21 março 2014

Domingo da Santa Cruz (23/03/2014)

DOMINGO DA SANTA CRUZ 
3º Domingo da Quaresma
São Nikon e seus 199 discípulos  ( 251)
(MATINAS: Lc. 24, 36-53 LITURGIA: Hb. 4, 14-16; 5, 1-6 e Mc. 8, 34-38; 9, 1)*
Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mc. 8,34). É impossível seguir o Senhor como alguém que se diz carregador de uma cruz sem que esta cruz verdadeiramente exista. Todos os que O seguem, devem infalivelmente suportar sua cruz.
   Mas o que seria essa cruz? A cruz é todo tipo de inconveniências, responsabilidades, tristezas..., que fortemente pesam, tanto em nosso interior como em nosso exterior, ao longo do caminho do cumprimento consciente dos mandamentos do Senhor, em uma vida de acordo com o espírito de Suas instruções e prescrições. Essa cruz é tão importante para um cristão que onde quer que haja um cristão, sempre haverá uma cruz; e onde não houver uma cruz, não haverá um cristão.
   Abundantes privilégios e uma vida apenas de prazer não se adéquam a um verdadeiro
cristão, cujo dever é purificar-se e corrigir-se. É como se o homem portasse um mal que precisa ser extirpado. Como podemos fazer isso sem que haja dor? Como fugir do cativeiro de um forte inimigo sem que haja luta e ferimentos? Como podemos andar em meio a todas as malícias que nos cercam sem que isso nos cause transtornos e constrangimentos?
   Alegremo-nos ao sentir a cruz que está sobre nós, a cruz que carregamos todos os dias, porque isso é um sinal de que estamos seguindo o Senhor pelo caminho da salvação, de que estamos sendo conduzidos para o céu. Continuemos firmes na fé! Nosso objetivo está próximo!
* S. Teófano, o Recluso, 
"Pensamentos para cada dia do ano".

Boletim n. 62, 23.03.2014:
Domingo da Santa Cruz (Download)
AVISOS
Nesta terça-feira, 25/03/2014, às 10h30, celebraremos a Divina Liturgia em comemoração da festa da Anunciação da Mãe de Deus. Convidamos todos os fieis para participarem da Divina Liturgia em honra à padroeira da nossa Igreja em Brasília. 
Na próxima sexta-feira, 28/03/2014, chega a Brasília nosso Arcebispo Metropolitano, dom Tarasios, para uma visita pastoral, permanecendo aqui até o domingo, 30/03/2014. Na manhã do domingo, dom Tarasios celebrará a Divina Liturgia do 4º Domingo da Quaresma: Domingo de São João Clímaco em nossa Igreja. Convidamos todos os fieis a participarem da Divina Liturgia de 30/04/2014, prestigiando a presença de nosso Hierarca.
PENSAMENTO
 Hieromonge Seraphim Rose (1934 - 1982)
« Não devemos nos isolar artificialmente das realidades mundanas atuais. Pelo contrário, nós devemos aprender a usar o que de melhor o mundo tem a nos oferecer. Muitas pessoas cometem o erro de limitar a Ortodoxia aos serviços litúrgicos, especialmente à Divina Liturgia aos domingos, a orações e leituras ocasio-nais de livros espirituais. A Verdadeira Ortodoxia, no entan-to, exige um comprometimento que envolve todos os aspec-tos de nossas vidas. Devemos ser Ortodoxos todos os dias, em todos os momentos, em todas as situações da vida; do contrário, não somos Ortodoxos verdadeiros, não somos Ortodoxos de fato. Por esta razão devemos desenvolver uma visão ortodoxa do mundo e vivê-la. »

Excerto do artigo Living an Orthodox World-View (1980).
Tom da semana: 6º Tom
(Ἦχος πλ. β΄ – ωθινόν ΣΤ΄)
† MATINAS
6º Eothinon (ωθινόν ΣΤ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Aparição aos Onze | Ascensão do Senhor
(Lc. 24: 36-53)
Naquele tempo, enquanto falavam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Assustados e cheios de medo, julgavam estar vendo um espírito. Mas Ele lhes disse: “Por que estais perturbados e por que estas dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e pés; sou eu mesmo! Tocai-me e vede: um espírito não tem carne nem ossos como eu tenho”. Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Como ainda assim, dominados pela alegria, não acreditassem e permanecessem surpresos, perguntou-lhes: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” Então lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles.
Depois lhes disse: “Isto é o que vos dizia enquanto ainda estava convosco: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos a meu respeito”. Então Jesus abriu-lhes a inteligência para compreenderem as Escrituras, e lhes disse: “Assim estava escrito que o Cristo haveria de sofrer e ao terceiro dia ressuscitar dos mortos e, começando por Jerusalém, em seu nome seria pregada a todas as nações a conversão para o perdão dos pecados. Vós sois testemunhas disso. Eu vos mandarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto”.
Levou-os em seguida até perto de Betânia. Ali, levantou as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi levado ao céu. E eles, depois de se prostrarem diante Dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria. Permaneciam no Templo, louvando a Deus.
† DIVINA LITURGIA DE SÃO BASÍLIO
Tropário da Santa Cruz (1º Tom)
(4º Domingo antes da Páscoa)
Σώσον Κύριε τόν λαόν σου καί ευλόγησον τήν κληρονομίαν σου, νίκας τοίς Βασιλεύσι κατά βαρβάρων δωρούμενος καί τό σόν φυλάττων διά τού Σταυρού σου πολίτευμα. 
Salva, Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança. Concede à tua Igreja a vitória sobre o mal e guarda o teu rebanho pela tua Cruz.


Kondákion da Anunciação da Mãe de Deus (8º Tom)
Τῇ ὑπερμάχῳ στρατηγῷ τά νικητήρια, ὡς λυτρωθεῖσα τῶν δεινῶν εὐχαριστήρια, ἀναγράφω σοι ἡ Πόλις σου Θεοτόκε. Ἀλλ᾽ ὡς ἔχουσα τό κράτος ἀπροσμάχητον, ἐκ παντοίων με κινδύνων ἐλευθέρωσον, ἵνα κράζω σοι· Χαῖρε νύμφη ἀνύμφευτε.
Nós, teus servos, ó Mãe de Deus, te conferimos os lauréis da vitória, penhor de nossa gratidão, como a um general que combateu por nós e nos salvou de terríveis calamidades. E, como tens um poder invencível, livra-nos dos perigos de toda espécie para que te aclamemos: Salve, Virgem Imaculada!
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS HEBREUS
O sacerdócio de Jesus, perfeito Sumo Sacerdote, é superior ao sacerdócio levítico.
(Hb. 4, 14-16; 5, 1-6)
Irmãos, tendo, pois, um grande Sumo Sacerdote, que penetrou no céu, Jesus, o Filho de Deus, continuemos firmes na profissão de fé. Porque não temos um Sumo Sacerdote incapaz de compadecer-se de nossas fraquezas. Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado. Aproximemo-nos, pois, confiantemente do trono da graça a fim de alcançar misericórdia e achar a graça de um auxílio oportuno. 
   Em verdade, todo sumo sacerdote é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas de Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza. Por isso deve oferecer sacrifícios, tanto pelos próprios pecados como pelos pecados do povo. 
   Ninguém se apropria desta honra senão somente aquele que é chamado por Deus, como Aarão. E assim não foi Cristo que se exaltou a si mesmo, fazendo-se Sumo Sacerdote, mas aquele que lhe disse: "Tu és meu Filho, eu hoje te gerei." Como diz ainda em outro lugar: "Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec."
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
A cruz que dulcifica a vida
(Mc. 8, 34-38; 9, 1)
Disse o Senhor: Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por amor de mim e pela causa do Evangelho, há de salvá-la. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, se vier a se prejudicar? Ou, o que se pode dar em troca da própria vida? Porque, se alguém se envergonhar de mim e de minhas palavras diante desta geração adúltera e pecadora, também o Filho do homem se envergonhará dele quando chegar na glória do Pai com os santos anjos”.
   E lhes disse : “Eu vos asseguro: alguns dos que aqui se encontram não morrerão antes de verem chegar com poder o reino de Deus”.
_______________
Lc. 24, 36-53:
  1. Cap. 24, VV. 39-43: Além das predições, oferece Jesus três provas sensíveis aos incrédulos discípulos: aparição prolongada e em pleno dia; apalpamento; e a ação de comer. 
Hb. 4, 14-16; 5, 1-6:

  1. Cap. 4, V. 16"trono da graça": em oposição ao trono da justiça do dia do juízo.
  2. Cap. 5, VV. 1-4: resumo das qualidades necessárias a um sumo-sacerdote no judaísmo.
      Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
      Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 76, 200.
      * Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 23-mar-2014.
      ** A Igreja Ortodoxa devota 2 grandes comemorações ao maior símbolo cristão: a Santa Cruz. A primeira comemoração é a festa da Exaltação da Venerável e Vivificante Santa Cruz, com data fixa, ela é celebrada no dia 14 de setembro, logo após o início do Ano Litúrgico (que começa em setembro). A segunda, com data móvel, é comemorada no 3º Domingo da Quaresma, chamado de Domingo da Santa Cruz.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário