10 janeiro 2014

Domingo após a Teofania (12/01/2014)

DOMINGO APÓS A TEOFANIA
Santa Tatiana de Roma, mártir (Séc. III) 
(MATINASJo. 20, 1-10 | LITURGIA: Ef. 4, 7-13 e Mt. 4, 12-17)*
“Convertei-vos, pois o reino dos céus está próximo” (Mt. 4, 17). Assim Cristo iniciou Sua pregação na região de Cafarnaum, logo após a prisão de João Batista, o “Precursor”.
João é assim chamado porque previra o poder do Espírito Santo no ministério de Cristo. João era apenas o mensageiro que preparava o caminho do Senhor, batizando todos os que viessem a ele com arrependimento, para que assim pudessem estar em condições de receber o Espírito Santo.
E o que Cristo pregou? O arrependimento! O arrependimento como um ponto de partida para uma nova vida: “a vida em Cristo.” O Precursor preparara este caminho, chamando as pessoas a se arrependerem e serem salvas, pois Aquele que havia de vir depois dele batizaria os homens “no Espírito Santo e no fogo” (cf. Mt. 3, 11).
João Batista, o Precursor
Cristo nos prega o arrependimento com o poder do Espírito Santo, ensinando, curando e orientando-nos por meio de Suas parábolas, para alcançar nossos corações e mentes. Cristo nos busca entre as trevas para libertar-nos do reino do pecado e da morte e revelar-nos o Reino da Luz.
Mas, conforme nos disse nosso Patriarca Bartolomeu I, devemos nos lembrar que “... a Igreja Ortodoxa reconhece que o Deus a Quem adoramos jamais pode ser imposto a alguém. O Livro da Revelação diz: ‘Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearemos juntos’ (Rev. [Ap.] 3, 20).
O princípio da revelação não dá margem para interpretações ou justificativas de qualquer imposição forçada da fé e adoração ortodoxa. Essa fé jamais pode ser propagada aos moldes do proselitismo. Caso contrário, tanto a porta do coração humano quanto do santuário de Deus seriam violadas. A disseminação do Evangelho nunca deve assumir a forma de uma compensação (econômica) ou de uma retribuição (militar). O único meio viável de propagação do Evangelho, pelo menos na visão do Cristianismo Ortodoxo, é o engrandecimento da própria alma, a fim de tornar-se suficientemente grande para abraçar todas as pessoas. Dessa forma, a paz social é mantida e a tolerância religiosa é preservada” (Bartolomeu I. Encountering the mistery. Doubleday: New York, 2008, p. 142).
Sejamos, pois, caridosos para com nossos próximos; exalemos o amor de Cristo; vivamos como verdadeiros cristãos para a garantia da eterna a edificação do corpo de Cristo, que é Sua Santa Igreja.
* S.K.
Boletim n. 52, 12.01.2014:
Domingo após a Teofania (Download)

PENSAMENTO
 São João Crisóstomo | Άγιος Ιωάννης ο Χρυσόστομος (347 - 407)
"A melhor coisa, então, é evitar o pecado na primeira oportunidade. Logo em seguida, é preciso sentir e reconhecer que pecamos para, então, mudarmos a nós mesmos completamente. Pois se não fizermos assim, se não tivermos consciência dos pecados, como poderemos rezar a Deus e pedi-Lo perdão? Pois se nós, que cometemos uma ofensa, não queremos reconhecer este fato, não queremos reconhecer que pecamos, por que tipo de falta suplicaremos a Deus por perdão? Suplicaremos por algo que não sabemos? E como saberemos da grandeza da graça? Portanto, confessemo-nos em particular, para que possamos compreender porque recebemos o perdão, e, assim, tornarmo-nos gratos a nosso Salvador."

In: Homilia XIV sobre o Evangelho de S. Mateus.
Tom da semana: 4º Tom
(Ἦχος δ΄ – Ἑωθινόν Ζ΄)
† MATINAS
7º Eothinon (ωθινόν Ζ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
A ressurreição de Jesus Cristo
(Jo. 20, 1-10)
Naquele tempo, no primeiro dia da semana, Maria Madalena veio ao sepulcro bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido removida do sepulcro. Então foi correndo até onde estava Simão Pedro e o outro discípulo a quem Jesus amava e disse-lhes: “Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram”.
Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao sepulcro. Corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro. Inclinando-se, viu as faixas de linho no seu lugar, mas não entrou. Depois chegou Simão Pedro, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho no seu lugar e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus. O sudário não estava com as faixas de linho, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo que chegou primeiro entrou também, viu e creu.
De fato, eles ainda não se haviam dado conta da Escritura, segundo a qual era preciso que Jesus ressuscitasse dos mortos. A seguir, os discípulos voltaram para casa.
 DIVINA LITURGIA
Tropário da Santa Teofania (1º Tom)
Ἐν Ἰορδάνῃ βαπτιζομένου σου Κύριε, ἡ τῆς Τριάδος ἐφανερώθη προσκύνησις, τοῦ γὰρ Γεννήτορος ἡ φωνὴ προσεμαρτύρει σοί, ἀγαπητὸν σὲ Υἱὸν ὀνομάζουσα, καὶ τὸ Πνεῦμα ἐν εἴδει περιστεράς, ἐβεβαίου τοῦ λόγου τὸ ἀσφαλές. Ὁ ἐπιφανεῖς Χριστὲ ὁ Θεός, καὶ τὸν κόσμον φωτίσας δόξα σοί.
Senhor, em Teu Batismo no Jordão foi revelada a adoração devida à Trindade, pois a voz de Deus Pai deu testemunho de Ti, chamando-Te Filho Bem-amado e o Espírito, sob a forma de pomba, confirmou este testemunho inabalável. Ó Cristo nosso Deus, que apareceste entre os homens e iluminaste o mundo, Senhor, glória a Ti!
Η αμνάς σου Ιησού, κράζει μεγάλη τή φωνή Σέ νυμφίε μου ποθώ, καί σέ ζητούσα αθλώ, καί συσταυρούμαι, καί συνθάπτομαι τώ βαπτισμώ σου, καί πάσχω διά σέ, ως βασιλεύσω συν σοί, καί θνήσκω υπέρ σού, ίνα καί ζήσω εν σοί αλλ' ως θυσίαν άμωμον, προσδέχου τήν μετά πόθου τυθείσάν σοι, Αυτής πρεσβείαις, ως ελεήμων σώσον τάς ψυχάς ημών.
A ovelha, clama por Ti, ó Jesus, em voz alta: "Eu te amo, meu Esposo, e para Te encontrar suportarei o sofrimento. No batismo fui crucificada para que reinasse Contigo, e morri para que possa viver em Ti. Aceita-me como um sacrifício puro, pois, em amor me ofereci”. Por suas intercessões, sê misericordioso e salve as nossas almas.
Tropário de S. João Batista, profeta e Precursor, 07/01 (2º Tom)
Σύναξη του Αγίου Ιωάννη Προδρόμου και Βαπτιστού
Μνήμη δικαίου μετ᾽ ἐγκωμίων· σοί δέ ἀρκέσει ἡ μαρτυρία τοῦ Κυρίου Πρόδρομε· ἀνεδείχθης γάρ ὄντως καί Προφητῶν σεβασμιώτερος, ὅτι καί ἐν ῥείθροις βαπτίσαι κατηξιώθης τόν κηρυττόμενον· ὅθεν τῆς ἀληθείας ὑπεραθλήσας, χαίρων εὐηγγελίσω καί τοῖς ἐν ᾅδῃ, Θεόν φανερωθέντα ἐν σαρκί, τόν αἴροντα τήν ἁμαρτίαν τοῦ κόσμου, καί παρέχοντα ἡμῖν τό μέγα ἔλεος.
A memória do justo deve ser celebrada com hinos de louvor, mas a ti, ó Precursor, basta-te o testemunho do Senhor. Em verdade, tu foste o maior dos Profetas, pois foste julgado digno de batizares nas águas Aquele que eles tinham apenas anunciado. Também combateste com valentia pela verdade, feliz em anunciares, mesmo aos cativos do Inferno, a aparição de Deus feito Homem, Aquele que tira o pecado do mundo e tem piedade de nós.

EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS
Diversidade dos dons divinos
(Ef. 4, 7-13)
Irmãos, a cada um de nós foi dada a graça segundo o dom de Cristo. Por isso é que se diz: Subindo às alturas levou cativo o cativeiro, deu dons aos homens. O que significa este “subindo” senão que antes desceu a esta terra? Aquele que desceu é também quem subiu acima de todos os céus, para preencher todas as coisas. É ele que a uns fez apóstolos, a outros profetas, a estes evangelistas, àqueles pastores e doutores, para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, na edificação do corpo de Cristo, até que todos nós cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homens feitos, de acordo com a idade madura da plenitude de Cristo.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Jesus em Cafarnaum
(Mt. 4, 12-17)
Naquele tempo, ouvindo que João fora preso, Jesus retirou-se para a Galileia. Deixando Nazaré, veio morar em Cafarnaum à beira-mar, nos limites de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: "Terra de Zabulon e terra de Neftali, caminho do mar, região da Transjordânia, Galileia dos pagãos! O povo que estava nas trevas viu uma grande luz e para os que moravam na região escura da morte, levantou-se uma luz." Desde então Jesus começou a pregar e a dizer: “Convertei-vos, pois o reino dos céus está próximo”.
__________________
Jo. 20, 1-10:
  1. Cap. 20, V. 1: "No primeiro dia", i.e., depois do sábado, ou o nosso domingo: Dia do Senhor (Dominus, Κύριος), consagrado em memória de sua ressurreição.
  2. V. 8: "Viu e creu": este outro discípulo era S. João que aqui nos deixou a recordação daquele momento inesquecível em que se lhe abriram os olhos da mente diante da realidade tangível da ressurreição. Só então é que percebeu o alcance das palavras proféticas de Jesus (v.g. 2, 22; 16, 16) e das escrituras (Sl. 2, 7; 15, 10; etc.).   
Ef. 4, 7-13:
  1. Cap. 4, V. 7: "A graça", i.e., carismas ou graças particulares para utilidade da Igreja.
  2. V. 8Ao citar o Sl. 67 [68]: 19, aplica-o à Ascensão (subindo...) e ao Pentecostes (deu dons...).
  3. V. 9: "lugares mais baixos da terra" ou ["a esta terra"]: em oposição ao céu e podem ser a própria terra ou uma região subterrânea, como o limbo ou o inferno, mas aqui certamente significa a própria terra.
  4. V. 10"para [pre]encher": ao percorrer todo o universo, Cristo toma posse dele como Senhor, sujeitando a si todos os seres, inclusive os anjos e os demônios.
  5. V. 12"edificar o [edificação do] corpo"... místico, do qual Cristo é a cabeça e a fonte da vida sobrenatural. 
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 97 e 172. 
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 12-jan-2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário