02 janeiro 2014

Domingo antes da Teofania (05/01/2014)

DOMINGO ANTES DA TEOFANIA
Vésperas da Teofania
Santos Mártires Teopento e Teonas (Séc. III) 
(MATINASLc. 24: 36-53 | LITURGIA: 2Tim. 4, 5-8 e Mc. 1, 1-8)* 
Vida de S. João, o Precursor
Antes de aparecimento do Senhor ao povo, antes que Ele começasse as obras do plano da salvação estabelecida por Deus (Economia Divina), São João, o Precursor, foi enviado para preparar as pessoas para recebê-Lo.
   Essa preparação consistiu em uma chamada ao arrependimento. Desde então, o arrependimento tornou-se o caminho para o Senhor e Salvador, o limite para a fé no Senhor. O próprio Salvador começou sua pregação com as palavras: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc. 1, 15).

O arrependimento e a fé levam aqueles que procuram a salvação a caminhar entre esses dois estados. O arrependimento faz-nos pesar em razão de nossos pecados, alertando-nos para o julgamento imparcial da justiça de Deus. Mas ao nosso lado vem a fé que nos mostra o Salvador Que tira os pecados do mundo.
Aquele que se arrepende de seus pecados se une ao Salvador, e tirando o peso de seus pecados pela Santa Confissão, alegremente caminha ao lado do Senhor, observando Seus mandamentos. A fé desta forma nasce do arrependimento e da funda-se ele.
Aquele que se arrepende mantém-se firme na fé de acordo com seu sentimento de libertação. A fé está viva através do arrependimento. Sem o arrependimento, a fé seria como uma “muda de uma planta” que se tornou seca e não tem mais vida.
Teófano, o Recluso (1815-1894) 
Fonte: Pravoslavie.ru (tradução livre)

Boletim n. 51, 05.01.2014:
Domingo antes da Teofania (Download)

PENSAMENTO
 São Máximo, o Confessor | Άγιος Μάξιμος ο Ομολογητής (c. 580 – 662)
"Alguns são nascidos da água e do Espírito (cf. Jo. 3:5), outros recebem o batismo no Espírito Santo e no fogo (cf. Mt. 3:11). Tomemos essas quatro coisas: água, espírito, fogo e Espírito Santo para significar um mesmo Espírito de Deus. Para alguns, o Espírito Santo é a “água”, porque Ele limpa as máculas externas de seus corpos. Para outros, Ele é simplesmente o “espírito”, porque Ele os torna ativos na prática da virtude. Para outros, Ele é o “fogo”, porque Ele limpa a corrupção interior que se encontra no fundo de suas almas. Para outros, de acordo com o profeta Daniel, Ele é o “Espírito Santo”, porque Ele lhes confere sabedoria e conhecimento espiritual (cf. Dn. 1:17; 5:11-12). Eis que o mesmo e idêntico Espírito tem diferentes nomes em razão das diferentes maneiras que Ele age sobre cada pessoa."
Sobre a Teologia e a Incarnação do Filho de Deus.
In: Philokalia. V. II, p. 152.
Tom da semana: 3º Tom
(Ἦχος γ΄ – Ἑωθινόν ΣΤ΄)
† MATINAS
6º Eothinon (ωθινόν ΣΤ΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Aparição aos Onze | Ascensão do Senhor
(Lc. 24: 36-53)
Naquele tempo, enquanto falavam, Jesus apresentou-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Assustados e cheios de medo, julgavam estar vendo um espírito. Mas Ele lhes disse: “Por que estais perturbados e por que estas dúvidas em vossos corações? Vede minhas mãos e pés; sou eu mesmo! Tocai-me e vede: um espírito não tem carne nem ossos como eu tenho”. Dizendo isso, mostrou-lhes as mãos e os pés. Como ainda assim, dominados pela alegria, não acreditassem e permanecessem surpresos, perguntou-lhes: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” Então lhe ofereceram um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e comeu diante deles.
Depois lhes disse: “Isto é o que vos dizia enquanto ainda estava convosco: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos a meu respeito”. Então Jesus abriu-lhes a inteligência para compreenderem as Escrituras, e lhes disse: “Assim estava escrito que o Cristo haveria de sofrer e ao terceiro dia ressuscitar dos mortos e, começando por Jerusalém, em seu nome seria pregada a todas as nações a conversão para o perdão dos pecados. Vós sois testemunhas disso. Eu vos mandarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até que sejais revestidos da força do alto”.
Levou-os em seguida até perto de Betânia. Ali, levantou as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi levado ao céu. E eles, depois de se prostrarem diante Dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria. Permaneciam no Templo, louvando a Deus.
 DIVINA LITURGIA
Tropário da Vigília Maior da Teofania (2º Tom)
Προεόρτιον, Ἦχος β´. Κατεπλάγη Ἰωσήφ.
Ἑτοιμάζου Ζαβουλών, καὶ εὐτρεπίζου Νεφθαλείμ· Ἰορδάνη ποταμέ στῆθι ὑπόδεξαι σκιρτῶν, τοῦ βαπτισθῆναι ἐρχόμενον τὸν Δεσπότην. Ἀγάλλου ὁ Ἀδάμ, σὺν τῇ Προμήτορι, μή κρύπτετε ἑαυτούς, ὡς ἐν Παραδείσῳ τό πρίν· καὶ γὰρ γυμνοὺς ἰδὼν ὑμᾶς ἐπέφανεν, ἵνα ἐνδύσῃ τὴν πρώτην στολήν. Χριστός ἐφάνη, τὴν πᾶσαν κτίσιν, θέλων ἀνακαινίσαι.
Prepara-te Zabulon; apressa-te Naftali. Detém-te rio Jordão e rejubila-te ao receberes o Senhor que vem fazer-Se batizar. Adão estremece de alegria com Eva, a primeira mãe. Não vos escondeis, como antigamente no Paraíso porque, ao ver-vos despidos, Ele manifestou-Se para vos revestir do hábito original. Cristo apareceu, querendo renovar a criatura inteira.
Tropário da Vigília da Teofania (4º Tom)
Ἀπεστρέφετο ποτέ, ὁ Ἰορδάνης ποταμός, τῇ μηλωτῇ Ἐλισσαιέ, ἀναληφθέντος Ἠλιοὺ, καί διῃρεῖτο τά ὕδατα ἔνθεν καί ἔνθεν· καί γέγονεν αὐτῷ, ξηρά ὁδός ἡ ὑγρὰ, εἰς τύπον ἀληθῶς τοῦ Βαπτίσματος, δι᾽ οὗ ἡμεῖς τήν ῥέουσαν, τοῦ βίου διαπερῶμεν διάβασιν, Χριστός ἐφάνη, ἐν Ἰορδάνῃ, ἁγιάσαι τά ὕδατα.
Outrora o Jordão recuou ao contacto com o manto de Eliseu, depois da ascensão de Elias, e as suas águas separaram-se em duas partes. A água tornou-se estrada firme, verdadeira figura do Batismo, pelo qual nós fazemos a travessia desta vida flutuante. Cristo veio ao Jordão para santificar as águas.

Οι Μάρτυρές σου, Κύριε, εν τή αθλήσει αυτών, στεφάνους εκομίσαντο τής αφθαρσίας, εκ σού τού Θεού ημών, σχόντες γάρ τήν ισχύν σου, τούς τυράννους καθείλον, έθραυσαν καί δαιμόνων, τά ανίσχυρα θράση. Αυτών ταίς ικεσίαις, Χριστέ ο Θεός, σώσον 
τάς ψυχάς ημών.
Os Teus Mártires, ó Senhor, pelo seu combate, receberam de Ti, nosso Deus imortal, a coroa incorruptível. Com a Tua força eles venceram os tiranos e destruíram a própria ousadia impotente dos demônios. Pelas suas súplicas, salva as nossas almas, ó Cristo nosso Deus!
SEGUNDA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO A TIMÓTEO
Exortação final
(2Tim. 4, 5-8)
Timóteo, meu filho, tu, porém, sê prudente em tudo, suporta os trabalhos, pratica obra de pregador do Evangelho, cumpre teu ministério. Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado, sendo já iminente o tempo de minha partida. Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé. Já me está preparada a coroa da justiça que naquele dia me entregará o Senhor, justo juiz. E não só a mim mas a todos os que amam sua vinda.

EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
Missão do Batista [Precursor]
(Mc. 1, 1-8)
Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Como está escrito no profeta Isaías: "Eis que eu envio o meu mensageiro à tua frente ; ele preparará o teu caminho. Voz de quem clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas estradas." Assim apareceu João no deserto, batizando e pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. Vinham procurá-lo toda a região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém. Confessavam os seus pecados e por ele eram batizados no rio Jordão. João usava roupas feitas de pêlos de camelo, um cinto de couro na cintura e comia gafanhotos e mel silvestre. E pregava dizendo: “Depois de mim, vem um mais forte do que eu. Diante dele nem sou digno de abaixar-me e desatar a correia das suas sandálias. Eu vos batizei em água , ele vos batizará no Espírito Santo”.
__________________
Lc. 24, 36-53:
  1. Cap. 24, VV. 39-43: Além das predições, oferece Jesus três provas sensíveis aos incrédulos discípulos: aparição prolongada e em pleno dia; apalpamento; e a ação de comer. 
2Tim. 4, 5-8:
  1. Cap. 4, V. 6: Palavras de quem prevê a morte bem próxima, não em razão da idade ou falta de saúde, pois ainda tem grandes projetos, mas em razão do mal andamento do processo. "Estou a ponto de....": o generoso voto de Fl. 2, 17 vai-se tornar realidade.
  2. Cap. 4, VV. 7-8: Contrariamente ao que acontecia nas lutas dos estádios, o derramamento de seu sangue não era sinal de derrota: "a coroa" já está pronta para ser entregue pelo "justo Juiz".   
Mc. 1, 1-8:
  1. Cap. 1, V. 1: "Princípio do Evangelho" ["Início"]: não é simples título como parece, mas é a afirmação de que a Boa Nova começou a ser anunciada com o ministério do Batista.
  2. V. 2: Mal. 3, 1.
  3. V. 3: Is. 40, 3.
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 30, 76 e 194.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 05-jan-2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário