09 novembro 2013

8º Domingo de Lucas (10/11/2013)

8º DOMINGO DE LUCAS
(MATINAS: Jo. 20, 19-31 | LITURGIA: Gl. 1, 11-19 e Lc. 10, 25-37)*
O mandamento máximo
Ontem, 09 de novembro, comemoramos a lembrança de um dos santos de nossos tempos: São Nectário (1846–1920). Nascido de uma humilde família nas proximidades de Constantinopla, para lá se mudou ainda muito jovem para estudar e trabalhar. Aos 30 anos, tornou-se monge e logo depois diácono. Com auxílio e recomendação do Patriarca Sofrônio de Alexandria, foi para Atenas para completar seus estudos teológicos, mudando-se depois para Alexandria, onde foi ordenado sacerdote e consagrado arquimandrita e após 4 anos elevado a Bispo de Pentápolis. Apesar da rápida ascensão eclesiástica, a modéstia e inocência pueril de Nectário permaneceram intocáveis.
Carismático e amado pelo povo, Nectário logo despertou a inveja de alguns homens “baixos” que, após tanto o caluniar, convenceram o Patriarca a expulsá-lo do Egito.
De volta à Atenas, com o nome denegrido, Nectário não conseguiu encontrar uma função digna de um bispo, aceitando um cargo de sacerdote provincial. Homem cheio de generosidade, mansidão e amor paterno, Nectário, no entanto, não se deixou levar pelos sentimos de ira ou vingança, sempre ajudando a todos, tornando-se um baluarte e guia espiritual para muitos. Em 1904, começou a construção de um convento em Egina onde viveu até sua morte em 1920. Em 1961, foi canonizado pela Grande Igreja de Cristo, que lhe conferiu o título de “taumaturgo” (aquele que realiza milagres).
A história de São Nectário nos mostra o quão infelizes são alguns homens que ouvem a palavra de Deus, mas não a põem em prática (cf. Lc. 11, 28). Um profeta certa vez disse: “Seis são as coisas que o Senhor aborrece, e a sua alma detesta a sétima: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina iniquidades, pés prontos para correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia discórdias entre seus irmãos” (Prov. 16-19).
No Evangelho de hoje, Cristo nos ensina o caminho para a vida eterna: Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente, e o próximo como a ti mesmo” (Lc. 10, 27). Este é o mandamento máximo, esta é a caridade cristã! Como disse São Pedro damasceno: “Qual será a utilidade de parecer ser um rei na vida mundana para aquele homem que é escravo da ira e do desejo e não guarda os mandamentos de Deus, já que após esta vida receberá o castigo eterno?” (Philokalia, V III, p. 126).
Unidos no amor de Cristo, todos nós devemos nos amar mutuamente, deixando de lado todo desamor, inveja, desavença e altivez. Não sejamos como aqueles homens que caluniaram e ofenderam Nectário. Sejamos, ao contrário, atentos e devotados aos mandamentos de Deus como o Bom Samaritano, pois o “princípio de toda obra é a palavra, e toda ação é precedida de reflexão” (Sab. Sir. / Eclo. 37, 16).
S.K.
Boletim n. 42, 10.11.2013: 
8º Domingo de Lucas (Download)

OFÍCIO MEMORIAL | ΜΝΗΜΌΣΥΝΟ
Após a Divina Liturgia deste domingo, realizar-se-á o Ofício Memorial (Μνημόσυνοpela passagem dos 40 dias de falecimento do Rev. Pe. IOSSIF HOMSI HANNA ELIAS, do Patriarcado de Antioquia, que faleceu em Anápolis/GO, aos 81 anos, em 20.09.2013.
† Sua memória seja eterna!
Μνημόσυνο

Μνημόσυνο

PENSAMENTO
 S. Teognosto | Άγιος Θεόγνωστος (Séc. XIV-)

"Com consciência, olha para ti mesmo como se fosse uma formiga ou um verme, de modo que possas tornar-te um homem formado por Deus. Se falhares em fazer o primeiro, o segundo não acontecerá. Quanto mais baixo desceres, mais alto subirás; e quando enxergares a ti mesmo como um nada diante do Senhor (cf. Sl. 39, 5.), então, sem perceber, tu crescerás grandiosamente. E quando começares a perceber que tu nada tens e nada sabes, então tu te tornarás rico no Senhor por meio da prática das virtudes e do conhecimento espiritual."

Da prática das virtudes, da contemplação
e do sacerdócio. In: Philokalia, V II, p. 359.

Tom da semana: 3º Tom
(Ἦχος γ΄ – Ἑωθινόν Θ΄)
† MATINAS
9º Eothinon (ωθινόν Θ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Aparições aos Dez e aos Onze Discípulos
(Jo. 20, 19-31)
Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando trancadas as portas do lugar onde estavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus chegou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. Após essas palavras, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados serão perdoados. A quem não perdoardes os pecados não serão perdoados”.
   Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor”. Mas ele respondeu: “Se eu não vir nas mãos os sinais dos cravos, e não puser o dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, os discípulos estavam outra vez no mesmo lugar, e Tomé com eles. Jesus entrou com as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe aqui o dedo e olha minhas mãos, estende a mão e põe no meu lado, e não sejas incrédulo, mas homem de fé”. Tomé respondeu-lhe: “Meu Senhor e meu Deus”. Jesus lhe disse: “Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não viram e creram”.
Jesus ainda fez muitos outros sinais na presença dos discípulos, mas não foram escritos neste livro. Estes porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. 
† DIVINA LITURGIA
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS
Não de homens, mas de Deus recebeu Paulo o Evangelho
(Gl. 1, 11-19)
Irmãos, asseguro-vos que o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano. Não o recebi nem aprendi de homem algum mas através de uma revelação de Jesus Cristo. Certamente ouvistes falar como outrora vivia eu no judaísmo. Perseguia ferrenhamente a Igreja de Deus e procurava exterminá-la. E no zelo pelo judaísmo ultrapassava muitos dos companheiros de idade da minha nação, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. Mas, quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me chamou por sua graça, para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que o tornasse conhecido entre os pagãos, imediatamente parti para a Arábia, sem recorrer a nenhum conselho humano, sem ir a Jerusalém ver os que, antes de mim, eram apóstolos. Da Arábia voltei a Damasco. Três anos depois, subi a Jerusalém para conhecer Cefas e fiquei com ele quinze dias. Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, mas somente Tiago, irmão do Senhor.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
O mandamento máximo | Parábola do Bom Samaritano
(Lc. 10, 25-37)
Naquele tempo, levantou-se um doutor da Lei e, para o testar, perguntou: “Mestre, o que devo fazer para alcançar a vida eterna?” Jesus lhe respondeu: “O que está escrito na Lei? Como é que tu lês?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente, e o próximo como a ti mesmo ”. Jesus, então, lhe disse: “Respondeste bem. Faze isso e viverás”. 
O Bom Samaritano
   Mas, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Jesus respondeu: “Um homem descia de Jerusalém a Jericó. Pelo caminho, caiu nas mãos de assaltantes. Estes, depois de lhe tirarem tudo e de o espancarem, foram embora, deixando-o quase morto. Por acaso, desceu pelo mesmo caminho um sacerdote. Vendo-o, desviou-se dele. Do mesmo modo um levita, passando por aquele lugar, também o viu e passou adiante. Mas um samaritano, que estava de viagem, chegou até ele. Quando o viu, ficou com pena dele. Aproximou-se, tratou das feridas, derramando nelas azeite e vinho. Depois colocou-o em cima da própria montaria, conduziu-o à pensão e cuidou dele. Pela manhã, tirando duas moedas de prata, deu ao dono da pensão e disse-lhe: ‘Cuida dele e o que gastares a mais, na volta te pagarei’.
   Na tua opinião, quem destes três se tornou o próximo daquele que caiu nas mãos dos assaltantes?” Ele respondeu: “Aquele que teve pena dele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze tu o mesmo!
__________________
Jo. 20, 19-31:
  1. Cap. 20, V. 21Com as mesmas palavras com que se dirigia ao Pai (17, 18) em forma de oração, agora se dirige aos apóstolos para lhes comunicar a missão de santificar a humanidade.
  2. VV. 22-23: Dá-lhes Jesus o poder de administrar o sacramento da Penitência (cf. Mt. 16, 19 e 18, 18).
  3. V. 29: Bem aventurados os que... [Felizes os que...]: com a vista no futuro, salienta N. Senhor o valor da fé naqueles que aceitam a palavra das testemunhas por Ele autorizadas.
 Lc. 10, 25-37:
  1. Cap. 10, V. 27. O amor de Deus, condição essencial para a salvação, não deve ter limites: "de todo o teu coração...".  
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 60, 98.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 10-nov-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário