15 agosto 2013

Festa da Dormição da Mãe de Deus | Κοίμησις τῆς Ὑπεραγίας Θεοτόκου (15/08/2013)

DORMIÇÃO DA SANTÍSSIMA MÃE DE DEUS
Κοίμησις τῆς Ὑπεραγίας Θεοτόκου
(15 de agosto)
Na manhã desta quinta-feira, 15.08.2013, às 10h00, nosso pároco, o rev. Ecônomo Pe. Emanuel SOFOULIS, celebrou, em nossa Igreja Ortodoxa em Brasília, a Divina Liturgia em comemoração à festa da Dormição da Santíssima Mãe de Deus.
Todos os domingos e em datas especiais, as senhoras de nossa Igreja sempre enfeitam o iconostase com belas flores.
Nesta quinta-feira, dedicada à Mãe de Deus, as flores que adornaram o iconostase e a coroa de rosas colocada sobre o ícone da Mãe de Deus foram ofertadas pela sra. Ioanna Tzemos.

  

   * da Redação: Anunciação Ortodoxa.


Dormição da Santíssima Mãe de Deus

A última grande festa do ano litúrgico bizantino (que nos Minéa termina no dia 31 de agosto) é mariana: Dormição da SS. Mãe de Deus, Kóimesis no grego e Uspénie no eslavo eclesiástico, palavras que aludem justamente ao ato de dormir. E a tradicional representação iconográfica de 15 de agosto mostra a Virgem estendida no leito de morte, rodeada para o último sono pelos apóstolos, vindos prodigiosamente dos lugares onde pregavam o evangelho, tendo ao centro Jesus Cristo que acolhe a sua alma, representada como uma menina envolta em faixas e por ele sustentada. 
A partir do dia 1 de agosto, o Oriente bizantino prepara-se para a festa com um jejum (do qual também fala São Teodoro Estudita, morto no ano 826) e dado que, além da pré-festa do dia 14 de agosto, os textos litúrgicos falam do trânsito de Maria SS. ao céu até o dia 23 de agosto, pode-se afirmar que este é o mês mariano dos fiéis ortodoxos e greco-católicos. (...)
Embora os evangelhos não falem sobre o fim da vida de Maria, existe uma antiga tradição patrística, com informações provindas outrossim dos apócrifos, e que está na base do Ofício litúrgico bizantino do dia 15 de agosto. (...)
Entre os lugares santos venerados em Jerusalém que se relacionam ao mistério final da vida da Mãe de Deus, não existe somente a Basílica da Dormição cuidada pelos Beneditinos católicos, mas há também o Túmulo da Virgem, que está aos cuidados dos ortodoxos, próximo ao jardim do Getsêmani e onde recentes escavações confirmam que a sepultura remonta, de fato, à época em que viveu Maria Santíssima, e pode ter sido o lugar de seu breve sepultamento. 
A tradição bizantina, claramente expressa na oração, acredita na morte e no sepulcro da Virgem, mas também na sua antecipada glorificação ao céu com o corpo e a alma, à semelhança e em virtude de quanto aconteceu ao seu divino Filho. (...)
A tradição narra que o apóstolo Tomé, tendo chegado atrasado para o sepultamento da Virgem e querendo rever seu amado semblante, fez reabrir o túmulo, mas este foi achado vazio e a mesma Mãe de Deus anunciou, numa visão, que havia ressuscitado e subido ao céu junto do seu Filho divino.
Fonte: Ecclesia.com.br
† MATINAS
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Visitação de Maria à casa de Isabel
(Lc. 1, 39-49, 56)
Naqueles dias, Maria se pôs a caminho e foi apressadamente às montanhas para uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Aconteceu que, mal Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou em seu ventre; e Isabel, cheia do Espírito Santo , exclamou em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem a honra que a mãe do meu Senhor venha a mim? Pois quando soou em meus ouvidos a voz de tua saudação, a criança saltou de alegria em meu ventre. Feliz é aquela que teve fé no cumprimento do que lhe foi dito da parte do Senhor”. Então Maria disse: “Minha alma engrandece o Senhor e rejubila meu espírito em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Eis que de agora em diante me chamarão feliz todas as gerações, porque o Poderoso fez por mim grandes coisas: O seu nome é santo. Maria ficou com Isabel uns três meses e voltou para casa.
† DIVINA LITURGIA
Tropário, 1º Tom
Em tua maternidade, conservaste a virgindade e em tua morte não abandonaste o mundo, ó Mãe de Deus. Passaste para a vida, tu que és a Mãe da Vida e que, por tuas orações, livras da morte as nossas almas.

Kontákion, 2º Tom
O túmulo e a morte não subjugaram a Mãe de Deus, a incansável Intercessora e a vigilante Protetora; mas, sendo ela a Mãe da Vida fê-la passar para a vida, Aquele que habitou em seu seio sempre virgem.

EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS FILIPENSES
Caridade desinteressada
(Fl. 2, 5-11)
Irmãos, tende em vós os mesmos sentimentos que Cristo Jesus teve: Ele, subsistindo na condição de Deus, não pretendeu reter para si ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo, tornando-se solidário com os homens. E, apresentando-se como simples homem, humilhou-se, feito obediente até a morte, até a morte da cruz. Pelo que também Deus o exaltou e lhe deu o Nome que está sobre todo nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho de quantos há no céu, na terra, nos abismos. E toda língua proclame, para glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Marta e Maria
(Lc. 10, 38-41; 11, 27-28)
Naquele tempo, pondo-se eles a caminho, Jesus entrou num povoado. Uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria que, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com o muito serviço. Parou e disse: “Senhor, não te importa que minha irmã me deixe sozinha no serviço? Dize-lhe que me venha ajudar”. O Senhor lhe respondeu: “Marta, Marta, andas muito agitada e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada”.
     Enquanto assim falava, uma mulher levantou a voz do meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram!” Mas Jesus respondeu: “Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 15-ago-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário