01 junho 2013

4º Domingo após a Santa Páscoa (02/06/2013)

DOMINGO DA SAMARITANA 
4º Domingo após a Santa Páscoa
(Epístola: At. 11: 19-30 | Evangelho: (Jo. 4: 5-42)

Nosso Senhor Jesus Cristo disse à mulher samaritana que quem bebesse da água dada por Cristo nunca mais teria sede (Jo. 4:14). Todos nós precisamos do alimento para a alma, e é Cristo quem provê esse autêntico e eterno alimento.
Na vida, o discernimento é necessário para que não desperdicemos ou percamos o precioso tempo da vida dada por Deus e ainda para que sejamos capazes de extrair o melhor de cada dia de nossas vidas.
Na Divina Liturgia, o sacerdote reza: “Concede também, ó Deus, àqueles que unem suas súplicas às nossas, a graça de crescerem na fé e na sabedoria
(Segunda Súplica/Litania da Liturgia dos Fiéis). Nós fiéis não devemos nos estagnar após a grande alegria do Santo Batismo. Devemos crescer em Cristo por toda a vida.
Um esforço consistente é necessário para que o crescimento em Cristo ocorra. A Samaritana ouviu atentamente a Cristo e depois ela espalhou sua experiência, convencendo outros e aumentando o número daqueles quem creem em Cristo. A experiência pessoal de ouvir Jesus deu a certeza àquele povo de que Ele era o verdadeiro Salvador do mundo (Jo. 4:42).
Jesus é ouvido hoje por pessoas dispostas a ouvi-Lo atentamente. O Santo Evangelho proclama as palavras de Jesus Que é ouvido quando nós O contemplamos em silêncio; quando rezamos com sinceridade.
Observamos a presença de Jesus na vida diária. E aquele que observa com atenção percebe todas as obras de Cristo, percebe tudo que é atribuível a Cristo.
A experiência da Samaritana com Jesus foi uma duradoura experiência, e que continua a ser uma valiosa lição por todo o mundo e por todos os séculos.
Nós fiéis vivenciamos Cristo em nossas vidas diárias e louvamo-Lo. Apegamos a Cristo na fé e nunca queremos ficar sem Ele. Santos e mártires são exemplos que demonstram a plena fé em Cristo.
A mudança para melhor em nossas vidas vem através da fervorosa fé em Cristo Jesus. O Santo Evangelho lido em cada Divina Liturgia é o alimento para a alma e para o crescimento em Cristo. E são as orações da Divina Liturgia que aceleram o crescimento daqueles que estão dispostos a mudar. Por outro lado, a resistência à fé e à vida em Cristo impede essa mudança.
O encontro de Jesus com a Samaritana no poço prova que o inesperado pode trazer mudanças duradouras em nossas vidas quando Cristo é o centro da vida.
Por: Pe. Rodney Torbic
Igreja São Jorge, Carmichaels (EUA)

Boletim n. 18, 02.06.2013: 

Domingo da Samaritana (Download)


PARA REFLETIR
v A mudança daqueles que creem no Senhor.
v A aproximação da festa de Pentecostes.
v A contínua renovação em Cristo.

PENSAMENTO
† São Simão, o Novo Teólogo.
Se realmente amarmos e rezarmos por aqueles que nos caluniam e maltratam, que nos odeiam e enganam, faremos um rápido progresso, pois quando nosso coração está plenamente consciente de que isso está acontecendo, nossos pensamentos e nossa alma, com todos seus três poderes, são atraídos para a grande humildade e lavados pelas lágrimas. Isso, por sua vez, aumenta nosso intelecto em relação ao desapego, conferindo-nos o dom da contemplação. Porque experimentamos tal bênção, passamos a considerar todas as coisas desta vida como impurezas...

Philokalia, Vol. 4, pp. 28-29 (traduzido do inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário