09 outubro 2013

4ª Domingo de Lucas | Padres do 7º Concílio (13/10/2013)

DOMINGO DOS SANTOS PADRES DO 7º CONCÍLIO ECUMÊNICO 
4º Domingo de Lucas
(MATINAS: Lc. 24, 12-35 | LITURGIA: Tit. 3, 8-15 e Lc. 8, 5-15)*
Hoje comemoramos os Santos Padres que, no Sétimo (e último) Concílio Ecumênico, condenaram a heresia iconoclasta (contra os ícones), e declararam a legitimidade da veneração dos santos ícones e das relíquias dos santos. 
   As comunidades cristãs primitivas viam-se às voltas com problemas que as faziam esmorecer. O resultado do trabalho missionário estava longe de corresponder às suas expectativas.
Muita gente boa tinha se convertido ao Evangelho, mas, depois, virou as costas para a comunidade, como se a Palavra de Deus jamais tivesse lançado raízes em seu coração. Outros haviam acolhido o Evangelho, porém eram desesperadoramente lentos em dar mostras de sua conversão. Estavam sempre aquém do esperado. 
   A parábola do semeador, que lemos hoje, oferece uma pista para interpretar esta situação, sem se deixar abater. É preciso saber que a Palavra de Cristo, semeada, só frutifica quando encontra corações que a acolham e lhe ofereçam as condições necessárias para frutificar. Existem pessoas que são superficiais na escuta do Evangelho, ou têm medo de enfrentar as perseguições, ou são facilmente seduzidas pelos prazeres e pelas riquezas. Entretanto, existem também aquelas que têm um coração bom e sincero, e são suficientemente resistentes para perseverar na sua opção pelo Reino de Deus. Sendo assim, seria inconveniente cruzar os braços e se recusar a levar adiante a missão. É tempo de continuar a proclamar a Boa Nova do Reino, sem cair no erro de fazer, de antemão, a escolha do terreno. Em outras palavras, a comunidade deve evitar fechar-se em si mesma.
Boletim n. 38, 13.10.2013: 
4º Domingo de Lucas (Download)

OFÍCIO MEMORIAL | ΜΝΗΜΌΣΥΝΟ
Após a Divina Liturgia deste domingo, realizar-se-á o Ofício Memorial (Μνημόσυνο) pela passagem do 9º dia de falecimento do sra. Theonimfi Kalivas (Fany).
Sua memória seja eterna!

PARA REFLETIR
v A Palavra de Cristo.
v O amor e compaixão de Cristo.
v A fé de cada cristão.

PENSAMENTO
 São João Clímaco | Άγιος Ιωάννης της Κλίμακος (523-606)

Um caso é ensoberbecer-se, outro não se ensoberbecer, e outro humilhar-se: o primeiro julga de tudo e de todos; o segundo não julga a ninguém; o terceiro julga-se e condena-se a si mesmo. Uma coisa é ser humilde, outra trabalhar para ser humilde, e outra louvar os humildes. A primeira é dos perfeitos, a segunda é dos obedientes, a terceira, porém, é comum aos verdadeiros fiéis.

A Escada da Divina Ascensão

25º Degrau: da humildade, p. 161.
Tom da semana: 7º Tom / Grave
(χος βαρύς – ωθινόν Ε΄)
† MATINAS
5º Eothinon (ωθινόν Ε΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Aparição aos discípulos de Emaús
(Lc. 24, 12-35)
Naquele tempo, Pedro se levantou e correu ao túmulo. Inclinando-se para olhar, só viu os lençóis e voltou para casa admirado do que tinha ocorrido.
Nesse mesmo dia, dois dos discípulos estavam a caminho de um povoado, chamado Emaús, distante uns doze quilômetros de Jerusalém. Eles conversavam sobre todos estes acontecimentos. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e pôs-se a acompanhá-los. Seus olhos, porém, estavam como que vendados e não o reconheceram. Perguntou-lhes então: “Que conversa é essa que tendes entre vós pelo caminho?” Tristes eles pararam. Tomando a palavra um deles, de nome Cléofas, respondeu: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que ainda não sabe o que aconteceu lá nestes dias?” Ele perguntou: “O que foi?” Eles disseram: “A respeito de Jesus de Nazaré que tornou-se um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse ele quem iria libertar Israel. Agora, porém, além de tudo, já passaram três dias desde que essas coisas aconteceram. É verdade que algumas de nossas mulheres nos assustaram. Elas tinham ido de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo. Voltaram dizendo que tinham tido uma aparição de anjos e que estes afirmaram estar ele vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo, acharam tudo como as mulheres tinham dito; mas não o viram”.
E Jesus lhes disse: “Ó homens sem inteligência e de coração lento para crer o que os Profetas falaram. Não era necessário que o Cristo sofresse tudo isso para entrar na sua glória?” E, começando por Moisés e por todos os Profetas, foi explicando tudo que a ele se referia em todas as Escrituras. Quando se aproximaram do povoado para onde iam, Jesus fez menção de seguir adiante. Mas eles o obrigaram a parar: “Fica conosco, pois é tarde e o dia já está terminando”. Ele entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, enquanto estava com eles à mesa, tomou o pão, rezou a bênção, partiu-o e lhes deu. Então, abriram-se os olhos deles e o reconheceram, mas ele desapareceu. Disseram então um para o outro: “Não nos ardia o coração quando pelo caminho nos falava e explicava as Escrituras?” Na mesma hora se levantaram e voltaram para Jerusalém. Lá encontraram reunidos os Onze e seus companheiros, que lhes disseram: “O Senhor ressuscitou de verdade e apareceu a Simão”. Eles também começaram a contar o que tinha acontecido no caminho e como o reconheceram ao partir o pão.
† DIVINA LITURGIA
Tropário dos Santos Padres (8º Tom)
Ὑπερδεδοξασμένος εἶ, Χριστὲ ὁ Θεὸς ἡμῶν, ὁ φωστῆρας ἐπὶ γῆς τοὺς Πατέρας ἡμῶν θεμελιώσας, καὶ δι' αὐτῶν πρὸς τὴν ἀληθινὴν πίστιν, πάντας ἡμᾶς ὁδηγήσας· πολυεύσπλαγχνε, δόξα σοι.
És digno de toda glória, ó Cristo nosso Deus, pois constituíste os Santos Padres como astros sobre a terra e por eles nos guiaste à fé verdadeira. Ó misericordioso, glória a ti!
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO A TITO
Conselhos a Tito. Recomendações, saudações e bênção
(Tit. 3, 8-15)
Tito, meu filho, esta é a doutrina digna de fé, e desejo que com firmeza a ensines para que os que creram em Deus aprendam a exercitar-se em boas obras. É isto que é bom e útil para os homens. Evita as questões tolas, as genealogias e as discussões e controvérsias sobre a Lei, porque são inúteis e vãs. Quanto ao herege, depois de uma ou duas advertências, evita-o, considerando que está transviado. Peca e por seu pecado se condena. Logo que te enviar Ártemas ou Tíquico, apressa-te em vir ter comigo em Nicópolis, porque tenho o propósito de ali passar o inverno. A Zenas, o jurista, e a Apolo, cuida de provê-los solicitamente e de que nada lhes falte. Que os nossos aprendam a exercitar-se em boas obras para atenderem às prementes necessidades, para que não deixem de produzir frutos. Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda todos os que nos amam na fé. A graça esteja com todos vós.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Ensinamento em parábolas
(Lc. 8, 5-15)
Disse o Senhor esta parábola: “O semeador saiu a semear a sua semente. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho. Foi pisoteada e as aves do céu a comeram. Outra caiu sobre as pedras e, depois de nascer, secou por falta de umidade. Outra parte caiu em meio aos espinhos; os espinhos cresceram com ela e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa e, nascendo, deu fruto: cem por um”. Dizendo isso, Jesus falou com voz forte: “Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça”.
Os discípulos lhe perguntaram o significado daquela parábola. E ele respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos outros, só em parábolas, de maneira que, olhando, não enxerguem e, ouvindo, não compreendam. Este é o sentido da parábola: A semente é a palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são os que ouvem, mas em seguida vem o diabo e lhes tira do coração a palavra, para que não creiam nem se salvem. Os que estão sobre as pedras são os que ouvem e recebem a palavra com alegria, mas não têm raízes; creem por algum tempo e no momento da tentação desistem. O que cai entre espinhos são aqueles que ouvem a palavra. Mas depois acabam se afogando nos cuidados, na riqueza e nos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. O que cai em terra boa são aqueles que, ouvindo com coração generoso e bom, retêm a palavra e dão fruto na perseverança.
__________________
Lc. 24, 12-35:
  1. Cap. 24, V. 18: "Cléofas": não é o marido de Maria, mãe de Tiago, cf. Jo. 19, 25, como pensam alguns .
  2.  V. 30: "Tomou o pão": como na multiplicação dos pães e em outras ocasiões, abençoou Jesus o pão e partiu-o. Recordaram-se então os dois desse gesto familiar e O reconheceram. Provavelmente não houve consagração.
Tit. 3, 8-15:
  1. Cap. 3, V. 9"Genealogias": cf. 1Tim 1, 3s ("3 Quando parti para a Macedônia, pedi que ficasses em Éfeso a convencer alguns a não ensinarem doutrinas extravagantes 4 nem a se ocuparem de mitos e genealogias intermináveis. Tais coisas servem mais para ocasionar disputas do que para promover o plano de salvação de Deus na fé.").
  2. V. 10: Cf. Mt. 18, 15ss ("15 Se teu irmão pecar, vai e censura-o pessoalmente. Se ele te ouvir, terás ganho teu irmão. 16 Se não te ouvir, leva contigo uma ou duas pessoas a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. 17 Se não as ouvir, vai dizê-lo à igreja. E, se não escutar a igreja, seja para ti como um pagão e pecador público.").
  3. V. 12: Nicópolis: provavelmente a de Épiro.
  4. V. 15: Na fé: substitui a fórmula usual "em Cristo" , para aludir provavelmente aos que tinham tendências heréticas.  
Lc. 8, 5-15:
  1. Cap. 8, V. 10: Is. 6, 9-10. Só os que seguem Jesus foi dado o pleno conhecimento dos mistérios sublimes do reino messiânico. Os outros (fariseus, escribas e povo incrédulo) devem se contentar com a linguagem figurada o que é mais uma prova da misericórdia divina, pois com o conhecimento menos claro sempre terão atenuada sua culpa ao rejeitar o Messias.  
Mons. José Castro Pinto. Notas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 57, 76 e 196.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 13-out-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário