29 novembro 2013

14º Domingo de Lucas (01/12/2013)

14º DOMINGO DE LUCAS
(MATINAS: Mt28, 16-20 | LITURGIA: Ef. 2, 4-10 e Lc. 18, 35-43)* 
A cura de um cego
O Evangelho de hoje nos conta sobre Bartimeu, a quem o Senhor curou de uma cegueira causada por uma doença (Lc. 18, 35-43 e Mc. 10, 46-52). Assim somos nós: não somos cegos de nascença, tornamo-nos cegos porque fechamos os olhos ao visível. E aqui nos indagamos hoje sobre a nossa cegueira e nossa visão.
Todos nós somos cegos, mas devemos aprender a enxergar. Enxergar a nós mesmos como realmente somos: pequenos, indignos, incapazes de participar da natureza divina, que é a nossa missão; mas também temos que aprender a enxergar a imagem de Deus, a coisa sagrada, que o Senhor colocou em nós e que devemos proteger, melhorar e fazer crescer. Temos que aprender a olhar para nós mesmos, e discernir o bem do mal: de modo que o bem possa nos inspirar a lutar e superar tudo o que for indigno de Deus. Enfim, devemos fazer a luz brilhar através da beleza da vida.
Mas além de nós, também temos que aprender a olhar para todos ao nosso redor e enxergar em cada um deles a imagem de Deus, esquecendo as imperfeições que nos cegam e nos impedem de ver a beleza do próximo. Olhemos, portanto, profundamente para cada pessoa, para, assim, encontrarmos com veneração e reverência a presença e a semelhança divina em nosso próximo. Só então seremos capazes de nos preparar para receber Deus em nosso coração, apesar todas as de nossas imperfeições.
Ao tentarmos olhar para nós mesmos, muitas vezes sentimos que não temos olhos para ver, não temos nenhuma referência: como podemos ver? Há um espelho no qual podemos ver o bem e o mal.
Ao longo destes dias até o Natal, vamos ler o Evangelho com veneração, com mente e coração abertos. Vamos ver em Cristo o que é um verdadeiro ser humano; vamos ver em Seus ensinamentos o que somos exortados a ser; vamos ver em Seus apóstolos e naqueles que O rodeavam a luta pela perfeição. Vamos olhar para o Evangelho como se olhássemos para um espelho, comparando-nos com o que vemos, e então descobriremos não apenas o mal, mas a Glória.
E, inspirados no Senhor, sigamos em frente, afastando-nos do passado e buscando cumprir nossa vocação. Como disse Paulo: “Todos nós, de face descoberta, refletimos a glória do Senhor, como um espelho, e nos vemos transformados nesta mesma imagem, sempre mais gloriosa, pela ação do Senhor, que é Espírito” (2Cor. 3, 18).

Boletim n. 45, 1º.12.2013:
14º Domingo de Lucas (Download)

PENSAMENTO
 Santo Antônio, o Grande  | Άγιος Αντώνιος ο Μέγας (251 – 356)
"O corpo vê através dos olhos, e a alma através do intelecto. Um corpo sem olhos é cego, e não pode ver o sol brilhando sobre a terra e sobre o mar ou desfrutar de sua luz. Do mesmo modo, a alma sem um puro intelecto e sem uma vida virtuosa é cega: ela não entende Deus, Criador e Benfeitor de todas as coisas, nem O glorifica, e não pode desfrutar de sua incorruptibilidade e eternas bênçãos."


Sobre o caráter do homem e a vida virtuosa.
 In: Philokalia, V I, p. 347.

Tom da semana: 6º Tom
(Ἦχος πλ. β΄ – Ἑωθινόν Α΄)
† MATINAS
1º Eothinon (ωθινόν A ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Aparição aos onze apóstolos | A missão universal
(Mt. 28, 16-20)
Os onze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porém, duvidaram. Então Jesus se aproximou e lhes disse: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”. Amém.
† DIVINA LITURGIA
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS
Os homens associados ao mistério de Cristo
(Ef. 2, 4-10)
Irmãos, Deus, porém, rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, e estando nós mortos por nossos pecados, deu-nos vida por Cristo – de graça fostes salvos! e nos ressuscitou com ele e nos sentou nos céus em Cristo Jesus. Assim demonstrou pelos séculos futuros a imensidão das riquezas de sua graça, pela bondade que tem para conosco, em Cristo Jesus. Pois é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Não é de vós mesmos que vem a fé. É dom de Deus. Não provém das obras para que ninguém se glorie. Somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
O cego de Jericó
(Lc. 18, 35-43)
Naquele tempo, quando Jesus se aproximava de Jericó, havia um cego sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão que passava, perguntou o que era. Responderam-lhe: “É Jesus de Nazaré que passa”. Ele pôs-se a gritar, dizendo: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. Os que iam à frente repreendiam-no e mandavam que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais forte: “Filho de Davi, tem piedade de mim”. Jesus parou e ordenou que trouxessem o cego até ele. Quando o cego se aproximou, perguntou-lhe: “O que queres que te faça?” Ele respondeu: “Senhor, eu quero ver de novo”. Jesus lhe disse: “Vê! tua fé te curou”. Imediatamente ele começou a ver de novo e o seguia, glorificando a Deus. E o povo todo, que presenciou isso, louvava a Deus. 
__________________
Mt. 28, 16-20:
  1. Cap. 28, VV. 18-20: Jesus, falando como Homem-Deus, confia aos apóstolos e seus sucessores , i.e., à Igreja por Ele fundada, a missão de levar a Redenção a todos os homens, sem exceção. Diz explicitamente que isto será feito mediante o ensino e a administração dos sacramentos. Assegura-se também a assistência em missão tão árdua.   
Ef. 2, 4-10:

  1. Cap. 2, V. 4. "nos amou"se refere a todos, gentios (v. 1) e judeus (v. 3). 
  2. V. 6. "nos céus"a vida sobrenatural do cristão na terra é um estágio inicial do céu, uma vez que o cristão pelo batismo fica incorporado ao corpo místico de Cristo e unido a Deus. 
  3. VV. 8-10. a salvação é um dom gratuito de Deus. 
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 96-97 e 171.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 1-dez-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário