21 novembro 2013

Apresentação da Mãe de Deus (21/11/2013)

Quinta-feira, 21 de novembro
APRESENTAÇÃO DA MÃE DE DEUS NO TEMPLO
Ἡ ἐν τῳ Ναῳ Είσοδος τῆς Υπεραγίας Θεοτόκου
(MATINAS: Lc. 1, 39-49, 56 | LITURGIA: Hb. 9, 1-7 e Lc. 10, 38-42; 11, 27-28)*
De acordo com a tradição da Igreja, a Mãe de Deus (Θεοτόκος) foi levada ao Templo aos três anos de idade, onde foi consagrada a Deus e permaneceu até completar 14 ou 15 anos de idade, quando então, pelo consenso dos sacerdotes (já que seus pais tinham repousado em Deus há cerca de três anos), foi prometida em casamento a José. 

Tom da semana: 4º Tom
† MATINAS
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
A visitação
(Lc. 1, 39-49, 56)
Naqueles dias, Maria se pôs a caminho e foi apressadamente às montanhas para uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Aconteceu que, mal Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança saltou em seu ventre; e Isabel, cheia do Espírito Santo, exclamou em voz alta: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem a honra que a mãe do meu Senhor venha a mim? Pois quando soou em meus ouvidos a voz de tua saudação, a criança saltou de alegria em meu ventre. Feliz é aquela que teve fé no cumprimento do que lhe foi dito da parte do Senhor”. Então Maria disse: Minha alma engrandece o Senhor e rejubila meu espírito em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Eis que de agora em diante me chamarão feliz todas as gerações, porque o Poderoso fez por mim grandes coisas: O seu nome é santo."
Maria ficou com Isabel uns três meses e voltou para casa.
† DIVINA LITURGIA
Tropário da Apresentação da Mãe de Deus (4º Tom)
Σήμερον τής ευδοκίας Θεού τό προοίμιον, καί τής τών ανθρώπων σωτηρίας η προκήρυξις, Εν Ναώ τού Θεού τρανώς η Παρθένος δείκνυται, καί τόν Χριστόν τοίς πάσι προκαταγγέλλεται, Αυτή καί ημείς μεγαλοφώνως βοήσωμεν, Χαίρε τής οικονομίας τού Κτίστου η εκπλήρωσις.
Hoje é o prelúdio da bondade divina e o início da pregação da salvação da humanidade. Hoje a Virgem é apresentada no Templo de Deus e anuncia a todos a vinda de Cristo. Por isso, clamemos a ela em alta voz, dizendo: Salve! Tu que és um cumprimento do plano de redenção do Criador!

EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS HEBREUS
O sacrifício da Antiga Lei
(Hb. 9, 1-7)
Irmãos, a primeira aliança, na verdade, teve regulamentos rituais e seu santuário terrestre. Construiu-se uma tenda: a parte anterior encerrava o candelabro e a mesa com os pães oferecidos a Deus. Chamava-se Santo. Atrás do segundo véu achava-se a parte chamada Santo dos Santos. Aí estava o altar de ouro para os perfumes e a arca da aliança coberta de ouro por todos os lados. Dentro, a urna de ouro contendo o maná, a vara de Aarão, que floresceu, e as tábuas da aliança. Em cima da arca, os querubins da glória, estendendo a sombra de suas asas sobre o propiciatório. Mas não é aqui o lugar de falarmos destas coisas pormenorizadamente. Assim sendo, enquanto na primeira parte da tenda entram continuamente os sacerdotes, para desempenhar suas funções, na segunda entra apenas o Sumo Sacerdote, somente uma vez por ano, e ainda levando consigo o sangue, para oferecer pelos próprios pecados e pelos pecados do povo.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Marta e Maria
(Lc. 10, 38-42; 11, 27-28)
Naquele tempo, Jesus entrou num povoado. Uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria que, sentada aos pés do Senhor, escutava a sua palavra. Marta, porém, andava atarefada com o muito serviço. Parou e disse: “Senhor, não te importa que minha irmã me deixe sozinha no serviço? Dize-lhe que me venha ajudar”. O Senhor lhe respondeu: “Marta, Marta, andas muito agitada e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte que não lhe será tirada”. 
   Enquanto assim falava, uma mulher levantou a voz do meio da multidão e lhe disse: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram!” Mas Jesus respondeu: “Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.
__________________
Lc. 1, 39-49, 56
  1. Cap. 1, VV. 41-45. Isabel, inspirada por Deus, elogia Maria, assim também quando [os cristãos] lhe tecem louvores estão imitando Isabel no momento em que estava inspirada. 
  2. VV. 46-49. Maria, extasiada pelo recordação de tanta bondade de Deus, Lhe ergue este hino de louvor pela sua grandeza e bondade. Com expressões calcadas nos livros sagrados, que devia conhecer bem, agradece a Deus a maravilha da Encarnação (46-49). A profecia: "Eis que de agora em diante me chamarão feliz todas as gerações", que se tem perfeitamente cumprido através dos séculos, prova que Maria também estava inspirada por Deus.   
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 49.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 21-nov-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário