09 setembro 2013

Domingo após a Santa Cruz (15/09/2013)

Domingo, 15 de setembro
DOMINGO APÓS A SANTA CRUZ
Κυριακή μετά τήν Ύψωσιν
(MATINASMt. 28, 16-20 | LITURGIA: Gl. 2, 16-20 e Mc. 8, 34-38; 9, 1)*
cruz ortodoxa
A Cruz que dulcifica a vida
A crucifixão de Jesus deu à Cruz um sentido novo: deixou de evocar a morte, para ser evocação da vida. Não mais seria instrumento de castigo, mas de salvação. Seria motivo de exaltação e não de ignomínia. 
   Esta mudança radical do sentido da Cruz deveu-se ao modo como Jesus a viveu. A morte de Cruz foi a prova suprema da fidelidade do Filho ao Pai. Nela ficou patente que Deus era o Senhor único e exclusivo da vida de Jesus, e que nenhuma criatura fora suficientemente forte para desviá-lo do caminho traçado pelo Pai.Somente neste sentido é possível entender a necessidade da morte de Cruz. Seria praticamente impossível ter Jesus encontrado outra forma mais convincente para provar sua fidelidade a Deus. Ele não temeu enfrentar, de cabeça erguida, a infamante morte de Cruz, quando estava em jogo a razão de ser de sua vinda ao mundo.
cruz ortodoxa
    Daqui provém o respeito cristão pela Cruz e o simbolismo de que é revestida. Ela evoca a fidelidade de Jesus, e é apelo a essa mesma fidelidade. É a síntese do amor de Jesus pela humanidade, ao entregar-se para resgatá-la do pecado, e é um convite para o amor. Ela revela o serviço radical e incondicional de Jesus ao Reino de Deus, e estimula o cristão a fazer o mesmo. Exaltar a Cruz é, pois, optar por trilhar os caminhos de Jesus, tomando a cruz de cada dia.
Fonte: catedralortodoxa.com.br

Boletim n. 34, 14-15.09.2013: 
Exaltação da Santa Cruz (Download)
PARA REFLETIR
v  A Santa Cruz na vida de cada cristão.
v A Santa Cruz que antecedeu à Ressurreição.
v A Santa Cruz e a Ressurreição como guias para nossas vidas diárias.

PENSAMENTO
 São Marcos, o Ascético (ou Eremita) (Séc. 5º).
eremita

31. Não busques a perfeição dessa lei [da lei espiritual] nas virtudes humanas, pois estas não são perfeitas. A perfeição dessa lei está escondida na Cruz de Cristo.


Sobre a lei espiritual. In: Philokalia. V1, p. 112.
Tom da semana: 3º Tom
(χος γ΄ – ωθινόν Α΄)
† MATINAS
1º Eothinon (ωθινόν Α΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Aparição de Jesus aos onze apóstolos | A missão universal
(Mt. 28, 16-20)
Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Então Jesus se aproximou e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”. Amém.

† DIVINA LITURGIA
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS
Discurso de São Paulo
(Gl. 2, 16-20)
Irmãos, aprendemos que o homem se justifica não pelas obras da Lei, mas pela fé em Jesus Cristo. É por isso que temos fé em Jesus Cristo, esperando sermos justificados pela fé em Cristo e não pelas obras da Lei, pois pelas obras da Lei homem algum é justificado. Mas se, procurando ser justificados por Cristo, ainda somos tidos por pecadores, será que Cristo é ministro do pecado? De maneira alguma. Se torno a edificar o que destruí, confesso-me transgressor. Na realidade, pela Lei morri para a Lei a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo. Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
A Cruz que dulcifica a vida
(Mc. 8, 34-38; 9, 1)
Disse o Senhor: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim e pela causa do Evangelho, há de salvá-la. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a se prejudicar? Ou, o que se pode dar em troca da própria vida? Porque, se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras diante desta geração adúltera e pecadora, também o Filho do homem se envergonhará dele quando chegar na glória do Pai com os santos anjos”.
    E lhes disse: “Eu vos asseguro: alguns dos que aqui se encontram não morrerão antes de verem chegar com poder o reino de Deus”.
__________________
Anotações (Mt. 28, 16-20):
  1. Cap. 28, VV. 18-20: Jesus, falando como Homem-Deus, confia aos apóstolos e seus sucessores , i.e., à Igreja por Ele fundada, a missão de levar a Redenção a todos os homens, sem exceção. Diz explicitamente que isto será feito mediante o ensino e a administração dos sacramentos. Assegura-se também a assistência em missão tão árdua.   
Mons. José Castro Pinto. Notas in: Bíblia Sagrada, 
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 96-97

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 15-set-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário