04 abril 2014

Domingo de Santa Maria do Egito (06/04/2014)

DOMINGO DE SANTA MARIA DO EGITO
5º Domingo da Quaresma
São Gregório do Sinai (1255 - 1347)
(MATINAS: Jo. 20, 11-18 LITURGIA: Hb. 9, 11-14 e Mc. 10, 32-45)*
Vida de Sta. Maria do Egito
O mundo diz que alguém é grandioso conforme o PODER que se exerce sobre os outros; conforme o STATUS que se possui; conforme as POSSES que se tem. “Entre vós, porém, não deve ser assim”, disse Jesus (Mc. 10,43). Se não se deve buscar a grandeza no poder, no status e nas posses; onde, então, devemos procurá-la?
   “Quem de vós quiser ser grande, seja vosso servidor” (Mc. 10,43).
   Em uma única frase, Jesus inverte os valores do mundo, que tem colocado no topo da lista os reis, os comandantes, os ricos, os que têm posições de honra e reconhecimento. Atrás deles vêm as grandes massas da humanidade, e somente no final vêm os servos. Jesus, porém, inverte toda a escala de valores e diz que os maiores são aqueles que servem.
   A palavra servo [e suas variações como servidor e serviçal] atualmente é considerada pejorativa e desprezível. Poucas pessoas querem servir. Todo mundo espera ser servido. A maioria das pessoas querem ser os senhores dos outros. O objetivo na vida dessas pessoas é só um: ser “o homem superior sobre o pedestal”, mesmo que para isso tenham de pisar sobre os outros para chegarem lá. Grande parte dos problemas que enfrentamos hoje são causados justamente por pessoas que anseiam ser o maior: o mais honrado, o mais privilegiado, o mais poderoso, o que tem o melhor salário, a melhor casa, o melhor carro...
   Quando eventualmente pensamos ser melhores do que os outros ao nosso redor e quando pensamos ser naturalmente superiores e ordenados por Deus para sermos o primeiro, o problema então começa de verdade – como começou entre os discípulos (cf. Mc. 10,41).
   Por que Jesus dá tanta ênfase sobre a importância de servir, destacando-a sobre o poder, o status, as posses e sobre tudo mais? A resposta é simples: se o cristianismo é alguma coisa, ele é o AMOR, melhor dizendo, é mais do que o amor. O cristianismo é o amor militante. É o amor em ação. É o amor disposto a servir. É o amor que se sacrifica. É o amor enraizado no amor de Cristo, que “não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos” (Mc. 10,45).   
* Pe. Anthony M. CONIARIS. 
Prof. emérito da Holy Cross Greek Orthodox. 
School of Theology, em Brookline, MA (EUA). 
Tradução livre do livro: "Gems from the Sunday and Feasts Gospels"

Boletim n. 64, 06.04.2014:
Domingo de Sta. Maria do Egito (Download)
Santa Maria do Egito 
Santa Maria do Egito viveu em meados do século V e começo do século VI. A sua juventude não era nada promissora. Ela tinha somente 12 anos, quando saiu de sua casa em Alexandria, e ficando livre do controle dos pais, jovem e inexperiente como era, ela se envolveu com a vida devassa. Não havia ninguém quem podia detê-la, e tinha muitos sedutores e muitas tentações em volta dela. Assim, ela passou 17 anos nesta vida que leva à perdição, até que Deus misericordioso providenciou a sua penitência.
   Isso aconteceu assim: Por força das circunstâncias, Maria se juntou a um grupo de peregrinos, que estavam se dirigindo para a Terra Santa. Durante a viagem no navio, a Maria não parava de seduzir os romeiros e a pecar. Ao chegar a Jerusalém, ela se juntou a um grupo de pessoas que iam para a Igreja de Ressurreição.
   Todos os homens entravam livremente na Igreja, porém a Maria foi parada por uma mão invisível e não conseguia entrar de jeito algum. Aí ela compreendeu: Deus não a deixava entrar num lugar santo por causa da sua devassidão.
   Ela ficou possuída de um grande temor e de um grande desejo de penitência, e começou a pedir a Deus o perdão dos pecados, prometendo se regenerar. Ela viu logo na entrada o ícone da Mãe de Deus e começou a pedi-la para interceder por ela perante Deus. Logo ela sentiu um grande alívio e entrou livremente na Igreja. Chorando muito no Santo Sepulcro, ela saiu da Igreja completamente transformada.
   Maria cumpriu a sua promessa de mudar a sua vida. Ela se retirou de Jerusalém para o deserto de Jordão e lá viveu quase meio século em solidão, rezando e jejuando. Assim, com estes atos de penitência ela se livrou completamente de todo desejo pecaminoso e purificou o seu coração para que este se transformasse num templo do Espírito Santo.
   O ancião Zósima, no mosteiro do Profeta João o Precursor, por providência de Deus, encontrou santa Maria no deserto, quando esta já era uma anciã. Ele ficou maravilhado com sua santidade e seu dom de prever as coisas. Diz-se que, certa vez ele viu Maria levitando, quando durante a oração ela se levantou acima da terra, e uma outra vez, quando ela atravessava o rio Jordão como se fosse terra firme.
   Na despedida do velho Zósima, Maria pediu-lhe que ele voltasse após um ano, para dar-lhe a comunhão. Zósima voltou para o deserto conforme combinado e lhe deu a Santa Comunhão. Depois, após um ano voltando mais uma vez, ele a encontrou morta.
   O velho Zósima enterrou as santas relíquias lá mesmo no deserto e na sua tarefa lhe ajudou um leão, que com as suas garras cavou a cova para o sepultamento do corpo da justa. Santa Maria faleceu em 521. [Há divergências: alguns dizem 378, outros 437, e outros 522.]
   Assim, de uma grande pecadora, santa Maria se transformou, com a ajuda de Deus, numa grande justa, numa das maiores santas e nos deixou um grande exemplo de penitência. Ela é lembrada pela Igreja no dia 1º de abril e no 5º domingo da Quaresma.
Bispo ALEXANDER (MILEANT)
Os Escolhidos: a vida dos Santos. 
Holy Trinity Orthodox Mission. 
Tom da semana: 8º Tom
(Ἦχος πλ. δ΄ – ωθινόν Η΄)
† MATINAS
8º Eothinon (ωθινόν Η΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Aparição à Maria Madalena
(Jo. 20, 11-18)
Naquele tempo, Maria ficou do lado de fora, chorando junto ao sepulcro. Enquanto chorava, inclinou-se para o sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados no lugar onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Eles perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Porque levaram o Senhor e não sei onde O puseram”. Depois de dizer isso, ela virou-se para trás e viu Jesus que ali estava, mas não O reconheceu.
Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Crendo que era o jardineiro, ela disse: “Senhor, se foste Tu que O levaste, dize-me onde O puseste e eu irei buscá-Lo”. Respondeu Jesus: “Maria”. Ela, virou-se e disse em hebraico: “Rabuni” – que quer dizer Mestre. Jesus disse: “Não me retenhas porque ainda não subi ao Pai. Vai aos meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.
Maria Madalena foi anunciar aos discípulos que tinha visto o Senhor. E contou o que Jesus tinha dito.
† DIVINA LITURGIA DE SÃO BASÍLIO
Tropário de Santa Maria do Egito (8º Tom)
(2º Domingo antes da Páscoa)
Εν σοί Μήτερ ακριβώς διεσώθη τό κατ' εικόνα, λαβών γάρ τόν σταυρόν, ηκολούθησας τώ Χριστώ, καί πράττων εδίδασκες, υπεροράν μέν σαρκός, παρέρχεται γάρ επιμελείσθαι δέ ψυχής, πράγματος αθανάτου, διό καί μετά Αγγέλων συναγάλλεται, οσία Μαρία τό πνεύμά σου.
Em ti foi conservada com fidelidade a imagem de Deus, ó Maria; pois tomaste a Cruz e seguiste Cristo, ensinando, com o teu exemplo, a desprezar o corpo, porque mortal e a cuidar da alma imortal. Por isso, ó Santa, tua alma se rejubila com os Anjos.

Kondákion da Mãe de Deus (2º Tom)
Προστασία τῶν Χριστιανῶν ἀκαταίσχυντε, μεσιτεία πρὸς τὸν Ποιητὴν ἀμετάθετε. Μὴ παρίδῃς ἁμαρτωλῶν δεήσεων φωνάς, ἀλλὰ πρόφθασον, ὡς ἀγαθή, εἰς τὴν βοήθειαν ἡμῶν, τῶν πιστῶς κραυγαζόντων σοι· Τάχυνον εἰς πρεσβείαν, καὶ σπεῦσον εἰς ἱκεσίαν, ἡ προστατεύουσα ἀεί, Θεοτόκε, τῶν τιμώντων σε.
Protetora irrecusável dos cristãos, intercessora imutável diante do Criador; não desprezes as vozes dos pecadores suplicantes, mas socorre com bondade aos que clamam com sinceridade. Apressa-te em interceder; apressa-te em suplicar por nós, ó Mãe de Deus, tu que proteges sempre os que te honram. 
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS HEBREUS
Após Cristo, os ritos de expiação são em vão. 
(Hb. 9, 11-14)
Irmãos, constituído Sumo Sacerdote dos bens vindouros, Cristo já veio. E através de uma tenda melhor e mais perfeita, não construída por mãos humanas, isto é, não desta criação, sem levar consigo o sangue de bodes ou bezerros mas com seu próprio sangue, entrou uma vez por todas no santuário, adquirindo para nós uma redenção eterna. Pois se o sangue de bodes e touros e a cinza da novilha, com que aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu imaculado a Deus, limpará nossa consciência das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
A grande verdade: aqueles que servem.
(Mc. 10, 32-45)
Naquele tempo, tomando novamente à parte os doze, Jesus começou a falar-lhes das coisas que lhe haveriam de acontecer: "Nós estamos subindo a Jerusalém e o Filho do Homem será entregue aos Sumos-Sacerdotes e escribas. Eles O condenarão à morte e O entregarão aos pagãos. Zombarão Dele, cuspirão Nele, O açoitarão e O matarão, mas depois de três dias Ele ressuscitará"
   Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram: "Mestre, queremos que nos faças o que te vamos pedir". Jesus lhes perguntou: "O que quereis que vos faça?" Eles responderam: "Que nos sentemos um à Tua direita e outro à Tua esquerda na Tua glória". Jesus, porém, lhes disse: "Não sabeis o que pedis! Podeis, acaso, beber o cálice que Eu vou beber ou ser batizados com o batismo com que Eu vou ser batizado?" "Podemos", disseram eles. E Jesus prosseguiu: "Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis batizados no batismo com que serei batizado, mas assentar-se à Minha direita ou à Minha esquerda não compete a Mim conceder. É daqueles para quem foi preparado"
   Os outros dez, que ouviram isso, se aborreceram com Tiago e João. Jesus, porém, os chamou e disse: "Sabeis que os que parecem governar as nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Entre vós, porém, não deve ser assim. Ao contrário, quem de vós quiser ser grande, seja vosso servidor; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos. Pois também o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos."
_______________
Jo. 20, 11-18:
  1. Cap. 20, V. 17: "Não me toques [não me retenhas]": pelo texto original percebe-se melhor que Jesus diz a Maria (já abraçada a seus pés) que O deixe ir levar logo a notícia (da ressurreição e da próxima ascensão) aos apóstolos, pois ainda terá ocasião de O ver outras vezes antes da ascensão.
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 98.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 6-abr-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário