08 março 2014

Domingo da Ortodoxia (09/03/2014)

DOMINGO DA ORTODOXIA
1º Domingo da Quaresma
Os 40 Santos Mártires de Sebástia, na Armênia († 320)
(MATINAS: Lc. 24, 1-12 LITURGIA: Hb. 12, 1-10 e Jo. 1, 43-51)*
Evocando este momento histórico da restauração dos santos ícones, vem-nos ao espírito a necessidade de restaurar a nossa “orto-doxia” e nossa “orto-praxia”. Os santos padres, em seu tempo, cumpriram o dever de proclamar a Ortodoxia, lutando pela restauração dos Santos Ícones. Hoje, nós somos chamados à Igreja para adaptar a mensagem da salvação da nossa fé às necessidades contemporâneas, evitando as perigosas armadilhas da laicização e da secularização. Somos chamados para apresentar um autêntico testemunho da fé, como tem sido expresso durante os séculos por nossa tradição. Somos chamados para nos esforçar a enjeitar o caminho escorregadio destes últimos tempos que tende a tornar a nossa fé e nossa teologia em uma mera ideologia. Enfim, somos chamados para seguir a constância de Deus em nossas vidas, cuja fonte é a verdadeira fé.
Não podemos, de um lado, falar de unidade, paz, solidariedade, espiritualidade, humildade e amor, preenchendo nossas falas com citações bíblicas e patrísticas e, de outro lado, causar a desintegração, a discórdia, a hostilidade, a austeridade, o mundanismo, o ódio e a malícia. Diante de Deus não podemos e não temos o direito de falar de unidade e amor fraterno entre pessoas de diferentes confissões religiosas, culturas, cor e sexo..., e meramente fingir que lutamos pela fraternidade e que praticamos a caridade, pois a base da unidade cristã brota da própria caridade de Deus, da comunhão do Espírito Santo e da profusão do amor que Cristo Ressuscitado nos oferece. Ou seja, é preciso que realmente pratiquemos o amor de Cristo Deus!
No dia do Juízo Final não seremos justificados se não formos capazes de, através de nossas ações, palavras, presença e silêncio, dar um verdadeiro testemunho da nossa fé e nossa teologia para a sociedade e, especialmente, para a juventude do século XXI – tão frustrada com o fracasso do humanismo e de outras falsas visões do mundo, e com sede de verdade e dos dons da Divina Graça.
Sinaxe dos Primazes Ortodoxos - 2014
(
Istambul-Constantinpla, 6-9 de março de 2014)
Hoje, na Catedral de São Jorge, sede do Patriarcado Ecumênico, estão reunidos todos os líderes e representantes das 14 Igrejas Ortodoxas (Sinaxe dos Primazes Ortodoxos – 2014), para preparar o “Grande e Santo Sínodo Pan-Ortodoxo”, que acontecerá em 2016, para assim podermos decidir em plena unidade o futuro da nossa Igreja. A responsabilidade pela unidade da nossa fé não é apenas de nossos patriarcas e arcebispos, mas sim de todos nós cristãos!
A participação de todos nós, nesta celebração da Ortodoxia, encoraja-nos a imitar o caráter e a bravura de nossos Padres e Santos que defenderam a Ortodoxia por meio da ortopraxia e delimitaram a verdade pela graça do Espírito Santo. Com estas reflexões, rezemos todos nós fervorosa e sinceramente a Deus Todo-Poderoso para que Ele dissipe todas as más concepções que há em nós e fortaleça a verdadeira fé que constitui o guia inquebrantável da Ortodoxia e da ortopraxia em nossas vidas. Amém.
* S.K.
Boletim n. 60, 09.03.2014:
Domingo da Ortodoxia (Download)
PROCISSÃO DOS SANTOS ÍCONES
(9 de março de 2014)



PENSAMENTO
 Patriarca Ecumênico Bartolomeu I (1940- ).
« Cada palavra articulada na teologia, cada traço do pincel de um iconógrafo, cada nota musical cantada no tom dos salmos e cada pedra esculpida em uma capela ou catedral é uma tentativa de recriar a divina beleza que inspira todos os seres vivos, bem como tudo o que respira para louvar o Senhor. (...) O caminho espiritual nunca está desconectado do mundo criado e material. Ele inclui e envolve todos os aspectos e todos os detalhes da criação, desde uma simples partícula de poeira, até “um desses meus irmãos menores” (Mt. 25:40). A presença dos ícones em uma Igreja Ortodoxa, assim como em um lar Ortodoxo acentua essa convicção. E a mesma verdade é acentuada na liturgia, com o uso de pão, vinho, água, óleo, trigo, flores e incenso. »
Encountering the mystery: understanding Orthodox 
Christianity today. Doubleday, 2008, pp. 23 e 28.
Συνοδικόν τῆς Ἁγίας καί Οἰκουμενικῆς Ζ΄ Συνόδου


Οἱ Προφῆται ὡς εἶδον, οἱ Ἀπόστολοι ὡς ἐδίδαξαν, ἡ Ἐκκλησία ὡς παρέλαβεν, οἱ Διδάσκαλοι ὡς ἐδογμάτισαν, ἡ Οἰκουμένη ὡς συμπεφώνηκεν, ἡ χάρις ὡς ἔλαμψεν, ἡ ἀλήθεια ὡς ἀποδέδεικται, τὸ ψεῦδος ὡς ἀπελήλαται, ἡ σοφία ὡς ἐπαρρησιάσατο, ὁ Χριστὸς ὡς ἑβράβευσεν, 


Οὕτω φρονοῦμεν, οὕτω λαλοῦμεν, οὕτω κηρύσσομεν Χριστόν τὸν ἀληθινὸν Θεὸν ἡμῶν, καὶ τοὺς Αὐτοῦ Ἁγίους, 


Ἐν λόγοις τιμῶντες, ἐν συγγραφαῖς, ἐν νοήμασιν, ἐν θυσίαις, ἐν Ναοῖς, ἐν Εἰκονίσμασι. 

Τὸν μὲν ὡς Θεὸν καὶ Δεσπότην προσκυνοῦντες καὶ σέβοντες, τοὺς δὲ διὸ τὸν κοινὸν Δεσπότην ὡς Αὐτοῦ γνησίους θεράποντας τιμῶντες καὶ τὴν κατὰ σχέσιν προσκύνησιν ἀπονέμονες. 

Αὕτη ἡ πίστις τῶν Ἀποστόλων, αὕτη ἡ πίστις τῶν Πατέρων, αὕτη ἡ πίστις τῶν Ὀρθοδόξων, αὕτη ἡ πίστις τὴν Οἰκουμένην ἐστήριξεν. 

Ἐπὶ τούτοις τοὺς τῆς εὐσεβείας Κήρυκας ἀδελφικῶς τε καὶ πατροποθήτως εἰς δόξαν καὶ τιμὴν τῆς εὐσεβείας, ὑπὲρ ἧς ἀγωνίσαντο, ἀνευφημοῦμεν καὶ λέγομεν· Τῶν τῆς Ὀρθοδοξίας προμάχων εὐσεβῶν Βασιλέων, ἁγιωτάτων Πατριαρχῶν, Ἀρχιερέων, Διδασκάλων, Μαρτύρων, Ὁμολογητῶν, Αἰωνία ἡ μνήμη. 




Αἰωνία ἡ μνήμη αὐτῶν (3).
Sinódico (decisão) do 7º Concílio Ecumênico (787 d.C)


Como os Profetas predisseram, como os Apóstolos ensinaram, como foi transmitido para a Igreja, como os Doutores eclesiásticos dogmatizaram, como a Ecumeni convergiu a Verdade Cristã, como a graça resplandeceu, como o engano afastou-se, como Cristo recompensou, 

É assim que nós acreditamos, assim que nós falamos, assim que nós pregamos sobre Cristo, o nosso Deus verdadeiro é assim. Honramos os seus Santos, 

Com palavras, com obras escritas, com símbolos, com sacrifícios, nas igrejas e nos ícones. 

Como déspota e nosso Deus adoramos Cristo e Nele prostramo-nos e como seus fiéis servidores honramos os seus Santos e lhes dedicamos a adoração merecida. 


Essa é a fé dos Apóstolos, essa é a fé dos Ortodoxos e essa é a fé que sustentou a Ecumeni. 


Para todos os devotos pregadores, que lutaram em prol da honra e da glória da verdade Cristã Ortodoxa junto com os encômios, abraços fraternos e sentimentos afetuosos, dedicamos as nossas preces para que seja eterna a memória de todos os verdadeiros Reis, Santos, Patriarcas, Doutores Eclesiásticos, Mártires e Confessores, que combateram em primeira linha em favor da verdade Cristã Ortodoxa. 

Que suas memórias sejam eternas! (3).

Tom da semana: 4º Tom
(Ἦχος δ΄ – ωθινόν Δ΄)
† MATINAS
4º Eothinon (ωθινόν Δ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
A ressurreição de Jesus Cristo
(Lc. 24, 1-12)
No primeiro dia da semana, de manhã muito cedo, as mulheres vieram ao túmulo trazer os perfumes que tinham preparado. Encontraram a pedra do túmulo removida e, entrando, não acharam o corpo do Senhor Jesus. Ficaram sem saber o que fazer. Nisso, dois homens vestidos de roupas brilhantes apareceram diante delas. Como ficassem aterrorizadas e baixassem os olhos para o chão, eles disseram: “Por que procurais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressuscitou! Lembrai-vos do que vos falou, quando estava ainda na Galileia: O Filho do homem deveria ser entregue ao poder de pecadores e ser crucificado, mas ressuscitaria ao terceiro dia”. Então elas se lembraram das palavras de Jesus.
   Voltando do túmulo, comunicaram tudo isso aos Onze e a todos os outros. Eram Maria Madalena, Joana, Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam. Contaram estas coisas aos apóstolos, mas suas palavras lhes pareciam tolice. Por isso não acreditaram nelas. Entretanto, Pedro se levantou e correu ao túmulo. Inclinando-se para olhar, só viu os lençóis e voltou para casa admirado do que tinha ocorrido.
† DIVINA LITURGIA DE SÃO BASÍLIO
Tropário dos Santos Ícones [da Ortodoxia] (2º Tom)
(6º Domingo antes da Páscoa)
Τὴν ἄχραντον Εἰκόνα σου προσκυνοῦμεν Ἀγαθέ, αἰτούμενοι συγχώρησιν τῶν πταισμάτων ἡμῶν, Χριστὲ ὁ Θεός· βουλήσει γὰρ ηὐδόκησας σαρκὶ ἀνελθεῖν ἐν τῷ Σταυρῷ, ἵνα ῥύσῃ οὓς ἔπλασας ἐκ τῆς δουλείας τοῦ ἐχθροῦ· ὅθεν εὐχαρίστως βοῶμέν σοι· Χαρᾶς ἐπλήρωσας τὰ πάντα, ὁ Σωτὴρ ἡμῶν, παραγενόμενος εἰς τὸ σῶσαι τὸν Κόσμον.
Veneramos teu santo ícone, ó Deus de bondade, implorando o perdão de nossas culpas, ó Cristo Deus! Que, voluntariamente, te deixaste suspender à Cruz para salvar da escravidão do inimigo os que formaste. Por isso, dando-te graças, nós te aclamamos: Trouxeste a todos grande alegria, ó Salvador nosso, quando vieste para salvar o mundo!

Τάς ἀλγηδόνας τῶν Ἁγίων, ἃς ὑπέρ σοῦ ἔπαθον, δυσωπήθητι, Κύριε· καί πάσας ἡμῶν τάς ὀδύνας ἴασαι, φιλάνθρωπε δεόμεθα.
Pelos sofrimentos que os Teus Santos suportaram por Ti, nós Te suplicamos, ó Senhor: cura também nossas dores, Tu que amas a humanidade, nós Te rogamos.
Kondákion da Anunciação da Mãe de Deus (8º Tom)
Τῇ ὑπερμάχῳ στρατηγῷ τά νικητήρια, ὡς λυτρωθεῖσα τῶν δεινῶν εὐχαριστήρια, ἀναγράφω σοι ἡ Πόλις σου Θεοτόκε. Ἀλλ᾽ ὡς ἔχουσα τό κράτος ἀπροσμάχητον, ἐκ παντοίων με κινδύνων ἐλευθέρωσον, ἵνα κράζω σοι· Χαῖρε νύμφη ἀνύμφευτε.
Nós, teus servos, ó Mãe de Deus, te conferimos os lauréis da vitória, penhor de nossa gratidão, como a um general que combateu por nós e nos salvou de terríveis calamidades. E, como tens um poder invencível, livra-nos dos perigos de toda espécie para que te aclamemos: Salve, Virgem Imaculada!
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS HEBREUS
Nova exortação: Constância nas tribulações
(Hb. 12, 1-10)
Irmãos, deste modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, joguemos fora todo peso e o pecado que nos assedia. Corramos com perseverança para o combate que nos cabe, de olhos fitos no autor e consumador da fé, Jesus. Em vista do gozo, que se lhe oferecia, suportou a cruz sem fazer caso da ignomínia e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores contra sua pessoa para não cairdes em cansaço nem desfalecerdes em desânimo. Ainda não resististes até ao sangue em vossa luta contra o pecado. Deus é um pai que corrige. Estais esquecidos da palavra de ânimo que vos é dirigida como a filhos: "Meu filho, não menosprezes a correção do Senhor nem desfaleças quando repreendido por Ele. Pois o Senhor castiga a quem ama e açoita todo aquele que recebe como filho." 
   Estais sendo provados para vossa correção. É Deus que vos trata como filhos. Pois qual é o filho que o pai não corrige? Mas, se permanecêsseis sem correção, que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos. Ainda mais: aceitávamos que nossos pais segundo a carne nos corrigissem, e os respeitávamos. Quanto mais não nos devemos submeter ao Pai dos espíritos a fim de vivermos? Os primeiros nos educaram para pouco tempo segundo sua própria conveniência, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Vocação dos primeiros discípulos
(Jo. 1, 43-51)
7º Concílio Ecumênico (Niceia, 787), 
presidido pelo Patriarca Tarasios.
Naquele tempo, Jesus decidiu ir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. 
   Filipe encontrou Natanael e disse: “Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus filho de José, de Nazaré”. Natanael perguntou: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem e vê”. Jesus viu Natanael que vinha e comentou: “Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há maldade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes de Filipe te chamar, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”. Natanael disse: “Rabi, tu és o Filho de Deus , és o rei de Israel”. Jesus lhe respondeu: “Tu crês porque eu disse que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores do que esta”. E acrescentou: “Na verdade eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.
_______________
Hb. 12, 1-10:
  1. Cap. 12, VV. 5-6: Prov. 3, 11-12.
  2. V. 7. As provações são correções paternais de Deus que nos educa como um pai a seus filhos.
Jo. 1, 43-51:
    1. Cap. 1, V. 51: Alusão à visão de Jacó (Gn. 28, 12) com a diferença de que aqui, os anjos se põem a serviço de Jesus.
      Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
      Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 78 e 205.
      * Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 9-mar-2014.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário