a salvação do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do sepulcro, a essência de nossa vida. Porque pisou a morte com a morte, dando-nos a vitória e a grande misericórdia.

Extraído do site ecclesia.com.br

Divina Liturgia

Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Apolitikion (Tropário) da Ressurreição - Modo plagal 1 - (5º tom):
Nós, fiéis, louvemos e adoremos o Verbo igualado ao Pai e ao Espírito na eternidade, que nasceu da Virgem para nossa salvação, pois se dignou subir corporalmente à Cruz, suportar a morte e ressuscitar os mortos com sua gloriosa Ressurreição.

Kondakion Modo plagal 1 - (5º tom):
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
Desceste ao Hades, ó Salvador meu, rompendo suas portas, Tu que és Todo-poderoso, levantaste contigo os mortos, ó Criador, destruíste, ó Cristo, o aguilhão da morte. e libertaste também Adão da maldição, Tu que amas a humanidade. Por isso, clamamos, Senhor, salva-nos!

Theotokion Modo plagal 1 - (5º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Alegra-te, ó Mãe de Deus, porta do Senhor!
Alegra-te, amparo e proteção para os que te procuram!
Alegra-te, ó noiva, que em teu ventre geraste teu Criador e Deus!
Roga, sem cessar, por aqueles que glorificam O que nasceu de ti.

Kondakion da Festa (Modo plagal 4):
Tu és bendito, ó Cristo, nosso Deus, que estabeleceste nossos Padres como luminares sobre a terra, e, através deles, conduziste-nos a todos à verdadeira Fé. O compassivo, glória a ti!

Hino à Mãe de Deus:
Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokimenon:
Tu, Senhor, nos guardarás e nos preservarás desta geração e para sempre.
Salva-me, Senhor, porque o justo desapareceu, porque a verdade se extinguiu entre os filhos dos homens.

Epístola:                                                                                           Tt 3, 8-15
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo a Tito:

Irmãos, fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que creem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, Sabendo que esse tal está pervertido, e peca, estando em si mesmo condenado. Quando te enviar Ártemas, ou Tíquico, procura vir ter comigo a Nicópolis; porque deliberei invernar ali. Acompanha com muito cuidado Zenas, doutor da lei, e Apolo, para que nada lhes falte. E os nossos aprendam também a aplicar-se às boas obras, nas coisas necessárias, para que não sejam infrutuosos. Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda tu os que nos amam na fé. A graça seja com vós todos. Amém.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Eu cantarei eternamente as tuas misericórdias, Senhor; e anunciarei a tua verdade de geração em geração.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Porque disseste: «A misericórdia elevar-se-á como um edifício eterno», e nos céus a tua verdade será solidamente estabelecida.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho:                                                                                       Mt 5, 14-19
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, Jesus os ensinava, dizendo: Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

Kinonikón:
Louvai o Senhor nos Céus, louvai-O nas alturas.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Extraído do site ecclesia.com.br



SINAXE

Pe. Paulo Augusto Tamanini

Neste domingo, a Igreja celebra os Santos Padres dos primeiros concílios Ecumênicos: 1) Nicéia (325); 2) Constantinopla (381); 3) Éfeso (431); 4) Calcedônia (451); 5) Constantinopla (553) 6) Constantinopla (681). «Nestes históricos encontros realizados pela Igreja, estão alicerçados os pilares da fé cristã sobre os quais estão edificadas as verdades incontestáveis da revelação de Deus». (Santo Atanásio)

A Igreja, que vive nos dias atuais enfrentando tantas adversidades, reporta-se constantemente às límpidas fontes das verdades promulgadas nos primeiros concílios, para permanecer fiel ao seu caráter de catolicidade e apostolicidade. Assim, mesmo que não seja compreendida pelo mundo, conservar-se-á pura sem correr riscos de se desviar da reta doutrina. Mesmo que o mundo lhe implore para que ela se adeque às exigências da modernidade, a intransigência será sua marca e salvação. A essência da verdade não é objeto de mudanças, pois assim sendo, deixa de ser essência. Logo não existe a verdade. Quando defendemos a verdade, naturalmente, queremos honrar a essência que dela foi gerada. Os Primeiros seis Concílios da Igreja revelaram ao mundo as verdades de nossa fé. Sobre estas verdades foram edificadas doutrinas, dogmas, conceitos, regras, orações, cânticos, Liturgias, Ofícios religiosos, etc. Por isso, a Igreja bebendo das águas puras e refrescantes da fonte de sua tradição continuará incólume , pois ela guarda um grande tesouro, mesmo que em vasos de argila.» (J. Danielou)

Celebrar, pois, os Santos Padres Conciliares, é celebrar a nossa fé cristã em sua genuína pureza e singularidade.

FONTE:
BENOIT, André. A Atualidade dos Pais da Igreja. Porto Alegre: Ed. Aste, 1966.


Os Santos Concílios Ecumênicos

CONCÍLIO

ANO

PRINCIPAIS DEFINIÇÕES


1º - Nicéia
325
Divindade de Jesus Cristo. Condenação de Ários.
2º - Constantinopla I
381
Divindade do Espírito Santo. Condenação de Macedônio.
3º - Éfeso
431
Maternidade Divina de Maria. Condenação de Nestório. Em Cristo uma Hipóstase, a Divina.
4º - Calcedônia
451
Dualidade da natureza em Jesus Cristo: Condenação de Eutiques, que ensinava o monofisismo.
5º - Constantinopla II
553
Condenou as obras escritas pelos seguidores do herege Nestório.
6º - Constantinopla III
681
Dualidade de Vontades em Jesus Cristo, não contrariadas uma pela outra, mas a vontade humana sujeita à vontade Divina. Condenação do Monotelismo.
7º - Nicéia II
787
Condenação do Iconoclasmo. Definição da doutrina Ortodoxa das imagens (Ícones).








Extraído do site ecclesia.com.br



16 de Julho

São Pancrácio, Bispo e Mártir




São Fausto viveu nos anos do imperador Trajano Décio (249-251), um cruel perseguidor dos cristãos. Nestes difíceis tempos de perseguição, exílios, prisões, martírios e mortes, São Fausto, um espírito valente e pacífico, proclamava o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo por onde andava. Não tardou a ser perseguido e preso e, depois, condenado à crucifixão. Este cruel e duro castigo ele suportou com admirável integridade. Seu martírio se estendeu por cinco dias quando, finalmente, bendizendo e dando graças a Deus, São Fausto entregou o seu espírito.

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André Sperandio

Extraído do site ecclesia.org.br



13 de Julho

Arcanjo Gabriel



Os Anjos são superiores ao homem em sua força espiritual sendo, porém, limitados em sua sabedoria – só Deus é onipotente e onisciente. Nosso Senhor Jesus Cristo falou muitas vezes sobre dos Anjos. Segundo ele, os Anjos levaram a alma do mendigo Lázaro ao seio de Abraão (Lc 16,22) Nas Escrituras Sagradas alguns Anjos possuem nomes próprios: o nome Gabriel significa «Força de Deus». É mencionado pelo Profeta Daniel e também pelo Evangelista São Lucas (Dn 8,16; 9,21 e Lc 1,19-26). O nome do Arcanjo Miguel é mencionado pelo profeta Daniel, pelo apóstolo Judas e pelo Apocalipse (Js 5,13; 12,1, Jd 7-8). O nome Miguel, em hebraico, significa «Quem, senão Deus?» Nas Escrituras ele é chamado de «Chefe do Exército do Senhor» e é representado como o principal guerreiro contra o diabo e seus servidores, portando, normalmente, uma espada de fogo na mão. O Arcanjo Gabriel é representado nas Sagradas Escrituras como o Mensageiro do mistério divino, portando um ramo do paraíso em sua mão. São nomeados ainda, nas Sagradas Escrituras, três Anjos: Rafael, que significa «Ajuda de Deus (Tb 3,16; 12,12-15); Uriel – «Fogo de Deus» (3Esd 4,1; 5,20); Selafiel – «O que ora a Deus» (3 Esd 5,16).

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André Sperandio

Extraído do site ecclesia.org.br



Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 09h30h às 10h
Liturgia Dominical das 10h às 11h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário