06 julho 2013

2º Domingo após Pentecostes (07/07/2013)

2º DOMINGO DE MATEUS
2º Domingo após Pentecostes
(Epístola: Gl. 3, 23-29; 4: 1-5; Evangelho: Mt. 4, 18-23)*
Vinde após mim, e farei que vós
sejais pescadores de homens.

Cristo chamou Simão Pedro, André, Tiago e João para acompanhá-lo como pescadores de homens, e eles o seguiram imediatamente. Jesus bastou em si para que eles deixassem suas vidas comuns e começassem uma nova vida em Cristo. Seguir Cristo é sempre um processo de recomeço. O Santo Apóstolo Paulo disse aos coríntios: “Se alguém pois é de Cristo, é uma nova criatura, passou o que era velho, Notai que tudo se fez novo” (2Cor. 5:17).

Com o chamado dos primeiros Apóstolos, Jesus dá início à nossa salvação.
Quando comprometidos com Cristo, não apenas nossas vidas são iluminadas, pois todos aqueles que estão ao nosso redor também podem sentir essa Luz; porque os cristãos, que vivem de acordo com o caminho de Cristo, refletem a moral, a ética e a interação humana ensinada pelo Evangelho.
Aqueles que seguem o caminho de Cristo têm-no no centro de suas vidas; são alimentados pelos ensinamentos de Cristo diariamente; acreditam no poder de Cristo para curar doenças e enfermidades; rezam a Cristo para dar-lhes a paz e saúde.
Pelo Evangelho de hoje podemos medir e refletir nossas relações pessoais com Cristo; podemos observar como temos seguido seus caminhos e ensinamentos. Desde o Santo Batismo até o dia em que deixarmos esta vida, devemos nosso louvor a Cristo, sempre observando seus ensinamentos. Se cometermos faltas, devemos nos arrepender com sinceridade. O Evangelho também traz-nos a lembrança constante do poder de cura de Jesus; pois Ele é a nossa esperança. Desespero e desânimo não podem ter lugar na vida dos cristãos.
Em momentos de adversidades, precisamos nos manter firmes em nossa fé, seguindo Cristo com fervor, pois são as adversidades que testam nossa fé e revelam o quão forte é nosso comprometimento com o Senhor.
Simão Pedro, André, Tiago e João partiram em uma jornada com Cristo. Eles foram especialmente escolhidos por Cristo e por isso são especialmente lembrados.
A história (tempo) de Cristo e de seus Santos Apóstolos é uma fonte de luz para nós cristãos e para os teólogos. Cristãos que buscam o enriquecimento da alma voltam-se para Cristo em busca de Seus ensinamentos, cujo aprendizado é tanto possível quanto necessária ao longo de nossas vidas.
A oração é a base para o início de todos os esforços na aprendizagem cristã. A Oração une o crente a Cristo. É o poder de Cristo que emana sobre seus seguidores para que persistam em seus esforços para uma maior unidade com Ele. O mundo e nossas vidas estão em constante mudança, mas o nosso maior conforto é saber que “Jesus Cristo era ontem, e é hoje, o mesmo também será por todos os séculos” (Hb. 13:8).
A cada dia, mais nos aproximamos do glorioso retorno de Cristo e do julgamento final. Aqueles que são sábios fazem o melhor uso do tempo para viver de maneira agradável a Cristo. A Igreja nos convida a aproximarmos de Cristo e segui-Lo, como Cristo fez com Simão Pedro, André, Tiago e João. Jamais podemos nos sentir perdidos ou desamparados, pois Cristo sempre ilumina o caminho para o Reino do Pai.
Cristo traz a paz em tempos de guerra; traz a luz em tempos de trevas; traz o amor em tempos de ódio; traz conhecimento que erradica a ignorância. Cristo chama cada um de nós para segui-Lo, não importando nem onde nem como estamos. Como os primeiros Apóstolos, Cristo nos busca onde quer que estejamos. 
Amém. 
Por: Pe. Rodney Torbic
Igreja São Jorge, Carmichaels (EUA)


Boletim n. 24, 07.07.2013: 
2º Domingo após Pentecostes (Download)


PARA REFLETIR
v O chamado e escolha dos Santos Apóstolos.
v A mudança na vida dos seguidores de Cristo.
v A influência dos seguidores de Cristo na comunidade.

PENSAMENTO
† Provérbios de Salomão.
"Conserva, meu filho, preceitos de teu pai, e não largues a lei de tua mãe. Traze-os incessantemente atados ao teu coração, e põe-nos à roda da tua garganta" 
(Prov. 6, 20-21).

ORAÇÃO
Cânone de Arrependimento a Nosso Senhor Jesus Cristo
ODE 4
Irmos: Cristo é a minha força, meu Deus e meu Senhor, aquele a quem a respeitável Igreja canta divinamente e a quem com alegria no Senhor ela clama com pensamento puro.

Tem piedade de mim, ó Senhor, tem piedade de mim.
Amplo e conveniente é o caminho que conduz às paixões, mas quão amargo será no último dia, quando a alma for separada do corpo! Tome cuidado com tais ações, ó homem, em função do reino de Deus.
Tem piedade de mim, ó Senhor, tem piedade de mim.
Por que foste injusto com o homem pobre? Por que retiveste a recompensa do servo contratado? Por que não amaste o teu irmão? Por que foste cobiçoso e orgulhoso? Então, abandones tais ações e arrependa-te em função do reino de Deus.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ó homem insensato! Por quanto tempo te ocuparás, como uma abelha, recolhendo tuas riquezas?Tudo perecerá como pó e cinzas. Ao invés, busque o reino de Deus.
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Theotokion: Ó Virgem Mãe de Deus, tem misericórdia do pecador que eu sou e fortalece-me. Preserva-me na virtude a fim de que a morte repentina não me pegue despreparado; e conduz-me, Ó Virgem, ao reino de Deus.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typicon 07-jul-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário