19 setembro 2013

1º Domingo de Lucas (22/09/2013)

1º DOMINGO DE LUCAS
Κυριακή Α΄ Λουκά
(MATINASMc. 16, 1-8 | LITURGIA: 1Cor. 16, 13-24 e Lc. 5, 1-)*
lucas evangelista
Άγιος Λουκάς ο Ευαγγελιστής
São Lucas Evangelista
A pesca milogrosa
Os pescadores labutaram durante toda a noite e nada apanharam nas redes. Mas quando o Senhor entrou no barco, e, depois que Ele lhes deu a ordem para novamente lançar suas redes, os pescadores pegaram tantos peixes que as redes começaram a se romper e eles mal conseguiam retirar os peixes do lago.
Esta é uma imagem a ser lembrada para todo o trabalho que não se tem a ajuda de Deus, e para o todo o trabalho com a ajuda de Deus.
Quando alguém trabalha, querendo atingir algum objetivo sozinho por meio de sua força, ele falha. Mas então quando o Senhor se aproxima, coisas boas, uma atrás da outra, brotam onde quer que seja.
No sentido espiritual e moral, a impossibilidade de sucesso sem o Senhor é materialmente visível: “sem mim nada podeis fazer”, diz o Senhor (Jo. 15, 5). E esta Lei age sobre todas as coisas.
Assim como um ramo que não cresce em uma árvore não dá frutos, resseca e perde a vida, as pessoas que não vivem em comunhão com o Senhor também não portam o fruto da verdade, que é valioso para a vida eterna.
Todo o bem que essas pessoas podem ter é apenas uma aparência desse bem; porque, na essência, este bem é defeituoso, tal qual uma floresta maçãs que parecem estar bem vermelhas, mas ao prová-las o gosto é bem azedo.
Isso também é palpavelmente claro num sentido externo e mundano: nós lutamos e lutamos, e tudo em vão. Mas quando a bênção de Deus desce, tudo se torna bom. Enfim, aqueles que são atentos em relação a si mesmos e aos caminhos da vida conhecem a verdade através da experiência.
Teófano, o Recluso (1815-1894).
"Pensamentos para cada dia do ano
Fonte: Pravoslavie.ru

Boletim n. 35, 22.09.2013: 
1º Domingo de Lucas (Download)

PARA REFLETIR
v  A consistência da fé em Deus necessária na vida terrena.
v A necessidade das orações diárias ao longo da vida terrena.
v A necessidade de alimentar a alma regularmente para crescer em Cristo.

PENSAMENTO
 São João Clímaco | Άγιος Ιωάννης της Κλίμακος (523-606)


"Não te chegues à oração, confiante em ti mesmo, ainda que seja grande tua pureza; antes chega-te com suma humildade, e assim receberás maior e mais segura confiança. E ainda que tenhas subido até o último degrau das virtudes, pede, porém, com humildade o perdão dos pecados; ouves, pois, São Paulo
 clamar e dizer: Eu sou o primeiro dos pescadores. (1Tm. 1, 5)."

A Escada da Divina Ascensão. 28º Degrau: a oração, p. 217.
Tom da semana: 4º Tom
(Ἦχος δ΄ – Ἑωθινόν Β΄)
† MATINAS
2º Eothinon (ωθινόν Β΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
A Ressurreição de Jesus Cristo
(Mc. 16, 1-8)
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. De manhã cedo, no primeiro dia depois do sábado, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. Diziam entre si: “Quem nos vai remover a pedra da entrada do túmulo?” Mas, quando olharam, viram a pedra removida; e era uma pedra muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem sentado à direita, vestido de branco , e se assustaram. Ele lhes falou: “Não vos assusteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar em que o puseram. Mas ide dizer aos discípulos e a Pedro que ele irá à frente de vós para a Galileia. Lá o vereis como ele vos disse”. Perplexas, elas saíram do sepulcro e fugiram apavoradas. E não disseram nada a ninguém, pois estavam com medo.
† DIVINA LITURGIA
PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS
Ultimas recomendações | Saudações e benção
(1Cor. 16, 13-24)

Irmãos, vigiai, permanecei firmes na fé, andai como homens, mostrai-vos fortes. Tudo entre vós se faça com caridade. Um pedido vou fazer, irmãos: conheceis a família de Estéfanas. São as primícias da Acaia e se consagraram ao serviço dos santos. Mostrai-vos atenciosos com eles e com todos que, como eles, trabalham e se afadigam. Alegrei-me com a chegada de Estéfanas, Fortunato e Acaico, porque eles supriram vossa ausência. Trouxeram a tranquilidade a meu espírito e ao vosso. Ficai-lhes, pois, reconhecidos. As igrejas da Ásia vos saúdam. Também vos enviam muitas saudações no Senhor Áquila e Priscila com a igreja de sua casa. Saúdam-vos todos os irmãos. Saudai-vos mutuamente com o ósculo santo. A saudação é de minha mão, Paulo. Se alguém não ama o Senhor, seja anátema. Marán athá. A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco. Eu vos amo a todos vós, em Cristo Jesus. Amém.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
A pesca milogrosa
(Lc. 5, 1-11)
Άγιος Λουκάς ο Ευαγγελιστής
São Lucas Evangelista
Naquele tempo, a multidão se comprimia em volta de Jesus para ouvir a palavra de Deus. Ele estava junto ao lago de Genesaré. Viu dois barcos à beira do lago; os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Entrou, então, num dos barcos, que era de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Sentado no barco, ensinava às multidões. Assim que acabou de falar, disse a Simão: “Faze-te ao largo e lançai as redes para a pesca!
Simão disse: “Mestre, estivemos trabalhando a noite toda e nada pescamos, mas sob tua palavra lançarei as redes”. Lançadas as redes, apanharam grande quantidade de peixes, tanto que as redes se rompiam. Fizeram sinal aos companheiros do outro barco para virem ajudá-los. Eles vieram e encheram os dois barcos, a ponto de quase irem a pique.
À vista disso, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Senhor, afasta-te de mim que sou um homem pecador”. Pois tanto ele como os companheiros ficaram tomados de espanto com a pesca que tinham feito. O mesmo acontecia com Tiago e João filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Mas Jesus disse a Simão: “Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de gente”. Atracando em terra os barcos, eles deixaram tudo e o seguiram.
__________________
Anotações (1Cor. 16, 13-24):
  1. Cap. 16, V. 22: Marán-Atha: aramaico: "O Senhor vem", ou segundo outros, Marana Tha: "Senhor, vem!", que era uma espécie de jaculatória correspondente à petição do Pai Nosso: "Venha a nós o Vosso Reino" e muito usada na liturgia.  
Mons. José Castro Pinto. Notas in: Bíblia Sagrada, 
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 155

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 22-set-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário