08 julho 2017

5º Domingo de Mateus - 5º depois de Pentecostes - Modo 4

PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
                _________________________________________________________________________
Brasília, 09 de julho de 2017.
                                ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

«5º Domingo de Mateus»

(5º depois de Pentecostes - Modo 4)


 Memória de São Pancrácio, Bispo e Mártir.


MATINAS


Apolitikion (Tropário) – Modo 4 - (4º tom):
As discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande misericórdia.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo,

As discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
O mistério, oculto desde os séculos e desconhecido pelos anjos; por ti foi manifesto, oh Mãe de Deus, aos seres terrenos, porque Deus se encarnou em uma união verdadeira; voluntariamente aceitou a cruz por nós e nela se levantou o primeiro criado e salvou da morte nossas almas.

Katisma – Modo 4 - (4º tom):
1ª Katisma:
As Mirróforas vieram a entrada do sepulcro, mas não puderam suportar os esplendores do anjo, assustadas disseram: É verdade que foi roubado quem abriu o Paraíso ao ladrão, o que ressuscitou levantando-se quem anunciou sua Ressurreição antes de sua paixão? Em verdade, Cristo Deus ressuscitou concedendo a ressurreição e a vida a aqueles que se encontravam do Hades!
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.

Oh Salvador, por Tua própria vontade, suportar a Crucifixão, os mortais te puseram em um sepulcro novo, a Ti que fixaste com a Tua palavra os continentes! Por isso, a morte foi encarcerada e vencida; e todos os que estavam no Hades, na hora de Tua vivificadora ressurreição exclamaram: Verdadeiramente Cristo ressuscitou outorgando a vida e permanecendo por todos os séculos!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
 
Theotokion:
José, teu prometido e custódio ao ver tua inefável concepção sem semente, quedou surpreendido, oh Mãe de Deus. Em seu interior pensou consigo mesmo na chuva que cai sobre a erva seca e na sarça que arde sem se consumir. E deu testemunho diante dos sacerdotes, dizendo: “A Virgem dá a luz e permanece Virgem”.

2ª Katisma:
Oh Cristo nosso Salvador, porque és Imortal ressuscitaste do sepulcro. Com Tua Ressurreição ressuscitaste contigo o mundo, e com Teu poder aniquilaste a força da morte, e anunciaste à todos Tua Ressurreição. Por isso Te glorificamos, oh único misericordioso e amante da humanidade!
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espirito Santo.

Gabriel desceu do alto com vestes brancas. E dirigindo-se à pedra donde se encontrava a Pedra da Vida, clamou as chorosas mulheres, dizendo: Deixai de chorar e vinde fortalecidas e gozosas, porque aquele a quem buscais com lágrimas, em verdade ressuscitou. E proclamou aos Apóstolos: O Senhor ressuscitou!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Puríssima, todos os coros se assombraram ante o mistério de teu parto, ao ver como repousou em ti, como menino o que sustenta tudo em suas mãos; Aquele que existiu antes de todos os séculos tomou principio no seu tempo; E como aquele que alimenta com toda sua bondade a todo ser que respira, se alimenta com leite. Por isso tem louvaram e te louvam, por ser em verdade a Mãe de Deus.

Ypakoí – Modo 4 - (4º tom):
Obediência:
As Mirróforas se adiantaram aos Apóstolos e anunciaram os acontecimentos da ressurreição milagrosa, oh Cristo, dizendo que tu ressuscitaste como Deus dando ao mundo a grande misericórdia.

Anabtmo:
1ª Antífona:
Desde minha juventude muitos são os sofrimentos que me perseguem; porém Tu, Salvador meu, protege-me e salva-me, oh quem odiai a Sion, como a palha no fogo sereis consumidos.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!
Pelo o Espírito Santo toda alma vive, se purifica, e brilhando eleva-se até a Trindade Única, mística e pura.

2ª Antífona:
Senhor, a Ti clamo com fervor desde o fundo de minha alma que me escutem teus divinos ouvidos.
Os que depositaram sua esperança em Deus estão sobre todas as penas.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O Espírito Santo faz transbordar os rios da graça e seus arroios refrescam toda a criação com a vida vivificadora.

3ª Antífona:
Oh Verbo, que meu coração se eleve a Ti; que as atrações do mundo não me incline para a vida terena.
Cada um de nós tem muito amor a sua Mãe; e com maior razão devemos querer o Senhor como mais fervor.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Como o Espírito Santo está a riqueza da sabedoria e a visão divina, porque por seu meio o Verbo anuncia todos os mandamentos do Pai.

Prokimenon:
Levanta-te, oh Deus, venha em nossa ajuda e resgata-nos por teu nome. (2 vezes).

Stichos:
Oh Deus, com nossos ouvidos temos escutado.
Levanta-te, oh Deus, venha em nossa ajuda e resgata-nos por teu nome.

Kondakion – Modo 4 - (4º tom):
Meu Salvador e meu libertador, saiu do sepulcro desligou e ressuscitou todos os habitantes da terra, Ele o boníssimo, Ele o nosso Deus.
Ele destruiu as portas do inferno. O Senhor de todas as coisas ressuscitou ao terceiro dia.

Ikós:
Cristo doador da vida, ressuscitou dos mortos, depois de três dias, deixou seu túmulo e em sua força, “ Ele quebrou as portas da morte condenou o infer-
no destruindo a morte e libertando Adão e Eva.
Habitantes da terra, celebremo-Lo e rendemos-lhes graças; clamemos, sem cessar seu louvor.
Três dias sepultado, Ele ressuscitou porque Ele é o único forte, o único Deus, o único Senhor.

Evangelho:                                                                           Lc 24, 13-35
Evangelho de Nosso Senhor Jesus † Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:

Naquele tempo, Pedro, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso. E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús. E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido. E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem. E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes? E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És Tu, só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias? E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram. E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro; e, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive. E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram. E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe. E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes. E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras? E na mesma hora, levantando-se, tornaram para Jerusalém, e acharam congregados os onze, e os que estavam com eles, os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. E eles lhes contaram o que lhes acontecera no caminho, e como deles fora conhecido no partir do pão.

Exapostilário – 5º:
Cristo que és o caminho e a vida, depois de sua ressurreição dentre os mortos, acompanhaste a Lucas e Cléofas, que o reconheceram em Emaús ao partir o pão, e cujos corações arderam quando lhes falou no caminho, explicando-lhes tudo que está escrito sobre seu sofrimento. Exclamemos com eles: Em verdade o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão Pedro.

Theotokion – 5º:
Oh Criador meu, louvo Tua piedade incontenivel. Tu que te rebaixaste para vestir a natureza humana, e sendo Deus, aceitaste por mim, encarnaste na donzela pura de Deus, desceste ao Hades e quiseste salvar-me pela intercessão de Tua Mãe, oh Senhor, todo piedade.

Laudes - Modo 4 - (4º tom):
Tudo que respira louve ao Senhor! Louvai o Senhor do Céu, louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o todos os seus exércitos! A ti pertence l louvor o Deus!

1 – Esta glória será para todos os Justos.
Oh, Senhor Todo-poderoso, glorificamos Tua Ressurreição e a Ti que suportaste a crucifixão e a morte, e que ressuscitaste dentre os mortos.

2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Oh Cristo, tu que nos libertaste com Tua crucifixão da primeira maldição, com Tua morte acabaste com a rebeldia do mal que domina nossa natureza, e com Tua Ressurreição encheste a todos de alegria. Por isso Te exclamamos: Senhor que ressuscitaste dentre os mortos, glória a Ti!

3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Oh Cristo Salvador, que ressuscitaste dentre os mortos, guia-nos com Tua Cruz até Tua Verdade, e salva-nos das redes do inimigo, estende Teu braço e levanta a nós os caídos com pecados, pela intercessão de Teus Santos, oh Senhor, amante da humanidade.

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Verbo único de Deus, vieste à Terra sem separar-te do regaço do Pai; por Teu amor a humanidade, te fizeste homem sem mudança suportando a crucifixão e a morte do corpo, Tu, que em Tua divina natureza não sente dor; e ressuscitaste dentre os mortos agraciaste o gênero humano com a imortalidade, porque és o único Todo-poderoso.

5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Oh Salvador, Tu nos concedeste a imortalidade quando recebeste a morte em seu corpo e habitaste o sepulcro para livrar-nos do Hades ressuscitando-nos contigo; sofreste como homem, porém ressuscitaste como Deus. Por isso exclamamos: Glória à Ti, o Doador da Vida, Senhor, único Amante da humanidade!

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Oh Salvador, quando foi semeado Tua Cruz, no Gólgota, as pedras se fenderam; e quando foste colocado no sepulcro, como morto, os guardiãs do Hades se aterrorizaram, porque acabaste com a força da morte; e com Tua ressurreição agraciaste os mortos com a incorrupção. Oh Senhor, Doador da Vida, glória à Ti.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Oh Cristo, as mulheres desejaram ver Tua ressurreição, Maria Madalena porém se adiantou e encontrou a pedra removida do sepulcro e o Anjo sentado dizendo: “Porque buscais o vivo entre os mortos?” Ressuscitou como Deus para salvar a toda criação.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Dizei judeus, onde está Jesus que acreditastes que estavam vigiando? Onde está o que colocaram no sepulcro selando a pedra? Dá-nos o morte, oh renegados da vida. Dá-nos o sepultado ou então crede no ressuscitado. Se calais a ressurreição do Senhor, aqui estão as pedras que a anunciaram, em especial a pedra removida do sepulcro. Quão grande és Tu piedade e que grande é o mistério que dispuseste? Oh Salvador nosso, glória à Ti.

Eothinon – 5º:
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ó Cristo, como é admirável a Tua justiça e Teu arbítrio. Ao conceder a Pedro o entendimento de Tua ressurreição, pelo simples olhar do Teu Santo Sudário!
Porém, acompanhando e conversando com Lucas e Cleófas não deixaste que eles Te reconhecessem; por isso eles menosprezaram-Te, considerando-Te o único, estando em Jerusalém, que não sabia o que tinha acontecido. Mas, de acordo com o entendimento deles, lhes explicaste tudo o que foi dito pelos Profetas sobre Ti!
Ao partires o pão, se lhes abriram os olhos e Te reconheceram, pois estavam aflitos para isso. Voltaram, porém, para Jerusalém, onde se achavam reunidos os discípulos e anunciaram claramente a Tua ressurreição. É confiando nela, ó Senhor, que nós Te pedimos: tem piedade de nós.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Apolitikion (Tropário):
Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.

Extraído do site ecclesia.com.br


Divina Liturgia
 
Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Apolitikion (Tropário) da Ressurreição - Modo 4 - (4º tom):
As discípulas do Senhor aprenderam do Anjo a anunciar jubilosamente a ressurreição e rejeitaram a sentença dos nossos primeiros pais e conversaram com os Apóstolos, orgulhosas, dizendo: A morte já é cativa e o Cristo Deus já ressuscitou, dando ao mundo grande misericórdia.

Kondakion – Modo 4 - (4º tom):
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
O Salvador e Redentor meu, sendo Deus, rompeu as portas do Hades, libertando de suas cadeias os habitantes da terra, e, sendo Soberano, ressuscitou ao terceiro dia.

Theotokion – Modo 4 - (4º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
O mistério eternamente oculto e dos anjos desconhecido, através de ti, ó Mãe de Deus, encarnando-se, apareceu na terra, voluntariamente aceitou a Cruz, e com ela ressuscitou o primeiro criado, e salvou da morte as nossas almas.

Hino à Mãe de Deus:
Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokimenon:
Quão magníficas são as tuas obras, Senhor, fizeste com sabedoria todas as coisas (Sl 104,24).
Bendize ó minha alma o Senhor, como Tu és grandioso (Sl 104,1).
 
Epístola:                                                                                Rm 10, 1-10
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo aos Romanos:

Irmãos, o desejo do meu coração e a súplica que dirijo a Deus por eles são para que se salvem. Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discernimento. Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. Porque Cristo é o fim da lei, para justificar todo aquele que crê. Ora, Moisés escreve da justiça que vem da lei: O homem que a praticar viverá por ela (Lv 18,5). Mas a justiça que vem da fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? Isto é, para trazer do alto o Cristo; ou: Quem descerá ao abismo? Isto é, para fazer voltar Cristo dentre os mortos. Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração (Dt 30,14). Essa é a palavra da fé, que pregamos. Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Teus são os céus e tua é a terra, fundaste o mundo e tudo o que ele contém.
Aleluia, aleluia, aleluia!
Feliz o povo que tem o Senhor por seu Deus.
Aleluia, aleluia, aleluia!


Evangelho:                                                                                       Mt 8,28-9,1
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, no outro lado do lago, na terra dos Gadarenos, dois possessos de demônios saíram de um cemitério e vieram ao encontro de Jesus. Eram tão furiosos que pessoa alguma ousava passar por ali. Eis que se puseram a gritar: Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do tempo? Havia, não longe dali uma grande manada de porcos que pastava. Os demônios imploraram a Jesus: Se nos expulsas, envia-nos para aquela manada de porcos. Ide, disse-lhes. Eles saíram e entraram nos porcos. Nesse instante toda a manada se precipitou pelo declive escarpado para o lago, e morreu nas águas. Os guardas fugiram e foram contar na cidade o que se tinha passado e o sucedido com os endemoninhados. Então a população saiu ao encontro de Jesus. Quando o viu, suplicou-lhe que deixasse aquela região. Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade.

Kinonikon:
Na luz da glória de tua face caminharemos, Senhor, pelos séculos.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Extraído do site ecclesia.com.br


SINAXE

Pe. Paulo Augusto Tamanini

Após acalmar a tempestade, o Senhor e seus apóstolos chegaram à cidade de Gadara (Mt 8,28), no território de Gerasa (Mc 5,1), que estava sob o domínio do Império Grego, a leste da Palestina, aproximadamente 57 km de Amã, para lá, realizar mais um milagre: a expulsão de demônios. Os habitantes de Gadara, ou seja, os Gadarenhos, eram muito supersticiosos, idólatras e preferiam viver isolados da sociedade. Este povo acreditava, segundo a concepção da época, que os maus espíritos eram associados a tudo o que podia contaminar e contagiar, como por exemplo, as doenças de lepra e também com animais que devorassem de maneira voraz as suas presas, como por exemplo, os porcos, javalis etc.

Ao entrar na cidade e percebendo a presença de Jesus, dois endemoniados saíram de seus esconderijos e foram ao encontro do Senhor para reclamar a sua adiantada presença naquele lugar (Mt 8,28). Além de sentirem a presença do Senhor, reconheceram-no e o confessaram Filho de Deus, o Messias. São Tiago nos escreve: “Também os demônios creem em Jesus e tremem de medo”. (Tg 2,19)

Não basta apenas acreditarmos em Deus, mas é preciso reconhecer sua presença amorosa em nossa vida e nossa história, como o eterno Criador e sustentador de tudo o que existe.

Engana-se quem pensa que os que causam o mal não creem em Deus. São muitos os exemplos de males terríveis cometidos contra indivíduos e grupos em seu nome, espalhando a dor, sofrimento e a morte. Este modo de praticar a fé é distorcido e doentio, mas ainda assim, Deus não é ignorado. Se até mesmo os demônios acreditam na existência de Deus e se a nossa fé se resume apenas nesta "certeza" de sua "existência", então nos enganamos a nós mesmos.

Jesus com sua presença e ação, desterrou o poder do maligno, libertando dois homens de demônios transferindo-os para uma manada de porcos que, em seguida, precipitaram-se no abismo. O porco é considerado pelos judeus e maometanos um animal impuro que merece todo o desprezo por causa de sua voracidade e de seu hábito de fuçar na imundície; é também símbolo de baixeza e embrutecimento.

Este exorcismo, narrado pelo Evangelista São Mateus, permite dupla constatação: a) o Ser humano não é esconderijo de demônios, mas templo do Espírito Santo de Deus. A vinda do Senhor ao mundo restaurou a dignidade própria da criatura humana. Por isso, aos demônios restou habitar naquele que era considerado símbolo da impureza e baixeza. b) o solo sagrado, igualmente, não podia suportar as patas do animal que carregava o maligno. A manada estava em terra sagrada e, diante do Filho de Deus, não restou alternativa senão precipitar-se abismo abaixo. Um convite, portanto, a redescobrirmos os lugares sagrados onde vivemos: em casa, no local de trabalho, de lazer, de oração. Aliás, como cristãos, nossa presença deveria ser uma presença sempre transformadora nos ambientes por onde transitamos, pois somos templos vivos de Deus.

Em outras passagens do Evangelho, o povo se alegrava com os milagres que o Senhor realizava. Neste episódio, porém, observamos o contrário: Jesus é expulso de lá pelos que presenciaram a cena. O Evangelista São Lucas aponta a causa do convite para que Jesus se retirasse como sendo "econômica": os porcos se jogaram no abismo e isto era sinal de prejuízo para seus donos. Algumas pessoas temendo mais perdas com a presença de Jesus tomaram a decisão de expulsá-lo. Marcos em seu Evangelho conclui que os habitantes preferiram permanecer idólatras, cultivando suas práticas pagãs a converter-se. O importante é que aqueles que antes estavam possessos recuperaram a sua dignidade humana e não mais precisavam habitar as grutas ou cavernas, mas já podiam voltar a conviver com seus semelhantes.

De fato, onde não houver um mínimo de sensibilidade, de compaixão com os sofrimentos de nossos irmãos mais desafortunados, onde não houver grandeza para alegrar-se com os êxitos e alegria do outro, Deus não pode habitar plenamente. Sua presença se faz na partilha, seja de bens materiais ou dos bons sentimentos humanos, dons da Misericórdia e da bondade do Pai Celestial.

Extraído do site ecclesia.com.br




09 de Julho

São Pancrácio, Bispo e Mártir


Era natural de Antioquia e viveu na época dos apóstolos. Ainda jovem, foi com seus pais à Jerusalém e lá se batizou. Logo após a morte de seus pais, Pancrácio desejava dedicar-se de alma inteira a Cristo e à propagação de seu Evangelho. No entanto, como fazê-lo se herdara toda a riqueza de seus pais? A resposta Pancrácio encontrou nas próprias palavras do Senhor: «Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!» (Mt 19:21). De fato, Pancrácio pôs em prática esta exigência: libertou os escravos, repartiu todos os bens com os pobres e, livre de todas as preocupações existenciais, dedicou-se exclusivamente à propagação da Palavra do Evangelho. Seguiu São Pedro e São Paulo em Antioquia e em Kilikίa encontrou o Apóstolo São Paulo que lhe nomeou bispo de Tabromenίu na Siscilia. São Pancrácio foi notável neste cargo, destacando-se por suas virtudes como um perfeito pastor, ensinando e servindo com amor seus fiéis. Com sua pregação, à luz do conhecimento de Deus, chamou a atenção do povo que o escutava. Muitos, convertidos à fé cristã através de suas pregações, passavam a segui-lo, inclusive o soberano do lugar, de nome Bonifácio. Fundou neste lugar um santo templo para o culto cristão. No entanto, sua notabilidade chamou a atenção dos judeus e idólatras que, movidos pela inveja de seu trabalho evangélico, mataram Pancrácio enquanto este orava por eles.

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André Sperandio

Extraído do site ecclesia.org.br




04 de Julho

Sinaxe dos Setenta Apóstolos



Os «Setenta Apóstolos» (ou Setenta e Dois), como são conhecidos na tradição cristã oriental , foram os primeiros seguidores de Jesus mencionados no Evangelho de Lucas. De acordo com o evangelista, o único que os cita, Jesus os designou e enviou aos pares numa missão específica, detalhada no texto. Na tradição ocidental, estes são geralmente chamados de "discípulos", enquanto que no cristianismo oriental eles são geralmente chamados de apóstolos.

Única vez que este grupo é mencionado na Bíblia é um Lucas 10,1-20 (Matinas). O número é «setenta» nos manuscritos com o texto-tipo Alexandrino (como o Codex Sinaiticus) e com o texto-tipo Cesariano, mas «setenta e dois» na maior parte dos outros textos alexandrinos e com o texto-tipo Ocidental. A origem do número pode estar nas «setenta nações do Gênesis» ou nas muitas outras citações ao número na Bíblia, ou nos «setenta e dois tradutores da Septuaginta» na Carta de Aristeas. Ao traduzir a Vulgata, São Jerônimo escolheu «setenta e dois».

Contudo, o Evangelho de Lucas não está só entre os evangelhos sinóticos ao conter episódios onde Jesus envia seus seguidores em missões. A primeira ocasião, em Lucas 9,1-6, está intimamente relacionada à «Comissão Menor» do Evangelho de Marcos, que conta o envio dos doze apóstolos ao invés de setenta, ainda que com muitas similaridades. Os paralelos sugerem uma origem comum, possivelmente no proposto Documento «Q». Lucas também menciona a «Grande Comissão» para «todas as nações» em 24,44-49, mas em menos detalhes que o relato de Marcos.

A festa comemorando os Setenta é conhecida como a «Sinaxe dos Setenta Apóstolos» na Igreja Ortodoxa e é celebrada neste dia (4 de Janeiro). Cada um dos Setenta tem ainda uma comemoração individual espalhada por todo o ano litúrgico.

A tradição da Igreja Ortodoxa ao providenciar o nome dos Setenta cujos «nomes estão escritos no céu», está associada com Doroteu de Tiro, um bispo do final do século III d.C., desconhecido exceto por sua contribuição neste contexto e a quem foi atribuído um relato sobre os Setenta, e cuja versão sobrevivente é do século VIII d.C. Os seus nomes aparecem em diversas listas, como na Chronicon Paschale e no tratado de Pseudo-Doroteu, publicado em Migne, P.G., XCII, 521-524; 543-545; 1061-1065.

Eusébio de Cesareia afirmou categoricamente que no seu tempo não existia uma lista como esta e mencionou entre os discípulos apenas Barnabé, Sóstenes, Cefas, Matias, Tadeu e Tiago, irmão de Jesus.

Muitos destes nomes incluídos entre os Setenta são facilmente reconhecidos por suas próprias realizações, mas há ligeiras diferenças entre as várias listas.

1.      Tiago, irmão de Jesus, chamado de Tiago, o Justo, autor da Epístola de Tiago e o primeiro bispo de Jerusalém.
2.      Marcos, o Evangelista, autor do Evangelho de Marcos e primeiro bispo de Alexandria.
3.      Lucas, o Evangelista, autor do Evangelho de Lucas.
4.      Cleofas.
5.      Simeão, filho de Cleofas, segundo bispo de Jerusalém.
6.      Barnabé, companheiro de Paulo de Tarso.
7.      Justo, bispo de Eleuterópolis.
8.      Tadeu de Edessa, também chamado de Santo Addai (provavelmente não é o mesmo apóstolo chamado de Tadeu).
9.      Ananias, primeiro bispo de Damasco.
10.  Estevão, um dos Sete Diáconos, o primeiro mártir.
11.  Filipe, o Evangelista, um dos Sete Diáconos, bispo de Trales na Ásia Menor.
12.  Prócoro, um dos Sete Diáconos, bispo de Nicomédia na Bitínia.
13.  Nicanor, o Diácono, um dos Sete Diáconos.
14.  Timão, um dos Sete Diáconos.
15.  Parmenas, um dos Sete Diáconos.
16.  Timóteo, primeiro bispo de Éfeso.
17.  Tito, primeiro bispo de Creta.
18.  Filémon, bispo de Gaza.
19.  Onésimo (não é o mesmo Onésimo citado na Epístola a Filémon).
20.  Epafras, bispo de Andríaca.
21.  Arquipo.
22.  Silas, primeiro bispo de Corinto.
23.  Silvano.
24.  Crescêncio
25.  Crispo, bispo de Calcedônia.
26.  Epeneto, bispo de Cartago.
27.  Andrônico, bispo da Panônia.
28.  Estácio, segundo bispo de Bizâncio (depois de Santo André).
29.  Amplíato, bispo de Odissa (Varna).
30.  Urbano, bispo da Macedônia.
31.  Narciso, bispo de Atenas.
32.  Apeles, bispo de Heraclião.
33.  Aristóbulo, bispo da Britânia.
34.  Herodião, bispo de Patras.
35.  Ágabo, o Profeta.
36.  Rufus, bispo de Tebas.
37.  Asíncrito, bispo de Hircânia.
38.  Flegonte, bispo de Maratona.
39.  Hermes, bispo de Filipópolis.
40.  Parrobo, bispo de Potole.
41.  Hermas, bispo da Dalmácia.
42.  Lino, segundo bispo de Roma.
43.  Caio, bispo de Éfeso.
44.  Filólogo, bispo de Sín
45.  Lúcio de Cirene, bispo de Laodiceia na Síria.
46.  Jasão, bispo de Tarso.
47.  Sosípatro, bispo de Icônio.
48.  Olimpas.
49.  Tércio, que transcreveu a Epístola aos Romanos e bispo de Icônio.
50.  Erasto, bispo de Paneas.
51.  Quarto, bispo de Berito.
52.  Evódio, primeiro bispo de Antioquia.
53.  Onesíforo, bispo de Cirene.
54.  Clemente, bispo de Sardes.
55.  Sóstenes, bispo de Cólofon.
56.  Apolo, bispo de Cesareia Palestina.
57.  Tíquico, bispo de Cólofon.
58.  Epafrodito.
59.  Carpo, bispo de Beroia na Trácia.
60.  Quadrado, bispo de Atenas.
61.  João Marcos, que geralmente se acredita ser Marcos, o Evangelista, bispo de Biblos.
62.  Zenas, o Doutor da Lei, bispo de Dióspolis.
63.  Aristarco, bispo de Apameia, na Síria.
64.  Pudêncio, pai de Santa Pudenciana e Santa Praxedes.
65.  Trofimo.
66.  Marcos, também chamado de Marcos, primo de Barnabé, bispo de Apolônia.
67.  Artemas, bispo de Listra.
68.  Áquila, companheiro de Priscila e seguidores de Paulo de Tarso em suas viagens.
69.  Fortunato.
70.  Acaico.
71.  Dorcas, também chamada de Tábata, uma discípula que Pedro ressuscitou dos mortos.
72.  Matias, o apóstolo que substituiu Judas Iscariotes como um dos Doze, é também frequentemente listado entre os Setenta, uma vez que João Marcos é geralmente entendido como sendo Marcos, o Evangelista.




Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 09h30h às 10h
Liturgia Dominical das 10h às 11h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário