13 outubro 2013

São Lucas, Apóstolo e Evangelista (18/10/2013)

Sexta-feira, 18 de outubro
SÃO LUCAS EVANGELISTA
Άγιος Λουκάς ο Ευαγγελιστής 
(C0l. 4, 5-11; 14-18 e Lc. 10, 16-21)*
Kontákion de São Lucas:
"Discípulo do Verbo Divino te tornaste; junto com o apóstolo Paulo iluminaste a terra inteira e, ao escrever o evangelho, dissipaste as trevas.
O kontákion acima canta o evangelista São Lucas, resumindo seus dados biográficos essenciais. Em concomitância com a romana, a Igreja Bizantina também celebra essa festa dia 18 de outubro. Seguindo o amplo desenvolver-se do Ofício do dia, o Minéon – o "próprio" das Vésperas e das Matinas – diz muitas outras coisas a respeito de São Lucas, embora expressas em forma de oração.
"Glorioso apóstolo, como podemos chamar-te? Tesouro seguro das graças dos céus, médico solícito na cura das almas e dos corpos; colaborador e companheiro de viagem de Paulo; redator dos Atos dos Apóstolos, São Lucas: tantos nomes para outras tantas qualidades; intercede para a salvação das nossas almas."
Ainda nas Vésperas, os textos dirigem-se a ele qual "sólido fundamento da fé", “Iluminar da suprema luz," "não só companheiro, mas também imitador do Vaso de eleição." Outra prece das Vésperas diz:
"Admirável Lucas, jóia dos Antioquenos, intercede perante o Salvador nosso Deus, to suplicamos, pelos fiéis que celebram tua sagrada memória."
A alusão aos "Antioquenos" revela-nos o lugar de procedência de São Lucas. Era um sírio, inicialmente pagão, no qual o anúncio evangélico penetrou em profundidade. Não somente foi o cantor da bondade divina – para lembrar uma expressão de Dante, mas foi também apóstolo incansável que acompanhou Paulo na sua segunda viagem missionária, até Roma. Permaneceu-lhe fiel durante o tempo em que Paulo foi prisioneiro e deu continuidade à sua obra para que fosse conhecida a universalidade da mensagem da salvação que Jesus Cristo tinha confiado aos seus discípulos. Diz-se que pregou o Evangelho na Galácia, no Egito e na Tebaida. Morreu na Bitínia aos 84 anos de idade. Esses são dados tradicionais que nem todos aceitam, bem como a identificação do evangelista com o homônimo companheiro de Cléofas, no caminho de Emaús.
A liturgia bizantina várias vezes repete que o evangelista Lucas viveu a experiência do encontro com o Ressuscitado no caminho de Emaús, embora o tenha reconhecido somente ao partir o pão. Também a Liturgia repete que Lucas conhecia a arte de curar:
"Bem-aventurado Lucas, repleto da sabedoria de Deus, aprendeste a medicina das almas além da dos corpos; numa e na outra foste excelente, pelo que, curando as almas e os corpos os elevas ao amor como sobre asas; cada dia os elevas para o céu e intercedes por aqueles que te exaltam" (das Laudes).
Outro dado da tradição, apreciado pelos artistas de todos os tempos, e pelo qual São Lucas se tornou o padroeiro deles, nós o depreendemos de uma oração do ofício matinal bizantino:
"São Lucas, apóstolo bem-aventurado de Cristo, iniciado nos inefáveis mistérios, bem como doutor dos gentios, com o divino Paulo e a pura Mãe de Deus, da qual pintaste com amor o santo ícone, intercede por nós que veneramos e confessamos a tua santa dormição"
Todos concordam em ser agradecidos a São Lucas pelos muitos retratos da Virgem que nos deixou, especialmente nos primeiros capítulos do seu Evangelho. Qual imenso patrimônio artístico está ligado às cenas lucanas da anunciação, da visitação, do nascimento de Jesus com a adoração dos pastores, e da circuncisão! Mas a tradição bizantina nos transmite também que São Lucas chegou a pintar as feições humanas da Mãe de Deus e atribui-se ao seu pincel o famoso ícone da Virgem Odighítria de Constantinopla e outros ícones que mais tarde chegaram até a Itália.
"A graça do Paráclito, do qual foste morada, difundiu-se copiosamente em teus lábios e fez de ti (ó São Lucas) um pregador da paz para os fiéis que elevam hinos: Glória à tua potência, Senhor" (do Cânon).
...
"Vinde todos, aclamemos o apóstolo Lucas como nosso guia na fé: destruindo a mentira dos falsos deuses, conduziu-nos para a luz e para a vida e nos ensinou a glorificar a Trindade; venerando a sua memória, celebramos fielmente o Senhor" (Katisma).
Lucas é chamado "Servidor da encarnação do Verbo" e por seus escritos "nós chegamos a conhecer a certeza das palavras divinamente inspiradas" cujas narrativas são "como as haviam transmitido os que foram testemunhas oculares."
Concluiremos com um hino das Vésperas:
"Alegra-te tu, o único que nos descreveu a saudação angélica, a jubilosa anunciação da Virgem imaculada, a concepção do Batista que desde o ventre maternal a chama de Genitora do Senhor; o nascimento do Verbo, as tentações, os milagres, os discursos, os sofrimentos, a morte na cruz, a ressurreição da qual tu foste testemunha, a ascensão e a descida do Espírito, os atos dos apóstolos e mormente de Paulo do qual foste companheiro em suas viagens; tu, o Apóstolo-médico e o luminar da Igreja, guarda-a sem cessar."
Madre Maria DONADEO.
O Ano Litúrgico Bizantino. Ed. Ave Maria: 2008.
Tom da semana: 7º Tom / Grave
† DIVINA LITURGIA
Tropário de São Lucas (3º Tom)
Απόστολε Άγιε, καί Ευαγγελιστά Λουκά, πρέσβευε τώ ελεήμονι Θεώ, ίνα πταισμάτων άφεσιν, παράσχη ταίς ψυχαίς ημών.
Santo Apóstolo e Evangelista Lucas, intercede junto a nosso Deus misericordioso, para que conceda às nossas almas o perdão dos pecados.

Kontákion de São Lucas (4º Tom)
Μαθητής γεvόμενος τού Θεού Λόγου, σύν τώ Παύλω άπασαν, εφωταγώγησας τήv γήν, καί τήν αχλύν απεδίωξας, τό θείον γράψας, Χριστού Ευαγγέλιον.
Discípulo do Verbo Divino te tornaste; junto com o apóstolo Paulo iluminaste a terra inteira e, ao escrever o evangelho, dissipaste as trevas.

EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES 
Prudência, saudações finais e despedidas
(C0l. 4, 5-11; 14-18)
Irmãos, procedei com sabedoria no trato com os de fora, sabei aproveitar o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada de sal, para saberdes como convém responder a cada um. Da minha situação o caríssimo irmão Tíquico, ministro fiel e companheiro no Senhor, vos informará de tudo. Eu vo-lo envio com este fim, para que ele vos informe a nosso respeito e console vossos corações. Ele vai juntamente com Onésimo, nosso irmão caríssimo e fiel, conterrâneo vosso. Ambos vos informarão de tudo que se passa aqui. 
   Saúda-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, primo-irmão de Barnabé. Sobre ele recebestes recomendações; se for ter convosco, acolhei-o. Jesus, chamado justo, também manda saudações. Dos que vieram da circuncisão, estes são meus únicos colaboradores no reino de Deus, tendo-me sido de grande consolação.
   Saúda-vos Lucas, o caríssimo médico, e Demas. Saudai os irmãos de Laodiceia como também Ninfas e a igreja de sua casa. Uma vez lida esta carta entre vós, fazei com que o seja também na igreja de Laodiceia. E vós, lede a de Laodiceia. Finalmente, dizei a Arquipo: “Procura desempenhar bem o ministério que recebeste em nome do Senhor”. A saudação é de minha mão, Paulo. Lembrai-vos de minhas algemas. A graça esteja convosco.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Volta dos setenta e dois
(Lc. 10, 16-21)
Disse o Senhor aos Seus discípulos: "Quem vos ouve a mim ouve, e quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita também rejeita aquele que me enviou". 
   Voltaram os setenta e dois cheios de alegria, dizendo: "Senhor, até os demônios se submetem a nós em teu nome." E Jesus lhes disse: "Vi Satanás cair do céu como um raio. Dei-vos poder para pisar em serpentes e escorpiões e em toda a força do inimigo, e nada vos fará mal. Mas não vos alegreis que os espíritos se vos submetem. Alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão escritos nos céus." 
   Naquela mesma hora Jesus sentiu-se inundado de alegria no Espírito Santo e disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado."
__________________
Anotações: 
C0l. 4, 5-11; 14-18:
  1. Cap. 4, V. 5: Como S. Paulo, devem também os colossenses procurar aproveitar as ocasiões favoráveis para trabalhara na conversão dos pagãos.
  2. V. 8: O texto original provavelmente diz: "Que enviei a vós para vos dar notícias minhas e para vos confortar".
  3. V. 9Onésimo: escravo fugitivo que S. Paulo induziu a voltar a seu amo. Cf. Flm.
  4. V. 10Aristarco: judeu macedônio de Tessalônica que esteve com S. Paulo em Éfeso (At. 20, 4; 27, 2) onde espontaneamente participou da prisão de S. Paulo para servi-lo melhor Marcos: o Evangelista. Cf. At. 11, 25; 15, 37-39. De Jesus Justo nada mais se sabe.
  5. V. 14Lucas: o Evangelista e autor dos Atos, foi companheiro de Paulo em várias de suas viagens e vicissitudes.
  6. V. 15: Como Filemón em Colossos, assim Ninfas em Laodiceia, abrira suas portas para as reuniões do culto cristão.
  7. V. 16: A epístola aos laodicenses está perdida para nós.
Lc. 10, 16-21:
  1. Cap. 10, V. 21: As mais sublimes verdades do Reino foram reveladas aos humildes e dóceis, e não aos cheios de sabedoria mundana.    
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 60 e 181-182.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 18-out-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário