25 janeiro 2014

15º Domingo de Lucas (26/01/2014)

15º DOMINGO DE LUCAS
Ss. Xenofontes, esposa Maria e filhos Arcádio e João (Séc. VI)
(MATINASJo. 20, 19-31 | LITURGIA: 1Tm. 4, 9-15 e Lc. 19, 1-10)*
Logo após o batismo de N. S. Jesus Cristo, Ele partiu de Nazaré para embarcar em Sua missão de difundir o Evangelho da salvação a toda a humanidade. De cidade em cidade, Cristo percorreu todas as estradas da Palestina. Houvesse em uma cidade homens tementes a Deus, estes ofereciam comida e pouso a Jesus e a Seus discípulos. Mas em Sua passagem por Jericó houve uma surpresa: Jesus se hospedou na casa de um homem que era julgado pecador, mas cujo arrependimento lhe levou a refletir sobre seus atos, prometendo então doar metade de seus bens aos pobres e restituir o quádruplo àqueles que havia prejudicado. Assim Lucas nos narra o encontro de Jesus com Zaqueu e sua conversão (Lc. 19, 1-10).
Mas quem era Zaqueu? Zaqueu era um líder entre os publicanos de Jericó, que eram os cobradores de tributos. Assim como Zaqueu, que teve a oportunidade de se arrepender e foi salvo, Cristo nos convida para seguirmos seus passos, se realmente queremos ser salvos, eis que o arrependimento é a única escada que nos leva direto para o céu. Uma escada cujo primeiro degrau começa aqui na Terra.
Em verdade, como disse S. Antônio, o Grande, “através do amor de Deus, nosso Criador, há muitas maneiras de conduzir os homens à salvação, convertendo suas almas e levando-os para o céu. Pois as almas são recompensadas ​​pela virtude e punidas pelo pecado” (Sobre o caráter do homem... In: Philokalia, V. I, p. 350). Mas como galgar esse primeiro degrau? De acordo com o Evangelho de hoje, devemos nos tornar como Zaqueu, que, do alto da figueira e independentemente de sua posição social, “tentava ver quem era Jesus”. Como Zaqueu, devemos romper nosso olhar para longe de nosso próprio ego mesquinho e de prazeres mundanos, e assim dar toda nossa atenção à gloriosa face de Cristo, ainda que isso signifique nossa exposição perante as pessoas que nos cercam.
Mas não basta inclinar nossas cabeças perante o Senhor. Para chegarmos ao segundo degrau dessa escada, devemos tomar a decisão de corrigir nosso antigo modo de vida. Como um coletor de impostos, Zaqueu tinha muitas coisas de que se envergonhar, muitas injustiças e delitos cometidos contra seus próximos, em razão de seu dever. No entanto, em um espontâneo momento de clareza e caridade diante de Jesus que o chamou para descer da árvore, Zaqueu declarou: “Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se em alguma coisa prejudiquei alguém, vou restituir quatro vezes mais.
Ora, somente o verdadeiro arrependimento é que traz a salvação. E um ato de caridade, um ato de amor cristão, especialmente de despojamento de riquezas, é um dos melhores exemplos de arrependimento. E é pelo arrependimento que podemos alcançar as riquezas do céu. Como disse Ilias, o Presbítero: “através de atos de caridade, ou seja, pelo caminho da riqueza material, alguns homens adquirem a riqueza espiritual; já outros renunciam completamente a riqueza material ao tomar conhecimento da riqueza espiritual que é inesgotável” (Antologia gnômica, parte 1. In: Philokalia, V. III, p. 37).
Deixemos, portanto, que o exemplo de Zaqueu floresça em nós. Tenhamos determinação para mudar. Que este domingo seja um novo ponto de partida, não só por hoje, mas por todos os dias que virão, para que juntamente com Zaqueu “afastemos todo o mundanismo, a fim de acolhermos o Rei de todos” (cf. Hino Querubínico), Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo.
* S.K.
Boletim n. 54, 26.01.2014:
15º Domingo de Lucas (Download)

AVISOS
Excepcionalmente neste domingo, dia 26/01/2014, não haverá liturgia em nossa Igreja Anunciação da Mãe de Deus, em razão de uma viagem de urgência que nosso pároco, Pe. Emanuel Sofoulis, teve fazer para Montevidéu, para visitar seu irmão, Pe. Constantino Sofoulis, cujo estado de saúde se agravou bastante nesses últimos dias.
Pe. Constantino Sofoulis é sacerdote e reitor paroquial da Igreja São Nicolau em Montevidéu (Uruguai).

PENSAMENTO
 Patriarca Bartolomeu I | Πατριάρχης Βαρθολομαῖος Α' (1940 - )


"A vontade de algumas pessoas de explorar o meio ambiente como a “carne do mundo” caminha junto com a vontade de ignorar o sofrimento carnal de nossos próximos. Por analogia, a vontade de responder às necessidades da criação e de nossos próximos reflete nossa vontade de respeitar os mandamentos de Deus."

Encountering the mistery. Doubleday: New York, 2008, p. 147.

Tom da semana: 6º Tom
(χος πλ. β΄ωθινόν Θ΄)
† MATINAS
9º Eothinon (ωθινόν Θ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Aparições aos Dez e aos Onze Discípulos
(Jo. 20, 19-31)
Ntarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, estando trancadas as portas do lugar onde estavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus chegou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos se alegraram ao ver o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. Após essas palavras, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados serão perdoados. A quem não perdoardes os pecados não serão perdoados”.
   Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos lhe disseram: “Vimos o Senhor”. Mas ele respondeu: “Se eu não vir nas mãos os sinais dos cravos, e não puser o dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não acreditarei”. Oito dias depois, os discípulos estavam outra vez no mesmo lugar, e Tomé com eles. Jesus entrou com as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe aqui o dedo e olha minhas mãos, estende a mão e põe no meu lado, e não sejas incrédulo, mas homem de fé”. Tomé respondeu-lhe: “Meu Senhor e meu Deus”. Jesus lhe disse: “Porque me viste, acreditaste. Felizes os que não viram e creram”.
Jesus ainda fez muitos outros sinais na presença dos discípulos, mas não foram escritos neste livro. Estes porém foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. 
† DIVINA LITURGIA
Tropário dos Ss. Xenofontes, esposa Maria e filhos Arcádio e João  (4º Tom)
Ὅσιος Ξενοφών μετά της συμβίου του Μαρίας και των τέκνων
Ὁ Θεός τῶν Πατέρων ἡμῶν ὁ ποιών ἀεί μεθ᾽ ῆμῶν κατά τήν σήν ἐπιείκειαν, μή ἀποστήσῃς τό ἔλεός σου ἀφ᾽ ἡμῶν· ἀλλά ταῖς αὐτῶν ἱκεσίαις, ἐν εἰρήνῃ κυβέρνησον τήν ζωήν ἡμῶν.
Ó Deus de nossos, Que nos acolheis sempre com clemência, não afasteis de nós a Vossa misericórdia; mas, pelas suas súplicas, guiai a nossa vida em Paz.

Condákion da Apresentação do Senhor (1º Tom)
Ὁ μήτραν παρθενικὴν ἁγιάσας τῶ τόκω σου, καὶ χείρας τοῦ Συμεὼν εὐλογήσας ὡς ἔπρεπε, προφθάσας καὶ νὺν ἔσωσας ἡμᾶς Χριστὲ ὁ Θεός. Ἀλλ' εἰρήνευσον ἐν πολέμοις τὸ πολίτευμα, καὶ κραταίωσον Βασιλεῖς οὓς ἠγάπησας, ὁ μόνος φιλάνθρωπος.
Por teu nascimento, ó Cristo Deus, o seio virginal santificaste, e as mãos do justo Simeão, como convinha, abençoaste, e a nós, agora, vieste e salvaste. Concede a paz ao teu povo e fortalece os governantes fiéis, tu que és o Único Misericordioso.

PRIMEIRA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO
O bom ministro de Cristo
(1Tm. 4, 9-15)
Xenofontes, esposa Maria
 e filhos Arcádio e João
Timóteo, meu filho, eis uma doutrina verdadeira e digna de acolhida: penamos e combatemos porque esperamos em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis. É isto que hás de ensinar e pregar. 
   Ninguém te desconsidere a juventude. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino. Não descuides a graça que tens. Foi dada no meio de intervenção profética, quando o colégio dos presbíteros te impôs as mãos. Põe nisto toda a diligência e empenho de modo que se torne manifesto para todos teu aproveitamento.


EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Conversão de Zaqueu
(Lc. 19, 1-10)
Naquele tempo, Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos cobradores do imposto. Procurava ver Jesus, mas não conseguia por causa da multidão, pois era muito baixo. Correndo na frente, subiu numa figueira brava para vê-lo, pois tinha de passar por ali. Ao chegar ao lugar, Jesus olhou para cima e disse-lhe: “Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa”. Ele desceu a toda pressa e O recebeu com alegria. Ao ver isso, todos começaram a resmungar: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador”. Zaqueu entretanto, de pé, disse ao Senhor: “Senhor, vou dar a metade dos meus bens aos pobres e, se em alguma coisa prejudiquei alguém, vou restituir quatro vezes mais”. Disse-lhe Jesus: “Hoje a salvação entrou nesta casa porque também este é um filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. 
__________________
Jo. 20, 19-31:
  1. Cap. 20, V. 21Com as mesmas palavras com que se dirigia ao Pai (17, 18) em forma de oração, agora se dirige aos apóstolos para lhes comunicar a missão de santificar a humanidade.
  2. VV. 22-23: Dá-lhes Jesus o poder de administrar o sacramento da Penitência (cf. Mt. 16, 19 e 18, 18).
  3. V. 29: Bem aventurados os que... [Felizes os que...]: com a vista no futuro, salienta N. Senhor o valor da fé naqueles que aceitam a palavra das testemunhas por Ele autorizadas.
1Tim, 4, 9-15:
  1. Cap. 4, V. 12: "tua mocidade [juventude]": teria então Timóteo cerca de 35 anos.
  2. V. 13: "licão [leitura]":, i.e., leitura pública da Sagrada Escritura. 
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 98 e 190. 

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 26-jan-2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário