29 março 2014

VISITA PASTORAL: dom Tarasios em Brasília (28/03 a 30/03/2014)

VISITA PASTORAL
dom Tarasios em Brasília
Comunidade Ortodoxa reunida com dom TARASIOS
30.03.2014
 
Reunião comunitária (29.03.2014)
(PDF)
Discurso de boas-vindas ao Arcebispo Metropolitano
e abertura da reunião comunitária.
Cristo « fez bem todas as coisas; fez os surdos ouvir e os mudos falar » (Mc. 7,37).
***
Hoje somos agraciados com a presença de nosso hierarca TARASIOS, Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires, Primaz e Exarca da América do Sul. Somos agraciados não apenas porque Tarasios representa a Arquidiocese que nos jurisdiciona, mas também e especialmente porque Tarasios representa o próprio Patriarcado Ecumênico e, consequentemente, nosso Patriarca Bartolomeu I.
Importante ressaltar que o episcopado não é apenas uma posição hierárquica de prestígio na Ordem do Sacerdócio, antes disso é um cargo de grande responsabili­dade, pois “é dever indispensável do bispo, [assim como do padre], ensinar os leigos, todos os dias, a respeito dos dogmas da misericórdia, de modo a conduzi-los à fé cor­reta e à vida virtuosa” (in: Interpretação do Πηδάλιον de Nicodemos sobre o Cânon Apostólico LVIII). Em assim dizer, “não há bônus sem ônus!”.
O que nos coloca juntos neste diálogo de hoje é o interesse comum pelo futuro da Ortodoxia. Como os Primazes das Igrejas Ortodoxas recentemente proclamaram, “as provações e desafios da história são especialmente agudos em nosso tempo, e os cristãos ortodoxos não podem ficar à margem ou ser indiferentes. (...) Vivemos em um mundo onde o multiculturalismo e o pluralismo são realidades inevitáveis, que estão em constante mudança.” (Mensagem dos Primazes Ortodoxos: Sinaxe 2014).
Por isso, reunidos hoje, em Brasília, com nosso Arcebispo, temos a oportunidade de expor nossas necessidades, nossos problemas, nossas angústias... diante da contemporaneidade que tende a afastar as pessoas da Igreja e da fé em Cristo, de modo que nosso Pastor Arquidiocesano, tomando pleno conhecimento de tais questões, que possuem diferentes nuances em cada paróquia, faça luzir sobre seu rebanho a instrução como a aurora (cf. Sab. Sir. 24,32).
Rogando as bênçãos de Sua Eminência Reverendíssima, nosso intercessor diante de Cristo nosso Deus, esperamos poder contribuir, por meio deste diálogo comunitário, para a promoção da Grande Igreja de Cristo na América do Sul, e especialmente em nosso Brasil e, ainda, para a propa­gação do Santo Evangelho de Cristo.
Brasília, 29 de março de 2014
4º Sábado da Grande Quaresma
(Hb. 6,9-12 e Mc. 7,31-37)

FOTOS 
Divina Liturgia 30.03.2014  





















Nenhum comentário:

Postar um comentário