05 novembro 2013

São Nectário (09/11/2013)

Sábado, 9 de novembro
SÃO NECTÁRIO DE PENTÁPOLIS
Άγιος Νεκτάριος Πενταπόλεως
(MATINAS: Jo. 10, 1-9 | LITURGIA: 2Cor. 1, 8-11; Lc. 9, 37-43)*
São Nectário, Anastassios Kephalas (1846–1920), também conhecido como Nectário de Egina, nasceu de uma humilde família em Silivri (ou Silíbria) na antiga região da Trácia (atualmente na Turquia) em 01/10/1846.
Aos 14 anos, mudou-se para Constantinopla para trabalhar e estudar. Em 1876, aos 30 anos de idade, tornou-se monge no “Novo Mosteiro” (Νέα Μονή) na ilha de Quios (Χίος), na região do Mar Egeu, na Grécia, recebendo o nome monástico de Lázaro, em razão de sua virtude. Um ano depois, foi ordenado diácono, recebendo o nome da Nectário (Νεκτάριος).

Com auxílio e recomendação do Patriarca Sofrônio de Alexandria (Σωφρόνιος), em 1882 Nectário foi para Atenas para estudar, completando seus estudos teológicos em 1885, quando se mudou para Alexandria, onde o Patriarca Sofrônio o ordenou sacerdote em 23/03/1886, na Catedral de São Sabbas. Em agosto do mesmo ano, na Igreja de São Nicolau, no Cairo, Nectário foi consagrado Arquimandrita (título honorífico concedido a sacerdotes celibatários).
Monastério de São Nectário, em Egina.
O Arquimandrita Nectário demonstrou-se ser muito zeloso, seja pregando a palavra de Deus, seja adornando a casa de Deus. Diz-se que São Nectário embelezou com tanta exuberância a Igreja de São Nicolau, no Cairo, que anos mais tarde, já em Atenas, São Nicolau lhe apareceu em um sonho, e, ao abraçá-lo, disse que mais tarde ele seria exaltado.
Em 15/01/1889, na mesma Igreja de São Nicolau, Nectário foi consagrada Bispo de Pentápolis (antiga diocese do Patriarcado de Alexandria no leste da Líbia). Apesar da rápida ascensão eclesiástica, sua modéstia e inocência pueril permaneceram intocáveis. Tudo isso, no entanto, despertou a inveja de alguns homens que convenceram o Patriarca Sofrônio de que Nectário planejava tomar seu lugar. Como o povo demonstrava enorme apreço por Nectário, Sofrônio se deixou levar pelas calúnias e, em 03/05/1890, dispensou-o de suas funções episcopais. Em julho do mesmo ano, o Patriarca ordenou que Nectário deixasse o Egito.
São Nectário
Sem que lhe fosse dada sequer a oportunidade de se defender, Nectário partiu para Atenas, onde, no entanto, já se ouviam as falsas acusações que lhe recaíam. Como seu bom nome tinha sido denegrido, Nectário não conseguiu encontrar uma função digna de um bispo. Por isso, em fevereiro de 1891, aceitou o cargo de sacerdote provincial em Eubeia (Εύβοια). Em 1894, Nectário foi nomeado reitor da Faculdade Eclesiástica de Rizarios, em Atenas (Ριζάρειος Εκκλησιαστική Σχολή).
Autor de eloquentes sermões e de árduos trabalhos educacionais para o sacerdócio; homem cheio de generosidade, mansidão e amor paterno, Nectário se tornou um baluarte e um guia espiritual para muitos.
Em 1904, a pedido de algumas monjas, Nectário começou a construção do Convento da Santíssima Trindade, na ilha de Egina (Αἴγινα), uma das 7 principais Ilhas Sarônicas, quando ainda era reitor da Faculdade de Rizarios. Em 1908, deixou seu cargo na faculdade e passou a residir permanentemente em Egina, onde passou os últimos anos de sua vida, dedicando-se à direção do convento e à oração. Nectário se tornou o protetor do povo de Egina, cujas orações rogavam pela fertilidade da terra, cura dos enfermos e expulsão dos demônios.
Com singular paciência e retidão, Nectário também sofreu com perversas calúnias em Egina. Ele, porém, perdoou todos aqueles que o acusaram falsamente e jamais procurou a vingança.
Na tarde de 09/11/1920, aos 74 anos, São Nectário adormeceu no Senhor, acometido por um câncer.
Tendo realizado maravilhas durante sua vida, inúmeros também são os milagres atribuídos a São Nectários após sua morte, em 1920, especialmente por meio de suas relíquias sagradas, que por muitos anos permaneceram intactas.
Em 20/04/1961, pela vida dedicada à oração, por sua humildade, pureza e outras virtudes, o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla reconheceu a santidade de São Nectário, canonizando-o. Somente em 1998, o Sínodo do Patriarcado de Alexandria, então presidido pelo por S.B. Pedro VII, reconheceu o grande erro outrora cometido contra São Nectário.
São Nectário compôs o famoso hino dedicado à Mãe de Deus: Virgem Imaculada (Αγνή Παρθένε).  
Dificilmente se encontra uma doença que não foi curada por meio de suas orações. São Nectário, no entanto, é especialmente conhecido pela cura de cânceres em todas as partes do mundo.
      
Αγνή Παρθένε
Αγνή Παρθένε Δέσποινα, Άχραντε Θεοτόκε,
Παρθένε Μήτηρ Άνασσα, Πανένδροσέ τε πόκε.
Υψηλοτέρα Ουρανών, ακτίνων λαμπροτέρα
v  Χαίρε Νύμφη Ανύμφευτε.
Χαρά παρθενικών χορών, αγγέλων υπερτέρα,
Εκλαμπροτέρα ουρανών φωτός καθαροτέρα,
Των Ουρανίων στρατιών πασών αγιωτέρα
v  Χαίρε Νύμφη Ανύμφευτε.
Μαρία Αειπάρθενε κόσμου παντός Κυρία
Άχραντε Νύμφη Πάναγνε Δέσποινα Παναγία,
Μαρία Νύμφη Άνασσα, χαράς ημών αιτία.
v  Χαίρε Νύμφη Ανύμφευτε.
Κορή σεμνή Βασίλισσα, Μήτηρ υπεραγία,
Τιμιώτερα Χερουβείμ υπερενδοξοτέρα
Των ασωμάτων Σεραφείμ των Θρόνων υπερτέρα,
v  Χαίρε Νύμφη Ανύμφευτε.
Χαίρε το άσμα Χερουβείμ χαίρε ύμνος Αγγέλων
Χαίρε ωδή των Σεραφείμ Χαρά των Αρχαγγέλων
Χαίρε ειρήνη και χαρά λιμήν της σωτηρίας
v  Χαίρε Νύμφη Ανύμφευτε.
Παστάς του Λόγου ιερά άνθος της αφθαρσίας
Χαίρε Παράδεισε τρυφής, ζωής τε αιωνίας,
Χαίρε το ξύλον της ζωής, πηγή αθανασίας,
v  Χαίρε Νύμφη Ανύμφευτε.
Σε ικετεύω Δέσποινα, Σε, νυν, επικαλούμαι,
Σε δυσωπώ Παντάνασσα, Σην χάριν εξαιτούμαι.
Κορή σεμνή και άσπιλε, Δεσποίνα Παναγία
v  Χαίρε Νύμφη Ανύμφευτε.
Θερμώς επικαλούμαι Σε, Ναέ ηγιασμένε,
Αντιλαβού μου, ρύσαι με, από τού πολεμίου,
Και κλήρονομον δείξον με, ζωής της αιωνίου,
v  Χαίρε Νύμφη Ανύμφευτε.

 Virgem Imaculada
Ó Virgem Pura e Rainha, Imaculada Mãe de Deus!
Mãe Virgem e Rainha, Manto Orvalhado cobre-nos!
Ó Altíssima, mais que os céus, ó Luminosa, mais que o sol!
v  Ave, Noiva Imaculada!
Ó deleite dos santos virginais, maior que os celestiais!
Ó luz dos céus mais brilhante, mais pura e radiante!
Ó mais Santa e angelical, ó Santíssimo altar celestial!
v  Ave, Noiva Imaculada!
Maria Sempre Virgem, Senhora da Criação!
Ó Imaculada Esposa Virgem, ó Puríssima Nossa Senhora!
Maria, Esposa e Rainha, fonte da nossa alegria!
v  Ave, Noiva Imaculada!
Venerável Virgem Donzela, Santíssima Mãe e Rainha!
Mais venerável que os Querubins, mais gloriosa que os Serafins!
És mais alta em plena glória, que toda a hoste incorpórea!
v  Ave, Noiva Imaculada!
Ave hino dos arcanjos, Ave música dos anjos!
Ave, canto dos Querubins, Ave canto dos Serafins!
Ave, paz e alegria, alegrai-vos, Ave, porto da salvação!
v  Ave, Noiva Imaculada!
Do Verbo santo, quarto nupcial; Flor, fragrância da Incorrupção!
Ave, deleite do Paraíso, Ave, Vida Imortal!
Ave, Árvore da Vida, e Fonte da Imortalidade!
v  Ave, Noiva Imaculada!
Imploro-te, ó Rainha, eu te suplico!
Peço-te ó Rainha da Criação, imploro tua benção!
Ó Virgem Pura Venerável, ó Santíssima Senhora!
v  Ave, Noiva Imaculada!
Com fervor eu te suplico, ó Templo Sagrado!
Percebe-me, ajuda-me, livra-me do inimigo!
Intercede por mim para que eu tenha a Vida Eterna!
v  Ave, Noiva Imaculada!

Tom da semana: 2º Tom
† MATINAS
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
O bom pastor
(Jo. 10, 1-9)
Disse o Senhor aos judeus que vieram até Ele: "em verdade eu vos digo: quem não entra pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas que lhe pertencem pelo nome e as leva para fora. Depois de fazer sair todas, vai na frente, e elas o seguem porque conhecem a sua voz. Não seguem o estranho, mas fogem dele pois não conhecem a voz do estranho”. 
   Jesus falou de modo figurado, e eles não entenderam o que queria dizer. Por isso Jesus continuou: “Na verdade eu vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem."
† DIVINA LITURGIA
Tropário de São Nectário (1º Tom)
Σηλυβρίας τον γόνον και Αιγίνης τον έφορον, τον εσχάτοις χρόνοις φανέντα, αρετής φίλον γνήσιον, Νεκτάριον τιμήσωμεν πιστοί, ως ένθεον θεράποντα Χριστού, αναβλύζεις γαρ ιάσεις παντοδαπάς, τοίς ευλαβώς κραυγάζουσι, δόξα τώ σέ δοξάσαντι Χριστώ, δόξα τώ σε θαυμαστώσαντι, δόξα τώ ενεργούντι διά σού, πάσιν ιάματα.
Fiéis, honremos Nectário, divino servo de Cristo, filho de Silíbria e protetor de Egina, que vivendo em tempo recente foi inspirado como o verdadeiro amigo da virtude. Dele brota todo o gênero de curas para aqueles que exclamam com fé: “Glória a Cristo que te glorificou! Glória àquele que fez de ti taumaturgo! Glória àquele que por ti concede a cura a todos!”

SEGUNDA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS CORÍNTIOS
Consolações divinas
(2Cor. 1, 8-11)
Irmãos, não queremos que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia. Fomos maltratados muito acima de nossas forças a ponto de termos perdido a esperança de sair com vida. Até já sentíamos, como certa, a sentença de morte, para não confiarmos em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos. Ele é que nos livrou e nos livrará de tamanho perigo de morte. Dele esperamos que continuará a salvar-nos, contanto que coopereis com a oração em nosso favor a fim de que a graça a nós concedida pelas preces de muitos seja também por muitos agradecida por nossa causa.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Cura de um epiléptico
(Lc. 9, 37-43)
Naquele tempo, no dia seguinte, ao descerem do monte, veio ao encontro de Jesus uma grande multidão. Aí um homem começou a gritar do meio da multidão: “Mestre, eu te peço, vem ver meu filho. É o único que tenho! Um espírito se apodera dele e, de repente, ele solta gritos, agita-o, fazendo-o espumar, e só o larga depois de o deixar todo machucado. Pedi a teus discípulos que o expulsassem mas eles não foram capazes”. Jesus respondeu: “Ó gente incrédula e perversa! Até quando deverei ficar convosco e vos suportar? Traze-me aqui teu filho”. Enquanto vinha chegando, o demônio jogou o menino por terra, agitando-o violentamente. Jesus esconjurou o espírito imundo, curou o menino e o entregou ao pai. Todos ficaram pasmados diante da grandeza de Deus.
__________________
Jo. 10, 1-9:
  1. Cap. 10, VV. 1-5. Esta parábola é tirada dos costumes pastoris palestinenses: durante a noite os pastores de vários rebanhos colocavam-nos em uma só mangueira, ficando um deles de guarda. Pela manhã, cada pastor, da porteira, emitia seu grito de chamada ao qual atendiam só suas ovelhas ovelhas. Os que tentavam entrar saltando o muro da mangueira, evidentemente não eram pastores, mas ladrões.
  2. V. 8. [Todos que vieram antes de mim]: Alusão aos falsos messias, como Judas Galileu (6 a.C), Teudas, etc.     
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 13.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 9-nov-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário