27 junho 2013

Anunciação Ortodoxa n. 5 (12.05 a 21.06.2013)

Destaques da 5ª edição da Anunciação Ortodoxa:

  • João X de Antioquia visita o Phanar. 
  • Após 90 anos, a primeira liturgia na Igreja de Nigdi (na Capadócia). 
  • Visita pastoral: dom Tarasios em Brasilia. 
  • Dia Nacional da Rússia. 
  • Em 2012, a Igreja da Grécia gastou 106 milhões de Euros com caridade.
  • Metropolita Hilarion (Rússia) se encontra com líderes da Conferência das Igrejas Europeias.
Anunciação Ortodoxa n. 5, 12.05 a 21.06.2013: (Download)

Notícias do Patriarcado Ecumênico


<< 04 de junho >> 
João X de Antioquia visita o Phanar    
Sua Beatitude o Patriarca João X de Antioquia esteve em Constantinopla, entre 31   de maio e 04 de junho, para uma visita eclesial ao seu irmão, Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico, para reafirmar sua comunhão na fé e na unidade da Igreja Ortodoxa e também a necessidade de reforçar as relações entre as Igrejas.
Essa foi a primeira visita de João X à Grande Igreja de Constantinopla desde sua entronização em dezembro de 2012.
A comitiva de João X contou com 11 clérigos, incluindo 2 metropolitas: dom Khoury, de Tiro e Sidon (Líbano), e dom Esber, de Bosra (Síria).
No dia 02 de junho, Bartolomeu e João concelebraram a Divina Liturgia na Catedral Patriarcal São Jorge, no Phanar. Na ocasião João X falou sobre as relações históricas entre os dois Patriarcados, sobre as grandes dificuldades e tragédias que a Igreja de Antioquia vive atualmente; lembrou ainda que a primazia, segundo os ensinamentos de Cristo, é uma primazia no ofício que não deve levar em consideração a etnia ou nacionalidade. João X exortou ainda os trabalhos preparatórios para o Grande e Santo Sínodo Pan-Ortodoxo.
Em uma reunião com Bartolomeu I, João X discutiu sobre os atuais problemas entre Antioquia e o Patriarcado de Jerusalém em relação à jurisdição canônica eclesial nos países do Golfo Arábico, especialmente no Catar. Bartolomeu I manifestou-se compreensivo com a posição de Antioquia e se dispôs a discutir a situação o mais breve possível com o Patriarcado de Jerusalém.
Outro ponto forte da visita foram as conversas sobre o sequestro dos bispos sírios Boulos Yazigi, Metropolita de Alepo e irmão de sangue de João X, e Youhanna Ibrahim, da Igreja Siriana, que estão sendo mantidos em cativeiro desde 22 de abril. A respeito dessa situação, Bartolomeu I expressou sua solidariedade fraternal e reafirmou que, de sua parte, tem feito os contatos necessários para a libertação dos dois bispos.
Bartolomeu I acompanhado de João X, e sua comitiva, se reuniram ainda com o prefeito de Constantinopla (atual Istambul) e, em outra ocasião, reuniram-se com os Cônsules da Grécia e da Rússia.
<<10 de junho>>
Após 90 anos, a primeira liturgia na Igreja de Nigdi (na Capadócia)
No dia 09.06.2013, Bartolomeu I celebrou, após 90 anos, a primeira liturgia na Igreja de São João Batista na cidade de Nigdi (Νίγδη), na região da Capadócia, retomando assim uma história interrompida há quase um século, quando, por razões alheias à sua vontade, os habitantes gregos da região foram obrigados a deixar seus lares ancestrais, suas igrejas, a Terra Santa da Capadócia, onde seus mortos estão enterrados.

Com nostalgia e emoção, nós visitamos a terra ancestral de nossos pais, que foram forçados a deixá-la por motivos que só o Senhor conhece, há 90 anos, emigrando para todos os confins da Terra”, disse o Patriarca Ecumênico, que ainda ressaltou: “Neste momento, pais e irmãos, é como se tudo falasse: São Gregório o Teólogo, a tradição, as pedras, esta Igreja em ruínas dedicada ao Santo e Venerável Precursor, este momento do passado. E o Senhor ‘que tudo sabe e que examina os corações e mentes,’ sabe quantos gemidos e gritos de desespero e angústia, quantas decapitações, quanta violência, quantas lamentações dos 35.000 gregos ortodoxos que viviam em Nigdi, foram ouvidos por nossos ancestrais... O passado fala: o espírito de nossos pais e irmãos, mártires e cristãos anônimos que ‘partiram desta vida’. Não, eles não partiram; eles nos deixaram um legado de valores e uma civilização, obras espirituais brilhantes, que não foram cobertos pela poeira ou pela sepultura. Eles foram venerados e honrados na manhã do primeiro dia da semana, na manhã da Ressurreição...
Concelebraram com o Patriarca os Metropolitas Iosif de Proikonnesos e Theolipthos de Ikonion, na presença do Metropolita Tarasios de Buenos Aires. Muitos devotos vindos da Grécia participaram da liturgia, incluindo descendentes dos antigos habitantes da região. 


Notícias da Paróquia
<<12 de maio>>
Visita pastoral:

dom Tarasios em Brasilia
O Arcebispo Metropolitano de Buenos Aires e América do Sul, dom Tarasios, esteve em Brasília entre os dias 11 e 15 de maio passado para uma visita pastoral.
No Domingo de São Tomé (12.05), dom Tarasios e nosso pároco Ecônomo Emanuel Sofoulis concelebraram a Divina Liturgia. Estiveram presentes o Sr. Embaixador da Grécia, Dimitri Alexadrakis; a Sra. Embaixadora do Chipre, Martha Mavromatis, e o Sr. Presidente da Comunidade Grega de Brasília, Elias Grintzos; dentre diversos fiéis ortodoxos de Brasília.
No dia 13.05, dom Tarasios foi recebido pelo secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner para comunicar a visita pastoral de S.S Patriarca Ecumênico Bartolomeu I ao Brasil, Argentina e Peru, em novembro de 2014, e programar desde já um encontro de Bartolomeu I com a CNBB.


  

 


<<18 de junho>>
Dia Nacional da Rússia
No calendário oficial russo, no dia 12 de junho comemora-se o Dia Nacional da Rússia (День России). Nesse dia no ano de 1990, o Parlamento Russo oficialmente declarou a soberania da Rússia sobre a União Soviética.
Para comemorar essa data nacional, na noite de 18 de junho (terça-feira), o Sr. Embaixador da Rússia, Sergey Akopov (1) recebeu muitos convidados na sede da Embaixada da Rússia em Brasília.
Estiveram presentes inúmeras autoridades diplomáticas, militares e civis, dentre muitos outros convidados.
(1) sr. Sergey Loginov, chefe da Representação Comercial
da Rússia no Brasil; sr. Sergey Akopov, Embaixador
da Rússia; e Rev. Ecônomo Pe. Emanuel Sofoulis.
(2) sra. Nancy Pappas; sra. presbítera Irini e Rev. Ecônomo
Pe. Emanuel Sofoulis; sr. George Pappas, vice-presidente
da Comunidade Grega; e sr. Dimitri Znamensky.
Outras jurisdições ortodoxas
 <<04 de junho>>                                     
Em 2012, a Igreja da Grécia gastou               
106 milhões de Euros com caridade
Na sessão de 04 de junho, o Santo Sínodo da Igreja da Grécia, recebeu a seguinte informação da Comissão Sinodal de Assistência Social e Caridade: “Em 2012, a Arquidiocese de Atenas e os outras dioceses a Igreja da Grécia gastaram € 106.073.864,17 para a manutenção e funcionamento de várias instituições eclesiásticas, assim como para diferentes ações sociais e de caridade.”
De fato, a Igreja da Grécia tem realizado um enorme trabalho social e de caridade para atender os menos favorecidos, o que é realizado em cerca de 700 instituições da Arquidiocese de Atenas e de outras dioceses. A Comissão também mencionou que as várias dioceses da Igreja da Grécia distribuem diariamente cerca de 50.000 refeições aos necessitados, gregos e estrangeiros. 
Fonte: Romfea.gr

<<18 de junho>>
Metropolita Hilarion (Rússia) se encontra com líderes da 
Conferência das Igrejas Europeias
No dia 18 junho, o Metropolita Hilarion de Volokolamsk recebeu, no Departamento de Relações Eclesiásticas Exterio res do Patriarcado de Moscou, o Presidente da Conferência das Igrejas Europeias, o Metropolita Emmanuel da França (do Patriarcado Ecumênico) e o secretário-geral da organização, o pastor e professor Guy Liagre.
A reunião centrou-se nos problemas da ruptura da Igreja Russa com a Conferência das Igrejas Europeias, no em 2008. A direção da Conferência deseja que o Patriarcado de Moscou se torne novamente um membro ativo. Segundo o Metropolita Emmanuel, agora mais do que nunca o testemunho ortodoxo tornou-se essencial no contexto da problemática atual das relações inter-cristãs. Ele também observou que estas relações eram ainda mais complexas após certas igrejas protestantes ocidentais terem adotado várias práticas contrárias à moral cristã.

Hilarion enfatizou o fato de que a recusa em aceitar a Igreja Ortodoxa da Estônia (diocese semiautônoma do Patriarcado de Moscou) na Conferência foi o único impedimento para o retorno da Igreja Ortodoxa Russa para esse fórum inter-cristão. “Não podemos aceitar que uma igreja ortodoxa da Estônia seja recebida como membro da Conferência, enquanto outra é rejeitada por razões desconhecidas”, disse Hilarion. Emmanuel, por outro lado, argumentou que essa questão era complexa, e que os patriarcados de Moscou e de Constantinopla devem retomar os trabalhos para resolver a questão estoniana. Em resposta, Hilarionc disse que a questão deve ser resolvida pela Igreja Ortodoxa da Estônia (do Patriarcado de Moscou) e pela Igreja Ortodoxa Apostólica Estoniana (do Patriarcado Ecumênico), com a participação dos Patriarcas Bartolomeu e Cirillo, assim como do Estado da Estônia. 
Fonte:Mospat.ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário