14 julho 2013

3º Domingo após Pentecostes (14/07/2013)

DOMINGO DOS 630 SANTOS E TEÓFOROS PADRES DO 4º CONCÍLIO ECUMÊNICO Κυριακή Τῶν Ἁγίων καί θεοφόρων 630 Πατέρων
3º Domingo após Pentecostes. 3º Domingo de Mateus.
(Epístola: Tit. 3, 8-15; Evangelho: Mt. 5, 14-19)*

Um autor uma vez colocou a seguinte questão em um livro: “O que acontece quando se espreme uma laranja?”, em seguida ele respondeu: “Tudo o que está dentro sai.” Ele então concluiu que, quando somos “espremidos” ou “pressionados”, tudo o que está dentro de nós naquele momento sai de nós, torna-se evidente. Seja raiva, seja amargura, seja ódio, tudo se expressa quando somos “espremidos”.
Quando Jesus foi cravado na cruz por Seus inimigos, o que estava dentro Dele saiu: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem” (Lc. 23, 34).
E o mesmo acontece conosco: quando a vida nos aperta, o que está dentro de nós, em nossos corações, é revelado. A maioria de nós aparentamos ser boas pessoas quando as coisas estão indo bem, mas é quando somos “espremidos”, “pressionados”, “acuados”, que nosso verdadeiro EU se mostra. EIS A MORAL: SE JESUS VIVE DENTRO DE NÓS, É SEU AMOR QUE SERÁ REVELADO E DERRAMADO CADA VEZ QUE ALGUÉM NOS OPRIMIR.
Jesus disse na lição do Evangelho de hoje: “Vós sois a luz do mundo. Não é possível esconder uma cidade situada sobre um monte, nem se acende uma lamparina para se por debaixo de um alqueire (vasilha), mas num candelabro, para que ilumine todos os da casa. É assim que deve brilhar vossa luz diante das pessoas, para que vejam vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” (Mt. 5, 14-16)
Cada pessoa exerce uma influência no mundo. Assim, aquele que vive sem Deus, por exemplo, torna mais difícil para os outros seguir os caminhos da paz e da justiça, pois dele não emana o amor de Cristo. Ninguém é totalmente desprovido de influência. Tudo o que dizemos e fazemos tem um efeito consequente; quer ajude, quer fira; quer conduza para um bom caminho, quer conduza para um mau caminho; quer leve ao Reino de Deus, quer desvie para as profundezas.
Deus fez-nos responsáveis pela influência que transmitimos por meio de nossas vidas. Se optamos por receber o dom da salvação de Deus e, um dia, nos tornar cidadãos do céu, nosso estilo de vida deve ser aquele agradável a Deus. Devemos nos tornar a luz refletida de Cristo. Se somos verdadeiros seguidores de Jesus, nossa vida deve ser cheia de luz, e jamais de trevas.
Deus nos fez à Sua imagem para que pudéssemos ter o potencial e a capacidade de revelá-Lo aos outros. O Apóstolo Paulo expressou isso muito bem quando escreveu aos Coríntios: “A nossa carta sois vós, escrita em nossos corações, que é reconhecida e lida por todos os homens. Sendo manifesto que vós sois a carta de Cristo, feita pelo nosso ministério e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo: não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, em vossos corações.” (2Cor. 3, 2-3). Com seu Espírito Deus escreveu uma carta em nossos corações para todos lermos: A Luz deve brilhar!
O propósito da Luz de Cristo em nossos corações não é fazer com que o mundo veja nossas boas obras e nos glorifique, mas fazer com que o mundo possa ver Deus e glorificá-Lo através de nossas boas obras. Jesus nos exorta a não esconder nossa luz “debaixo do alqueire (da vasilha)”; exorta-nos a colocá-la em uma posição onde todos possam ser iluminados.
Existem muitos tipos de alqueires debaixo dos quais escondemos a luz, mas todos eles são ruins. Há o alqueire da timidez. Há o alqueire do orgulho. Há o alqueire da indiferença, o alqueire da frieza, o alqueire da falsa humildade... Todos esses alqueires são condenados por Jesus. Eles não só escondem a luz, como também a apagam. A luz deve ser colocada sobre o alqueire, onde possa ser vista por todos.
Que a luz de Cristo brilhe nos olhos de cada um de nós, tal qual um farol, mostrando o caminho àqueles que estão perdidos na escuridão da tempestade.
Amém.
Por: Pe. James Hademenos

Igreja Grega Dormição da Mãe de Deus, San Angelo/TX (EUA)


Boletim n. 25, 14.07.2013: 
3º Domingo após Pentecostes (Download)
Russo: (Download)


PARA REFLETIR
v O amor de Cristo.
v A de Cristo em nossas vidas.
v A influência dos seguidores de Cristo no mundo.

PENSAMENTO
† São Simeão, o Novo Teólogo (949-1022).

104. Aquele que se julga inteligente por causa de seus estudos nunca será agraciado com a visão dos mistérios divinos, a menos que primeiro curve sua cabeça e torne-se um tolo (cf. 1 Cor. 3: 18), rejeitando tanto sua presunção quanto seu conhecimento. No entanto, se assim fizer e não hesitar na fé, permitindo ser guiado pelos sábios das coisas divinas, o homem entrará com eles na cidade do Deus Vivo. Guiado e iluminado pelo divino Espírito, ele enxergará e aprenderá o que os outros não jamais enxergarão ou aprenderão. Ele, então, será ensinado por Deus (cf. João 6: 45). 


(153 Textos práticos e teológicos. In: Philokalia, Vol. 4, pp. 46-478).

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typicon 14-jul-2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário