28 novembro 2013

Santo André (30/11/2013)

Sábado, 30 de novembro
APÓSTOLO SANTO ANDRÉ
Άγιος Ανδρέας ο Απόστολος, ο Πρωτόκλητος
(MATINASMt. 4, 18-23 | LITURGIA: 1Cor. 4, 9-16; Jo. 1, 35-52)*
André era de Betsaida da Galileia, ele era filho de Jonas e irmão de Pedro, o chefe dos Apóstolos. Ele havia sido o primeiro discípulo de João Batista; depois, ao ouvir o testemunho de João Batista a respeito de Jesus, quando ele apontou-o com o dedo e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo. 1, 29, 36), ele imediatamente seguiu Cristo e se tornou seu primeiro discípulo, por isso ele é denominado "o primeiro chamado dos Apóstolos" (em grego: ο Πρωτόκλητος)
   Depois da Ascensão do Salvador, ele pregou em várias terras, tendo sofrido muitas coisas por amor ao Seu nome. Percorrendo a região da Trácia, Santo André chegou a antiga cidade de Bizâncio onde fundou a Igreja de Constantinopla no ano de 38 d.C., tendo ordenado como bispo Santo Estácio (Στάχυς), um dos 70 Apóstolos. Em razão disso, Santo André é reconhecido como patrono do Patriarcado Ecumênico. 

St. André e S. Estácio
   Santo André morreu em Patras (Grécia) em 60 d.C, onde foi crucificado à época do imperador Nero. Segundo a tradição, sua cruz foi em forma de "X", a primeira letra de "Cristo" em grego (Χριστός); esta cruz é também o símbolo de Santo André.
   Conta a Legenda aurea (1261-1266), de Jacobus de Varagine, que a execução de Santo André foi ordenada pelo procônsul da região, cuja esposa foi convertida por Santo André. O procônsul teria lhe oferecido uma alternativa: sacrificar os ídolos ou morrer na cruz. Tendo escolhido o martírio, o Apóstolo teria sobrevivido por dois dias, durante os quais ele pregou para a multidão, que se indignou e ameaçou o procônsul de morte. Por isso, ele tentou tirá-lo da cruz, mas não conseguiu e Santo André morreu numa "grande luz". 
   Algumas de suas relíquias encontram-se depositadas na Catedral de Santo André erguida na cidade de Patras.
   Passagens bíblicas: Mt. 16: 17; Mc. 1: 16, 21-29; Mc. 13: 3; Jo. 1: 35-40, 42, 44; Jo. 6: 8; Jo. 12: 22; At. 1: 13.  

Catedral de St. André, em Patras (Grécia)
Interior da Catedral de St. André.
  
Tom da semana: 5º Tom
† MATINAS
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Vocação dos primeiros discípulos
(Mt. 4, 18-23)
Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus lhes disse: “Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de gente”. Deixando imediatamente as redes, eles o seguiram. Indo mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago filho de Zebedeu, e João, seu irmão. Juntamente com seu pai Zebedeu, consertavam as redes no barco. Jesus os chamou. Eles prontamente deixaram o barco e o pai, e o seguiram. Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando toda doença e enfermidade do povo.
† DIVINA LITURGIA
Tropário de Santo André (4º Tom)
Ὡς τῶν Ἀποστόλων Πρωτόκλητος, καὶ τοῦ Κορυφαίου αὐτάδελφος, τὸν Δεσπότην τῶν ὅλων Ἀνδρέα ἱκέτευε, εἰρήνην τὴ οἰκουμένη δωρήσασθαι, καὶ ταὶς ψυχαὶς ἡ μῶν τὸ μέγα ἔλεος.
Como o primeiro Apóstolo chamado e irmão de seu líder, ó Santo André, intercede ao Mestre de todos, para que conceda a paz ao mundo e às nossas almas a grande misericórdia.

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS
Os coríntios e os apóstolos.
(1Cor. 4, 9-16)
Irmãos, porque, segundo penso, a nós, os apóstolos, Deus nos designou o último lugar, como condenados à morte, pois viemos a ser espetáculo para o mundo, para os anjos e para os homens. Nós, loucos por amor de Cristo; vós, sábios em Cristo; nós, fracos; vós, fortes; vós, ilustres; nós, vis. Até o presente passamos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e andamos sem abrigo, e penamos trabalhando com nossas mãos; afrontados, bendizemos, e perseguidos, suportamo-lo; difamados, consolamos; tornamo-nos até agora como lixo do mundo, como escória de todos. Não escrevo isto para vos confundir, mas para vos admoestar como filhos caríssimos. Porque, ainda que tenhais dez mil pedagogos em Cristo, não teríeis muitos pais, pois quem vos gerou em Cristo pelo Evangelho fui eu. Exorto-vos, pois, a serdes meus imitadores.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Vocação dos primeiros discípulos
(Jo. 1, 35-52)
St. André
Ícone do séc. XV
Naquele tempo, João estava lá de novo com dois dos seus discípulos. Fixou o olhar em Jesus que passava, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos ouviram isto e seguiram Jesus. Então Jesus voltou-se para eles e, vendo que o seguiam, perguntou-lhes: “A quem procurais?” Responderam-lhe: “Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?” Ele disse: “Vinde e vede”. Eles foram, viram onde morava e ficaram com ele aquele dia. 
   Eram quase quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Foi logo encontrar seu irmão, Simão, e lhe disse: “Encontramos o Messias” – que quer dizer Cristo. Ele o levou até Jesus. Jesus fixou o olhar nele e disse: “Tu és Simão filho de João. Serás chamado Cefas,que quer dizer Pedro”.
   No dia seguinte Jesus decidiu ir para a Galileia. Encontrou Filipe e disse: “Segue-me”. Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro. Filipe encontrou Natanael e disse: “Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus filho de José, de Nazaré”. Natanael perguntou: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem e vê”. Jesus viu Natanael que vinha e comentou: “Aqui está um verdadeiro israelita, em quem não há maldade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes de Filipe te chamar, eu te vi quando estavas debaixo da figueira”. Natanael disse: “Rabi, tu és o Filho de Deus, és o rei de Israel”. Jesus lhe respondeu: “Tu crês porque eu disse que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores do que esta”. E acrescentou: “Na verdade eu vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.
__________________
1Cor. 4, 9-16
  1. Cap. 4, V. 13. Paulo opõe, com fina ironia, a auto-satisfação dos coríntios à humilde condição dos apóstolos.  
  2. V. 15"pedagogos": escravos encarregados de levar as crianças aos mestres e vigiar os adolescentes para que não cometam desatinos.  
Jo. 1, 35-52
  1. Cap. 1, V. 35. "dois dos seus discípulos": pelo v. 40, sabemos que um era André, e o outro devia ser o autor deste Evangelho,pela maneira de narrar os acontecimentos e por sempre esconder seu nome, que não aparece uma só vez em todo o Evangelho.
  2. V. 42Simão passou a ser chamado de Pedro. ("Simão de ora em diante se chamará Kepha que em aramaico quer dizer rocha", depois traduzido para o grego Petros).
  3. V. 51 (52). Alusão à visão de Jacó (Gen. 28, 12) com a diferença de que aqui, os anjos se põem a serviços de Jesus.     
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 16, 78 e 145.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 30-nov-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário