30 janeiro 2014

Nota de falecimento (29/01/2014)

NOTA DE FALECIMENTO
Às 23h00 da noite de ontem, quarta-feira, 29.01.2014, faleceu em Montevidéu (Uruguai) o rev. Pe. Constantino SOFOULIS, que servia ao Patriarcado Ecumênico na Igreja São Nicolau naquela cidade. Constantino foi vítima de "Acidente Vascular do Tronco Encefálico".
Pe. Constantino, que é irmão do nosso pároco, o Ecônomo Pe. Emanuel Sofoulis, foi ordenado diácono em 05-dez-2009 e elevado a Ordem do Presbiterado no dia seguinte pelas mãos de nosso Metropolita Dom Tarasios (1)
No próximo dia 02-fev-2014, Pe. Constantino completaria 69 anos.
† Sua memória seja eterna!
Igreja São Nicolau, em Montevidéu
† Leituras para o Ofício Fúnebre do Clero 
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS ROMANOS
Adão e Jesus Cristo
(Rm. 5, 12-21)
Μνημόσυνο
Ofício Memorial para o Pe. Constantino
(Brasília, 09.02.2014)
Irmãos, assim como o pecado entrou no mundo por um só homem e, pelo pecado, a morte, assim também a morte transmitiu-se a todos os homens naquele em quem todos pecaram. De fato, até à Lei havia pecado no mundo, mas sem Lei o pecado não é imputado. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, também sobre os que pecaram em virtude de sua solidariedade com a transgressão de Adão, que é tipo do futuro. Mas a transgressão não se compara com o dom. Se pela transgressão de um só morrem todos, muito mais copiosamente se derramou a graça de Deus e o dom gratuito que consiste na graça de um só homem, Jesus Cristo. Nem se compara a obra de um só pecador com o dom. Pois pelo pecado de um só chegou o juízo para a condenação, mas o dom trouxe a justificação de muitas transgressões. 
   Se, pois, pela transgressão de um só, reinou a morte por obra de um só, muito mais reinarão na vida aqueles que recebem a abundância da graça e o dom da justiça por obra de um só, Jesus Cristo. Portanto, assim como pela transgressão de um só a condenação se estendeu a todos, assim também pela justiça de um só recebem todos a justificação da vida. Assim como pela desobediência de um todos se fizeram pecadores, assim também pela obediência de um todos se tornarão justos. A Lei interveio para que proliferasse o pecado. Mas, onde o pecado proliferou, mais abundante tornou-se a graça. Assim como o pecado reinou pela morte, assim também a graça reina pela justiça para a vida eterna por Jesus Cristo Nosso Senhor.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Jesus, o pão da vida
(Jo. 6, 35-39)
Disse o Senhor aos judeus que acreditaram Nele: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim já não terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. Mas eu já vos disse: vós me vedes e não credes. Tudo o que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim não o jogarei fora. Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade de Quem me enviou. E esta é a vontade de Quem me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que me deu, mas que o ressuscite no último dia."
__________________
Rm. 5, 12-21: 
  1. Cap. 5, V. 12. "por um só homem"i.e, Adão por seu pecado introduziu a morte eterna no mundo e da qual a morte física é apenas uma consequência. 
  2. VV. 12-21. Estes é um dos trechos obscuros de S. Paulo por causa das mudanças de sua atitude no decurso da argumentação. Vai provar que Jesus é o princípio de justiça e de vida. Para isto o compara com Adão, princípio de pecado e de morte. Mas achando a comparação deprimente para Jesus, passa a acentuar os contrates (vv. 15ss), volta ao paralelismo (v. 18s) e conclui (vv. 20-21) aproveitando os elementos do paralelismo e os do contraste. 
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 134.

Nenhum comentário:

Postar um comentário