02 maio 2016

Domingo de Páscoa



PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA
Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
                _________________________________________________________________________
Brasília, 01 de maio de 2016.
                                __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

«Domingo da Santa PÁSCOA da Ressurreição de Nosso Senhor, Deus e Salvador Jesus Cristo»

(Início do tempo do «Pentekostarion» - Modo Próprio)

Memória do Santo Profeta Jeremias (c. †583 a.C.)



A Ressurreição e a vitória de Cristo é reafirmada nesta manhã. O evangelho é lido em diversos idiomas para mostrar a universalidade da Boa-Nova da Ressurreição a todos os povos da terra. Amor, perdão, reconciliação, triunfo e alegria são os dons que recebemos, pois Cristo viveu, morreu e triunfou por nossa salvação.

Este tempo abrange as oito semanas que seguem a Páscoa: sete semanas, da Páscoa até o Pentecostes; uma semana do Pentecostes até o Domingo de Todos os Santos.


Divina Liturgia

Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Issodikon:
Bendizei a Deus nas vossas assembleias
Bendizei o Senhor, filhos de Israel!
Salva-nos, ó Filho de Deus, que ressuscitaste dentre os mortos, a nós que a Ti cantamos: Aleluia!

Tropário – Modo Plagal 1:
Cristo ressuscitou dos mortos; venceu a morte pela morte; e aos que estavam no túmulo, Cristo deu a vida.

Hipacoí:
As companheiras de Maria, tendo chegado antes do raiar da aurora, e encontrando removida a pedra do túmulo, ouviram um Anjo dizer-lhes: Por que procurais, como a um homem e entre os mortos, aquele que vive na luz eterna? Vede as faixas funerárias; correi e anunciai ao mundo que o Senhor ressuscitou, tendo vencido a morte, pois ele é o Filho de Deus, que salva o gênero humano.

Kondakion – Modo 2:
Tendo descido ao túmulo, ó imortal, Tu destruíste o poderio dos infernos e levantaste-te como vencedor, ó Cristo Deus,
Tu, que disseste às mulheres mirróforas: rejubilai! E aos apóstolos, dás a paz, Tu que ressuscitas aqueles que sucumbiram.

Kondakion:
Ó admirável e protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador, não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores; mas apressa-te em socorrer-nos, como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: Roga por nós, junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Trisagion:
Vós que fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. Aleluia! (3vezes)

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

De Cristo vos revestistes. Aleluia!

Vós que fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes. Aleluia!

Prokimenon:
Este é o dia que o Senhor fez, exultemos e alegremo-nos nele!
Dai graças ao Senhor porque ele é bom, e a sua misericórdia é eterna.

Epístola                                                                                                                                      At 1, 1-8
Leitura do livro dos Atos dos Apóstolos.

Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a sequência das ações e dos ensinamentos de Jesus, desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu). E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Tu te levantarás e terás piedade de Sião, Senhor pois o tempo de te compadeceres dela, o tempo determinado já chegou.
Aleluia, aleluia, aleluia!

O Senhor olha do alto dos céus e vê a todos os filhos dos homens.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho                                                                                                                               Jo 1,1-17
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São João.

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio junto de Deus. Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito. Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. [O Verbo] era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade. João dá testemunho dele, e exclama: Eis aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim é maior do que eu, porque existia antes de mim. Todos nós recebemos da sua plenitude graça sobre graça. Pois a lei foi dada por Moisés, a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

Hirmos:
Um Anjo exclamou: Ó Cheia de graça, Virgem pura rejubila!
De novo digo, rejubila! teu Filho ressuscitou do túmulo ao terceiro dia. Resplandece, resplandece, ó Nova Jerusalém!
Pois a glória do Senhor brilhou sobre ti! Exulta agora e alegra-te Sião! E Tu, ó Mãe de Deus toda pura, rejubila na ressurreição do teu Filho!

Kinonikon:
Tomai o Corpo de Cristo e provai da fonte imortal.
Aleluia, aleluia, aleluia!

 
Observações:
1      - Em vez de “Recebei-me hoje, participante...”, repete-se o Canto da Comunhão “Tomai o Corpo de Cristo ...”
2      - Canta-se “Cristo ressuscitou dos mortos ...” uma vez no lugar de “Vimos a verdadeira Luz ...”; três vezes no lugar de “Bendito seja o nome do Senhor ...”
3      - Em vez de “Pelas orações dos nossos santos padres ...” diz-se “Cristo ressuscitou dos mortos...”
4      - No Ofício de Vésperas lê-se o Evangelho de Jo 20, 19-25 em várias línguas pelos sacerdotes e diáconos.
5      - Na semana da Páscoa e no dia do encerramento da festa, quarta-feira antes da Ascensão, a Missa é igual a do dia da Páscoa.
6      - Depois da Bênção Final, o sacerdote diz, alternando com os fiéis:

S. - Cristo ressuscitou! (3 vezes)
T. - Verdadeiramente ressuscitou!

S. - Glória à sua Ressurreição ao terceiro dia!
T. - Veneramos sua Ressurreição ao terceiro dia!


SINAXE

Pe. Paulo A. Tamanini

Os primeiros sinais da Ressurreição são de ausência: Jesus não estava mais lá onde havia sido sepultado. A pedra fora do lugar, o sepulcro vazio, os lençóis e o sudário abandonados faziam parte do cenário que Maria de Magdala vislumbrava. Ela, a primeira mensageira do sepulcro vazio, a evangelista da ressurreição, correu para chamar os discípulos, ainda temerosos com os acontecimentos vividos naqueles dias. Encontrou Pedro e João que se lançaram em direção ao inexplicável. Não acharam o que procuravam! Aquela ausência e aquele vazio são preenchidos por uma nova realidade: a perplexidade.

Os discípulos voltaram para casa, deixando o cenário livre para Maria. Repetiu-se o fato: Jesus e Maria se encontram a sós, como em Samaria, quando estava prestes a ser apedrejada. Parece que as testemunhas dos diálogos entre o Senhor e Maria se esvaem. Antes pela inconveniência de escutar aquelas palavras que feriam o orgulho: “se alguém não tiver pecado, atire a primeira pedra”; agora, eles se vão pelo excesso de silêncio. Justamente neste diálogo, sem testemunhas, ela reconhece o Senhor e imediatamente o chama de “Raboni”, ou seja, Mestre.

Embora fosse conhecida pelos discípulos novamente vai ao encontro deles para lhes dizer: “Eu vi o Senhor”, mas eles não acreditam.

A incredulidade dos discípulos não diminui a alegria de Maria, pois momentos mais tarde o próprio Ressuscitado, trazendo-lhes a paz, invadirá o cenáculo confirmando o que Maria anunciou.

A partir de então os apóstolos não sentiriam mais constrangimento nem desprezo pelo povo que codinomeavam seu Mestre de “Crucificado”. Estes sentimentos transformam-se em coragem e missão. Os primeiros missionários do cristianismo anunciavam o “Ressuscitado” para transformar a vida de muitos. E esta força provinha da fé ratificada pela visão.

A nós, destinatários das palavras do Senhor: «Bem-aventurados são os que não viram mais acreditaram», cabe a fé, dom e graça de Deus!”

Extraído do site ecclesia.com.br

 

01 – Santo Profeta Jeremias (c. † 583 a.C.)

 

São Jeremias, um dos grandes profetas de Deus, viveu no século VI antes de Cristo. Por causa de seus extensos e muitos escritos ganhou o codinome de «Grande». Vivia em uma aldeia a poucos quilômetros de Jerusalém; era filho de Helkias da tribo de Levi, da cidade de Anatólia nas terras de Benjamin. Distinguia-se de todos, já em sua juventude. Certo dia, Deus mudou os planos de futuro sobre sua vida. Ele tentou resistir, a princípio, argumentando sua pouca idade e seu problema de guagueira. Deus porém disse: «Não digas que és demasiadamente jovem ou que tens certa debilidade, porque eu irei contigo e te prestarei auxílio». Em tempos difíceis para pregar, durante muitos reinados, profetizou a destruição de Jerusalém. Por causa dessa profecia foi insultado, jogavam-lhe pedras e, por fim, foi expulso da cidade. O único reinado onde encontrou proteção, auxilio e ajuda para restabelecer a fé do povo eleito, os israelitas, no Deus Único foi na época do rei Josias. Apesar de sua pouca idade, não se constrangia em dizer a verdade a quem quer que fosse, nem media suas conseqüências. Muitos o resistiam, mas Jeremias, sabendo que a força de Deus estava consigo, expressava-se livremente e com firmeza. Muitos reis o encarceraram, o flagelaram, ameaçavam-no de morte constantemente e queimavam seus escritos. Deus não abandona ninguém que tenha fé e um dia lhe disse: «Sê forte como um diamante se não te acovardes. Se deixares levar pelo medo eu me afastarei de ti». Estas palavras o impulsionaram ainda mais a seguir pregando até seus últimos dias. Este grande profeta escreveu o livro das Profecias, que se divide em 51 capítulos, e o livro das Lamentações contendo 5 capítulos. São Jeremias é contato entre os maiores profetas da Bíblia.

Tradução e publicação neste site
com permissão de www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. Pavlos Tamanini

Outras comemorações do dia:

·       Santa Maria de Mirabela, a nova mártir;
·       Santos Eutímio, Inácio e Acácio (+1814), monges mártires do Monte Atos;
·       Santo Hieromártir Macário, metropolita de Kiev (+1497);
·       São Gerásimo de Boldinsk, monge (+1554);
·       São Pafúncio de Borov, abade (+1478);
·       Santa Tamara, a Grande, rainha da Geórgia (+1213).
Extraído do site ecclesia.com.br


Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendíssimo Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 10h às 10h30
Liturgia Dominical das 10h30 às 12h


Nenhum comentário:

Postar um comentário