01 março 2014

Domingo do Perdão (02/03/2014)

DOMINGO DO PERDÃO
S. Nicolau de Plana (1851 - 1932); S. Hesíquio, mártir (? - 302)
(MATINAS: Mc. 16, 9-20 LITURGIA: Rm. 13, 11-14; 14, 1-4 e Mt. 6, 14-21)*
Irmãos e irmãs! O que a Santa Igreja nos pede para realizar neste momento não é mais apenas um pensamento ou um sentimento, mas uma ação, um ato. Pensamentos e sentimentos foram cultivados em nós nas últimas semanas. Na verdade, eis a maneira como sempre acontece: o pensamento gera o sentimento; o sentimento gera a ação. E esta ação tem uma importância especial... é que “se não perdoardes aos outros, vosso Pai também não vos perdoará as ofensas” (Mt. 6: 15). Isso significa que de nada adianta nosso jejum, nossas idas à Igreja, nossas prostrações e devoções se não somos capazes de realizar essa grande ação: que é o perdão!
Essa é a grande importância desse primeiro passo. Mas isso não é fácil. Fazê-lo em palavras apenas, tão somente por uma questão de decência, por uma questão de formalidade pode não ser difícil. Mas qual seria o benefício disso?
Realmente dar esse passo é muito, muito difícil! Como reconhecer que somos piores do que os outros? Piores do que todos? Que somos verdadeiramente culpados diante de todos (e afinal de contas é assim que é: cada um de nós somos culpados diante de todos, em tudo e por tudo)? Como considerar a culpa do outro em relação a nós como se nada fosse, como se não existisse? Isso é ainda mais difícil.
Mesmo nas vidas dos Santos nos deparamos com exemplos de grandes batalhadores e confessores que não foram capazes de realizar plenamente essa grande ação. Por isso, nós que somos pecadores precisamos da especial ajuda de Deus para perdoar e pedir pelo perdão com toda sinceridade, do fundo de nossos corações.
Enfim, é isso que temos de fazer. O Senhor exige isso de nós, o Senhor espera isso de nós. Sem esse esforço dentro de nós mesmos, não podemos começar a Quaresma. Por isso, roguemos pelo perdão e perdoemos de todo nosso coração. E aqui, como o primeiro, eu lhes peço: Perdoem-me!
* Arcebispo Andrei Rymarenko de Rockland (1893-1978), 
In: "The One Thing Needful" (tradução livre).

Boletim n. 59, 02.03.2014:
Domingo do Perdão (Download)
AVISOS
Nesta segunda-feira, 03 de março, se inicia a Quaresma 2014, período de 7 semanas de jejum e oração que antecede a grande festa da Igreja: A Ressurreição de Cristo (Santa Páscoa), que neste ano será comemorada no dia 20 de abril de 2014.
   Neste ano, ortodoxos e católicos celebrarão a Santa Páscoa na mesma data.    
PENSAMENTO
 São João Clímaco | Άγιος Ιωάννης της Κλίμακος (523-606).

« Ninguém pode aprender a ver com palavras; pois isto é coisa que naturalmente se faz e não se aprende. Assim, digo eu, por doutrina de outro, ninguém pode aprender a grande formosura da oração. Esta tem a Deus em si mesma como mestre, o qual ensina ao homem a sabedoria, e dá oração ao que reza, e abençoa os anos e obras dos justos. »

A Escada da Divina Ascensão. 
28º Degrau: a oração, p. 223.

Tom da semana: 3º Tom
(Ἦχος γ΄ – ωθινόν Γ΄)
† MATINAS
3º Eothinon (ωθινόν Γ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
Aparições à Maria Madalena e aos discípulos e Ascensão do Senhor
(Mc. 16, 9-20)
Naquele tempo, tendo Jesus ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Foi ela que deu a notícia aos que tinham vivido com Ele, mas que estavam de luto e choravam. Quando ouviram dizer que Jesus estava vivo e tinha sido visto por ela, não acreditaram. Mais tarde, Jesus apareceu de outra forma a dois discípulos que se dirigiam para o interior. Eles também voltaram e deram a notícia aos outros, mas nem mesmo neles acreditaram. 
Por fim apareceu aos Onze, quando estavam à mesa. Repreendeu-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não terem acreditado nos que o tinham visto ressuscitado dos mortos. E lhes disse: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. Mas quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão os que crerem são estes: em meu nome expulsarão demônios, falarão línguas novas, pegarão serpentes e, se beberem veneno, não lhes fará mal. Imporão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados”. 
Depois de lhes falar, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a Palavra com os sinais que a acompanhavam. Amém.
† DIVINA LITURGIA
Kondákion do Perdão (6º Tom)
(7º Domingo antes da Páscoa)
Τῆς σοφίας ὁδηγέ, φρονήσεως χορηγέ, τῶν ἀφρόνων παιδευτά, καὶ πτωχῶν ὑπερασπιστά, στήριξον, συνέτισον τὴν καρδίαν μου Δέσποτα. Σὺ δίδου μοι λόγον, ὁ τοῦ Πατρός Λόγος· ἰδοὺ γὰρ τὰ χείλη μου, οὐ μὴ κωλύσω ἐν τῷ κράζειν σοι· Ἐλεῆμον, ἐλέησόν με τὸν παραπεσόντα.
Tu, Senhor, Orientador da sabedoria e Doador da prudência, Mestre dos ignorantes e amparo dos desafortunados, fortalece meu coração e dota-o de compreensão. Dá-me o poder da palavra, ó Palavra do Pai, pois não deterei meus lábios para te aclamar: Tem piedade de mim, ó Misericordioso!
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS
Exortação à vigilância
(Rm. 13, 11-14; 14, 1-4)
Irmãos, nossa salvação está agora mais próxima do que quando abraçamos a fé. A noite já vai adiantada e o dia vem chegando. Despojemo-nos, pois, das obras das trevas e vistamos as armas da luz. Procedamos honestamente, como de dia, não vivendo em orgias e bebedeiras, em concubinato e libertinagem, em rixas e ciúmes. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne para lhe satisfazer os apetites.
   Acolhei o fraco na fé com bondade, sem discutir-lhe as opiniões. Um crê poder comer de tudo. Outro, que é fraco, só come legumes. Quem come de tudo, não despreze quem não come. Quem não come, não julgue aquele que come, porque Deus o acolhe do mesmo modo. Quem és tu para julgares o servo alheio? É para seu amo que cai ou fica em pé. Mas ele ficará em pé pois poderoso é o Senhor para sustentá-lo.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
O perdão, o jejum e o tesouro no céu
(Mt. 6, 14-21)
Disse o Senhor:  Porque, se perdoardes as ofensas dos outros, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos outros, vosso Pai também não vos perdoará as ofensas. 
   Quando jejuardes, não fiqueis tristes como os hipócritas, que desfiguram o rosto para os outros verem que estão jejuando. Eu vos garanto: eles já receberam a recompensa. Mas quando jejuares, lava o rosto e põe perfume na cabeça, para os outros não perceberem que estás jejuando, mas somente teu Pai que está no oculto. E o Pai, que vê no oculto, te dará a recompensa. 
   Não ajunteis riquezas na terra, onde a traça e a ferrugem as corroem, e os ladrões assaltam e roubam. Ajuntai riquezas no céu, onde nem traça nem ferrugem as corroem, onde os ladrões não arrombam nem roubam. Pois onde estiver vosso tesouro, aí também estará o coração.
_______________
Mc. 16, 9-20:
  1. Cap. 16, VV. 9-20: Resumo das aparições de Jesus.
Rm. 13, 11-14; 14, 1-4:
  1. Cap. 14, V. 1: "fraco na fé", segundo o contexto, é o cristão de conhecimento defeituoso ou consciência errônea, principalmente em questões rituais de alimentação, herdadas do judaísmo. S. paulo exorta aos mais esclarecidos que auxiliem a esses escrupulosos e, se for o caso, se abstenham de alimentos lícitos só para não escandalizar um deles. Por outro lado, exorta os fracos a não condenarem os demais se os virem fazer algo que seu escrúpulo condena. Que tudo seja remetido ao juízo final.
    Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
    Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 47, 140.
    * Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 2-mar-2014.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário