21 maio 2016

«Domingo do Paralítico»



PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
              _________________________________________________________________________
Brasília, 22 de maio de 2016.
                             __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

«Domingo do Paralítico»

(4º Domingo da Páscoa - Modo 3)

Memória do Santo Mártir Basiliscos



MATINAS

Tropário Modo 3 - (3º tom):
Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,


Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Nós Te cantamos, virgem Mãe de Deus, pois permitiste a salvação de nosso povo. O Senhor, nosso Deus, Teu filho segundo a carne que recebeu de Ti, sofreu a paixão sobre a cruz e nos libertou da corrupção, por que ele é amigo do homem.

Katisma Modo 3 - (3º tom):
Katisma:
Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que dormem, primogênito da criação e criador de tudo; ele mesmo renovou a natureza do nosso gênero corrupto. Oh morte, jamais voltarás a dominar, porque o Senhor de todos exterminou e dissolveu seu poder.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.


Senhor, tu provaste a morte com o corpo, porém com tua ressurreição a aniquilaste, concedeste a vitória ao homem e deste o triunfo sobre a maldição. Oh apoio e defensor de nossa vida, glória a Ti.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Quando Gabriel se maravilhou de tua fulgurante virgindade e do brilho da tua pureza te saudou dizendo: Oh Mãe de Deus!, Que louvores devidos te oferecerei e como te chamarei? Estou surpreendido e atônito; mas como me foi ordenado exclamo: Alegra-te oh cheia de graça.

Katisma:
Senhor, quando o Hades contemplou Tua Divindade imutável e Tua paixão voluntaria, se estremeceu em seu seio e chorou clamando: Temos a este Corpo incorruptível; o Invisível me combate misteriosamente, e aquele eu estão debaixo de meu poder proclamam: Glória Tua Ressurreição, oh Cristo!
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espirito Santo.


Nós os fieis falamos Teologicamente sofre o mistério de Tua Crucificação e inefável Ressurreição; porque tanto a morte como o Hades, hoje foram derrotados e o gênero humano se revestiu de incorrupção; por isso, agradecemos, exclamamos: Glória a Tua Ressurreição, oh Cristo!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Mãe de Deus, em tuas entranhas, coube misteriosamente o Incontível, o Consubstancial com o Pai e o Espírito Santo. E com teu parto temos aprendido no mundo a louvar a obra inconfundível da Santa Trindade, por isso, agradecidos, exclamamos: Alegra-te oh cheia de graça!

Ypakoí Modo 3 - (3º tom):
Obediência:
O belo anjo com doces palavras disse as Mirróforas: “Por quê buscais o vivo no sepulcro? Ele ressuscitou e esvaziou os sepulcros! O imutável mudou a morte. Dizei ao Senhor: Quão maravilhosas são tuas obras porque salvaste a humanidade!”

Anabtmo:
Antífona:
Oh Verbo, Tu salvastes a Sion do exílio na Babilônia; assim livra-nos dos sofrimentos da vida.
Os que semeiam com lágrimas divinas, colherão com alegria as espigas da vida eterna.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Do Espírito Santo desce todo o bem porque ilumina com o Pai e o Filho toda a criação.
 
Antífona:
Se o Senhor não construísse a casa da virtude, em vão nos casaríamos. Se Ele protege nossas almas, nada poderá dominar nossa cidade.
Os Santos são a recompensa do fruto do ventre e, no Espírito, continuam sendo filhos para Ti, oh Cristo, e Tu para eles, Pai.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Pelo Espírito Santo se tem visto toda Santidade e sabedoria, porque ele é o criador de tudo por isso o adoramos, porque é Deus como o Pai e o Verbo.

Antífona:
Os que temem a Deus são bem aventurados, porque seguem os caminhos de seus mandamentos e comem o fruto da vida eterna.

Alegra-te, oh chefe dos pastores, quando vires os filhos de teus filhos ao redor de tua mesa oferecendo-te boas obras.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Toda riqueza de honra é do Espírito Santo. Dele é a graça e a vida para toda a criação, por isso se louva juntamente com o Pai e o Verbo.

Prokimenon:
Dizei aos povos: “O Senhor é o rei” Ele fixou o universo inamovível. (2 vezes).

Stichos:
Cantai ao Senhor um cântico novo.
Dizei aos povos: “O Senhor é o rei” Ele fixou o universo inamovível.

Kondakion Modo 3 - (3º tom):
Ó Deus de misericórdia, ergueste-Te hoje do túmulo e nos livraste das portas da morte. Neste dia Adão se alegra, Eva se rejubila; os Patriarcas e os Profetas não cessam de cantar o divino poder da Tua grandeza.

Ikós:
Neste dia, as profundezas do abismo do inferno tremeram diante da unidade da Trindade. A Terra estremeceu; os guardas das portas infernais permaneceram terrificados ao vê-Lo. E toda a criação se rejubilou cantando com os Profetas um cântico de vitória a Ti, nosso Deus libertador, que destruístes as forças da morte. Possamos clamar de alegria e bradar a Adão e seus filhos: O madeiro da cruz te fez entrar no paraíso, saí fiéis à frente da ressurreição.

Evangelho:                                                                                                                 Lc 24, 13-35
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Lucas


Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: "Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?" "Que coisas? ", perguntou ele. "O que aconteceu com Jesus de Nazaré", responderam eles. "Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram". Ele lhes disse: "Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?" E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: "Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?" Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam: "É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!" Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.

Exapostilário 5º:
Cristo que és o caminho e a vida, depois de sua ressurreição dentre os mortos, acompanhaste a Lucas e Cléofas, que o reconheceram em Emaús ao partir o pão, e cujos corações arderam quando lhes falou no caminho, explicando-lhes tudo que está escrito sobre seu sofrimento. Exclamemos com eles: Em verdade o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão Pedro.

Theotokion 5º:
Oh Criador meu, louvo Tua piedade incontenivel. Tu que te rebaixaste para vestir a natureza humana, e sendo Deus, aceitaste por mim, encarnaste na donzela pura de Deus, desceste ao Hades e quiseste salvar-me pela intercessão de Tua Mãe, oh Senhor, todo piedade.

Laudes - Modo 3 - (3º tom):
1 Esta glória será para todos os Justos.
Vinde de todos os povos e conhecei a força do terrível mistério, porque Cristo nosso Salvador, o Verbo eterno, foi crucificado por nós e sepultado por sua vontade, ressuscitou dentre os mortos salvando a todos; prostemo-nos diante d' Ele.

2 Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Oh Senhor, os guardas publicaram e anunciaram todos os teus milagres, porém o sinédrio da maldade encheu suas mãos com o suborno crendo que assim esconderiam Tua ressurreição, a que todo mundo louva. Tem piedade de nós.

3 Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Toda a criação se encheu de alegria quando recebeu o anúncio de Tua ressurreição. Maria Madalena chegou a Teu sepulcro e encontrou o anjo sentado sobre a pedra com vestes luminosas, dizendo: “Porque buscai o vivo entre os mortos? Ele não está aqui, porém ressuscitou como havia predito e as precederá na Galileia”.

4 Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Senhor, amante da humanidade, com Tua luz vemos a luz. E porque ressuscitaste dentre os mortos dando a salvação ao gênero humano, te louva toda criação, oh único isento de pecado.

5 Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Senhor, as Mirróforas te ofereceram as lágrimas como louvores matutinos, levando à Teu sepulcro mirra de bom aroma e correndo para ungir Teu corpo limpo do mal. E o anjo, sentado sobre a pedra, lhes anunciou dizendo: “Porque buscais o vivo entre os mortos? Pisoteou a morte e ressuscitou como Deus, outorgando à todos a grande misericórdia”.

6 Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
O Anjo resplandecente sobre Teu sepulcro Doador da Vida, disse às Mirróforas; “O Salvador esvaziou os sepulcros e acabou com o Hades, ressuscitando ao terceiro dia porque é o único Deus Todo-poderoso”.

7 Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Maria Madalena, no primeiro dia da semana foi buscar-Te no sepulcro e, não O encontraste chorou com suspiros dizendo: Pobre de mim, Salvador meu, como foste roubado, oh Rei de todos? Dois dos Anjos, cheios de vida lhes disseram dentro do sepulcro: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Choro porque levaram o meu Senhor do sepulcro e não sei onde o puseram.” E ao voltar seu resto Te viu e exclamou: Senhor meu e Deus meu, glória a Ti.

8 Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Os Hebreus selaram o sepulcro sobre a Vida, mas o ladrão abriu o paraíso com sua língua quando clamou dizendo: Oh Tu que foste crucificado por mim e comigo, colocado sobre o Madeiro da Vida e te manifestaste sentado sobre o Trono junto com o Pai, Tu que és, oh Cristo e Deus nosso o dono da grande misericórdia.

Eothinon 5º:
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.


Ó Cristo, como é admirável a Tua justiça e Teu arbítrio. Ao conceder a Pedro o entendimento de Tua ressurreição, pelo simples olhar do Teu Santo Sudário!
Porém, acompanhando e conversando com Lucas e Cleófas não deixaste que eles Te reconhecessem; por isso eles menosprezaram-Te, considerando-Te o único, estando em Jerusalém, que não sabia o que tinha acontecido. Mas, de acordo com o entendimento deles, lhes explicaste tudo o que foi dito pelos Profetas sobre Ti!

Ao partires o pão, se lhes abriram os olhos e Te reconheceram, pois estavam aflitos para isso. Voltaram, porém, para Jerusalém, onde se achavam reunidos os discípulos e anunciaram claramente a Tua ressurreição. É confiando nela, ó Senhor, que nós Te pedimos: tem piedade de nós.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Tropário:
Hoje é a salvação do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do túmulo, dando-nos origem a uma nova vida, porque anulou a morte com a Sua morte e nos concedeu a misericórdia de obter essa grande vitória.
 
Divina Liturgia

Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Tropário Modo Plagal 1:
Cristo ressuscitou dos mortos; venceu a morte pela morte; e aos que estavam no túmulo, Cristo deu a vida.

Tropário da Ressurreição Modo 3 - (3º tom):
Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram, nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.

Kondakion Modo 3 - (3º tom):
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Hoje te levantaste da tumba, ó Compassivo, e nos conduziste para fora das portas da morte, Hoje Adão dança e Eva se regozija e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar o divino poder de tua autoridade.

Theotokion Modo 3 - (3º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém

Tu, que te preocupavas com a salvação do gênero humano a ti cantamos, Virgem Mãe de Deus! Teu Filho e nosso Deus, com o puríssimo corpo recebido de ti, padecendo os sofrimentos da cruz livrou-nos da iniquidade, Ele, o amigo dos seres humanos.

Kondakion do Paralítico:
Ó Senhor, como curaste outrora o paralítico, faz levantar, por tua divina Providência, minha alma paralisada por toda a espécie de pecados e de obras más, a fim de que, salvo, eu aclame: Glória ao teu Poder, ó Cristo Misericordioso!

Kondakion da Páscoa:
Tendo descido ao túmulo, ó imortal, Tu destruíste o poderio dos infernos e levantaste-te como vencedor, ó Cristo Deus, Tu, que disseste às mulheres miróforas: “Rejubilai”; e aos Apóstolos, dás a paz, Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.

Prokimenon:
Cantai salmos ao nosso Deus, cantai; cantai salmos ao nosso Rei, cantai!
Nações, aplaudi todas com as mãos, clamai a Deus com vozes alegres.

Epístola:                                                                                                                 At 9, 32-42
Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, Pedro, que caminhava por toda parte, de cidade em cidade, desceu também aos fiéis que habitavam em Lida. Ali achou um homem chamado Enéias, que havia oito anos jazia paralítico num leito. Disse-lhe Pedro: Enéias, Jesus Cristo te cura: levanta-te e faze tua cama. E levantou-se imediatamente. Viram-no todos os que habitavam em Lida e em Sarona, e converteram-se ao Senhor. Em Jope havia uma discípula chamada Tabita - em grego, Dorcas. Esta era rica em boas obras e esmolas que dava. Aconteceu que adoecera naqueles dias e veio a falecer. Depois de a terem lavado, levaram-na para o quarto de cima. Ora, como Lida fica perto de Jope, os discípulos, ouvindo dizer que Pedro aí se encontrava, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco. Pedro levantou-se imediatamente e foi com eles. Logo que chegou, conduziram-no ao quarto de cima. Cercavam-no todas as viúvas, chorando e mostrando-lhe as túnicas e os vestidos que Dorcas lhes fazia quando viva. Pedro então, tendo feito todos sair, pôs-se de joelhos e orou. Voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se. Ele a fez levantar-se, estendendo-lhe a mão. Chamando os irmãos e as viúvas, entregou-lha viva. Este fato espalhou-se por toda Jope e muitos creram no Senhor.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Junto de Ti, Senhor, me refugiei; não seja eu confundido para sempre. Por tua justiça, livra-me.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Sê para mim um Deus protetor e uma casa de refúgio para me salvar.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho:                                                                                                                    Jo 5, 1-15
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São João.


Naquele tempo, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. em Jerusalém, junto à porta das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, que tem cinco pórticos. Nestes pórticos jazia um grande número de enfermos, de cegos, de coxos e de paralíticos, que esperavam o movimento da água. [Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse.] Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Vendo-o deitado e sabendo que havia muito tempo que estava enfermo, perguntou-lhe Jesus: «Queres ficar curado?» O enfermo respondeu-lhe: «Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; enquanto vou, outro desceu antes de mim». Ordenou-lhe Jesus: «Levanta-te, toma o teu leito e anda». No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado. E os judeus diziam ao homem curado: «É sábado, não te é permitido carregar o teu leito». Respondeu-lhes ele: «Aquele que me curou disse: Toma o teu leito e anda». Perguntaram-lhe eles: «Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda?» O que havia sido curado, porém, não sabia quem era, porque Jesus se havia retirado da multidão que estava naquele lugar. Mais tarde, Jesus o achou no templo e lhe disse: «Eis que ficaste são; não peques, para não te acontecer coisa pior». Aquele homem foi então contar aos judeus que fora Jesus quem o havia curado.
Extraído do site ecclesia.com.br

SINAXE

Pe. Paulo A. Tamanini
Ao celebrarmos a «Festa do Paralítico» notamos que a cronologia toma uma posição secundária e a sua relevância cede lugar ao conteúdo da mensagem que tal festa se propõe a comunicar.
O Calendário Litúrgico bizantino, neste tempo Pascal, faz uma cisão no tempo e enxerta nele acontecimentos ricos e densos de significado que nos convidam a uma profunda reflexão. Do mesmo modo como a paralisia corporal nos torna imóveis e insensíveis, porque a dinâmica da vida e da ação fica comprometida, da mesma forma podemos estar sofrendo da paralisia espiritual, sem que tenhamos consciência dela. Se estivermos ainda alheios ou indiferentes às alegrias pascais e ao que ela deveria significar para nossa vida de cristãos, temos fortes indícios de que padecemos de tal enfermidade.
A Ressurreição do Senhor nos convida a um apostolado que exige maior dinamismo, energia, vivacidade e coragem. Para tanto é necessário estarmos unidos intimamente ao Senhor, o Doador da Vida, da força e da luz, a fim de levarmos Vida em abundância àqueles necessitados e carentes destes dons. A nossa missão de cristãos é proclamar a Realeza do Senhor Jesus, anunciando-a com palavras e obras. Esta dinâmica exige movimento, agilidade, destreza e não um acomodamento mórbido e indolente. Essas atitudes devem ser demonstradas em gestos concretos de nosso cotidiano.
Poderão muitas pessoas experimentar o amor de Deus através de nosso otimismo, de nossa esperança, de nossas atitudes, por mais simples que sejam, pois elas estarão alicerçadas numa madura. Esforcemo-nos portanto, por afastar de nosso convívio o mau humor, a melancolia, a apatia, a estagnação. Tudo isso denuncia uma ainda paralisada, de pouca consistência. Deus nos quer felizes e, no lar cristão, a felicidade deverá sempre ocupar o hall de entrada. Um lar cristão deve ser dinâmico, gerar virtudes cristãs, mesmo que estas sejam pouco valorizadas pelo mundo.
É preciso frisar, entretanto, que não conseguimos adquirir tais virtudes com intempestuosos esforços esporádicos, mas sendo perseverantes na luta, com a constância em nossos esforços.
Na medida de nossa responsabilidade como pastores e/ou educadores (bispos, sacerdotes, pais, professores...), somos chamados a testemunhar com alegria, entusiasmo e responsabilidade a Ressurreição do Senhor e, sempre caminhantes, em movimento. A paralisia espiritual não pode fazer parte de nossa vida.
Extraído do site ecclesia.com.br


22 – S. Mártir Basiliscos




São Basiliscos era natural da cidade de Amasia no Mar Negro, sobrinho de São Teodoro (17 de fevereiro). O governador da Capadócia, Agrippas, ao tomar conhecimento de que Basiliscos era cristão, ordenou que fosse preso, submetendo-o a todo tipo de tortura para forçá-lo a abandonar sua fé. Mas, Basiliscos manteve-se firme e inabalável. Já na prisão, começou a rezar ao Senhor, dizendo que ele mesmo não era digno de que sua vida tivesse o mesmo fim que a dos santos mártires. O Senhor lhe apareceu, e disse-lhe para que fosse à casa de seus parentes , e Basiliscos pode então libertar-se da prisão. Quando souberam de seu desaparecimento, os soldados saíram à sua procura e, detendo-o, levaram-no a Comana da Capadócia, obrigando-o a andar com sapatos de ferro e com pregos . Em Comana, ele foi decapitado, tendo o seu corpo jogado no rio. Isto se deu durante o reinado de Diocleciano (284-305).
Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

Extraído do site ecclesia.com.br


Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus

Responsável

Reverendíssimo Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis

Editoração e Diagramação

Antonio José

Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.

Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com

Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 10h às 10h30
Liturgia Dominical das 10h30 às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário