07 fevereiro 2015

A Santa Teofania : O Batismo de Nosso Senhor e Deus Jesus Cristo



No dia da festa da Teofania - Batismo do Senhor - faz sentido lembrarmos de outro batismo: o batismo que foi realizado sobre cada um de nós, cristãos ortodoxos, o batismo no qual cada um de nós, pelo boca dos nossos padrinhos, fizemos uma promessa a Deus, de sempre renunciar Satanás e suas obras e sempre nos unirmos, juntar-nos com Cristo. 

Isso, repito, é especialmente adequado para o dia de hoje. O rito solene da Santificação das águas será celebrado também neste dia. 

O centro, a sua parte principal, pode-se dizer, é a majestosa oração em que o Senhor é glorificado e a graça do Espírito Santo é chamada para descer sobre a água que está sendo santificada. 

Quem quer que tenha participado ao menos de uma celebração do mistério do Batismo e se manteve atento, sabe que a oração da santificação da água em que um homem será batizado começa com as mesmas palavras, e na primeira parte desta oração é completamente a mesma, tanto na Santificação das águas quanto no mistério do Batismo. 

E só depois, no final, temos a oração, com o mistério do Batismo,a transformação aplicável a este mistério, quando uma nova alma humana será batizada. 

E assim, não nos faria mal nenhum lembrar aqueles votos dados no batismo em nome de cada um de nós. 

Quando um homem é batizado como um adulto, como ainda agora algumas vezes acontece, e aconteceu especialmente na Antiguidade, muitas vezes, ele mesmo faz os votos em seu próprio nome, mas se ele é batizado na infância, seu padrinho ou madrinha - seus patrocinadores, como a Igreja os chama - pronunciaram estes votos para ele. 

E assim, esses votos, em que um cristão prometeu a Deus renunciar a Satanás e todas as suas obras e juntar-se, unir-se com Cristo, estes votos não são apenas esquecidos pelas pessoas, mas muitos, em geral, não sabem nada sobre eles ou sobre os fato de que esses votos foram pronunciados por eles e que deveriam pensar um pouco sobre como devem cumprir essas promessas. 

E se no último dia da história da raça humana sobre a terra, no dia do Juízo verifica-se que um homem (ou de seus patrocinadores) fizeram votos, e ele não sabe mesmo o que os votos eram e o que foi prometido? O que vai acontecer com esse homem? 

Pense, irmãos, sobre o que significa renunciar a Satanás e todas as suas obras e unir-se a Cristo. 

Os tempos agora são tais que o inimigo do homem, tomou posse da humanidade e, como se dizia nos tempos antigos, as forças de quase todas as pessoas dançam à sua música. 

É desta grande luta e adversidade a qual a nossa vida atual é composta, onde não há Deus, no qual os inimigos de Deus dominam e impõem suas regras. 

Se nós fizemos uma promessa de renunciar a Satanás e todas as suas obras, então, para cumprir tal promessa, devemos nos esforçar para não sufocar a nossa alma com essa agitação, mas sim rejeitá-la e buscarmos lembrar, de como a Igreja ensina, só uma coisa é necessária para nós lembremos sempre :temos de unir-nos com Cristo, isto é, não só cumprir os Seus mandamentos, mas também nos esforçarmos para nos unir a Ele. 

Pense, então, sobre isto, ó alma cristã, no dia desta grande e radiante festa, pense e reze para que o Senhor te envie uma fé firme e a determinação para cumprir essas promessas, para não ser engolido pela agitação do mundo e nisso acabar por perder o vínculo com o Senhor, vínculo este estabelecido com os votos quem fizeste de juntar-se a Ele para sempre. 

A Festa de hoje é chamada a festa do Batismo do Senhor ou a festa de Theofania, mas aqueles que conhecem bem o Typicon, sabem também que algumas vezes esta festa é descrita como a Santas Theofanias, no plural. 

E qual a razão para isso? Aqui está o porquê: É claro, que os cantores relatavam sobre ter a Palavra de Deus hoje se feito carne para a raça humana como o centro das comemorações do dia desta festa . O Filho de Deus encarnado, cujo nascimento, quando se deu, só muito poucos sabiam, apareceu para a raça humana neste momento, pois o Batismo é, por assim dizer, a inauguração solene do Seu ministério, que Ele realiza até a sua morte e ressurreição. 

Mas, ao mesmo tempo, o fato de ser justamente nesta festa que a Santissima Trindade foi manifestada, como é cantado em seu tropario,caracteriza a festa de hoje. 

Todas as três Pessoas da Santíssima Trindade, aparecem, pela primeira vez em suas distinções, e é também por isso que esta festa, repito, é chamada a festa das Santas Theofanias. 

Os homens ouviram a voz de Deus Pai: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo (em quem me agrado).
O Filho de Deus aceitou o batismo de João, e o Espírito Santo, sob a forma de uma pomba desceu do Pai, para o Filho. 

Desta forma, o culto da Santíssima Trindade foi manifestado pela primeira vez, razão pela qual a Igreja A canta no tropario, e porque ela chama esta festa de a festa da Santas Theofanias. 

Cristo, o Salvador apareceu a fim de iniciar seu ministério da Salvação. 

Aqui, não faz muito tempo, quando de uma outra grande festa da Natividade de Cristo, foi dito que o Senhor, por seu nascimento numa gruta pobre, quando Ele se dignou a ser colocado em uma manjedoura de gado, Ele estava energicamente rejeitando toda a glória terrena, todo o esplendor e magnificência da terra, porque Ele não se dignou a aparecer nas câmaras dos palácios reais ou dos ricos, mas precisamente nas condições de pobreza e modestia.

Ele imediatamente mostrou que tinha trazido para a Terra um novo princípio, o princípio da humildade. 

Olhe, então, como Ele mesmo, por assim dizer, é verdadeiro em si mesmo, pois mesmo agora, hoje na grande festa que celebramos, Ele institui novamente o princípio da humildade de forma manifesta e sem deixar qualquer dúvida, para nós. 

Para onde Ele foi? À Jordânia. Por quê? Para ser batizado por João Batista. 
Mas os pecadores, buscavam João, confessavam seus pecados a ele e eram batizados. 

Mas Ele era sem pecado, não poderia ser tocado pelo pecado, era absolutamente puro e livre dele. Mas ainda assim, Ele humildemente, fez companhia aos pecadores, como se Ele tivesse necessidade desta limpeza pela água. 

Sabemos que a água não iria purifica-lo, mais sim que o Unico sem pecado iria santificar a água por se dignar a ser lavado por ela, como se canta hoje, durante a santificação da água.

E assim, Jesus Cristo trouxe o princípio da humildade para a terra e foi fiel a este princípio durante todo o curso da sua vida. 

Mas isso não é tudo. Ele também deixou-nos este testemunho: Vinde e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e achareis descanso para as vossas almas. 

Lembramos então de uma outra radiante e alegre celebração, a Festa da Anunciação. 

Nela, a Santíssima Virgem Maria ouve as boas novas do Arcanjo , de como a Encarnação de Deus será realizada através Dela. 

O que fez a Sua santíssima pura e irrepreensível alma dizer quando ela foi visitar sua prima Elizabete, a fim de compartilhar sua alegria com ela? 

Ela apenas disse: "A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque ele vê a humildade de sua serva".

Esta humildade era a beleza do seu espírito. A partir do relato da Anunciação, sabemos que o Arcanjo apareceu-lhe no momento em que ela, tendo lido a profecia de Isaías sobre a Encarnação de Deus de uma virgem, não foi sequer pensar em direcionar esta importancia a si mesma, mas apenas o pensamento na profundidade da sua humildade: "Como eu seria feliz se eu fosse ao menos escrava da Santíssima Virgem". 

E então se fez o Arcanjo Gabriel à sua frente com a sua boa nova. 

O Senhor, manso e humilde, considerou a Sua humildade. 

Ele também intimou a nós a termos humildade, para sermos contrários aos princípios de orgulho e do amor-próprio pelos quais respira hoje a humanidade. 

Vejamos por que há tantas discordâncias entre nós, tanto dentro do recinto da Igreja quanto nas paróquias? Porque por toda a parte os homens por amor-próprio rivalizam uns com os outros, mas se tivessemos a humildade que o Senhor nos ensina, se ela pudesse ser encontrada em nós, nada disto aconteceria. 

Vamos então, irmãos, aprender com o nosso Salvador, que como um pecador, foi ate a João para ser batizado por ele, vamos aprender com Ele este virtude amada e perfumada de Deus, sem a qual, como os Santos Padres afirmaram , nenhuma outra virtude pode ser perfeita. 

Amen. 

Abençoado Metropolita Filareto de Nova York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário