02 janeiro 2014

Teofania (06/01/2014)

Segunda-feira, 6 de janeiro
SANTA TEOFANIA DE  CRISTO
Ἀγία Θεοφάνεια τοῦ Κυρίου
(MATINAS: Mc. 1, 9-11 LITURGIA: Tit. 2, 11-14; 3, 4-7; e Mt. 3, 13-17)*
O Batismo do Senhor é chamado de Teofania [Deus Revelado], porque nele o único Deus verdadeiro, adorado na Trindade, revelou-se de forma tão clara: Deus Pai, através da voz do céu; Deus Filho encarnado, através do Seu batismo; e Deus Espírito Santo, pela descida sobre o Batizado.
Aqui, o mistério da relação entre as pessoas da Santíssima Trindade também é revelado. Deus Espírito Santo procede do Pai e repousa no Filho, mas não procede do Filho. Aqui também se revela o fato de que a Economia Divina encarnada de nossa salvação é realizada por Deus, o Filho encarnado, Que coexiste com o Espírito Santo e com o Deus Pai.

E nos é revelado que a salvação da humanidade não pode ser alcançada senão em Nosso Senhor Jesus Cristo, pela graça do Espírito Santo, de acordo com a Boa Vontade do Pai.
Todos os mistérios cristãos brilham aqui com a Divina Luz e iluminam os espíritos e corações de todos aqueles que, com fé, comemoram esta grande festa.
Vamos, apressemo-nos mentalmente para o Alto e mergulhemos na contemplação dos mistérios de nossa salvação, cantando: “Senhor, em Teu Batismo no Jordão foi revelada a adoração devida à Trindade” (tropário da Teofania, 1º Tom), a salvação que na Trindade nos confirma, e na Trindade nos salva.
Teófano, o Recluso (1815-1894) 
Fonte: Pravoslavie.ru (tradução livre)


Boletim n. 51, 05.01.2014:
Domingo antes da Teofania (Download)

Liturgia Patriarcal: Teofania 2012. 
Tom da semana: 3º Tom
† MATINAS
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
Batismo de Jesus
(Mc. 1, 9-11)
Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. E logo que Jesus saiu da água, viu os céus abertos e o Espírito descendo sobre Ele como uma pomba. E do céu uma voz dizia: “Tu és o meu Filho amado, de Ti Eu me agrado”. 
† DIVINA LITURGIA
Tropário da Santa Teofania (1º Tom)
Ἐν Ἰορδάνῃ βαπτιζομένου σου Κύριε, ἡ τῆς Τριάδος ἐφανερώθη προσκύνησις, τοῦ γὰρ Γεννήτορος ἡ φωνὴ προσεμαρτύρει σοί, ἀγαπητὸν σὲ Υἱὸν ὀνομάζουσα, καὶ τὸ Πνεῦμα ἐν εἴδει περιστεράς, ἐβεβαίου τοῦ λόγου τὸ ἀσφαλές. Ὁ ἐπιφανεῖς Χριστὲ ὁ Θεός, καὶ τὸν κόσμον φωτίσας δόξα σοί.
Senhor, em Teu Batismo no Jordão foi revelada a adoração devida à Trindade, pois a voz de Deus Pai deu testemunho de Ti, chamando-Te Filho Bem-amado e o Espírito, sob a forma de pomba, confirmou este testemunho inabalável. Ó Cristo nosso Deus, que apareceste entre os homens e iluminaste o mundo, Senhor, glória a Ti!

EPÍSTOLA DE SÃO PAULO A TITO
A graça de Cristo: fundamento dos deveres dos cristãos
(Tit. 2, 11-14; 3, 4-7)
Tito, meu filho, manifestou-se com efeito a graça de Deus, fonte de salvação para todos os homens. Veio para nos ensinar a renúncia à impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos sóbria, justa e piedosamente neste século, aguardando nossa esperança feliz e a vinda gloriosa do grande Deus e do Salvador nosso, Jesus Cristo. Ele, que se entregou por nós a fim de nos resgatar de toda iniquidade e adquirir para si um povo exclusivamente seu e zeloso na prática do bem.
   Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e seu amor para com os homens. E não por causa das obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o batismo de regeneração e renovação do Espírito Santo, que abundantemente derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que a justificação de sua graça nos torne, segundo a esperança, herdeiros da vida eterna.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Batismo de Jesus
(Mt. 3, 13-17)
Naquele tempo, Jesus veio da Galileia ao rio Jordão até João, para ser batizado por ele. João, porém, se opunha, dizendo: “Eu é que devo ser batizado por Ti e Tu vens a mim?” Jesus respondeu: “Deixa agora, pois convém que assim cumpramos toda a justiça”. Então João concordou. Depois de batizado, Jesus saiu logo da água. Nisso, os céus se abriram, e Ele viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, de Quem Eu me agrado”.

__________________
Tit. 2, 11-14; 3, 4-7:
  1. Cap. 2, VV. 11-15. Estes versículos são os fundamentos dogmáticos dos deveres dos fiéis.
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp.  196.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 06-jan-2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário