01 julho 2013

Domingo de Todos os Santos (30/06/2013)

DOMINGO DE TODOS OS SANTOS 
1º Domingo após Pentecostes
(MAT.: Mt. 28, 16-20 | LIT.: 1Cor. 4: 9-16 e Mt.. 10: 32-33; 37-38; 19: 27-30)*


São Gregório Palamas
TUDO O QUE ESTÁ ENCOBERTO SERÁ DESCOBERTO
Do alto do céu, Deus oferece a todos os homens as riquezas da sua graça. Ele próprio é a fonte da salvação e da luz de onde emana eternamente a misericórdia e a bondade. Mas nem todos os homens tiram proveito da sua força e da sua graça pelo exercício perfeito da virtude e a realização das suas maravilhas; só o fazem aqueles que puseram as suas realizações em prática e que provaram por atos o seu apego a Deus, aqueles que se afastaram completamente do mal, que aderem firmemente aos mandamentos de Deus e que fixam o seu olhar espiritual em Cristo, Sol de justiça (Mal 3,20).

Do alto do céu, Cristo oferece aos que combatem o socorro do seu braço, e exorta-os com estas palavras do Evangelho: “Quem se declarar por mim diante dos homens, eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus”. Enquanto servidor de Deus, cada um de entre os santos se declara por Cristo nesta vida passageira e diante dos homens mortais; fazem-no por um curto espaço de tempo e na presença de um pequeno número de homens. Enquanto que nosso Senhor Jesus Cristo... se declara por nós no mundo da eternidade, diante de Deus seu Pai, rodeado dos anjos e dos arcanjos e de todas as forças do céu, na presença de todos os homens, depois de Adão até ao fim dos séculos. Porque todos ressuscitarão e serão julgados no tribunal de Cristo. Então, na presença de todos e à vista de todos, ele fará conhecer, glorificará e coroará aqueles que lhe provaram a sua fé até ao fim.


Boletim n. 23, 30.07.2013: 
Domingo de Todos os Santos (Download)


PARA REFLETIR
v Os Santos da Igreja.
v As orações devotadas aos Santos.
v O processo eclesiástico de reconhecimento de um Santo.

PENSAMENTO
† Provérbios de Salomão.
“Pois o Senhor olha os caminhos dos homens e observa todas as suas veredas. O homem será preso por suas próprias faltas e ligado com as cadeias de seu pecado. Perecerá por falta de correção e se desviará pelo excesso de sua loucura.”
(Prov. 5: 21-23)
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typicon 30-jun-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário